Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

GEHB ** Divulgação de Livro

 
Prezados colegas,

é com imensa satisfação que divulgo a publicação do meu livro "O projeto do submarino nuclear brasileiro. Uma história de ciência, tecnologia e soberania", publicado pela editora Capax Dei, em agosto de 2010. Em breve estará em várias livrarias do País. 

Eu sou mestre em História Comparada com ênfase em Relações Internacionais, Segurança e Defesa/ Pró-Defesa, especialista lato sensu em História Militar Brasileira pela Unirio e graduada em História pela Universidade Gama Filho. 

Esse livro foi baseado em minha dissertação de mestrado apresentada à UFRJ em novermbro de 2009. No mestrado fiz parte de um programa do Ministério da Defesa com o Ministério da Educação e Cultura e o do Ministério da Ciência e Tecnologia, chamado Pró-Defesa, onde realizei uma pesquisa multidiciplinar e inovadora na História do Brasil que, além de trazer os assuntos da Defesa Nacional para serem debatidos pela sociedade brasileira, analiso a história do Projeto numa conjuntura nacional e internacional, demonstrando as razões que motivaram os governos a apoiar o Projeto e a não apoiar. Embora o projeto do submarino nuclear brasileiro pertença a uma concepção estratégica do governo Geisel, na década de 1970, ele remonta a década de 1930, quando a ciência nuclear passou a ser incentivada pelo governo Vargas e criou-se a possibilidade de alguns físicos nucleares estrangeiros contribuírem na definição de uma política nuclear brasileira e na formação de pessoal capacitado e qualificado nessa área. A pesquisa chega até o ano de 2010.

Em função de ser um empreendimento político-militar complexo e por ainda haver cerceamentos político-econômicos, o projeto do submarino nuclear brasileiro, que contou com apoio de civis e militares, ainda não pôde ser concluído.

A História do Brasil se tornou assim, fundamental nesta pesquisa para se entender o cenário que os atores envolvidos com a Defesa Nacional se encontram no tempo presente, para a sociedade conhecer as vulnerabilidades do Estado brasileiro e auxiliar o Governo na formulação de uma política estratégica nacional que atenda as reais necessidades da sociedade. 

Apesar dos graves erros cometidos por militares no passado recente (ressalto essa questão também no livro), o projeto do submarino nuclear brasileiro é fruto de uma parceria intensa entre civis e militares em instituições e laboratórios brasileiros durante e após a ditadura.

É com imensa satisfação que faço chegar essa notícia aos colegas historiadores! 

Atenciosamente,
  
Fernanda das Graças Corrêa
Historiadora - Relações Internacionais, segurança e defesa/ Pró-Defesa
CL: http://lattes.cnpq.br/0706169752320464
Blog: www.fernandadasgracascorrea.blogspot.com
E-mail: fernanda.das.gracas@hotmail.com/ fernanda.das.gracas@bol.com.br



 
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.                                                                                                     Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .   Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    Arquivo do blog

    Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.