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segunda-feira, 26 de março de 2018

Revista Tempo e Argumento, editada pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Prezados colegas
Cumprimentando-os, gostaríamos de apresentar o dossiê “Redes de produção e circulação da música popular nas Américas no século XX”, recentemente lançado, sob nossa organização, na revista Tempo e Argumento (vinculada ao Programa de Pós-graduação em História/UDESC, área de concentração: História do Tempo Presente; Qualis A2 na área de História).
Destacamos na edição a participação (primorosa!) de colegas voltados para os cruzamentos entre História & Música, e convidamos à leitura dos textos:
Acordes D’Além-Mar – memórias das Bandas Filarmônicas Portuguesas nas Américas no Século XX; por Antonio Seixas e Diana de Souza Pinto
Xô, fado! Nacionalismo e antilusitanismo na terra do samba; por Adalberto Paranhos
Afinidades eletivas. A Funarte e o samba carioca como patrimônio da cultura nacional; por Tânia Garcia
Nas asas da Varig e da Panair: o Conjunto Farroupilha e o espalhamento da música popular brasileira e gaúcha nos anos 50 e 60 do século XX; porLuciana Prass
Música, metáforas e lugar: os sons do Rio da Prata; por Maria Eugenia Dominguez
Ayudar a aquellos artistas que transformaron la canción em un arma de lucha”: o papel das Juventudes Comunistas na difusão da Nova Canção Chilena (1968-1973); por Natália AyoSchmiedecke
Salientamos também a entrevista realizada por Susana Sardo com o colecionador José Moças, tematizada pela formação da coleção de discos 78 rpm (1900-1950), sediada no Acervo que também leva seu nome e encontra-se sob a guarda da Universidade de Aveiro/ Portugal.

Desejamos a todos e todas uma boa leitura,

Redes de produção e circulação da música popular nas Américas no século XX
Cordialmente,
Márcia Ramos de Oliveira e Tânia Costa Garcia (organizadoras do dossiê)



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