Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

GEHB ** Seleção PPGH 2010.2 (inscrições até 26 de julho)

 


PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO – TURMA 2010/1

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Universidade de Passo Fundo (UPF), torna pública a abertura das inscrições para as provas de seleção ao Curso de Mestrado em História para a turma 2010/2.

O Mestrado em História, com área de concentração em História Regional, tem como linhas de pesquisa:

1. Política e cultura;
Agrega as pesquisas sobre relações políticas e representações culturais, no âmbito regional, nacional e internacional nas dimensões amplas que compreendem o fazer histórico contemporâneo em termos de objetos, referenciais e metodologias.
Professores
Adelar Heinsfeld
Ana Luiza Setti Reckziegel
Eduardo Munhoz Svartman
Gerson Luís Trombetta
Gizele Zanotto
Janaína Rigo Santin

2. Espaço, economia e sociedade.
Agrega as pesquisas sobre os processos de ocupação do espaço e formas societárias; relações e conflitos sociais, econômicos e simbólicos nas dimensões regionais e inter-regionais; comunidades nativas, formação da sociedade luso-brasileira e ibero-americanas.
Professores
João Carlos Tedesco
Mário Maestri
Luiz Carlos Tau Golin

ESTRUTURA CURRICULAR:
A estrutura do Mestrado inclui um mínimo de 30 créditos, sendo 24 créditos de disciplinas e 6 créditos de orientação.

INSCRIÇÕES:
A inscrição deverá ser feita pela Internet, no endereço eletrônico: http://www.upf.br/posgraduacao/inscricoes.php. Do dia 15 de junho de 2010 até o dia 26 de julho de 2010. O valor será R$70,00(setenta reais).

A inscrição somente será efetivada mediante o envio da documentação necessária.

Modalidades de envio dos documentos:

Pela Central de Atendimento ao Aluno e Secretaria do Mestrado–
Universidade de Passo Fundo - Centro Administrativo

Por correspondência
Universidade de Passo Fundo - IFCH
Programa de Pós-Graduação em História
Campus I – Bairro São José – KM 171 – BR 285
Cx. Postal 611
CEP: 99001-970 - Passo Fundo, RS
Postado via Sedex com data do dia 23/07/2010

Poderão candidatar-se os(as) graduados(as) com Licenciatura Plena e/ou Bacharelado em História ou áreas afins.

Documentos necessários para a inscrição dos candidatos:
a) Curriculum Lattes documentado;

b) 3 (três) fotocópias do Projeto de pesquisa (modelo disponível no site do PPGH);

c) 2 (duas) fotocópias do diploma de graduação;

d) 2 (duas) fotocópias do respectivo histórico escolar;

e) 2 (duas) fotocópias da certidão de casamento ou de nascimento;

f) 2 (duas) fotocópias do documento de identidade;

g) 2 (duas) fotocópias do CPF;

h) 1 (uma) foto 3x4 recente;

i) Memorial descritivo contendo atividades acadêmicas e profissionais realizadas e motivação para o projeto de pesquisa;

j) Formulário de inscrição preenchido;

k) Quadro de pontuação do Currículo preenchido (Anexo I deste Edital)

l) Fotocópia do Comprovante de pagamento da inscrição

Homologação das inscrições: dia 28/07/2010.

SELEÇÃO:
A seleção é constituída dos seguintes critérios:

1) Prova escrita, tendo por base o Projeto de Pesquisa, inserindo a discussão do "regional" a partir da bibliografia sugerida – caráter eliminatório – dia: 03/08/2010, às 8h30min

2) Análise do Currículo do candidato – caráter classificatório;

3) Análise do Pré-Projeto de pesquisa – caráter classificatório;

4) Entrevista, baseada no curriculum e na exposição do projeto, pelo candidato - caráter classificatório - dia: 03/08/2010, a partir das 14 hs.

PROJETO:
O projeto deverá conter: descrição do tema, fontes de pesquisa e bibliografia.
Modelo disponível na página http://www.ppgh.upf.br/

NÚMERO DE VAGAS:
O número de vagas é até 15 (quinze), e o Programa não se compromete a preenchê-las.

RESULTADOS FINAIS:
Os resultados finais serão divulgados até o dia 06/08/2010

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
Não serão aceitos recursos quanto à homologação da inscrição e quanto ao processo de seleção e seu resultado.

A Comissão de Seleção decidirá sobre as questões não previstas no presente Edital.

A documentação dos candidatos não classificados deverá ser retirada, na Secretaria do PPGH, até o prazo máximo de 30/11/2010. Após esta data será encaminhada para reciclagem.

Para maiores informações: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo, prédio B4, sala 134. Campus I, Bairro São José, Passo Fundo – RS. CEP: 90001-970., Fone (54) 3316-8339, Fax (54) 3316-8330 endereço eletrônico pghis@upf.br.


PRÉ-MATRÍCULAS:
Dia 12 de agosto de 2010 pelo email pghis@upf.br.


Passo Fundo, 14 de junho de 2010.

Prof. Dr. Adelar Heinsfeld
Coordenador do PPGH/UPF

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Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

GEHB ** Seminário de História do Exército Brasileiro

 
Caros Colegas,


           Mais uma vez venho convidá-los a participar de um evento cultural do Exército Brasileiro. Nesse ano de 2010 comemoramos 50 anos da criação do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM) o "Monumento dos Pracinhas" localizado no Aterro do Flamengo, RJ.
           Inscrevam-se no Seminário de História e Arquitetura que ocorrerá no Museu de Arte Moderna (MAM), participem da Solenidade Cívico-Militar!
       
Sites: http://www.dphcex.ensino.eb.br/evento/
          http://www.mnmsgm.ensino.eb.br/index.html


Se puderem ajudem na divulgação.


Tenente Edgley - Historiador


Qualquer dúvida: 2519-5105 - Divisão de Patrimônio e Projetos Culturais

 
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GEHB ** I SIHELE - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA

 





I SIHELE - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA
"A constituição do campo da história da alfabetização no Brasil"


 






I SIHELE - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA
“A constituição do campo da história da alfabetização no Brasil”
 
DATA: 08, 09 e 10 de setembro de 2010
LOCAL: FFC - Unesp – Marília – Anfiteatro I
PROMOÇÃO: Gphellb – Grupo de Pesquisa História do ensino de língua e literatura no Brasil
COORDENAÇÃO GERAL:
Maria do Rosário Longo Mortatti e Rosane Michelli de Castro
APRESENTAÇÃO

No Brasil, especialmente em decorrência da consolidação de programas de pós-graduação em Educação, desde as últimas décadas do século XX vêm conquistando espaço e prestígio acadêmico-científicos tanto pesquisas em história da educação quanto pesquisas com abordagem histórica, desenvolvidas em outros campos e especialidades da área de Educação e que enfocam temas e objetos correlatos a essa área. Como avaliam Marta Carvalho, Dermeval Saviani e Diana Vidal (2006)[1], essas pesquisas se beneficiam de contribuições de diferentes vertentes da “[...] historiografia educacional estrangeira — especialmente a francesa, a espanhola e a portuguesa — [que] forneceu cânones e linhas de pesquisa que, já consolidadas nesses países, evidenciaram-se férteis e potencialmente capazes de promover um maior intercâmbio entre os pesquisadores da área.”. Ao mesmo tempo, essas pesquisas vêm também contribuindo para relevante acúmulo de conhecimentos responsáveis pela consolidação, no Brasil, da história da educação como campo de conhecimento assim como de um conjunto de pesquisadores, instituições e grupos de pesquisa responsáveis pela proposição, discussão e avanços da produção nesse campo.

Acompanhando esses processos, constata-se, ainda, a partir das duas últimas décadas do século XX, a tendência a se ampliarem e se diversificarem perspectivas e enfoques relativas ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita em língua materna, especialmente no que se refere à alfabetização, conforme já apontava Soares (1985;1989)[2]. Dentre essas perspectivas e enfoques e dialogando também com pesquisas desenvolvidas por pesquisadores europeus, norte-americanos e latino-americanos, desde esse período vêm-se intensificando estudos e pesquisas acadêmico-científicos produzidos por brasileiros, com abordagem histórica de diferentes aspectos (didáticos, linguísticos, psicológicos, sociológicos, antropológicos, culturais, políticos) desse processo de ensino e aprendizagem iniciais da leitura e escrita.

Como resultado desse movimento e do significativo acúmulo de conhecimentos sobre o tema, nesta primeira década do século XXI constata-se a tendência à história da alfabetização se constituir como campo de conhecimento específico e autônomo, por meio da crescente definição de objetos de estudo, fontes documentais, vertentes teóricas e abordagens metodológicas. Tal tendência, porém, vem-se explicitando sem prejuízo das possibilidades de estudos e pesquisas necessariamente interdisciplinares, a fim de se explorarem diferentes aspectos envolvidos na complexidade e na multifacetação da alfabetização.

Por esses motivos e a fim de contribuir tanto para a compreensão das principais características dos estudos e pesquisas sobre ensino da leitura e escrita desenvolvidos nos últimos trinta anos quanto para a reflexão sobre as possibilidades de avanços nesse campo, no contexto dos desafios políticos, sociais, culturais e educacionais deste momento histórico, propomos a realização do evento intitulado “Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita” (SIHELE), como um evento científico, com periodicidade bianual, a congregar pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados a grupos ou  a  núcleos de pesquisa envolvidos com essa temática.

E, para a 1ª. edição desse evento — I SIHELE — , propomos o tema “A constituição do campo da história da alfabetização no Brasil”, de acordo com os objetivos e a programação apresentados a seguir. 

Para a consecução dos objetivos do I SIHELE e considerando as inevitáveis limitações de tempo e espaço para contemplar, nesta 1ª. edição do evento, a participação de todos os pesquisadores e grupos/núcleos de pesquisa estrangeiros e brasileiros, que têm contribuído diretamente para a constituição do campo de conhecimento em questão, optamos por:

· convidar, como conferencista de abertura, a professora e pesquisadora francesa, Dra. Anne-Marie Chartier, que apresentará um balanço dos 30 anos de pesquisas sobre o tema, para as quais, assim como para a formação de pesquisadores brasileiros, sua contribuição tem sido decisiva;

· convidar, como expositores e mediadores em mesas-redondas, pesquisadores brasileiros vinculados a grupos e núcleos de pesquisa de diferentes instituições e estados do país, para apresentar sínteses dos resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito dos grupos e núcleos que representam assim como questões para o debate e propostas para apreciação na plenária final do evento; e

·
propiciar a participação de pesquisadores, professores universitários, alunos de pós-graduação, alunos de graduação, professores da Educação Básica e outros profissionais da área, como ouvintes ou com apresentação de trabalhos, em sessões de comunicação oral, com participação de coordenador e relator, responsáveis por sintetizar resultados dos trabalhos apresentados assim como questões para o debate e propostas para apreciação na plenária final do evento

Optamos, ainda, por:
· homenagear a professora e pesquisadora brasileira, Dra. Magda Becker Soares, Convidada de Honra do I SIHELE, pela decisiva contribuição de sua obra e de sua atuação profissional, tanto para a proposição pioneira da necessidade de estudos com abordagem histórica da alfabetização no Brasil quanto para a formação de gerações de professores e pesquisadores brasileiros;

· criar e outorgar o prêmio “Magda Soares”, aos melhores trabalhos apresentados no evento; e

· homenagear o professor e pesquisador português, Rogério Fernandes (in memoriam), por sua também decisiva e pioneira contribuição para a formação de pesquisadores brasileiros, por meio de intercâmbio institucional.
 
OBJETIVOS DO I SIHELE

· Promover a avaliação diagnóstica e prospectiva relativamente ao campo da história da alfabetização no Brasil;

·  compreender as principais características de objetos de estudo, fontes documentais, vertentes teóricas e abordagens metodológicas, no âmbito da produção acadêmico-científica brasileira sobre o tema;

·
discutir os principais problemas e perspectivas observáveis nessa produção acadêmico-científica brasileira, sua relação com os desafios políticos, sociais, culturais e educacionais deste momento histórico e sua relação com a produção acadêmico-científica internacional;

·
propor caminhos  e ações para  o avanço desse campo de conhecimento;

·
propiciar o intercâmbio, por meio de estabelecimento de ações de articulação e colaboração sistemáticas, de grupos e núcleos de pesquisa brasileiros e estrangeiros envolvidos com o tema;

· propor tema e problema específicos para a organização do II SIHELE;

· contribuir para a criação da Sociedade Brasileira de Alfabetização, no diálogo com entidades congêneres em âmbito nacional e internacional; e


· encaminhar organização de publicação de livro sobre o tema “A constituição do campo da história da alfabetização no Brasil”, contendo artigos resultantes das pesquisas  apresentadas e das discussões ocorridas no I SIHELE.

 


[1] CARVALHO, M; SAVIANI, D.; VIDAL, D.. Sociedade Brasileira de História da Educação: constituição, organização e realizações. 2006. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/ Consulta em: 26/04/2010.
[2] SOARES, M.. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 52, p. 19-24, 1985; ______. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: INEP/PREDUC, 1989.



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GEHB ** VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS)

O VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) entre os dias 26 a 29 de Julho, debaterá sobre "Afrodiáspora: saberes pós-coloniais, poderes e movimentos sociais", a fim de apresentar e discutir os processos de produção/difusão de conhecimentos intrinsecamente ligados às lutas históricas empreendidas pela populações negras nas Diásporas Africanas, nos espaços de religiosidades, nos quilombos, nos movimentos negros organizados, na imprensa, nas artes e na literatura, nas escolas e universidades, nas organizações não-governamentais, nas empresas e nas diversas esferas estatais, que resistem, reivindicam e propõem alternativas políticas e sociais que atendam às necessidades das populações negras, visando a constituição material dos direitos.

Difundir e debater os saberes produzidos por negros(as) no Brasil implica no esforço de identificar no cenário sociocultural brasileiro, conhecimentos, manifestações e formas de pensar/estar no mundo, concepções, linguagens e pressupostos não hegemônicos, construídas pela multiplicidade de sujeitos que constituem as populações negras, focalizando essa população como produtora de conhecimentos científicos, técnicos e artísticos.

Essa temática também propõe uma reconfiguração dos quadros da memória, no que tange a experiência histórica da população negra no Brasil, que respeite a presença da ancestralidade e tradições africanas, mas, ao mesmo tempo, considere as composições, traduções e recriações realizadas nos movimentos da diáspora.

A escolha dessa temática para orientar os debates e proposições do VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), leva em consideração a atual conjuntura brasileira, quando os segmentos negros organizados reivindicam e acentuam o incremento de mecanismos jurídicos-políticos de constituição material de direitos, tais como: a Lei n.º 10.6391 e suas Diretrizes Curriculares, a implementação de Políticas de Ações Afirmativas, a luta pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e do Projeto de Cotas para Negros nas Universidades pelo Congresso Nacional, o que tem implicado na exigência e na urgência de ampliar o campo de discussão e produção de conhecimentos sobre as populações negras.

Em suma, traremos à tona estudos e debates sobre a realidade das populações negras, principalmente as questões ligadas ao racismo, às reconstruções culturais diaspóricas, às resistências e (re)existências negras. A disseminação de conhecimentos e o debate sobre tais questões, a busca de alternativas que possibilitem a equidade social, farão parte dos trabalhos de intelectuais negros e negras no VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as).

Estimamos que sejam beneficiados(as) diretamente pelo VI COPENE cerca de 2000 participantes, de todas as Unidades da Federação e do exterior. Além disso, espera-se que na realização deste congresso, assim como nas edições anteriores, tenhamos um crescimento quantitativo e qualitativo da produção científica.

Fonte: http://www.abpn.org.br/


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Postado por Y.Valentim no Caminhada Azoany em 7/21/2010 06:48:00 PM
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