Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Arquivos, Direitos Humanos e Acesso à Informação


 
Prezadas/os,

Venho convidá-las/os para a palestra da Dra. Perrine Canavaggio, intitulada "Arquivos, Direitos Humanos e Acesso à Informação", no dia 9 de novembro, às 15.30 hs, no Auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO (Avenida Pasteur, 458, Urca).

Dra. Perrine Canavaggio é Conservadora Geral Honorária do Patrimônio do Ministério da Cultura da França. Foi Chefe do Serviço de Arquivos da Presidência da República de 1974 a 1994 e Diretora Adjunta dos Arquivos da França entre 1995 e 1996.

Ocupou os postos de Secretária-Geral Adjunta do Conselho Internacional de Arquivos (ICA) de 2002 a 2009 e Secretária da Conferencia Internacional Mesa Redonda dos Arquivos (CITRA) de 2000 a 2008. Presidiu, de 2003 a 2008, o grupo de trabalho Arquivos e Direitos Humanos do Conselho Internacional de Arquivos. Desde 1980 publicou diversos artigos sobre arquivos políticos (arquivos presidenciais, de gabinetes ministeriais e de partidos políticos) em diversas revistas internacionais.É coautora com Alexandra Balafrej do estudo para a Unesco, "Vers un droit d'accès à l'information publique au Maroc".

A palestra da Dra. Perrine Canavaggio será em espanhol. Serão debatedores os Professores Dra. Beatriz Kushnir (Diretora do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro) e Dr. João Marcus Figueiredo Assis (Dep. de Estudos e Processos Arquivísticos da UNRIO), ambos do corpo docente do Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos.

Se puderem ajudar-nos a divulgar, agradeço desde já.

José Maria Jardim
Coordenador do Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos

========================

__._,_.___

Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    Arquivo do blog

    Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.