Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

sábado, 2 de outubro de 2010

** Livros falados gratuitos para deficientes visuais e idosos com dificuldade de leitura

 




AUDIOTECA SAL E LUZ

Divulguem por favor.
Não precisam de dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO


Procure o site
http://www.audioteca.org.br/catalogo.htm
e veja os nomes dos livros falados disponiveis .


Caros amigos,
Venho por meio deste e-mail divulgar o trabalho maravilhoso que é realizado na Audioteca Sal e Luz e corre o risco de acabar. A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros). Mas o que seria isto? São livros que alcançam cegos e deficientes visuais, (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada) de forma totalmente gratuita. Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.

E agora, você está se perguntando
: O que eu tenho a ver com isso? É simples. Nos ajude divulgando. Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do nosso trabalho. DIVULGUE! Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125- Centro. RJ. Não precisa ser morador do Rio de Janeiro.

A outra opção, foi uma alternativa que se criou face a dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade.
Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios
.

A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, se não ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura. Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros...

Ajudem-nos, Divulguem!
Atenciosamente,

Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz
Rua Primeiro de Março, 125- 7o
Andar.Centro- RJ. CEP 20010-000
Fone: (21) 2233-8007


Horário de atendimento: 08:00 às 16:00 horas

http://audioteca.org.br/noticias.htm




 
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

__,_._,___

** VI SIMPÓSIO NACIONAL ESTADO E PODER: CULTURA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

 


VI SIMPÓSIO NACIONAL ESTADO E PODER: CULTURA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


Inscrições e informações no Site:

http://www.6simposioestadoepoder.com.br/index.htm  

DHI-UFS (79) 21056740
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

** LANÇAMENTO

O Dia em que Adiaram o Carnaval: Política Externa e a Construção do BrasilSão Paulo: Editora da UNESP, 2010.

      Do historiador e diplomata Luís Cláudio Villafañe G. Santos, autor de "O Império e as Repúblicas do Pacífico" (2002) e "O Brasil entre a América e a Europa" (2004).

                          

SINOPSE: 
  A transcendência da morte de Rio Branco não escapou a seus contemporâneos. Uma rápida consulta aos jornais da época deixa clara essa percepção. Na edição vespertina daquele mesmo 10 de fevereiro de 1912, o diário A República assinalou: ?Nenhum brasileiro atingiu mais alto o culto da veneração popular. O Barão do Rio Branco era verdadeiramente um patrimônio nacional. A nação que o amou em vida há de idolatrar-lhe reverentemente a sua venerada memória?. A Gazeta de Notícias (11/02/1912), por sua vez, comentou que ?Dizer doBarão do Rio Branco uma rápida impressão de dor, de luto, de lágrimas, quando o país inteiro soluça é bem difícil. E sua obra foi enorme e grandiosa?.
    Nem os festejos de Momo escapariam do choque trazido pela perda de quem já em vida era considerado um herói nacional. O sábado seguinte ao passamento do Barão, dia 17 de fevereiro, seria carnaval. Seria, porque o carnaval em 1912 acabou adiado para abril. O governo determinou que, em virtude do luto nacional, os festejos fossem transferidos para o período de 6 a 10 de abril. A força do mito criado em torno de José Maria da Silva Paranhos Júnior como construtor na nacionalidade, sua identificação com ?uma certa idéia de Brasil?, merece reflexão. Trata-se de um caso único, de um diplomata que surge como referência para a construção da nação, um ?fundador? da nacionalidade deslocado no tempo. Quando de sua morte, o Brasil já contava com quase noventa anos de vida independente. Já havia sido governado por imperadores, regentes e presidentes. Ainda assim, Rio Branco passou a disputar espaço importante na memória e no imaginário como um dos formadores da nação brasileira.
    O fato de Juca Paranhos estar indubitavelmente no panteão dos santos do nosso nacionalismo certamente revelará algo do processo de construção da identidade brasileira, uma discussão que já conta com uma longa e respeitável tradição intelectual. São muitas as perspectivas e premissas que animam esse debate. A nação brasileira foi construída pela literatura, pela historiografia, pelas ciências sociais e pelas grandes explicações multidisciplinares dos ?intérpretes do Brasil?. Vários são os enfoques e os recortes possíveis. Aqui, trilharemos um caminho ainda pouco explorado: a construção da idéia de Brasil, da nação e da nacionalidade brasileiras a partir da política externa do país.
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

** Informe ANPUH - edição 10, ano 2

Informativo ANPUH

1. Simpósio Nacional de História – São Paulo/2011.
Em reunião que contou com a presença da Vice-Presidente e a Tesoureira da ANPUH Nacional, professoras Raquel Glezer e Marisa Daecto e com a Presidente da Seção São Paulo, professora Sylvia Basseto, foi definido o calendário de preparação do próximo Simpósio Nacional. Pedimos que todos os sócios prestem atenção nas datas e que divulguem este calendário:
XXVI SIMPÓSIO NACIONAL HISTÓRIA
ANPUH 50 anos
São Paulo (USP-Campus Butantã)
17 a 23 de julho de 2011
CRONOGRAMA
01 de novembro a 1 de dezembro de 2010Inscrições de propostas de Seminários Temáticos.
Inscrições de propostas de Minicursos.
9 de dezembro de 2010
Reunião da Comissão Científica preliminar (Diretoria Nacional e ANPUH - SP) para avaliação das propostas de Seminários Temáticos e de Cursos, sugerindo junções ou desdobramentos.
Indicação de conferencistas nacionais.
Confirmação de conferencistas estrangeiros.
10 de dezembro de 2010Reunião com Regionais para avaliar decisões da Comissão Científica preliminar.
13 de dezembro de 2010
Divulgação dos Simpósios Temáticos e Minicursos aprovados
01 de janeiro a 21 de março de 2011
Inscrições de trabalhos nos Simpósios Temáticos aprovados.
Envio de propostas de mesas redondas
01 de janeiro a 30 de junhoInscrições prévias nos Minicursos.
22 a 31 de março de 2011
Avaliação e seleção dos trabalhos inscritos nos Simpósios Temáticos, feitas pelos coordenadores (com eventuais sugestões de remanejamentos ou junções, lembrando que os coordenadores poderão acompanhar diariamente as inscrições).
01 a 11 de abril de 2011Envio pelos coordenadores da programação de trabalhos nos Simpósios Temáticos, já considerados os remanejamentos (considerando as segundas e terceiras opções).
14 de abril de 2011
Reunião da Comissão Científica (Diretoria Nacional e ANPUH-SP, para definir mesas e resolver eventuais pendências)
15 de abril de 2011
Reunião com Regionais para fechar programação.
1º de maio a 11 de julho de 2011
Inscrições de ouvintes.
2.Revista Brasileira de História.
RBH 60 – Dossiê: História, Educação e Interdisciplinaridade; com ênfase em pesquisas sobre as relações entre história e ciências sociais; diluição de fronteiras; o ENEM e a criação da área de humanidades; o lugar da história nas sociedades contemporâneas.
Prazo máximo: 20 de outubro de 2010.

RBH 61 – Dossiê: Comemorações; com ênfase em pesquisas sobre locais de memória; festas, civismo e movimentos sociais; etnicidade e paisagem.
Prazo máximo: 31 de março de 2011

Atenção! A Revista Brasileira de História informa a troca dos dois próximos Dossiês: a RBH 60, nossa próxima edição, tem agora como Dossiê História, Educação e Interdisciplinaridade; com ênfase em pesquisas sobre as relações entre história e ciências sociais; diluição de fronteiras; o ENEM e a criação da área de humanidades; o lugar da história nas sociedades contemporâneas. O prazo máximo para submissão de artigos também foi alterado em decorrência desta troca: 20 de outubro de 2010.
Já a RBH 61 terá como Dossiê Comemorações; com ênfase em pesquisas sobre locais de memória; festas, civismo e movimentos sociais; etnicidade e paisagem. O prazo máximo para submissão de artigos é até 31 de março de 2011.
Pedimos desculpas por essa troca súbita de Dossiês. Quaisquer dúvidas, sugestões ou reclamações devem ser encaminhadas para: rbh@usp.br.

3. Assessoria Jurídica.
Continuando o processo de organização administrativa da entidade foi celebrado um contrato de assessoria jurídica com a CFLA Advogados, escritório de advocacia sediado em São Paulo, que prevê a prestação de serviços advocatícios para nossa entidade sempre que se fizer necessário. O contrato prevê que só haverá pagamento dos serviços do referido escritório quando seus serviços forem efetivamente utilizados. Este escritório está à disposição das Seções Regionais ou dos sócios da entidade, mas as tratativas sobre os serviços a serem prestados e sobre os honorários a serem pagos, nestes casos, ficará a cargo do interessado. Para quem quiser conhecer melhor que tipo de serviços este escritório pode prestar, seu sítio na internet tem o endereço www.cfla.com.br.

4. Comissão Nacional de Incentivo a Cultura (CNIC).
Depois de muito trabalho e muito empenho por parte do secretário da entidade Pablo Serrano e da colaboração de várias Seções Regionais, a ANPUH conseguiu preparar toda a documentação e se candidatar a ser membro do Conselho Nacional de Incentivo a Cultura (CNIC) do Ministério da Cultura, para o biênio 2011/2012. A ANPUH se candidatou na condição de representante da sociedade civil organizada, como entidade de caráter associativo de âmbito nacional representativa do setor cultural. As inscrições se encerraram no dia 20 de agosto de 2010, mas estivemos até recentemente dando conta da grande quantidade de documentos exigidos. A divulgação do resultado com o nome das entidades escolhidas sairá no dia 05 de outubro.

5. Segunda Secretaria - Fórum de Graduação.
As atas dos encontros regionais dos Fóruns de Graduação estão sendo disponibilizadas na página da ANPUH conforme as estamos recebendo. Para conhecer os debates nos estados, acesse a página da ANPUH, guia Documentos, link para o Fórum de Graduação. Aos que estiveram presentes nessas reuniões, agradecemos as leituras e indicação de eventuais correções.

6. Encontros Regionais.
O Presidente da ANPUH Nacional professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior fez a conferência de abertura do IV Encontro Estadual de História do Rio Grande do Norte, promovido pela ANPUH/RN no dia 16 de agosto de 2010, na cidade do Natal. No dia 27 de agosto de 2010 proferiu a conferência de encerramento do VIII Encontro Estadual de História de Pernambuco, promovido pela ANPUH/PE, na cidade do Recife. No dia 06 de setembro de 2010 proferiu a conferência de abertura do XX Encontro Estadual de História de São Paulo, promovido pela ANPUH/SP, na cidade de Franca.

7.Fórum de Pós Graduação.
O XLIV Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação em História será realizado nos dias 28 e 29 de outubro na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

8.Julgamento do I Prêmio Manoel Luiz Salgado de Guimarães.
A Comissão Avaliadora composta pelos professores: Dra. Júnia Ferreira Furtado/ UFMG (Presidente); Dra. Carla Brandalise/ UFRGS; Dr. Estevão Chaves de Rezende Martins/ UNB; Dr. Fernando Tadeu de Miranda Borges/ UFMT; Dr. Frederico de Castro Neves/ UFC; Dra. Laura de Mello e Souza/ USP; Dra. Christiane Maria Cruz de Souza / UFBA; Dra. Maria Clementina Pereira da Cunha/ UNICAMP; Dra. Marieta de Moraes Ferreira/ UFRJ; Dra. Patrícia Maria de Melo Sampaio/ UFAM; Dr. Raimundo de Alencar Arraes/ UFRN; Dra. Tânia Regina de Luca/ UNESP, já confirmou presença na reunião do dia 8 de dezembro de 2010 na sede de nossa Associação, onde o julgamento será realizado e divulgado no dia seguinte.

9.Resposta do Ministério da Educação.
Em agosto deste ano enviamos carta ao Ministério da Educação, da Casa Civil e da Defesa pedindo esclarecimentos sobre o conteúdo de livros didáticos adotados pelas escolas Militares onde a história do golpe de Estado de 1964 e o posterior período de ditadura militar são não só justificados e legitimados, como para que isso ocorra o material didático utilizado distorce propositadamente os fatos ocorridos naquele período.
Neste mês, recebemos nossa primeira resposta do Ministério da Educação. O assunto da carta: Material didático adotado pelas escolas militares. Reproduzo-a abaixo:
"Senhor Presidente,
Ccomunicamos que a correspondência encaminhada por Vossa Senhoria ao Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Educação, registrado no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sob o número FNDE/DOCUMENTA/SEPRO 173393/2010-1, foi direcionada à Secretaria de Educação Básica - SEB/MEC, conforme ofício n°. /2010/CGPLI/DIRAE/FNDE/MEC, de /09, cópia anexa, por tratar-se de assunto afeto àquela Secretaria.
Atenciosamente, Sônia Schwartz - Coordenadora-Geral dos Programas do Livro.”
SELEÇÃO 2011 - MESTRADO
Instituição: Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Inscrições: até 07/10/2010
Mais informações

PROFESSOR ADJUNTO - HISTÓRIA ECONÔMICA
Instituição: Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Inscrições: até 08/10/2010
Mais informações

HISTÓRIA - MESTRADO E DOUTORADO
Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Inscrições: até 15/10/2010
Mais informações

MESTRADO EM 2011
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Inscrições: até 15/10/2010
Mais informações

MESTRADO EM HISTÓRIA
Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Inscrições: até 15/10/2010
Mais informações

PROFESSOR DE HISTÓRIA DA AMÉRICA I, II E III E DE HISTÓRIA DA ÁFRICA I E II
Instituição: Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)
Inscrições: até 20/10/2010
Mais informações

MESTRADO EM HISTÓRIA SOCIAL
Instituição: Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Inscrições: até 29/10/2010
Mais informações
FLORESTAN FERNANDES: INTERLÚDIO (1969-1983)
Autora: Lidiane Soares Rodrigues
Editora: Hucitec
Mais informações
O CÓDIGO MORSE: ENSAIOS SOBRE RICHARD MORSE
Organizadores: Beatriz H. Domingues e Peter L. Blasenheim
Editora: Universidade Federal de Minas Gerais
Mais informações
O HOLOCAUSTO: UMA HISTÓRIA DOS JUDEUS DA EUROPA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Autor: Martin Gilbert
Editora: Hucitec
Mais informações
RECONSTRUINDO CAJUEIRO SECO - ARQUITETURA, POLÍTICA SOCIAL E CULTURA POPULAR EM PERNAMBUCO (1960-64)
Autor: Diego Beja Inglez de Souza
Editora: Annablume
Mais informações
RAUL POMPEIA
Autor: Rubens Arantes Corrêa
Editora: Ícone Editora
Mais informações
D. PEDRO II E O JORNALISTA KOSERITZ
Autoras: Regina Gonçalves e Regis Lima de Almeida Rosa
Editora: Viajante do Tempo
Mais informações
MANOEL BOMFIM E A AMÉRICA LATINA: A DIALÉTICA ENTRE O PASSADO E O PRESENTE
Organizadores: José Vieira da Cruz e Antônio Bittencourt Jr.
Editora: Diário Oficial de Sergipe
Mais informações
IMBECILLITAS: AS BEM-AVENTURANÇAS DA INFERIORIDADE NAS SOCIEDADES DE ANTIGO REGIME
Autor: Antonio Manuel Hespanha
Editora: Annablume
Mais informações
ONTOLOGIA DA VIOLENCIA: O ENIGMA DA CRUELDADE
Autores: Alexandre Marques Cabral, Jonas Rezende e Aguinaldo de Bastos
Editora: Mauad X
Mais informações
UM SÓ CORPO, UMA SÓ CARNE: CASAMENTO, COTIDIANO E MESTIÇAGEM NO RECIFE COLONIAL (1790-1800)
Autor: Gian Carlo de Melo Silva
Editora: Universidade Federal de Pernambuco
Mais informações
OS INDÍGENAS E OS PROCESSOS DE CONQUISTA DOS SERTÕES DE MINAS GERAIS (1767-1813)
Autor: Adriano Toledo Paiva
Editora: Argvmentvm
Mais informações
AMÉRICA DO SUL-PATRIMÔNIO DE ORIGEM PORTUGUESA NO MUNDO: ARQUITETURA E URBANISMO
Organizador: José Matoso
Editora: Fundação Calouste Gulbenkian
Mais informações
RIO DE JANEIRO: CAPITAL DO IMPÉRIO PORTUGUÊS (1808-1821)
Organizador: Jorge Couto
Editora: Fundação Calouste Gulbenkian
Mais informações
DIÁLOGOS CRUZADOS: RELIGIÃO, HISTÓRIA E CONSTRUÇÃO SOCIAL
Autor: Mauro Passos
Editora: Argvmentvm
Mais informações
REGIÃO: ESPAÇO, LINGUAGEM E PODER
Organizadores: Jean Rodrigues, Liliane Freitag e Milton Stanczyk Filho
Editora: Alameda
Mais informações
O MILITAR E A CIÊNCIA NO BRASIL
Autor: Manuel Domingos Neto
Editora: Gramma
Mais informações

VI ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE: HISTÓRIA DA ARTE E SUAS FRONTEIRAS (novo)
Data: 01 a 18 de outubro de 2010
Local: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Mais informações

II SEMINÁRIO DA REVISTA DE TEORIA DA HISTÓRIA (novo)
Data: 04 e 05 de outubro de 2010
Local: Universidade Federal de Goiás - Campus Samambaia (UFG)
Mais informações

Iº SEMINÁRIO REPRESENTAÇÕES, PODER E PRÁTICAS DISCURSIVAS (novo)
Data: 05 a 07 de outubro de 2010
Local: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Campus Nova Iguaçu (UFRRJ)
Mais informações

XII ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-PR: REGIÕES, IMIGRAÇÕES, IDENTIDADES
Data: 09 a 12 de outubro de 2010
Local: Universidade Estadual do Centro-Oeste - Campus de Irati (UNICENTRO/Irati)
Mais informações

IV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-PI: MEMÓRIA, CULTURA E IDENTIDADE
Data: 11 a 15 de outubro de 2010
Local: Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Mais informações

CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL
Data: 11 a 15 de outubro de 2010
Local: Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Mais informações

V FÓRUM DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA E XVI SEMANA DE HISTÓRIA
Data: 13 a 15 de outubro de 2010
Local: Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Mais informações

VI SIMPÓSIO NACIONAL ESTADO E PODER: CULTURA
Data: 18 a 21 de outubro de 2010
Local: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Mais informações

II COLÓQUIO INTERNACIONAL: FONTES HISTÓRICAS, ENSINO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Data: 18 a 22 de outubro de 2010
Local: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Mais informações

V SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA E II SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA & SOCIEDADE
Data: 18 a 22 de outubro 2010
Local: Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
Mais informações

IV CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA
Data: 19 a 22 de outubro de 2010
Local: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Mais informações

III ENCONTRO NACIONAL DO GT HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES - ANPUH
Data: 20 a 22 de outubro de 2010
Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Mais informações

XII SIMPÓSIO INTERNACIONAL IHU-A EXPERIÊNCIA MISSIONEIRA: TERRITÓRIO, CULTURA E IDENTIDADE
Data: 25 a 28 de outubro de 2010
Local: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Mais informações

IV SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL
Data: 27 a 29 de outubro de 2010
Local: Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Mais informações

CIENCIAS, TECNOLOGÍAS Y HUMANIDADES. DIÁLOGO ENTRE LAS DISCIPLINAS DEL CONOCIMIENTO. MIRANDO AL FUTURO DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE
Data: 29 de outubro a 01 de novembro de 2010
Local: Universidad de Santiago de Chile (USACH)
Mais informações

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CARIBENHOS: TERRITORIALIDADES E INFLUÊNCIAS AFRO-CARIBENHAS NAS AMÉRICAS
Data: 03 a 06 de novembro 2010
Local: Universidade Federal do Maranhão - Campus do Bacanga (UFMA/Bacanga)
Mais informações

VIII ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-ES: HISTÓRIA POLÍTICA EM DEBATE - LINGUAGENS, CONCEITOS, IDEOLOGIAS (novo)
Data: 08 a 11 de novembro de 2010
Local: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Mais informações

V SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL: LER E VER - PAISAGENS SUBJETIVAS, PAISAGENS SOCIAIS
Data: 08 a 12 de novembro de 2010
Local: Universidade de Brasília (UnB)
Mais informações

XIII SIMPÓSIO PROCESSO CIVILIZADOR
Data: 9 a 12 de novembro de 2010
Local: Universidad Nacional de Colombia (UNAL)
Mais informações

IV SEMINÁRIO EDUCAÇÃO, RELAÇÕES RACIAIS E MULTICULTURALISMO
Data: 10 a 12 de novembro de 2010
Local: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Mais informações

12º SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA E 7º CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA
Data: 12 a 15 de novembro de 2010
Local: Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Mais informações

II ENCONTRO DE HISTÓRIA DO IMPÉRIO BRASILEIRO: CULTURAS E SOCIABILIDADES: POLÍTICAS, DIVERSIDADES, IDENTIDADES E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Data: 14 a 18 de novembro de 2010
Local: Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Mais informações

IV COLÓQUIO DE HISTÓRIA: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES SOBRE HISTÓRIA DA SEXUALIDADE (novo)
Data: 16 a 19 de novembro de 2010
Local: Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
Mais informações

II JORNADAS INTERNACIONALES DE PROBLEMAS LATINOAMERICANOS - MOVIMIENTOS SOCIALES, PROCESOS POLÍTICOS Y CONFLICTO SOCIAL: ESCENARIOS DE DISPUTA
Data: 18 a 20 de novembro de 2010
Local: Universidad Nacional de Córdoba (UNC)
Mais informações

III SEMINÁRIO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS EM HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES
Data: 22 a 26 de novembro de 2010
Local: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Mais informações

IV SIMPÓSIO DE POLÍTICA E CULTURA: DIÁLOGOS E INTERFACES (novo)
Data: 01 a 03 de dezembro de 2010
Local: Universidade Severino Sombra - Campus Vassouras (USS)
Mais informações
REVISTACPC
Tema: Patrimônio cultural
Prazo: 10/2010
Site

REVISTA COMMUNICARE
Tema: O Brasil e os meios de comunicação na sucessão presidencial 2010
Prazo: 05/10/2010
Site

REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE E ARQUEOLOGIA (novo)Tema: Acesse o site.
Prazo: 08/10/2010
Site

REVISTA HISTÓRIA & LUTA DE CLASSES
Tema: Violência e Criminalização
Prazo: 30/10/2010
Site

REVISTA HISTÓRIA (novo)Tema: Punição e Controle.
Prazo: 31/10/2010
Site

REVISTA DE TEORIA DA HISTÓRIA (novo)Tema: Acesse o site.
Prazo: 06/11/2010
Site

REVISTA ART@LOGIE (novo)Tema: Brasil : questões sobre o modernismo.
Prazo: 15/11/2010
Site

REVISTA EMBLEMAS (novo)Tema: Juventude, História e Sociedade.
Prazo: 17/12/2010
Site

REVISTA ESTUDOS HISTÓRICOS FGV
Tema: Espaço. Deslocamentos - N°47 (01/2011)
Prazo: 31/12/2010
Site

REVISTA NUPEM
Temas: Acesse o sitePrazo da 2ª chamada: 12/02/2011
Site
REVISTA ANTÍTESES (novo)Tema: Humor gráfico: representações e usos.
Prazo: 28/02/2011
Site

REVISTA TEMPO E ARGUMENTO (novo)Tema: Cidades e bens Culturais.
Prazo: 28/02/2011
Site

REVISTA TEMPOS HISTÓRICOS
Tema: História, cinema e música
Prazo: 10/03/2011
Tema: História e natureza
Prazo: 10/08/2011
Site

REVISTA HISTÓRIA & PERSPECTIVAS
Tema: História e Literatura
Prazo: 14/03/2011
Site

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA
Tema: História, Educação e Interdisciplinaridade; com ênfase em pesquisas sobre as relações entre história e ciências sociais ; diluição de fronteiras; o Enem e a criação da área de humanidades, o lugar da história nas sociedades contemporâneas.
Prazo: 31/03/2011
Site

PRESIDENTE:
Durval Muniz de
Albuquerque Júnior (UFRN)

VICE-PRESIDENTE:
Raquel Glezer (USP)
SECRETÁRIA GERAL:
Júnia Ferreira Furtado (UFMG)
1º SECRETÁRIO:
Nelson Schapochnik (USP)
2º SECRETÁRIO:
Luis Fernando Cerri (UEPG)
1º TESOUREIRA:
Marisa Midori Deaecto (USP)

2º TESOUREIRO:
Benito Bisso Schmidt (UFRGS)
EDITORA DA REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA:
Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ)






ABAIXO ASSINADO - UM ATENTADO A MEMÓRIA DO PAÍS
A ANPUH - Associação Nacional de História vem tornar público seu rechaço ao art. 967 do Projeto de Lei do Senado n. 166 que institui o novo Código do Processo Civil (Projeto de Lei nº 166), que foi apresentado em 8 de junho de 2010. Em total desrespeito ao direito de preservação da memória e das regras arquivísticas mais elementares,...
Leia notícia completa

ANTEPROJETO 166/2010 SOBRE O CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
O Senado disponibilizou um link que permite que os interessados enviem sugestões para o anteprojeto. Seria muito interessante que todos pudessem encaminhar sugestões sobre a necessidade de alterar o artigo 967 que permite a eliminação de processos findos...
Leia notícia completa

PETIÇÃO CONTRA O ENCERRAMENTO DA BNP
No passado dia 8 de Junho de 2010 a direcção da Biblioteca Nacional de Portugal [BNP] anunciou que os serviços de Leitura Geral da Biblioteca encerrarão durante dez meses (de 15-11-2010 a 01-09-2011) e os Reservados durante cinco meses (01-04-2011 a 01-09-2011). Como cidadãos e utilizadores da BNP, embora conscientes das inequívocas vantagens inerentes à ampliação do edifício de depósitos da biblioteca, consideramos o planeamento dos trabalhos estipulado inaceitável e solicitamos que seja repensado.
Leia notícia completa

REVISTA VARIA HISTÓRIA
Já está disponível on-line do número 18 ao 43.
Leia notícia completa

ASSEMBLÉIA ELEITORAL DA ANPUH-PR
Caro associado da Seção Paraná, informamos que a votação on-line para escolha da diretoria do biênio 2010-2012 está aberta até o dia 10 de Outubro de 2010 às 18 horas. Para votar, basta entrar na área do associado com sua senha e login.
Leia notícia completa

ARQUIVO PÚBLICO IRÁ RESTAURAR E DIGITALIZAR O ACERVO DO JUDICIÁRIO PAULISTA
O Arquivo Público do Estado de São Paulo deu início a recuperação de 6.300 mil processos recebidos do Tribunal de Justiça de São Paulo. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história do judiciário paulista já pode consultar o acervo na sala de consultas do Arquivo Público. Esta ação foi acertada em março deste ano, ocasião na qual o Governo do Estado de São Paulo e o Tribunal de Justiça (TJSP) firmaram um termo de cooperação que transferiu a guarda de processos anteriores a 1890 ao Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Leia notícia completa

REVISTA DE HISTÓRIA REGIONAL
Confira o novo número: Vol. 15, No 1 (2010)
Leia notícia completa

REVISTA MUNDOS DO TRABALHO
Comunicamos o lançamento da nova edição: vol. 2, nº 3.
Leia notícia completa

MUJIMBO-REVISTA DE ESTUDOS ÉTNICOS E AFRICANOS
É com prazer que o corpo discente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO/UFBA) lança o primeiro número desta revista.
Leia notícia completa

BIBLIOTECA DIGITAL DE CARTOGRAFIA HISTÓRICA
Ela reúne a coleção de mapas impressos do antigo Banco Santos - atualmente sob custodia do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP), conforme determinação da Justiça Federal. Além de disponibilizar os mapas em alta resolução, o site oferece informações cartobibliográficas, biográficas, dados de natureza técnica e editorial; assim como verbetes explicativos que procuram contextualizar o processo de produção, circulação e apropriação das imagens cartográficas.
Leia notícia completa

ANAIS DO II SIMPÓSIO DO LAHPS – 90 ANOS DA OIT: MOBILIZAÇÃO SOCIAL E DIREITOS TRABALHISTAS
Os Anais já podem ser acessados através do link Publicações do Laboratório de História Política e Social da da Universidade Federeal de Juiz de Fora.
Leia notícia completa

REVISTA ELETRÔNICA TARAIRIÚ
Foi lançada no dia 6 de setembro deste ano o periódico do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Federal da Paraíba.
Leia notícia completa

ENCONTRO COM A HISTÓRIA 2010 DEBATE HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE
"História do tempo presente" é a temática que norteia o Encontro com a História 2010, um ciclo de palestras organizado pela Coordenação de História da Ciência (CHC) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). De março a novembro, pesquisadores do MAST e de outras instituições irão expor diferentes aspectos relacionados ao tema central.
Leia notícia completa

REVISTA ELETRÔNICA CADERNOS DE HISTÓRIA
A edição Ano V, nº 1 já se encontra disponível.
Leia notícia completa

JORNAL DO BRASIL
O acervo histórico do Jornal do Brasil foi digitalizado pelo Google.
Leia notícia completa

COLÓQUIO HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE
Veja a Programação deste Colóquio organizado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Leia notícia completa

SÆCULUM - REVISTA DE HISTÓRIA
Já está no ar, em formato PDF e disponível para download, a última edição (n. 21).
Leia notícia completa

BOLETIM DO ARQUIVO EDGARD LEUENROTH
De setembro de 2010
Leia notícia completa

Informativo Eletrônico da ANPUH - Edição nº 10 - Ano 2
Expediente: Nelson Schapochnik (editor), Pablo Serrano (secretário), Mario Guimarães (webdesigner). Todos os direitos reservados. www.anpuh.org

Fale conosco: informe@anpuh.org




Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.