Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

** Professor Estevão Martins lança livro

 

Fonte: UnB Agência

Professor Estevão Martins lança livro
Obra reúne dez textos sobre a transformação da historiografia em ciência ocorrida no século XIX, alguns inéditos em português

Leonardo Echeverria - Da Secretaria de Comunicação da UnB


O que é História? Ou melhor, como se faz História? A memória da humanidade é narrada e trasmitida entre as gerações desde a Grécia Antiga, mas foi apenas no século XIX que se constituiu um método científico para a produção historiográfica. Os textos clássicos que transformaram a História em ciência foram reunidos no livro A História Pensada, do professor Estevão de Rezende Martins, diretor do Instituto de Ciências Humanas da UnB.
"Essa virada se deu em um duplo e intenso debate: de um lado, com a arte de escrever e com o encanto literário do estilo. De outro, com os padrões de controle metódico requeridos pelo paradigma experimental das 'ciências naturais'", diz o professor. Em 258 páginas, o livro apresenta dez textos do século XIX que encararam esse debate. Muitos deles inéditos em português.
"A preocupação era colocar essa bibliografia à disposição dos estudantes e pesquisadores brasileiros, mas não de forma seca, e sim pensada, daí o título do livro", diz Estevão. Ele e mais oito jovens professores apresentam cada texto com comentários sobre a importância daquela obra e o contexto social em que foi produzida.
Segundo Estevão, a historiografia brasileira cresceu muito nos últimos 30 anos, chegando a assumir um lugar de destaque internacional, mas havia a necessidade de se organizar a bibliografia em português, que tinha muitas lacunas. "Diversas outras áreas têm carências semelhantes. A necessidade é tão grande que, quando propus o livro à editora, ela aceitou no ato", conta.
A História Pensada é o primeiro de uma série de cinco livros que vão trazer ao público brasileiro textos fundamentais da historiografia. Universidades de seis estados brasileiros já adotaram a obra como parte de seus currículos.
ARTE E CIÊNCIA - Os textos são de autores como Theodor Mommsen, Thomas Carlyle, karl Lamprecht, Wilhelm Von Humboldt, George Macaulay Trevelyan e Johann Droysen. Este último discute, no ensaio Arte e Método, os limites que devem ser respeitados entre arte e ciência. Já Mommsen, em O Ofício do Historiador, diz que o profissional da História "pertence talvez mais aos artistas que aos intelectuais", com a ressalva de que o treinamento universitário é indispensável para a rigidez da pesquisa das fontes.
Mommsen, cujo retrato está na capa do livro, foi um historiador rigoroso, chegando a ocupar a reitoria da Universidade de Berlim. Foi também o primeiro ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, em 1902, com um livro de história, em três volumes, A História de Roma. Na obra, ele traça um perfil marcante de Júlio César. "Arte e ciência se complementam na História. Opor um ao outro é perda de tempo", defende o professor Estevão.
Da editora Contexto, A História Pensada será lançado em Brasília na noite desta quarta-feira, 6 de outubro, no restaurante Carpe Diem da 104 Sul, às 19h.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.
Conheça nosso perfil no Faceboock
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.