Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Fonte de raridades

Fonte de raridades 

Fonte de raridades  

Bibliographia Brasiliana, de Rubens Borba de Moraes, publicado em 1958, ganha primeira edição em português. Obra é principal referência para estudiosos de livros raros sobre o Brasil editados entre 1504 e  1900

 

15/2/2011

Fonte: Por Fábio de Castro
Agência FAPESP – Desde que foi lançada em 1958, a Bibliographia Brasiliana, de Rubens Borba de Moraes (1899-1986), tornou-se o principal documento de referência para os estudiosos de livros raros que enfocam o Brasil. A obra, originalmente editada em inglês, acaba de ganhar sua primeira versão em português.
Lançada nos últimos dias de 2010 pela Edusp, a editora da Universidade de São Paulo (USP), o livro em dois volumes se baseia na segunda edição em inglês revista e ampliada por Borba de Moraes em 1983. A publicação teve apoio da FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Publicações. A tradução foi financiada pela Fundação Vitae.
O livro reúne descrições e comentários sobre obras raras publicadas entre 1504 e 1900, com foco em diversos aspectos relacionados ao Brasil, além de livros de autores brasileiros do período colonial, impressos fora do país.
De acordo com o diretor-presidente da Edusp, Plínio Martins Filho, o projeto da edição em português da Bibliographia Brasiliana, iniciado há cerca de quatro anos, foi uma iniciativa do bibliófilo e empresário José Mindlin (1914-2010), então presidente da comissão editorial da Edusp.
“A iniciativa foi de Mindlin, que era grande amigo de Borba de Moraes e compartilhava sua paixão pelos livros. A Bibliographia Brasiliana é uma obra de referência fundamental para bibliófilos e para todos que estudam a história do livro no Brasil. É um trabalho único no país”, disse à Agência FAPESP.
Segundo Martins Filho, a versão em português se baseou em um exemplar da segunda edição em inglês, de 1983, deixado por Borba de Moraes com anotações, correções e anexos. Nesse exemplar, que se encontra na Biblioteca Guita e José Mindlin, doada por Mindlin à USP, Borba de Moraes deixou uma nota intitulada: “Instruções para uma improvável edição póstuma lá pelo ano de 2003”.
“Foi uma das últimas obras cuja publicação foi sugerida por Mindlin para o conselho editorial da Edusp, antes de sua morte em 2010. Borba de Moraes tinha o projeto de uma publicação póstuma baseada no exemplar revisto da edição de 2003. Mas não sabemos se ele projetava uma edição em português”, afirmou.
Borba de Moraes possuía boa parte das obras descritas na Bibliographia Brasiliana, que foram integradas ao acervo da Biblioteca Guita e José Mindlin.
A primeira edição, de 1958, segundo Martins Filho, foi publicada em Amsterdam, na Holanda. A segunda edição ampliada e revista, de 1983, foi publicada em parceria entre a Universidade da Califórnia (Estados Unidos) e a Livraria Kosmos, do Rio de Janeiro.
Pioneiro da biblioteconomia
Nascido em Araraquara (SP), Borba de Moraes foi bibliotecário, bibliógrafo, bibliófilo, autor, historiador, administrador, professor universitário e pesquisador. Em 1922, foi um dos organizadores da Semana de Arte Moderna. Ao lado de Mário de Andrade e outros intelectuais, fundou as revistas literárias Klaxon e Terra Roxa, na década de 1920.
Entre 1936 e 1942, foi diretor da Biblioteca Municipal de São Paulo, reorganizou sua estrutura interna e planejou um sistema de sucursais da biblioteca em várias partes da cidade. Dentro da estrutura da Biblioteca Municipal da capital paulista, fundou a primeira escola profissionalizante de biblioteconomia do país.
Em 1939, com uma bolsa da Fundação Rockefeller, estudou por seis meses a organização das maiores bibliotecas dos Estados Unidos: a Biblioteca do Congresso e das Universidades de Harvard, Michigan e da Califórnia. Naquele período, fundou a Associação Paulista de Bibliotecários.
Entre 1945 e 1947, Borba de Moraes dirigiu a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Entre 1949 e 1955, foi diretor do Centro de Informações das Nações Unidas, em Paris (França). De 1955 a 1960, foi diretor da Biblioteca das Nações Unidas, em Nova York – durante esse período publicou a primeira edição da Bibliographia Brasiliana.
Em 1968, lecionou Biblioteconomia e Bibliografia no Departamento de Ciência da Biblioteconomia da Universidade de Brasília (UnB), onde se aposentou em 1975. Passou então a residir em Bragança Paulista (SP), onde faleceu em 1986.
Além de Bibliographia Brasiliana, o autor publicou, entre outros trabalhos, Domingo dos Séculos (1924), Bibliografia Brasileira do Período Colonial (1969), O Bibliófilo Aprendiz (1965) e Livros e Bibliotecas no Brasil Colonial (1979). 
  • Bibliographia Brasiliana
    Autor: Rubens Borba de Moraes
    Lançamento: 2010
    Preço: R$ 172
    Páginas: 1.232
    Mais informações: www.edusp.com.br

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

** lançamento do livro "Brasil: Uma cartografia"

 
Mapas brasileiros
Livro 'Brasil: Uma cartografia', escrito a seis mãos pela historiadora da arte Claudia Ricci, pela arquiteta Maria Pace Chiavari e pelo professor de História Paulo Knauss, será lançado terça-feira.

Será lançado na próxima terça-feira (15), o livro "Brasil: Uma cartografia", escrito a seis mãos pela historiadora da arte Claudia Ricci, pela arquiteta Maria Pace Chiavari e pelo professor de História Paulo Knauss.

A obra acompanha a evolução dos mapas, do período de descobrimento, até os tempos atuais, com informações de satélites disponibilizadas na internet. Como não poderia deixar de ser, contém uma seleção de mapas, que mostra como o país foi enxergado por mais de cinco séculos.

O evento ocorre na Livraria da Travessa, de Ipanema, Zona Sul do Rio, às 19h.
 
Copyleft ABEC-SP




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C L A R I N D O
AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL
amigosdopatrimonio@gmail.com
www.amigosdopatrimoniocultural.blogspot.com
(21)  9765-6038 ou 2333-1412 ou 2656-9810










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Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
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domingo, 13 de fevereiro de 2011

** Convocatoria IX Congreso Internacional de Historia Oral [1 Anexo]

 
Estimados colegas:

Reciban un saludo  del equipo de trabajo que conforma el Laboratorio de Historia Oral de la Universidad de Guanajuato . Aprovechamos esta comunicación para hacer de su conocimiento la convocatoria para el
IX Congreso Internacional de Historia Oral:
Reflexiones y prácticas de la historia oral: memoria y experiencia
  A realizarse  
Del 10 al 12 de noviembre de 2011
en la
Universidad de Guanajuato,Campus Guanajuato, México
Esperamos tener el honor de su presencia
Quedamos a sus órdenes
 
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Anexo(s) de GRUPO DE ESTUDOS DA HISTORIA DO BRASIL

1 de 1 arquivo(s)
Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    ** Espanha edita guia de património arqueológico marítimo

     


    Espanha edita guia de património arqueológico marítimo

    A Rota do Património Arqueológico Marítimo de Espanha e Portugal, publicada pelo Ministério da Cultura espanhol, apresentada segunda-feira, em Madrid, é o primeiro guia que sistematiza o património marítimos dos dois países.

    Este novo guia insere-se no plano do Ministério espanhol de protecção do património cultural subaquático e da sua divulgação. O guia disponibiliza informações sobre arquivos e museus, incluindo detalhes das suas colecções e peças mais representativas, tanto de Espanha como de Portugal.

    José Jiménez, director-geral de Belas Artes e Bens Culturais de Espanha, sublinhou a cooperação e participação com outros países em projectos de âmbito euro-mediterrânico dedicados ao estudo e valorização do património cultural marítimo. Jiménez assinalou que o Museu de Arqueologia Subaquática participa no projecto europeu ArcheoMed, juntamente com 11 instituições públicas de setes países da bacia do Mediterrâneo.

    A Rota é uma das acções dirigidas e coordenadas por este Museu em colaboração com o Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática de Portugal e com os centros de arqueologia subaquática das regiões autónomas da Andaluzia e da Catalunha. O projecto contempla um segundo volume «mais completo» que se editará antes do final do ano.


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    Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


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    ** informativo revista eletrônica ufgd

     
    Chamada de Artigos para o Vol. 5, n. 09, jan/jun de 2011
    Dossiê: "História Política e Política na História"


    A Revista Eletrônica História em Reflexão (REHR) é indexada ao LATINDEX e qualificada
    no QUALIS CAPES.


    Recebemos também artigos com temas livres, resenhas, entrevistas e resumos de
    dissertações e teses.


    Prazo para envio de trabalhos até: 10/04/2011.
    Enviar para: historiaemreflexao@ufgd.edu.br
    Informações: www.historiaemreflexao.ufgd.edu.br


    Próximo Dossiê: "Paisagem cultural: uma contribuição ao debate Histórico" - Chamada de
    Artigos para o Vol. 5, n. 10, jul/dez de 2011.




    A revista aceita trabalhos sob a forma de artigos inéditos, entrevistas, notas prévias de
    pesquisas, resenhas de livros inéditos publicados a no máximo quatro (4) anos, resumos de
    teses e dissertações e transcrição de fontes inéditas comentadas. As notas prévias deverão
    se concentrar principalmente na descrição de quadro teórico-metodológico e hipóteses da
    pesquisa a ser divulgada.






    muito obrigado.




    Carlos Barros Gonçalves
    Faculdade de Ciências Humanas UFGD
    Centro de Documentação Regional
    ________________________________________
    De: anpuhms anpuhms
    Enviado: quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011 19:28
    Para: Lays Matias Mazoti; Mariana Esteves de Oliveira; NILTON PAULO PONCIANO; Dolores Pereira Ribeiro Coutinho; ADEMAR ALVES DA SILVA; Bruno Torquato Silva Ferreira; Marina de Souza Santos; Carlos Barros Goncalves; CARLOS ALBERTO DOS SANTOS DUTRA; DIVINO MARCOS DE SENA; EVA MARIA LUIZ FERREIRA; Fabricio Garcia do Nascimento; Fernanda Chaves de Andrade; Fortunato Pastore; José Carlos Ziliani; CARLOS MARTINS JUNIOR; Daniele Reiter Chedid
    Assunto: informativo 02 de fevereiro de 2011


    NESTA EDIÇÃO
    I ENCONTRO DA UECE DE ESTUDOS AFRICANOS
    CONCURSO UNEB
    VI Encontro Regional Sul de História Oral Narrativas, Fronteiras e Identidades
    XI CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
    CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE DIREITO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
    II SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA
    REVISTA MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO
    REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
    REVISTA ELETRÔNICA CADERNOS DE HISTÓRIA
    REVISTA ESPAÇO PLURAL
    REVISTA HISTÓRIA E ENSINO
    REVISTA HISTÓRIA
    REVISTA OUTROS TEMPOS


    I ENCONTRO DA UECE DE ESTUDOS AFRICANOS
    O GT História em Movimento estará realizando de 14 a 18 de fevereiro de 2011, o I ENCONTRO DA UECE DE ESTUDOS AFRICANOS.
    Maiores informações em pchistoriaemmovimento@blogspot.com<mailto:pchistoriaemmovimento@blogspot.com>
    CONCURSO UNEB


    A UNEB vai realizar concurso público para contratação de professor adjunto. As inscrições para o certame estarão abertas entre os dias 19 de janeiro e 14 de fevereiro.


    A universidade está oferecendo 38 vagas<http://www.uneb.br/files/2011/01/vagas_concurso-docente.pdf>, distribuídas por nove campi da universidade, na capital e no interior no estado. Os candidatos selecionados vão atuar em regime de dedicação exclusiva (DE), com remuneração inicial de cerca de R$ 6,5 mil.


    Os interessados devem se inscrever pelo site www.concursodocente.uneb.br<http://www.concursodocente.uneb.br/>. A taxa de inscrição é de R$ 150. Para participar do processo seletivo os candidatos devem possuir título de doutorado.
    Departamento de Educação (DEDC) – Campus II, Alagoinhas,
    História / Europa, 01vaga,  Graduação em História com Doutorado em História
    História / África, 01vaga,  Graduação em História com Doutorado em História
    História / Ásia, 01 vaga, Graduação em História com Doutorado em História


    (DCH) – Departamento de Ciências Humanas Campus IV, Jacobina
    História / Pesquisa Histórica /Cultura Documental e Patrimonial,  01 vaga, Graduação em História com Doutorado em História


    (DCH) – Campus V, Santo Antônio de Jesus
    História / História do Brasil, 02 vagas,  Graduação em História com Doutorado em História
    História / História da América,  01 vaga,  Graduação em História com Doutorado em História
    História / Teoria e Metodologia da História,  01 vaga, Graduação em História com Doutorado em História


    VI Encontro Regional Sul de História Oral Narrativas, Fronteiras e Identidades
    Pelotas/RS, de 24 a 27 de maio de 2011.
    Acesse o link e obtenha mais informações: http://ich.ufpel.edu.br/historiaoral/index.htm


    XI CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
    Estão abertas as inscrições para o GT sobre "Festa, Cidade e Religião" no XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, a ser realizado na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, de 07 a 10 de agosto de 2011. Prazo para inscrições nos GTs: até 14 de março de 2011
    Inscrições através do site internet www.conlab.ufba.br<http://www.conlab.ufba.br/>


    CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE DIREITO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
    Numa iniciativa pioneira, o NEPAC em associação com a UFOP e o Conselho Estadual de Direitos Difusos, CEDIF, apresentam o I Congresso Luso Brasileiro de Direito do Patrimônio Cultural, a ser realizado nos dias 18 e 19 de Março de 2011, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto, Minas Gerais.
    Maiores informações http://www.congressolusobrasileiro.ufop.br/


    II Simpósio de História do Maranhão Oitocentista: disputas políticas e práticas de poder
    Período: 7 a 10 de junho de 2011
    Local: Universidade Estadual do Maranhão
    Site: http://www.outrostempos.uema.br/oitocentista.php


    REVISTA MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO
    A revista 'Museologia e Patrimônio' abre chamadas para artigos a serem publicados no seu quarto volume, que será lançado em junho de 2011
    Interessados em submeter textos têm até 30 de março para enviar os originais. A revista aceita trabalhos escritos em português, espanhol, francês ou inglês. As recomendações editoriais encontram-se no site http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/


    A revista eletrônica semestral é publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS), desenvolvido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast).


    Com o objetivo de disseminar a produção científica e acadêmica, a publicação recebe não apenas artigos científicos, como também resenhas, relatos e revisões, resumos de teses e dissertações, além de republicar textos e documentos clássicos ou raros da área.


    A revista, que utiliza o software livre SEER/OJS (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas), é indexada no Latindex e, atualmente, encontra-se classificada como B3 pelo Qualis Periódicos da Capes.
    (Assessoria de Comunicação do Mast)
    REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA E CIÊNCIAS SOCIAIS


    A Revista Brasileira de História & Ciências Sociais (RBHCS) informa que receberá até 15 de Março de 2011 os seguintes trabalhos para compor seu quinto número a ser lançado em 07  de Julho de 2011


    Resenhas de Livros: até 3 resenhas;
    Transcrições de Documentos : até 3 transcrições.
    Dossiê Anual: Os trabalhadores: experiências, cotidiano e identidades. (Vol.3 N.6).


    As normas de publicação estão no site da revista: www.rbhcs.com<http://www.rbhcs.com/>


    Os trabalhos deverão ser enviados para:
    revistabhcs@yahoo.com.br<mailto:revistabhcs@yahoo.com.br>




    REVISTA ELETRÔNICA CADERNOS DE HISTÓRIA
    A Revista Eletrônica Cadernos de História (UFOP) publicação do corpo discente do departamento de história da UFOP www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria<http://www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria> lança a chamada de trabalhos para a edição ano VI, nº 1, com seção temática de artigos sobre História do Esporte no Brasil, e seção livre para resenhas, transcrições comentadas, entrevistas e traduções. A partir desse número contaremos com uma nova seção de tema livre dedicada exclusivamente a artigos escritos por graduandos O prazo para envio de trabalhos se encerra no dia 14 de Março de 2011.


    REVISTA ESPAÇO PLURAL
    A revista Espaço Plural vem a público divulgar prazo para recebimento de colaborações para o número 24, referente ao primeiro semestre de 2011.
    Tema do Dossiê: MOVIMENTOS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA
    Prazo para recebimento de contribuições: 01.03.2011
    A revista ESPAÇO PLURAL, ISSN 1981-478X (versão eletrônica) e ISSN 1518-4196 (versão impressa), é um periódico científico-cultural publicado semestralmente pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná (CEPEDAL), órgão de apoio do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Marechal Cândido Rondon.
    As versões impressa e eletrônica estão indexadas em LATINDEX (Sistema de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal), gerenciado pela UNAM - México http://www.latindex.unam.mx/ e GeoDados (UTFPR) http://www.geodados.uem.br/ . Foi confirmada sua inclusão, para breve, nos seguintes indexadores: REDALYC (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe – México), HAPI (Hispanic American Periodicals Index - USA), CLASE – Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades – México) e DOAJ (Directory of Open Access Journal – Suécia).
    Maiores informações http://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural




    REVISTA HISTÓRIA E ENSINO
    A revista História & Ensino: Revista do Laboratório de Ensino de História (Universidade Estadual de Londrina), publicada com regularidade desde 1995, cujo principal objetivo é o debate sobre o ensino de história, comunica que  o prazo para o envio de artigos para a 16ª edição foi prorrogado até 18 de fevereiro de 2011.
    Informações e normas:


    http://www.pr.anpuh.org/informativo/view?ID_INFORMATIVO=1174


    A REVISTA HISTÓRIA
    A  Revista História  tem o prazer de publicar sua segunda edição.  Estando aberta a todos os temas e objetos,  todas as áreas das ciências sociais e humanas, e todos os campos teóricos e metodológicos, chamamos especial atenção aos trabalhos que buscam discutir as noções de punição e controle. Novos trabalhos serão aceitos pelo correio eletrônico: publique@revistahistoria.com.br<mailto:publique@revistahistoria.com.br>. Sugestões: contato@revistahistoria.com.br<mailto:contato@revistahistoria.com.br>.
    Maiores informações: http://www.revistahistoria.com.br/home
    REVISTA OUTROS TEMPOS
    Informamos que já está no ar o vol. 7, n.10 da Revista Outros Tempos (www.outrostempos.uema.br<http://www.outrostempos.uema.br/>), periódico eletrônico do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão, com o Dossiê História e Educação.










    --
    Altemar da Costa Muniz Presidente da ANPUH-CE altemarmuniz@gmail.com<mailto:altemarmuniz@gmail.com>

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    Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    ** [Carta O BERRO] PARA NÃO ESQUECER JAMAIS! História de Wálter de Souza Ribeiro -XXXII-

    Carta O Berro..........................................................repassem



    Wálter de Souza Ribeiro

     
    Dirigente do PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB).


    Era filho de Benedito Ribeiro e Maria Natalícia de Souza Ribeiro. Nasceu em Teófilo Otoni, no dia 24 de setembro de 1924 numa família grande: Wanda, Walmira, Analice, Geraldo,Valdir e Conceição eram seus irmãos.


    Desaparecido desde 1974.


    Fez o curso primário numa escola pública de Teófilo Otoni e o ginásio em Conceição do Mato Dentro. Resolveu ser oficial do Exército, entrando para o Curso Preparatório de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras. Pessoas que com ele conviveram e que o conheceram de perto descrevem-no como encantador, inteligente, excelente amigo, fiel companheiro e muito bom pai.


    Sua família morava em Governador Valadares, quando Walter saiu de casa em busca de formação profissional. Casou-se com Adalcy Byrro Ribeiro, filha de uma família de comerciantes em Governador Valadares e com ela teve três filhos: Marcos, Marina e Marcelo.


    Foi reformado como oficial do Exército pela Lei n° 1.507-A, de 28 de janeiro de 1950, por incompatibilidade com o oficialato. Foi considerado como "incompatibilidade" o fato de Walter haver assinado documento pela paz mundial, contra o uso de armas atômicas e o envio de tropas brasileiras para a guerra da Coréia.


    Walter desapareceu no dia 3 de abril de 1974, em São Paulo. Quando desapareceu, a primeira reação de D. Adalcy foi pensar em acidente; em seguida chegou à conclusão de que seu seqüestro e desaparecimento poderia ter sido mais uma arbitrariedade da polícia política implacável e violenta. A peregrinação da família começou, então, na tentativa de encontrar o esposo e pai. Marina, sua filha, procurou pelo pai, colocando anúncios nos jornais. Foram feitos contatos com a Ordem dos Advogados do Brasil e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que, através de D. Paulo Evaristo Arns, conseguiu uma audiência de dez famílias de presos políticos com o General Golbery do Couto e Silva. O General Golbery prometeu a Adalcy e aos outros familiares que, no prazo máximo de um mês, daria uma resposta sobre o paradeiro de Walter, o que não aconteceu no tal prazo, nem nunca. A única reação do governo viria um pouco depois, de forma fulminante, quando, em fevereiro de 1975, o Ministro da Justiça, Armando Falcão divulgou nota sobre os presos políticos, em que acusava Walter de subversivo e indigno para o oficialato, dizendo haver contra ele um mandado de prisão expedido pela 2ª Auditoria da 2ª Circunscrição da Justiça Militar em 1970, e que ele se encontrava foragido.


    Indignada com a nota do Ministro, Aldacy manifestou-se protestando, veementemente, contra as calúnias e apresentando fatos documentais que desmentiam o Ministro, uma vez que havia sido expedida pela 2ª Auditoria do Exército de São Paulo certidão negativa que atestava a boa conduta de seu marido. Assim ela se manifestou:


    "A nota é caluniosa também quando diz que meu marido foi expulso do Exército como indigno. Não existe, até agora, que seja do meu conhecimento e dos meus filhos, nenhuma expulsão e sim reforma pela lei n° 1507-A, de 28 de janeiro de 1950, por incompatibilidade para o oficialato... A reforma de um oficial por incompatibilidade não significa indignidade, conforme declarou o Ministro Falcão. Nossa dor já era demasiadamente grande pelo dramático desaparecimento do chefe da nossa família para suportar ainda o peso da difamação que o ministro nos impôs através de toda a imprensa nacional."


    Para a família de Walter, seu desaparecimento, além de revolta e angústia, significou grandes privações inclusive financeiras, uma vez que não podia, ao menos, receber o soldo a que tinha direito, pois não possuía atestado de óbito.


    Anos após seu desaparecimento, a família de Walter continuou sua busca através de advogados e da Comissão de Justiça e Paz da CNBB.


    De acordo com declarações do ex-sargento Marival Dias Chaves do Canto à revista "Veja" de 18 de novembro de 1992, Walter de Souza Ribeiro foi capturado pelo DOI/CODI em São Paulo e levado para o Rio de Janeiro, onde foi assassinado e esquartejado, sendo as partes de seu corpo enterradas em lugares diferentes, para não ser identificado. Essa prática monstruosa foi muito utilizada pela polícia política, naquela época, contra militantes políticos.
    =================================================================================
    + detalhes
    Walter de Souza Ribeiro era mineiro de Teófilo Otoni e começou seus estudos numa escola pública daquela cidade. Fez o ginasial em
    Conceição
    do Mato Dentro e ingressou no Curso Preparatório de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, tornando-se 2º tenente em
    1950. Sua família morava em Governador Valadares (MG) quando saiu de casa em busca de formação profissional. Casou-se com Adalcy
    Byrro Ribeiro, com quem teve três filhos: Marcos, Marina e Marcelo.
    Foi reformado como oficial do Exército, em 1951, por ter assinado um manifesto contra o uso de armas atômicas e contra o envio de tropas
    brasileiras para a Guerra da Coréia. A exclusão utilizou como motivo "incompatibilidade" para o oficialato. Em 1959 mudou-se para
    Brasília, ainda em construção, trabalhando como funcionário da Novacap até abril de 1964, quando foi demitido por força do primeiro Ato
    Institucional. Documentos dos órgãos de segurança o citam como integrante do Comitê Central do PCB e registra uma viagem que teria
    feito a Cuba em 1963, além de ter sido responsável por cursos de formação política no partido.

    Após o seu desaparecimento, a família conseguiu colocar anúncios nos jornais denunciando o fato e participou do encontro dos familiares
    com o general Golbery. Na resposta do governo, divulgada somente em fevereiro de 1975, a desastrada nota do ministro da Justiça
    Armando Falcão acusou Walter de ser subversivo, de ser indigno para o oficialato e que havia contra ele mandado de prisão expedido
    desde 1970, estando foragido.
    Indignada com a nota do Ministro, Aldacy protestou contra as calúnias, apresentando documentos que desmentiam o ministro. Havia sido
    expedida pela 2ª Auditoria do Exército de São Paulo certidão negativa que atestava boa conduta de seu marido. Em seu protesto Aldacy
    escreveu: "A nota é caluniosa também quando diz que meu marido foi expulso do Exército como indigno. Não existe, até agora, que seja
    do meu conhecimento e dos meus filhos, nenhuma expulsão e sim reforma pela lei n. 1507-A, de 28 de janeiro de 1950, por
    incompatibilidade para o oficialato... A reforma de um oficial por incompatibilidade não significa indignidade, conforme declarou o
    ministro Falcão. Nossa dor já era demasiadamente grande pelo dramático desaparecimento do chefe da nossa família para suportar
    ainda o peso da difamação que o ministro nos impôs através de toda a imprensa nacional".
    Para a família de Walter, seu desaparecimento, além de revolta e angústia, significou grandes privações inclusive financeiras, uma vez que
    viúva e filhos não podiam sequer receber o soldo a que tinham direito, uma vez que não existia atestado de óbito.
    O jornalista Elio Gaspari colhe vários depoimentos, em A Ditadura Derrotada, examinando a possibilidade de existir algum agente infiltrado
    no PCB naquele período como explicação para os cinco desaparecimentos ocorridos no início do governo Geisel. Ouviu do dirigente
    Givaldo Siqueira que ele estava desconfiado da possibilidade de Walter de Souza Ribeiro estar "campanado". Segue a reconstrução de
    Gaspari:

    "No dia 3 de abril, Ribeiro saiu de uma reunião numa casa em cuja vizinhança havia pessoas consertando a fiação de postes. Foi a um
    'ponto' conversar com Luís Inácio Maranhão. Ex-deputado estadual no Rio Grande do Norte, defensor da anticandidatura de Ulysses
    Guimarães à Presidência da República e amigo do cardeal Eugênio Sales, Maranhão era uma espécie de chanceler do Partidão.
    Encarregava-se dos contatos com parlamentares e com a Igreja. Também iria a esse encontro João Massena Mello, ex-deputado
    estadual carioca e veterano agitador sindical do PCB. Pagara três anos de cadeia e estava em liberdade fazia pouco mais de um ano.
    Sumiram todos.(...)
    Em 1992 um ex-sargento do Exército, Marival Chaves Dias do Canto, narrou ao repórter Expedito Filho, da revista Veja, uma parte de
    seus sete anos de serviço na máquina de repressão militar em São Paulo. Segundo ele, Luís Maranhão e João Massena acabaram num
    cárcere montado numa fazenda da estrada da Granja 20, em Itapevi. Liquidaram-nos com injeções de uma droga destinada a matar
    cavalos e jogaram seus corpos num rio. Walter de Souza Ribeiro, David Capistrano e José Roman foram levados para a casa que o CIE
    mantinha em Petrópolis.
    Esquartejaram-nos".

    quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

    Acervo Digital da Revista "VEJA".

    A Revista "VEJA" colocou todo seu acervo de 40 anos, na internet (gratuitamente não se sabe até quando?). Trata-se de uma boa fonte para consultas de referência ou até mesmo de pesquisa para historiadores.

            
       Para acessar clique na imagem abaixo.


    Revista VEJA Acervo Digital 

    ** Questão racial nas Américas

     
    Questão racial nas Américas
    Do USP Online

    A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove, nos dias 24 e 25, o seminário internacional Lugares, Margens e Relações: Raça, cor e Mestiçagem na experiência Afro-Americana. O evento pretende ser o primeiro momento para o estabelecimento de uma rede internacional de pesquisadores, que se constitua como um espaço de discussão de experiências históricas relacionadas ao tema nas Américas.
    No dia 24 serão apresentados os temas "A herança africana e a questão das cores e raças", às 9h30, e "Muitas mestiçagens, diversas realidades", às 15 horas. Já no dia 25, às 9h30 será discutido o tema "Abolicionismos, nações e raças", e às 15h30 o tema "Discussão sobre a formação da rede, cooperação e pesquisa".
    As apresentações serão ministradas em português, inglês e espanhol. Não haverá tradução simultânea. O evento ocorre na sala 8 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Professor Lucano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo). É gratuito e não é necessária inscrição prévia.
    Mais informações: (11) 5574-0399, ramal 232
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    Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    ** História do Brasil revisitada

     
    História do Brasil revisitada
    Fonte: Revista História Viva



    Inaugurado como parte das comemorações do centenário da Independência, Museu Histórico Nacional reabre depois de sete anos de obras de renovação, com acervo reorganizado

    por Graziella Beting*

    Ricardo Bhering / MHN / DIvulgação
    Em galeria com teto pintado por Carlos Oswald (1882-1971), projeção eletrônica narra a trajetória do MHN
    Parte do local que abriga hoje o Museu Histórico Nacional foi uma das primeiras fortificações erguidas pelos portugueses no Rio de Janeiro. Em 1603, eles construíram o Forte de São Tiago de Misericórdia para proteger um dos primeiros ancoradouros da cidade, na ponta do Calabouço. Hoje, o mar não chega mais até ali e o forte, que ao longo dos séculos serviu de local de armazenamento e fabricação de armas e até de quartel, desde a década de 1920 passou a abrigar um dos principais acervos museográficos do país.

    Desde 2003, o Museu Histórico Nacional vem passando por obras de restauro e recuperação para apresentar ao público um novo circuito de exposições, que abrange toda a história brasileira, da pré-história ao século XXI. Depois de sete anos, as ações de conservação foram finalmente concluídas.

    Entre as novidades estão peças do acervo do próprio museu que há muitos anos estavam fora de exposição e trabalhos contemporâneos – como uma obra em 3D do artista plástico Carlos Vergara que propõe uma releitura contemporânea da missões jesuíticas de São Miguel das Missões, ou o altar de Oxalá, criado por Emanoel Araújo, artista plástico e diretor do Museu Afro Brasil de São Paulo.


    MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. onde: Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, Rio de Janeiro, RJ. quando: De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 18h. quanto: Entrada a R$ 6,00. Gratuita para crianças até 5 anos, alunos e professores de escolas públicas e aos domingos. contato: Tel. (21) 2550-9220. site: www.museuhistoriconacional.com.br

    *Graziella Beting é jornalista e tradutora

    ©2007-2008 Duetto Editorial. Todos os direitos reservados.

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    Atividade nos últimos dias:
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    quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

    ** ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E SOCIEDADE NA UFMS/CPTL [1 Anexo]

     
     ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E SOCIEDADE NA UFMS/CPTL

    Estão abertas as inscrições para seleção da nova turma da pós-graduação Lato Sensu (Especialização) em História e Sociedade, área de concentração em História Social, da UFMS de Três Lagoas.
    Segue em anexo o Edital.
    Saudações históricas.
    Vitor Oliveira


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    terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

    ** Chamada de Trabalhos - Colóquio de História & Arte - UFRPE

     

    CHAMADA DE TRABALHOS / CALL FOR PAPERS
    Colóquio de História & Arte
    UFRPE - Campus Dois Irmãos - Recife - 10 a 13 de maio de 2011

    Apresentação

    O Grupo de Estudo em História da Arte da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, juntamente com o Departamento de História da UFRPE, se propõem a realizar o Colóquio de História & Arte, que acontecerá na própria universidade, situada na cidade de Recife, capital de Pernambuco, entre os dias 10 e 13 de maio de 2011, contando com estrutura e material humano necessários para a realização de um evento deste porte.
    A forma como o encontro será realizado contemplará as discussões através dos Mini-cursos, Oficinas, Mesas Redondas, mostra de vídeos, exposições artísticas, evento cultural e Conferências, tendo como eixo principal o tema proposto para o evento: “História e Arte: encontros”.
    Este colóquio visa descobrir o potencial artístico enquanto produção acadêmica relativo ao tema, como também as produções práticas envolvidas no evento.
    O Colóquio de História & Arte será realizado com participação de estudantes, profissionais e comunidade em geral, buscando uma maior interação e discussões pertinentes entre os alunos da UFRPE/DOIS IRMÃOS, UFRPE/UAG e UFRPE/UAST e os diversos seguimentos históricos e artísticos de outras IES e produções de forma geral.
    TEMA: “História e Arte: encontros”
    O tema do Colóquio de História & Arte – Edição 2011 vem discutir sobre paradigmas historiográficos existentes e seu viés na vida do estudante e/ou profissional de história e outros seguimentos.
    A cidade de Recife lado a lado com a história e a arte desde os tempos do Brasil holandês, campo amplo para as diversas discussões e que ainda não se tem uma reflexão própria sobre a produção cultural, por exemplo, dentro da academia. Dessa forma, o tema proposto assim de maneira aberta propõe conhecer um pouco mais da história por meio do seguimento da arte, fortalecendo dessa maneira a constituição do historiador.
    ATENÇÃO AOS PRAZOS:
    • INSCRIÇÃO APRESENTAÇÃO DE TRABALHO SIMPÓSIOS (ORAL): 10 de Janeiro de 2011 a 01 de abril de 2011 (VIA BANCO).
    • RESULTADO DOS TRABALHOS SELECIONADOS PARA SIMPÓSIOS: 10 de abril de 2011
    • DATA LIMITE PARA ENVIO DE TEXTO COMPLETO:  20 de abril de 2011
    • INSCRIÇÃO PARA OUVINTES: 10 de Janeiro de 2011 a 29 de abril de 2011 (VIA BANCO) 
    • INSCRIÇÃO PRESENCIAL (CEGOE/UFRPE): De 05 a 09 de maio de 2011
    • INSCRIÇÃO PRESENCIAL (UFPE / UNICAP / FUNESO / AESO-BARROS MELO):   De 02 a 06 maio de 2011
    • INSCRIÇÃO DE VÍDEOS PARA MOSTRA DE CURTA: 10 de Janeiro de 2011 a 01 de abril de 2011
    • RESULTADO DOS SELECIONADOS PARA MOSTRA DE CURTA: 20 de abril de 2011
    • INSCRIÇÃO PARA MOSTRA DE ARTES: 10 de Janeiro de 2011 a 01 de abril de 2011·
    • RESULTADO DOS SELECIONADOS PARA MOSTRA DE ARTES: 20 de abril de 2011

    Simpósios Temáticos
    SIMPÓSIO 1: ARTE, CULTURA E IDENTIDADES: EXPRESSÕES, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES
    PROF. AUGUSTO NEVES SILVA - PPGH / UFPE (augustonev@gmail.com)
    PROFA. DÉBORAH G. CALLENDER - PPGH / UFPE
    PROFA. ROSELY TAVARES DE SOUZA - PPGH / UFPE
    RESUMO: O presente simpósio temático deseja constituir-se como um espaço de debates acerca das múltiplas relações e possibilidades que envolvem Arte, Cultura e Identidades como parte constitutiva e midiatizada da vivência social no cotidiano dos indivíduos. Nessa direção, tanto podemos dizer que tal vivência é culturalmente construída, como afirmar que a cultura e a arte são construções sociais, que interagem de forma complexa com os distintos lugares e práticas onde se situam, ou por onde circulam os sujeitos sociais. Dessa forma, pretendemos congregar trabalhos que enfoquem a pluralidade das relações e representações das práticas sociais e culturais que compõem a produção da escrita historiográfica e que dialoguem com a arte, o cotidiano e o patrimônio nacional, bem como também, esboçar o papel das manifestações culturais e da cultura negra no processo de construção da(s) identidade(s) nacional e regional, problematizando as ‘invenções das tradições populares’ e a atuação dos intelectuais, e outros sujeitos, enquanto mediadores culturais inseridos nesse processo.
    Palavras-chaves: História Cultural – Cultura Negra – Identidades – Arte e Cultura
    SIMPÓSIO 2: CIDADE COLONIAL: BARROCA OU MEDIEVAL?
    Prof. Dr. MAURÍCIO ROCHA DE CARVALHO  - UFPE (mau2004@uol.com.br)
    Professores convidados: Prof. Dr. TOMÁS DE ALBUQUERQUE LAPA e Prof. Dr. NEY BRITO DANTAS
    Prof. Dr. Da área de Teoria e História da Arquitetura do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, Arquiteto e Urbanista e Licenciado em Artes Plásticas pela UFPE, Especialista em História pela UNICAP e em Arte e Cultura Barroca pela UFOP, Mestre em História pela UFPE, Doutor em Teoria e História da Arquitetura pela Universitat Polytècnica de Catalunya – BCN – Espanha.
    RESUMO: O Simpósio Cidade Colonial: Barroca ou Medieval? Visa aprofundar o entendimento da cidade colonial portuguesa através de suas características essenciais em temos de concepção, traçado, forma e organização espacial e administrativa. Conduzidos por questões levantadas pelo Coordenador do evento, as convidados defenderão, respectivamente, a posição medievalista e a barroca, buscando enquadrar cada elemento no contexto da formação do espaço urbano brasileiro. Serão abordados elementos definidores de cada uma das posições tais como as estratégias de organização espacial, os elementos de destaque no meio urbano, a herança cultural e artística, o contexto político e econômico e a mentalidade vigente entre os diversos grupos populacionais. A coordenação não buscará a definição de uma única posição, evitando maniqueísmo. As questões permitirão uma visão abrangente e culturalista na qual a herança portuguesa se manifeste como um elo de uma linhagem na qual todos os elementos do passado e do presente se articulam para constituir o início da iconologia urbana brasileira.
    SIMPÓSIO 3: ARTE BARROCA NO MUNDO IBÉRICO COLONIAL: OLHARES MÚLTIPLOS (SÉCULOS XVI A XVIII)
    Profª Dra. CARLA MARY S. OLIVEIRA (PPGH-UFPB) (cms-oliveira@uol.com.br      /   carlamary_oliveira@hotmail.com)
    Prof. Dr. MAGNO MORAES MELLO (PPGH-UFMG) (magnomello@gmail.com    /   magno@fafich.ufmg.br)
    OBS.: Serão aceitos somente até 30 trabalhos neste simpósio. Cada apresentador terá 15 minutos para sua fala e mais 5 para discussão e respostas aos participantes do ST.
    RESUMO: Pretende-se que o Simpósio Temático proposto discuta diferentes enfoques sobre as manifestações artísticas barrocas no mundo ibérico, tecendo comparações entre a matriz europeia e seus desdobramentos, influências, adaptações e inovações na América ibérica. Pretende-se também que haja um diálogo crítico com foco sobre diferentes formas de arte, como a iconografia, a talha, a escultura e a arquitetura, no intuito de trazer a lume um certo discurso estético, com fortes raízes tridentinas e de repercussão significativa na cultura colonial. Desse modo, compreende-se que a arte barroca no mundo ibérico colonial faz parte de um universo mais amplo, o da cultura barroca, articulando-se, em diferentes níveis, com os campos político, religioso, civil, militar, econômico, jurisdicional e administrativo, permitindo a percepção de elementos
    simbólicos relevantes para a análise dessa cultura justamente a partir de objetos e categorias e manifestações que antes ficavam restritas à análise da História da Arte.
    Palavras Chave: Arte Barroca; Cultura barroca; Mundo Ibérico; Período Colonial; Séculos XVI a XVIII.
    SIMPÓSIO 4: MEMÓRIA E HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS DO SÉCULO XX
    NATÁLIA BARROS - Professora do Colégio de Aplicação – UFPE/ doutoranda do PPGH-UFPE (natibarros1@yahoo.com.br)
    RESUMO: O processo artístico brasileiro e a produção em artes visuais que nele se desenvolve devem ser estudados e compreendidos dentro de sua realidade cultural, havendo, neste contexto, complexidades e peculiaridades próprias. Traçar a trajetória da arte brasileira, pondo em destaque temas, problemas, movimentos e artistas é, pois, expor a diversidade dessa  produção e suas fronteiras com a política, a economia, as relações internacionais e, de modo geral, com  a cultura.  A história, em particular a história das artes, no diálogo com a antropologia, a sociologia, a filosofia e os estudos culturais, é um campo privilegiado de debates e reflexões sobre o fazer artístico e o mundo que o produz e o recepciona. Por isso propomos esse Simpósio Temático com o objetivo de divulgar pesquisas e reflexões no campo das artes e da cultura, com ênfase no século XX, aglutinando pesquisadores e interessados de diversos campos que propiciem um conhecimento maior da produção artística desse período. Pretende-se enfocar o debate sobre o fazer artístico no Brasil, particularmente no Nordeste, discutindo conceituações e temporalidades, refletindo sobre os espaços das artes, o lugar da crítica, da curadoria, da formação do artista e do público de arte, etc. No entanto, entendendo a troca intelectual com as experiências de outros estados ou regiões como primordial na construção de uma historiografia das artes e da cultura crítica e consistente, abrimos esse espaço de debates e aprendizagens para os pesquisadores de todo o país.    
    SIMPÓSIO 5: DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA, ARTE E CIDADE
    RAQUEL CZARNESKI BORGES – Mestranda em História – UFPE (raquel_borges321@yahoo.com.br)
    THIAGO NUNES SOARES – Mestrando em História – UFPE (thiagonsoares@hotmail.com)
    RESUMO: Este Simpósio Temático pretende ser um espaço de apresentação e discussão de trabalhos que dialogam com as temáticas da História, Arte e Cidade. Entendemos a História, principalmente, como a construção das possibilidades de vida dos sujeitos no tempo e no espaço, a Arte como manifestação estética da sensibilidade e criatividade e a Cidade como uma construção material humana, espaço de memórias, práticas sociais e sensibilidades. Neste sentido, o Simpósio busca refletir sobre três eixos principais: a Arte na Cidade, contemplando expressões artísticas realizadas no espaço urbano, como: grafites, performances, instalações, e outras manifestações; a Arte sobre a Cidade: manifestações artísticas que entendem a cidade como objeto de reflexão, representando-a em suas variadas dimensões, através de pinturas, esculturas, filmes, obras literárias, fotografias, peças teatrais e músicas; e a Cidade enquanto objeto artístico, na medida em que ela pode ser entendida como criação estética, considerando-se as perspectivas da arquitetura, do urbanismo e do patrimônio material.
    Palavras-chave: História, Arte, Cidade.
    SIMPÓSIO 6: MEMÓRIA, LITERATURA E IMAGENS: POSSIBILIDADES, INTERFACES E DESAFIOS PARA O CONHECIMENTO HISTÓRICO
    GERMANA GUIMARÃES GOMES - UFPB - Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba. (ggermanag@hotmail.com)
    FABIOLLA STELLA MARIS DE LEMOS FURTADO LEITE - UFPB - Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (fabilemos_ita@yahoo.com.br)
    RESUMO: Considerando que na segunda metade do século XX a História passou por renovações que transformaram o fazer historiográfico, inclusive ampliando a noção de fonte, este simpósio tem por objetivo reunir reflexões sobre a noção de fonte histórica, recorrendo especificamente às discussões em torno da memória, sobretudo os estudos que utilizam a metodologia da história oral, da literatura e das imagens, como fontes para o conhecimento histórico. Dessa forma, abrimos espaço para um diálogo interdisciplinar que se impõe como necessário aos pesquisadores das diversas áreas de saber das Humanidades na atualidade.
    Palavras-chave: Memória- Literatura- Imagens- Conhecimento Histórico.
    SIMPÓSIO 7: ARTE, CULTURA, POLÍTICA E ANCESTRALIDADES NEGRAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
    GUSTAVO MANOEL DA SILVA GOMES - UFRPE (prof.gustavogomes@hotmail.com)
    Mestrando em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor Substituto do Departamento de Educação da UFRPE.  Cursa a Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFRPE); Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação e Ensino de História em Pernambuco (NEPEPHE), do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem (NIEL) e do Grupo de Estudos sobre Ensino e Saberes Históricos (GRESH).
    JACILENE DOS SANTOS CLEMENTE - UFPE (jacileneclemente@hotmail.com)
    Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É integrante do Grupo de Estudos sobre Ensino e Saberes Históricos (GRESH).
    RESUMO: No século XX a ciência histórica passou a ser repensada vivenciando um processo de transformação em suas bases teórico-metodológicas. Nesse processo também o ensino de história tornou-se um campo de discussões teóricas, filosóficas e metodológicas abrangendo dimensões éticas e estéticas. É nesse contexto de renovação e ampliação epistemológica que as artes em suas diferentes formas de linguagem constituem objetos e fontes de análise historiográfica, pois, ao refletirem o contexto social, sensível e tecnológico dos grupos que as produzem, nos possibilitam interpretações mais abrangentes da história. Nossa proposta é discutir diferentes campos da produção artística que tomem a temática das identidades culturais negras, sejam africanas ou afro-brasileiras. Contudo, enquanto historiadores e professores, analisamos as produções artísticas associando o conteúdo à forma; a estética artística ao discurso político que a cerceia; a emoção à racionalidade. Assim, buscaremos analisar os discursos e perspectiva de identidades culturais negras propostas em produções plásticas, literárias, musicais, cinematográficas etc. tentando localizá-las como possibilidades para o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira.
    Palavras-chave: Artes; Ensino de História; Identidade Negra.
    SIMPÓSIO 8: CARNAVAL: ENCONTRO DAS ARTES
    LUCAS VICTOR – FIR / FAINTVISA / UFPE (lucasvictor@uol.com.br) - (FIR - Faculdade Integrada do Recife / FAINTVISA - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão), Doutor em História (UFPE)
    JÚLIO VILA NOVA  - UFRPE (juliovilanova@ig.com.br) - Mestre, Doutorando em Letras (UFPE)
    RESUMO: Entendemos o carnaval como festa de grande apelo social e prática integradora de diversas manifestações artísticas. O acontecimento do carnaval mobiliza músicos, dançarinos, artistas plásticos, fotógrafos, cineastas, poetas e escritores que o transfiguram, o decompõem e o recompõem em diferentes representações simbólicas. Este simpósio temático tem como objetivo discutir as representações e configurações de sentido historicamente elaboradas na música e no discurso literomusical, na dança, nas artes visuais, no audiovisual e na literatura a respeito das práticas carnavalescas. Propomos uma abordagem do carnaval como encontro de diversas narrativas, movimentos culturais e debates no campo da estética, a partir de um enfoque transdisciplinar que terá como eixo articulador a história de cada campo artístico e suas relações com o tríduo momesco.
    Palavras-chave: carnaval, arte, cultura, história.


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        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


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