Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

GEHB ** BOLETIM TEMA LIVRE 03: Difusor acadêmico e cultural

 

De: contato@revistatemalivre.com <contato@revistatemalivre.com>
Assunto: BOLETIM TEMA LIVRE, 03: Difusor acadêmico e cultural

BOLETIM TEMA LIVRE – 03
Difusor acadêmico e cultural
Nº 03 – Maio de 2010


1.a) Concursos: Universidades
Na seção "Bolsas, concursos e oportunidades" a Revista Tema Livre informa sobre concursos em mais de dez instituições públicas do Brasil:

Rio de Janeiro
- UFRRJ: Vários campi.
Diversas disciplinas:
História da América Colonial, História Política e Econômica do século XX, Filosofia Medieval, Didática e Ensino de História, Didática e Ensino de Ciências Sociais, Didática e Ensino de Letras, Didática e Ensino de Filosofia, Didática e Ensino de Belas Artes, Didática e Ensino de Geografia, Relações Internacionais, Sociologia, Comunicação Social, Psicologia, Letras, Geografia, Turismo e Meio Ambiente, etc

- Museu Casa de Hera
Cargo de diretor do Museu situado em Vassouras

- Fundação Casa de Rui Barbosa: Bolsa
Várias categorias e áreas: História, Filologia, Literatura Brasileira, Direito, Produção Cultural, Ciências Sociais, Museologia, Arquivologia, Biblioteconomia, Arquitetura, Preservação, Artes.


São Paulo

- UNICAMP: Substituto
- UNIFESP: Garulhos
- UNESP: Franca


Minas Gerais
- UFMG: História da América – História da Ciência – História Ambiental/Ciência
- UFV


Paraná
- UNILA: Professor (30 vagas para diversas áreas)
- UFPR: História e Imagem, Comunicação Social, Literatura Brasileira, Lingüística...


Distrito Federal
- UnB: 98 vagas
Adjunto/assistente
História da África, História Medieval, História Contemporânea, História do Brasil República


Amapá
- UNIFAP: História



b)E, ainda, continuam abertos:
- "CONCURSO DE MONOGRAFIAS DE HISTÓRIA DO PARANÁ"

- Beca FLTA para Docentes Uruguayos
(Programa Fulbright Foreign Language Teaching Assistant Program)

- O Governo do Japão, por meio de seu Ministério da Educação (MEXT), oferece bolsa de estudos para o programa PESQUISA. Inscrições: até 28 de maio,

Para maiores informações concernentes a esta lista de oportunidades e, ainda, a outras chances profissionais, acesse:




2.Eventos acadêmicos e culturais de MAIO
Rio de Janeiro
Seminário Aspectos Humanos da Favela Carioca: Ontem e hojeEm virtude do cinqüentenário da obra que dá nome ao seminário, coordenada pelo sociólogo José Arthur Rios, o evento congregará pesquisadores que discutirão temáticas relacionadas às favelas do Rio de Janeiro. Dentre os temas, estão cultura, políticas públicas e a representação dessas áreas pelos veículos de comunicação de massas.
O Seminário ocorrerá nos dias 19, 20 e 21, no IFCS-UFRJ, situado no Largo de S. Francisco, 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ

ARTXPOFeira mundial de comércio de arte, em formato de feira de negócios, fornecendo acesso a centenas de obras de artistas de vários países em um único local. Os organizadores esperam ter mais de 500 artistas expondo, bem como associações, galerias e grupos artísticos de todo o mundo, com obras de arte originais, gravuras, pinturas, desenhos, escultura, fotografia, cerâmica, giclee, litografias, graffiti, música, poesia, performance e muito mais. A ARTXPO ainda oferecerá seminários e conferências.
Praça Espanha, 13 - Itaipu - Niterói - Rio de Janeiro
Data: 14,15 e 16 de maio de 2010
Horário: sexta e sábado, de 14:00h às 21:00h. Domingo, de 12:00 às 21:00h

História da gravura na eav Parque LageExposição que apresenta a história da gravura na EAV Parque Lage com obras do acervo da escola. Serão exibidos trabalhos de artistas como Anna Bella Geiger, Luiz Ernesto, Malu Fatorelli, Suzana Queiroga, Cildo Meireles, Beatriz Milhazes, Arthur Barrio, entre outros. Curadoria George Kornis.
Galerias 1, 2 e EAV
O Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
A Exposição acontece de segunda a quinta, das 9h às 22h, e de sexta a domingo, das 10h às 17h.
Até 24 de maio

Museu da República comemora 50 anos com nova exposiçãoO Museu da República está com a exposição "A Res publica Brasileira". A mostra apresenta a trajetória republicana no Brasil dividida em seis fases, que retratam desde o ano da sua proclamação até os dias atuais e estão distribuídas cronologicamente entre os andares do prédio principal da instituição.
Objetos, mobiliário e obras de artistas brasileiros e estrangeiros ficarão expostos como testemunhos materiais do Império e da República no Brasil. Os ambientes estão decorados com a riqueza de detalhes arquitetônicos que traduzem o perfil aristocrático do Palácio enquanto residência e antiga sede histórica do Poder Executivo.
O Museu da República fica na Rua do Catete, 153, Catete, Rio de Janeiro - RJ. Informações: (21) 3235-2650.



São Paulo
CONFERÊNCIA: "Sobre as origens da nação argentina", com o Prof. Dr. José Carlos Chiaramonte (Universidad de Buenos Aires).
Dia 11 de maio de 2010 (3a.feira), 17h30m, na Sala 8 do Prédio de Ciências Sociais/USP.
* Na ocasião, será realizado o lançamento do livro Cidades, províncias, Estados: origens da nação argentina, de José Carlos Chiaramonte (Editora Hucitec, 2010)

3º Seminário de Geografia, Turismo e Patrimônio CulturalO evento objetiva dar continuidade às discussões realizadas nos seminários anteriores voltando-se, na nova edição, à discussão sobre os processos de gestão pública e privada dos centros históricos no Brasil, ao processo de ideologia espacial que envolve a formação de imagens em paisagens patrimonializadas e aos projetos de intervenção e turistificação do patrimônio cultural nas cidades brasileiras.
O evento é destinado a pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino médio e superior das redes pública e privada, representantes do poder público e da sociedade civil envolvidos e interessados no aprofundamento teórico, prático e político sobre a relação entre patrimônio cultural, turismo e geografia.
Dias 13 e 14/5, na UNICAMP.

MENAS: O certo do errado, o errado do certoDe acordo com a norma culta do português brasileiro, "menas" é palavra incorreta, entretanto, está na fala de muitos brasileiros. Adquiriu tamanha notoriedade que foi, agora, alçada à categoria de título de exposição. MENAS defende a ideia de que há mais maneiras de analisar a linguagem do que a velha dicotomia do certo ou errado. MENAS propõe uma discussão que desafia nossas certezas, diluindo parte das fronteiras entre o culto e o popular. Experimente uma nova percepção do português brasileiro.
Museu da Língua Portuguesa
Parque da Luz s/n, São Paulo, SP
De terça a domingo, das 10h às 17h
Tel.: +55 (11) 3326 0775
Até 27/6


Seminário Internacional "A formação dos profissionais de museus: reflexões e perspectivas"O Comitê Brasileiro do ICOM (Conselho Internacional de Museus) vai realizar, nos dias 11 e 12 de maio, o Seminário Internacional "A formação dos profissionais de museus: reflexões e perspectivas". O objetivo do evento é fomentar a discussão dos grandes temas relativos aos museus entre os profissionais deste setor, estudantes e interessados.
O seminário será realizado no Auditório Vitae da Estação Pinacoteca do Estado de São Paulo, que fica no Largo General Osório, 66, Luz, São Paulo-SP.
A programação e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.icom.org.br.

TEATRO
NENY HOTEL INN
– Texto e Direção: Hermano Leitão. Elenco: Alexandre Vargas, Roger Rodrigues, Hermano Leitão, Luana Martins, Neiva Maria, Claudiane Carvalho, Franklin Medeiros, Eiki Sasaki, José Mônaco e Tiago Malta. Comédia: Num hotel inaugurado em Fortaleza, a recepcionista e amante do deputado Renan é assediada pelo auditor da CNN, que faz vistoria no local em meio a tráfico de drogas e correio de dólares nas malas. Teatro do Centro da Terra – Rua Piracuama, 19, Perdizes. 100 lugares. Sábado: 21:00h, domingo às 19:00h, 90min. Ingresso: R$40,00. Meia entrada: R$20,00. 70 min. Aceita cheque. 12 anos. Tel. 11 3675.1595. Estréia em 08/05/2010 até 27/06/2010. Estacionamento a 50m. Acesso especial.
Reestréia em 02/07/2010. Teatro Bibi Ferreira, Rua Brigadeiro Luiz Antonio, 931, Bela Vista. sexta-feira às 21:30h, sábado às 21:00h, domingo às 20:00h. Até 31/07/2010.


Minas GeraisIV Encontro Nacional de Pesquisadores do Integralismo e o III Simpósio do Laboratório de História Política e SocialDe 10 a 13 de maio de 2010
UFJF, Juiz de Fora, Minas Gerais

BahiaA Semana Nacional de Museus faz parte da agenda de eventos permanentes do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e ocorre durante uma semana, sempre no mês de maio, em comemoração ao Dia Internacioal dos Museus (18/05). Neste ano, acontecerá de 17 a 23/05 com o tema "Museus para a Harmonia Social" e terá a participação do Museu Mariano Procópio (Juiz de Fora). O propósito é mobilizar os museus brasileiros a aderirem ao tema da Semana, a partir de um esforço de concertação de suas programações por um período específico, intensificando a relação destes com a sociedade.
O IBRAM também disponibiliza textos sobre o tema no link http://icom.museum/doc/imd2010_links.html.
Mais informações:
Coordenação de Difusão e Desenvolvimento de Parcerias – (61) 2024-6207 e (61) 2024-6234.


Pará
I Seminário de preservação de patrimônio documental e acervos culturais: Um desafio amazônico.
O evento objetiva atender à necessidade de conhecimento sobre a preservação dos significativos acervos culturais amazônicos e reduzir o distanciamento técnico-científico entre os estados e países vizinhos. O seminário é uma oportunidade de compartilhar reflexões por meio do intercâmbio de experiências e de idéias e busca e visa à discussão e à apreensão de conhecimentos sobre um conjunto de medidas e práticas que objetivam a proteção e a manutenção de bens culturais, de monumentos e de objetos pertencentes a instituições públicas ou privadas, dirigidas também as comunidades, instituições e pessoas que lidam, de alguma forma, com o patrimônio histórico-cultural.
O evento objetiva, ainda, colaborar na ação preventiva de danos ao patrimônio arquitetônico, documental e artístico, contribuindo para a preservação do acervo cultural nacional, em especial o amazônico.
De 5 a 26/5 na Diretoria de Patrimônio e do Arquivo Público do Pará

Tocantins
II Semana Acadêmica de História de Porto Nacional/2010: Bicentenário da Independência da América
De 11 a 14 de maio de 2010
Campus da UFT de Porto Nacional, Tocantins

Rio Grande do Sul
15ª Jornada Nacional de Educação: autonomia e cidadania
De 25 a 28/05/2010
UNIFRA
Conjuntos I (Rua dos Andradas, 1614) e Conjunto III (Rua Silva Jardim, 1175)


Portugal
DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS:
18 de maio
Tal como nos anos anteriores, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) convida as escolas, outras instituições e público em geral a participar na Comemoração do Dia Internacional dos Museus. O projecto deste ano visa, de forma lúdica e criativa, promover o conhecimento e a prática arqueológica, etnográfica, patrimonial e artística. Venha conhecer o multifuncionalismo da actividade museológica.
Ateliês em destaque:
-Iniciação à prática arqueológica
-Inventariar e catalogar para quê?
-Criar imagens, criar futuros
-Tradição cultural como matriz

Participação gratuita

Inscrições e informações:
Serviço Educativo do MAEDS
Av. Luisa Todi, 162, 2900-451 Setúbal
Tel. 265239365/265534029 Fax. 265527678
www.maedseventosactividades.blogspot.com


Inauguração da exposição "PAISAGENS COM MEMÓRIA": da arqueologia à pintura.
De Acácio Malhador, José Taklyn e Luciano Costa.
19 de maio, às 21.30H
Entrada Livre


3.Redes Sociais
A Revista Tema Livre atua, desde 2002, na internet, sendo um espaço qualificado, que objetiva agregar de forma positiva à vida intelectual dos navegantes da web, bem como contribuir, gratuitamente, com conteúdo de qualidade ao espaço virtual.


A partir desta proposta, a Revista Tema Livre estende sua missão à web 2.0, às mídias sociais, estando presente no Orkut, no Twitter e no FaceBook, agregando, ainda, o objetivo de, através das redes sociais, aproximar-se mais do público leitor.

As redes sociais aqui apresentadas são locais voltados para a discussão de temas relacionados à História, à cultura e à arte, envolvendo, também, questões da atualidade, visando a troca de informações e experiências concernentes às vidas acadêmica e profissional.

Assim sendo, convidamos todos aqueles interessados na área de História, e nas Ciências Humanas de uma maneira geral, além dos aficionados pelas Artes, a participarem deste projeto. Vamos compartilhar o conhecimento.



Orkut

Comunidade"Espaço Tema Livre"

FaceBook
Página:

Grupo:Espaço Tema Livre


4.Pós-Graduação (Portugal): Ano Letivo 2010/11
Mestrado em Estudos Clássicos
Ramo de Especialização em Poética e Hermenêutica
Ramo de Especialização em Estudos Medievais e Renascentistas
Doutoramento em Estudos Clássicos
Ramo de Especialização em Mundo Antigo
Os organizadores informam que a primeira fase de candidatura deverá começar em inícios de junho.
Universidade de Coimbra

5.CAMPANHA
Ajude a combater o furto de bens históricos. DENUNCIE!
Polícia Federal: (61) 3321-7389; interpol@dpf.gov.br.
RJ: Delemaph/DPF (21) 2203-4466


6.LIVROS
Sugestões de leitura:
BARROS, José D'Assunção. A Construção Social da Cor. Petrópolis: Vozes, 2009.
Lançado recentemente, o livro procura discutir no âmbito da História e das Ciências Sociais algumas das questões mais instigantes e polêmicas de nossa época, como a formação das desigualdades sociais no Brasil, as questões étnicas, a hierarquização e democratização das diferenças, e, sobretudo, a História da formação da sociedade brasileira a partir de uma sociedade que se gestou durante o escravismo colonial. A obra aborda o período que vai desde a formação do Escravismo Colonial até a Abolição da Escravatura, e segue depois analisando alguns dos desdobramentos contemporâneos (período da República) relativos às desigualdades e lutas contra as desigualdades que haviam sido gestadas no período escravocrata.
- A obra pode ser adquirida nas livrarias ou pedida através do site da Editora Vozes (http://www.editoravozes.com.br/), ou encomendada à editora pelo e-mail vozes62@uol.com.br
- Sobre o autor: José D'Assunção Barros é Historiador e Professor de História, com Doutorado pela Universidade Federal Fluminense. A partir de 2009, tornou-se professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.


Classica Digitalia:
Série Varia:
- JESUS, Carlos A. Martins de; FERREIRA, Luísa de Nazaré (Orgs.) FESTEA - Tema Clássico. Dez anos de um festival de teatro (1999-2008) Coimbra: Classica Digitalia/CECH, 2010.
PVP: 20euros


Série Ensaios:
- LEÃO, Delfim F; FERREIRA, José Ribeiro; FIALHO, Maria do Céu. Cidadania e Paideia na Grécia antiga. Coimbra: Classica Digitalia/CECH, 2010
PVP:11euros

Os organizadores da Classica Digitalia ainda noticiam que:
"Apraz-nos ainda informar que foi adicionada à biblioteca digital uma função que permite adquirir os volumes impressos directamente através da Imprensa da Universidade de Coimbra (ver campo "Como comprar um livro impresso/How to buy a printed volume").
Em breve, esperamos iniciar  igualmente a distribuição no Brasil e nos Estados Unidos da América."


7.Convite à comunidade acadêmica
7.1)A REVISTA TEMA LIVRE está aceitando artigos para a edição n°15. Para maiores detalhes, ver:


7.2)Os organizadores/realizadores interessados em anunciar seus eventos acadêmicos (Simpósios, lançamento de livros, defesas de teses...) e culturais (Mostras, exposições...) de forma inteiramente gratuita no Boletim Tema Livre, favor enviar os respectivos dados para eventual publicação: boletim@revistatemalivre.com



O envio do anúncio não significa a obrigatoriedade da publicação do mesmo no Boletim Tema Livre. Por fim, os eventos que forem publicados no Boletim Tema Livre são de inteira responsabilidade dos realizadores dos eventos, sendo o Boletim Tema Livre mero veículo informativo e difusor acadêmico e cultural.


__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 

GEHB ** Revista Tempos Históricos: Chamada de Artigos

 
Prezados confiram o Edital de Chamada de Artigos da Revista Tempos Históricos no site da ANPUH-PR
http://www.pr.anpuh.org/informativo/view?ID_INFORMATIVO=777

Cordialmente
José Miguel Arias Neto
Sec. Geral
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.