Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

A Revista Navigator (do Latim leia-se como escrito), recebe artigos para o dossiê intitulado: “História do ensino militar: instrução, formação e instituições”


A Revista Navigator (Qualis B3) recebe artigos até 24 de setembro de 2016 para compor o dossiê intitulado: “História do ensino militar: instrução, formação e instituições” organizado por Fernando da Silva Rodrigues (Pós-Doutor e Doutor em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Wagner Luiz Bueno dos Santos (Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O estudo sobre ensino militar tem se colocado como desafio ao campo científico da História, sobretudo em seus aspectos teóricos e metodológicos. Grosso modo, podemos pensar que o ensino e a instrução militar se inserem no campo da História da Educação, entretanto, as especificidades do ambiente militar podem direcionar as análises a outros campos, como por exemplo, da História Militar. Uma das questões centrais, pautada nessa perspectiva, consiste em verificar em que medida as abordagens sobre as instituições de ensino e instrução militar possibilitam o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento as quais a ciência História se aproximou nos últimos anos e que provocou sua renovação.

A partir dessa perspectiva, a Revista Navigator convida historiadores e pesquisadores que se debruçam sobre o ensino, a instrução e a formação militar e suas instituições para uma discussão sobre o tema. Nesse sentido, esperamos contribuições que possam lançar luz sobre um tema de grande relevância à compreensão acerca da formação das Forças Armadas buscando promover e contribuir para o debate historiográfico.
A aceitação dos trabalhos é decorrente do processo de avaliação por pares. Além disso, a Navigator recebe artigos e resenhas em fluxo contínuo.

Mais informações em seguindo as seguintes especificações:
1. Os artigos devem ser apresentados no padrão Word for Windows. Terão a extensão de 20 páginas no máximo, digitadas em fonte Times New Roman 12, com espaço entre linhas de 1,5 e com margens de 2,5cm. As notas devem ser colocadas no final do texto;

2. Se houver imagens, estas deverão ser, preferencialmente, digitalizadas em 300 DPI no formato TIFF ou JPG. No caso de imagens provenientes de câmera digital, a resolução deve ser a mais alta do equipamento. As imagens não deverão estar inseridas no texto em Word, mas gravadas separadamente;

3. Os artigos deverão estar acompanhados de resumo (português e inglês) de no máximo 10 linhas e 3 palavras-chaves;

4. Os ensaios seguirão as mesmas normas especificadas para os artigos;

5. As resenhas poderão ter até 7 páginas;

6. As notas deverão obedecer à NBR 6023;
SOBRENOME, Nomes. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição, Cidade: Editora, ano, p. ou pp.
SOBRENOME, Nomes. Título do capítulo ou parte do livro. In: Título do livro em itálico. Tradução. Edição, Cidade: Editora, ano, p. X-Y.
SOBRENOME, Nomes. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, fascículo, p. X-Y, ano.

7. Os trabalhos devem ser remetidos com uma folha à parte com nome completo do autor, seguido das referências com as quais deseja ser apresentado (no máximo três linhas), endereço completo, e-mail e telefone para contato.

8. Uma vez publicados os trabalhos, à NAVIGATOR se reserva todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução, com a devida citação da fonte.

9. Toda correspondência referente à NAVIGATOR deve ser encaminhada à Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha – Departamento de Publicações e Divulgação. Praça Barão de Ladário, s/nº, Ilha das Cobras, Rio de Janeiro, RJ, CEP 200091-000, aos cuidados do Editor da Revista NAVIGATOR.

Contatos: navigator@dphdm.mar.mil.br

Conferência "A história da Universidade de São Paulo e a contratação de seus primeiros docentes – contextualizando documentos".

Conferência "A história da Universidade de São Paulo e a contratação de seus primeiros docentes – contextualizando documentos"
_

Responder através da web através de email Adicionar um novo tópico Mensagens neste tópico (1)

    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.