Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

** Crítica literária levou a amadurecimento de Sérgio Buarque

 
Crítica literária levou a amadurecimento de Sérgio Buarque
Embora o historiador Sérgio Buarque de Holanda seja um dos maiores intelectuais do século 20, pouco material analítico e crítico foi produzido sobre seus livros publicados após "Raízes do Brasil", obra de estreia escrita por ele em 1936. Por este motivo, o pesquisador Thiago Lima Nicodemo desenvolveu em sua tese de doutorado um estudo sobre as obras de Sérgio Buarque como crítico literário e historiador da literatura nas décadas de 1940 e 1950.

Crítica literária foi fundamental no processo de amadurecimento do próprio historiador
Segundo Nicodemo, "ler Sérgio Buarque de Holanda vai muito além do livro 'Raízes do Brasil'. Com o passar do tempo seus textos vão se tornando mais especializados,  ao mesmo tempo que contam a história de maneira sensível, atenta ao cotidiano e à mentalidade da sociedade na época." Isso, segundo o pesquisador, pode ser observado em obras como Monções (1945) e Caminhos e Fronteiras (1957), mas também está presente em sua intensa atividade como crítico literário nos anos 1940 e 1950.
Com ênfase em três momentos específicos, a pesquisa se desenvolveu, em um primeiro plano, sobre textos publicados em jornais brasileiros na década de 1940. Na segunda parte, Nicodemo buscou compreender e interpretar os textos produzidos pelo historiador enquanto este foi docente na Univesità de Roma, entre 1952 e 1954. Por fim, uniu a todo este estudo, uma análise sobre a evolução do pensamento de Buarque nos anos 1950.
Dois aspectos, no trabalho, foram significativos: o new criticism e a produção sobre "uma" história colonial brasileira.
New criticism
O new criticism, tema recorrente dos textos jornalísticos do historiador, consiste em uma nova corrente literária das décadas de 1930 e 1940. Difundida nos EUA e na Inglaterra, buscava deixar de lado as opiniões do autor e todo o contexto social, para simplesmente analisar a obra, suas características de estilo, forma e vocabulário.
Sérgio Buarque de Holanda considerava o new criticism como um movimento conservador, preocupado exclusivamente com a estética. Porém, percebeu que este movimento estava inserido no momento histórico e, mesmo sendo contrário a ele, como historiador, não poderia deixar de estudá-lo e mesmo aproveitá-lo em suas análises", comenta o pesquisador, salientando a mudança de opinião do historiador em relação ao movimento.
Sérgio Buarque pode ser considerado o introdutor dessa corrente de interpretação literária no Brasil. Elementos do "new criticism" podem ser encontrados em suas análises da poesia contemporânea brasileira, em seus textos sobre Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, dentre outros.
Uma" história colonial brasileira

A segunda etapa da pesquisa se baseia em textos e anotações em livros feitas pelo historiador enquanto esteve na Università de Roma. O objetivo de sua presença lá era ministrar aulas e palestras que possibilitassem a inserção de uma cátedra sobre Estudos Brasileiros em vários países europeus.
É nesse tempo em que ele, com um amplo aparato de pesquisa, passa a desenvolver textos ainda mais ricos em que tenta formalizar uma identidade nacional.
O pesquisador cita , por exemplo, que ao analisar o ressurgimento do Barroco na década de 1950, em seu livro "Visão do Paraíso", o historiador mostra a necessidade de se formar uma identidade nacional. "O Barroco, na opinião da elite, seria o movimento artístico mais adequado a demonstrar a tradição, riqueza e opulência da sociedade brasileira", ressalta Nicodemo.
"Sérgio Buarque vai muito longe em sua forma de entender a história. Liga, por exemplo, a tradição religiosa europeia a relatos de viajantes e demonstra como a imagem do paraíso foi fundamental para a dominação."
O estudo desenvolvido na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, sob a orientação da professora Raquel Glezer trouxe como lição mais importante, segundo o pesquisador, a ideia de que "a história tem de ser vista por um viés crítico para poder produzir identidades. Por meio dela, podemos nos conhecer melhor, saber como houve a formação de nossa identidade e refletir sobre os dilemas do Brasil hoje".
Mais informações: thiagonicodemo@uol.com.
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Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

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** 1° Curso de Extensão em Defesa Nacional do Nordeste (CEDNN)

 
Prezados,
Em parceria com o Ministério da Defesa, o Laboratório de Estudos de Conflitos do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (Labecon) promoverá no período entre 30 de maio a 03 de junho, o 1° Curso de Extensão em Defesa Nacional do Nordeste (CEDNN), no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe.
Programação:
1º Dia – 30 de maio de 2011 - (segunda-feira – das 14h às 18h):
-Ministro da Defesa Nelson Jobim- Livro Branco de Defesa (sugestão de tema)
-Intervalo 16:00 às 16:20
-Prof.ª Dr.ª Monica Herz (IRI – PUC-Rio) - A Inserção Internacional do Brasil e a Defesa

2º Dia – 31 de maio de 2011 (terça-feira – das 14h às 18h) - Componentes da Defesa
14:00 – Abertura feita pelo Moderador da Mesa
14:10 – Prof. Dr. Manuel Domingos Neto
15:00 – Indicação do MD
15:50 – Intervalo
16:10 – Prof.ª Dr.ª Érica Cristina Alexandre Winand
17:00 – 18:00 – Debates

3º Dia – 1º de junho de 2011 - (quarta-feira – das 14h às 18h) - Aspectos da Estratégia Nacional de Defesa
14:00 – Abertura feita pelo Moderador da Mesa
14:10 – Prof. Dr. Francisco Carlos Teixeira da Silva
15:00 – Indicação do MD
15:50 – Intervalo
16:10 – Indicação do MD
17:00 – 18:00 – Debates

4º Dia – 2 de junho de 2011 - (quinta-feira – das 15h às 19h) - As Forças Armadas e a Segurança Pública
15:00 – Abertura feita pelo Moderador da Mesa
15:10 – Prof. Dr. Eurico de Lima Figueiredo
16:00 – Gen-de-Ex José Elito Carvalho Siqueira – GSI (A Confirmar)
16:50 – Intervalo
17:10 –Prof. Dr. Samuel Alves Soares
18:00 – 19:00 – Debates

5º Dia – 3 de junho de 2011 - (sexta-feira – das 14h às 18h) – Encerramento
Secretário SEPESD ou Diretor DEPEC (A Confirmar)
Prof.ª Dr.ª Tereza Cristina Nascimento França – UFS



O curso será gratuito e fornecerá certificado aos que obtiverem 75% de participação nas 20 horas de sua extensão. O curso limitado a 200 vagas limitadas. As inscrições serão feitas no site: http://cursoextensaodefesaufs.blogspot.com/ e as vagas serão confirmadas por e-mail. A partir do momento que atingirmos a cota as mesmas serão encerradas.
Att,

Tereza Cristina
_________________________________

Profª. Drª. Tereza Cristina Nascimento França 
Doutora em Relações Internacionais (UnB) 
Professora do Núcleo de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (NURI) 
Membro do ramo brasileiro da International Law Association 
Coordenadora de Cooperação Acadêmica de Convênios Internacionais do Núcleo de Relações Internacionais
Coordenadora do LABECON (Laboratório de Estudos de Conflitos e Paz)
Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos 
Av. Marechal Rondon, S/N - Jardim Roza Elze, São Cristóvão/SE, Brasil,~CEP: 49100-000, 
Unidade Departamental do CCSA, Pavimento superior, 
tel:(55) 79-2105-6884 
blog: www.heresnemo.com


"Desde o segredo da vaga cochichado ao ouvido até ao clamor dos turbilhões raivosos, escuto e entendo a voz do mar que é a História." Domício da Gama



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José Miguel Arias Neto
Secretário ABED

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** I Simpósio Nacional de Musicologia e III Encontro de Musicologia Histórica

 
             Prezados colegas,
             Lembro, atendendo a pedidos, que o I Simpósio Nacional de Musicologia e o III Encontro de Musicologia Histórica, a serem realizados  no próximo mês em Pirenópolis (GO), estão recebendo até hoje o resumo para a apresentação de comunicações durante o evento promovido pela Universidade Federal de Goiás e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seguem todas as informações transmitidas pelos organizadores, bem como a programação preliminar estabelecida.
              Abraços.
              Adalberto Paranhos
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I SIMPÓSIO NACIONAL DE MUSICOLOGIA
Escola de Música e Artes Cênicas da UFG
III ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA
Centro de Estudos de Musicologia e Educação Musical da UFRJ
Pirenópolis, GO – 11 a 13 de maio de 2011
Realização: Programa de Pós-Graduação em Música da EMAC-UFG/ Núcleo de Estudos
Musicológicos da EMAC/UFG e Centro de Estudos de Musicologia e Educação Musical da UFRJ
Local: Pirenópolis, GO – Auditório da UEG e Theatro de Pyrenópolis
Informações sobre inscrições para ouvintes em breve no site www.musica.ufg.br
E-mail para submissões: musicologiapirenopolis2011@gmail.com
DATAS IMPORTANTES
Período de submissão de resumos: 28 mar a 08 abr 2011
Divulgação dos resumos aceitos: 22 abr 2011
Data para envio da versão final do trabalho completo para os anais: 05 mai 2011
Divulgação dos horários das comunicações: 07 mai 2011
EXPEDIENTE:
Comissão Organizadora:
Dra. Ana Guiomar Rêgo Souza (UFG) - Presidente
Dra. Vanda Freire (UFRJ) - Presidente
Dra. Harlei Elbert (UFRJ)
Dra. Magda de Miranda Clímaco (UFG)
Ms. Maria Lúcia Mascarenhas Roriz (UFG)
Ms. Flávia Maria Cruvinel (UFG)
Ms. Othaniel Pereira de Alcântara Júnior (UFG)
Ms. Silvana Rodrigues Andrade (UFG)
Comissão Científica:
Dra. Sônia Ray (UFG) - Presidente
Dr. Anselmo Guerra de Almeida (UFG)
Dr. Flávio de Carvalho (UFU)
Dr. Marcelo Fagerlande (UFRJ)
Dra. Fernanda Albernaz do Nascimento (UFG)
Dr. Werner Aguiar (UFG)
Comissão Artística:
Ms. Consuelo Quireze Rosa (UFG) - Presidente
Dr. Ângelo Dias (UFG)
Dr. Carlos Henrique Costa (UFG)
Ms. Davi Castelo (UFG)
Dra. Marília Álvares (UFG)
Ms. Matheus Bertone da Silva (UFG)
Ms. Rosi Cândida Martins (UFG)
Dra. Urânia A. S.Maia de Oliveira (UFG)
Ms. Vanessa Bertoline (UFG)
NORMAS PARA ENVIO DOS RESUMOS
CHAMADA DE TRABALHOS
Período de submissão de resumos: 28 mar a 08 abr 2011
Divulgação dos resumos aceitos: 22 abr 2011
Data para envio da versão final do trabalho completo para os anais: 05 mai 2011
Divulgação dos horários das comunicações: 07 mai 2011
I - Informações gerais:
1. Os resumos devem ser enviados para uma das temáticas abaixo:
A- Novos Caminhos para a Pesquisa em Música e História
B- Música, Cultura e Sociedade na Visão do Musicólogo Contemporâneo
C- Abordagens Contemporâneas do Trabalho Musicológico com Arquivos e Edições
D- Musicologia e Performance Musical: práticas e abordagens musicais em diferentes contextos
E- Música em Goiás (Séc. XVIII a início do XX)
2. Somente serão consideradas propostas que abordem uma das temáticas acima.
3. O texto deve ser inédito (não publicado, não em processo de publicação, não apresentado em
outros eventos).
4. A língua oficial do evento é o português, porém serão aceitos também trabalhos em espanhol e
inglês.
5. Os arquivos não devem ultrapassar a dimensão de 10 MB.
6. A aprovação dos trabalhos é de inteira responsabilidade do Conselho Científico, ouvidos o
Conselho Executivo e os consultores ad-hoc.
7. Autores e co-autores devem se isncrever no evento até a data da submissão final do trabalho
(05 mai 2011) a fim de que sua participação seja incluida na programação e seu trabalho
incluído nos anais;
II – Submissão do resumo
1. A proposta deve trazer no alto da página as seguintes informações:
(fonte Times New Romam tamanho 10, espaço simples, justificado à esquerda)
Nome
e-mail
telefones
Instituição de origem (se alguma)
Atuação profissional
Temática escolhida
2 – Normas para submissão do Resumo (300-500 palavras + referências)
1. Título
2. Palavras-chave (até 5)
3. Contextualização do problema e justificativa
4. Objetivos da proposta
5. Fundamentação Teórico-Metodológica utilizada
6. Principais conclusões (ou resultados seguidos das principais conclusões)
7. Referências (apenas aquelas citadas no corpo do resumo)
8. Pede-se para se omitir auto-citações no corpo do texto e nas referências na versão de
submissão para garantir avaliação em caráter anônimo. (as mesmas devem ser revistas e
inseridas após aprovação)
3. As propostas devem ser enviadas exclusivamente pelo e-mail:
musicologiapirenopolis2011@gmail.com
III – Avaliação dos Resumos (Ficha do parecerista)
Título do Resumo avaliado:
Avaliador: Telefone: ( )
Pelo menos dois pareceristas avaliarão cada submissão e pontuarão cada item abaixo de 1 a 5, sendo:
1= insatisfatório; 2= razoável; 3= satisfatório; 4= muito bom e 5=excelente.
Pontuação de corte = 12 Pontos
1. Importância da proposta (item de desempate, caso necessário) = pontuação do item ( )
Questões a serem avaliadas neste item: se o texto é atual; se o assunto é relevante; se o texto traz
contribuição para o avanço do conhecimento na área de músicologia; se há relação com a temática escolhida.
2. Título, palavras-chave e resumo = pontuação do item ( )
Questões a serem avaliadas neste item: se o Título (e/ou subtítulo) é claro e explicita os objetivos do texto;
se as palavras-chave são indicadores adequados; se o resumo apresenta com clareza cada parte solicitada;
3. Conteúdo = pontuação do item ( )
Questões a serem avaliadas neste item: se existe clareza na exposição e argumentação das idéias; se os
objetivos estão coerentes com as conclusões (ou resultados);
4. Referências = pontuação do item ( )
Questões a serem avaliadas neste item: se as referências estão inseridas no final e citadas no resumo; Se as
citações são adequadas; se seguem as normas divulgadas na chamada do evento.
PONTUAÇÃO FINAL ( )
Comentário suscinto (obrigatório para pontuação igual ou inferior a 11):
O texto que obtiver 11 pontos ou menos estará recusado. Assim, justificamos a obrigatoriedade de um
comentário para sustentar a decisão do parecerista.
OBS: Trabalhos aprovados com pontuação igual ou superior a 12 pontos poderão ter comentários no parecer
indicando (se houver) problemas e/ou considerações observados pelo parecerista durante a
avaliação.Trabalhos com um aceite e uma recusa serão enviados a um terceiro parecerista para desempate.
IV– Corpo do trabalho Final (versão completa após aprovação)
O trabalho deve seguir as etapas e recomendações descritas abaixo:
1. Quanto à formatação, a submissão deverá ser apresentada com o título (Times New Roman
14, negrito centralizado), nome do autor (Times New Roman 12, itálico, alinhamento à direita), um
resumo do trabalho com cerca de 6 linhas (Times New Roman 10, espaço simples, justificado) e até cinco
palavras-chave (Times New Roman 10), seguido de sua tradução conforme explicado no item 2. O
texto deve ser escrito em fonte Times New Roman tamanho 12, alinhamento justificado, sem
indexação, espaço 1,5 e recuo de primeira linha de parágrafo de 2 cm. Caso o artigo se subdivida
em seções, os títulos das mesmas deverão ser em negrito, fonte Times New Roman 12. A página
deve ser configurada em tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm,
2. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados no início do texto na língua
utilizada no artigo. Para os trabalhos em português ou espanhol, após estes itens deve-se incluir a
tradução dos mesmos em inglês; para os trabalhos em inglês, estes itens devem ser traduzidos para
o português.
3. A submissão deverá ter até 8 páginas (incluindo título, resumo, palavras-chave e respectivas
traduções, notas, referências, ilustrações, exemplos musicais, figuras, tabelas, etc.). OBS:
Ilustrações, exemplos musicais, figuras e tabelas não devem ultrapassar o espaço equivalente a 25%
do texto final. Textos que excedam o tamanho máximo de 8 páginas não serão aceitos pelo
Conselho Científico para avaliação.
4. Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser inseridos no texto como
figura, em gradações de preto (formato .tif ou .jpg em 300 dpi, lembrando que o arquivo máximo
não deve ultrapassar 10 MB), numerados e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa de no
máximo 3 linhas quando necessário (Times New Roman 10, espaço simples, inserida sob a ilustração). As
iniciais dos nomes das notas musicais deverão vir sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi etc.). Para
símbolos específicos como sustenido, bemol e bequadro poderá ser utilizada a fonte BACH. Você
pode fazer o download da fonte na seguinte URL: http://www.mu.qub.ac.uk/tomita/bachfont
5. As notas de rodapé devem ser incluídas apenas para informações complementares e comentários,
em fonte tamanho 10 com espaçamento simples.
6. Citações com até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto (entre aspas, Times New
Roman 12). As citações com mais de três linhas devem vir separadas como parágrafo e com recuo
de 4 cm à esquerda (sem aspas, fonte Times New Roman tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado).
7. Para a formatação das citações e referências, vide o modelo disponível usa do na Revista Música
Hodie (site: www.musicahodie.mus.br)
9. As normas de editoração que não estiverem previstas acima devem estar de acordo com as
normas vigentes da ABNT.
V -PROGRAMAÇÃO
(sujeita a pequenas alterações)
QUARTA, 11 maio 2011:
09h00min - ABERTURA
10h00min – MESA Redonda: "Diálogos entre Razão e Sensibilidade: novos caminhos para a
pesquisa em Música e História"
Dr. Paulo Castagna (UNESP)
Dra. Thereza Negrão (UnB)
Mediadora: Dra. Vanda Freire
12h00 - Almoço
14h00 – MESA Redonda: Música, Cultura e Sociedade
Dr. Antônio Augusto (UFRJ
Dra. Magda de Miranda Clímaco (UFG)
Mediadora: Dra. Fernanda Albernaz do Nascimento (UFG)
16h30 às 18h30 - COMUNICAÇÕES
20h00 –"A Loteria do Diabo" – Comédia Mágica em Três Atos. Theatro de Pyrenópolis
QUINTA, 12 maio 2011:
08h00 - COMUNICAÇÕES
10h00 - MESA Redonda: "Teatro Musical no Brasil"
Dra. Vanda Bellard Freire (UFRJ) – Mágicas no Brasil e em Portugal, sucesso de
bilheteria: "A Loteria do Diabo"
Ms. Maria Lúcia Mascarenhas Roriz (UFG) - Óperas do Judeu em Pirenópolis
Mediadora: Dra. Glacy Antunes de Oliveira (UFG)
12h00 – Almoço
14h00 – MESA Redonda: "O Trabalho Musicológico com Arquivos e Edições: abordagens
contemporâneas".
Dr. Adeilton Bairral (CBM)
Dra. Beatriz Duarte P. de Magalhães Castro (UnB)
Mediadora: Dra. Márcia Taborda (UFRJ)
16h00 às 18h00 - COMUNICAÇÕES
20h00 – Recital: "Música Sacra em Goiás" - Matriz Nossa Senhora do Rosário
SEXTA, 13 maio 2011:
08h00 – COMUNICAÇÕES
10h00 - MESA Redonda: "Música em Goiás (Séc. XVIII a início do XX)"
Dr. Ângelo Dias (UFG)
Dra. Ana Guiomar Rêgo Souza (UFG)
Dr. Marshal Gaioso (IFG)
Mediador: Dr. Flávio Carvalho (UFU)
12h30 – Almoço
14h00 – MESA Redonda: "Músicas e práticas musicais em diferentes espaços sociais"
Dr. Adalberto Paranhos (UFU)
Dr. Avelino Romeiro (UNIRIO)
Mediadora: Dra. Harlei Elbert (UFRJ)
16h30 às 18h30 – MESA Redonda: "Musicologia e Performance"
Dra. Glacy Antunes de Oliveira (UFG)
Dra. Sônia Ray (UFG)
Dra. Lilliana Margareta Bizibeche (Universidade de Évora)
Mediador: Ms. Davi Castelo (UFG)
20h30 – Recital: "Arias de Antônio José da Silva – o Judeu" Theatro de Pyrenópolis
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** DUAS VAGAS PARA HISTORIADORES NO CONCURSO DA MARINHA DO BRASIL [1 Anexo]

 

Prezados
Há duas vagas para historiadores no concurso para o quadro técnico do Corpo Auxiliar da Marinha do Brasil
Vejam edital em anexo.
abs
Miguel

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** Palestra "Exército Brasileiro: a Estratégia Braço Forte e o Sistema Integrado de Vigilância de Fronteiras"

 
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Prezados,

Peço, por gentileza, auxílio na divulgação do evento abaixo (haverá transmissão pela internet atravé do site do iptv.usp.br).



Grato,




PALESTRA:
"Exército Brasileiro: a Estratégia Braço Forte e o Sistema Integrado de Vigilância de Fronteiras"
General-de-Divisão Eduardo Dias da Costa Villas Bôas

11 de abril, segunda-feira, das 11h às 12h30

LOCAL:
Universidade de São Paulo (USP)
Auditório do Depto. de Engenharia de Produção da POLI-USP, sala D2-015 - térreo
Av. Prof. Almeida Prado, Travessa 2, 128

Não há necessidade de inscrições
















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José Miguel Arias Neto
Secretário ABED



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José Miguel Arias Neto
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