Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quarta-feira, 28 de março de 2012


Levantamento feito por grupo da Unesp permitirá saber quais os temas mais pesquisados e metodologias mais aplicadas (Noel Rosa, Elizeth Cardoso e Jacob do Bandolim/ reprodução)

 

Pesquisa vai mapear produção acadêmica sobre música no Brasil

28/03/2012
Por Karina Toledo
Fonte: Agência FAPESP – Mapear os principais trabalhos sobre música realizados no Brasil desde o fim dos anos 1980 é o objetivo do projeto "A pesquisa acadêmica na área de música: um estado da arte", coordenado pela professora Lia Vera Tomás, do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com financiamento da FAPESP.
Com término previsto para 2014, a pesquisa tem como fontes os anais dos encontros e congressos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), o que corresponde a um universo de aproximadamente 2 mil trabalhos apresentados.
"Em um primeiro momento, pretendemos fazer um levantamento quantitativo. Isso permitirá saber, por exemplo, quais são as universidades que mais produzem, a temática mais trabalhada e quais as metodologias aplicadas", disse Tomás.
Com base nos dados numéricos, diversas leituras e perguntas poderão ser feitas. "Será possível perceber, por exemplo, como teorias vão sendo abandonadas com o passar dos anos e outras começam a ser adotadas. Se encontrarmos um conjunto de compositores mais pesquisado, a pergunta a ser feita é: por que optaram por esse e não por outro", apontou.
Outro objetivo do projeto é mostrar em que medida a produção acadêmica brasileira dialoga com os trabalhos realizados na América Latina e no mundo. "Avaliar se estamos em sintonia com o que é feito fora do Brasil e até medir se nossa produção acadêmica circula dentro do próprio país", disse Tomás.
Os resultados da pesquisa devem ser reunidos em uma publicação. "Em livro ou em uma publicação na internet, pois uma pesquisa dessa natureza tem de estar acessível para consulta", afirmou a professora da Unesp.
O projeto-piloto já conduzido, que reuniu 1.398 trabalhos, resultou em um capítulo do livro Formação e avaliação de pesquisadores e docentes em música no Brasil, organizado pela professora Sonia Ray, da Universidade Federal de Goiás.
Paralelamente, Tomás coordenará nos próximos dois anos, em parceria com o professor Mário Videira da Universidade de São Paulo (USP), a criação de um laboratório de estudos na área de Estética e Filosofia da Música. Esse projeto foi contemplado por um Edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Além de uma biblioteca específica sobre estética musical e sobre filosofia da música, o projeto inclui a compilação de passagens de obras filosóficas traduzidas em português no qual a temática seja a música. O material será organizado em índices temáticos e cronológicos, que ficarão disponíveis para consulta pela internet.
"Numa segunda etapa, queremos incluir e traduzir trechos de obras ainda não editadas em português", contou Tomás. O laboratório e a biblioteca serão instalados no Instituto de Artes da Unesp.
 

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

** Divulgação do 6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O Giro-Linguístico e a Historiografia: balanço e perspectivas


Prezados colegas,
Acontecerá entre os dias 20 e 23 de agosto deste ano o 6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O Giro-Linguístico e a Historiografia: balanço e perspectivas. O SNHH, agora intitulado "brasileiro" para denotar a dimensão internacional que o evento adquiriu ao longo de suas edições, propõe como tarefa central avaliar o impacto e o legado do chamado Giro-linguístico para a historiografia e as Ciências Humanas em geral. Como pensar os fenômenos sociais, culturais, políticos ou econômicos sem a mediação, em vários níveis, dos fenômenos da linguagem?
O evento terá lugar no campus de Mariana, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto.
O seminário desse ano contemplará as seguintes modalidades:  simpósios temáticos, mini-cursos,oficina de formação de professores, comunicação livre para graduandos e ouvinte.
As inscrições serão abertas no dia 02 de abril e encerradas no dia 20 de maio.
Maiores informações à respeito do 6ºSNHH podem ser acessadas através dos seguintes endereços:
Página no Facebook.
Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail seminario_ichs@yahoo.com.br e através do e-mail  pagamento_snhh@yahoo.com.br, destinado à responder as dúvidas referentes ao processo de inscrição.
O evento é uma realização do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) e terá a seguinte programação:
20/08/2012 (segunda-feira)
8:00 às 18:00 . Comunicação livre para graduandos
19:30 às 21:00 . Conferência de abertura
Guillermo Zermeño Padilla (Colegio de Mexico)
Coordenador: Mateus Pereira (UFOP)
21/08/2011 (terça-feira)
08:00 às 12:00 .Mini-cursos.
Mini-curso 01
Historiografia e retórica
Felipe Charbel (UFRJ)
Mini-curso 02
Cultura histórica portuguesa (séculos XIX e XX)
Sérgio Matos (Universidade de Lisboa)
14:00 às 18:30 . Simpósios temáticos.
19:30 às 21:00 . Mesa-redonda.
Mesa 01
O Historiador escreve história: o desafio do Giro-Linguístico
Hermann Paul (Leiden University)
Rogério Forastieri (Col.Etapa-SP)
Coordenador: Valdei Araujo (UFOP)
22/08/2011 (quarta-feira)
8:00 às 12:00. Mini-cursos.
Mini-curso 03
Hermenêutica: da afirmação como um método aos seus limites atuais
Pedro Caldas (Unirio)
Mini-curso  04
A História do Tempo Presente e as noções de trauma e frustração
Carlos Fico (UFRJ)
14:00 às 18:30 . Simpósios temáticos.
19:30 às 21:00  . Mesa-redonda.
Mesa 02
Contextos nacionais e Giro-Linguístico: experiências do tempo, narrativa e memória
Sérgio  Campos Matos (Universidade de Lisboa)
Verônica Tozzi (U. de Buenos Aires)
Temístocles Cezar (UFRGS)
Coordenador:
Bruno Medeiros (USP)
23/08/2011 (quinta-feira)
10:00 às 12:00 . Assembleia da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia
14:00 às 18:30 . Simpósios temáticos
19:30 às 21:00  Conferência de Encerramento
Hans Ulrich Gumbrecht (Stanford)
Coordenador:
Marcelo Rangel (UFOP)
Atenciosamente,
Comissão organizadora.
Prof. Ms. Bruno Medeiros (USP)
Prof. Dr. Valdei Araujo (UFOP)
Prof. Dr. Marcelo Rangel (UFOP)
Prof. Dr. Mateus Pereira (UFOP)


Seminário Nacional de História da Historiografia
www.seminariodehistoria.ufop.br
seminario_ichs@yahoo.com.br
--

----
Fabrício Augusto Souza Gomes

Blog: www.fabricioasgomes.wordpress.com
Twitter: @fabriciosgomes

__._,_.___


Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    __,_._,___

    Arquivo do blog

    Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.