Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

GEHB ** História Econômica

 
História Econômica

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP realiza nesta quarta-feira (1), às 11h30, o seminário História Econômica que terá como tema "O padrão de acumulação dos fazendeiros do Oeste Paulista, 1850-1901: primeiras notas de três estudos de caso – um comendador, um marquês e um conde".
O seminário será ministrado por Maria Alice Rosa Ribeiro, professora do Centro de Memória (CMU) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados devem se inscrever pelo email do professor da FEA responsável pelo evento, José Flávio Motta (jflaviom@usp.br).
Mais informações: (11)3091-6054
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Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

GEHB ** Revista Histórica - edição 43 ª

 

Revista Histórica – edição 43 ª
 
Informamos a publicação da 43ª edição da revista Histórica – publicação on-line do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Acesse http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/


Submissão de artigos para a próxima edições:

Edição 44 – Outubro
Tema: Corpo - salubridades e religiosidades
Prazo de envio: 13 de setembro


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Atividade nos últimos dias:
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GEHB ** Memoria AbiePara agendar: Museos de Memoria en América Latina. Lunes 13/9 a las 18.30hs. [2 Anexos]

 



Foro público

MUSEOS DE MEMORIA EN AMÉRICA LATINA

Cinco experiencias en diálogo


Lunes 13 de septiembre a las 18.30

Entrada libre y gratuita
Manzana de las Luces
Perú 272, (entre Alsina y Moreno)


¿Cuáles son las memorias en conflicto presentes en los sitios de conciencia de El Salvador, Perú, México, Chile o Argentina?, ¿cómo se construyen esos relatos?, ¿a quiénes están dirigidos?, ¿qué sentidos se ponen en juego para articular un recorrido por esas historias que sea comprensible y a la vez permita formular preguntas?

Lo invitamos a una conversación entre cinco directores de instituciones latinoamericanas para seguir pensando la relación entre los lugares y la memoria social de las dictaduras, los conflictos armados internos y las graves violaciones a los derechos humanos.


Participan:
  • Carlos Henriquez Consalvi, director del Museo de la Palabra y la Imagen, El Salvador.
  • Germán Vargas, Asociación Paz y Esperanza, Perú.
  • Marcelino Hernández Gómez, Centro de Derechos Humanos Fray Bartolomé de Las Casas, México.
  • Romy Schmidt Crnosija, directora ejecutiva del Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, Chile.
  • Rubén Chababo, director del Museo de la Memoria, Argentina.
Coordina: Diego Martínez, periodista.
Organizan: Memoria Abierta, Red Latinoamericana de Sitios de Conciencia y Coalición Internacional de Sitios de Conciencia.

Para consultar los contenidos de otras reuniones organizadas por Memoria Abierta sobre las formas en que los hechos y comportamientos del pasado atraviesan el diálogo de las sociedades democráticas en el presente ingrese aquí.
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GEHB ** Colóquio História do Tempo Presente - UDESC

 
O Programa de Pós-Graduação em História convida para o Colóquio História do Tempo Presente.
O Evento de Extensão " Colóquio História do Tempo Presente ", terá a seguinte programação de palestras:

24/09/2010 – 14:30 horas – Prof. Dr. Luis Fernando Cerri (UEPG)
15/10/2010 – 09:30 horas – Profa. Dra. Lia Calabre (FCRB)
22/10/2010 – 10:00 horas – Prof. Dr. Fabio Nigra (Universidade de Buenos Aires)
29/10/2010 – 14:00 horas – Prof. Dr. Marcelo Badaró Mattos (UFF)

05/11/2010 – 09:30 horas – Prof. Dr. Ângelo Priori (UEM)
19/11/2010 – 14:00 horas – Prof. Dr. Rodrigo Patto Sá Motta (UFMG)


Local: Auditório da FAED/UDESC - Campus do Itacorubi - Florianópolis


Trata-se de atividade de extensão, com inscrições gratuitas, a serem realizadas no próprio local.

Outras informações: http://www.ppgh.udesc.br/
Ou pelo e-mail: ppgh.udesc@gmail.com




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Prof. Dr. Luiz Felipe Falcão
Coordenador do PPGH/UDESC

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GEHB ** PROCESSO DE SELEÇÃO DO PPE - MESTRADO EM EDUCAÇÃO - História e Historiografia da Educação

 



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PROCESSO DE SELEÇÃO DO PPE - MESTRADO EM EDUCAÇÃO
TURMA 2011



LINHAS DE PESQUISA e GRUPOS DE SELEÇÃO:








* EMISSÃO DE BOLETO BANCÁRIO - TAXA DE INSCRIÇÃO

NÃO HÁ INDICAÇÃO DE BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA ESCRITA



APRESENTAÇÃO

O Mestrado em Educação foi implantado na UEM em 1990 por iniciativa de um grupo de professores do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e com uma única área de concentração: Fundamentos da Educação. O Curso foi criado em convênio com a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como o primeiro Curso de Mestrado do interior do Paraná.

No período compreendido entre 1997 e 1999, um grupo de professores do Mestrado, em conjunto com professores do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), organizou um novo projeto para o curso, o qual passou a denominar-se Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) e a contar com duas áreas de concentração: Fundamentos da Educação (FDE) e Aprendizagem e Ação Docente (AAD).

Algumas reformulações foram efetuadas ao longo do tempo, mantendo-se como norte o pressuposto de que a educação contempla os processos de produção e transmissão de conhecimentos e saberes construídos socialmente e vinculados às formas de trabalho. Assim, as pesquisas realizadas no PPE abrangem as teorias e concepções que fundamentam a educação escolar e não escolar, a estrutura e organização do sistema escolar, as políticas educacionais e os processos de ensino e  aprendizagem. Esses aspectos são tratados em suas manifestações históricas com a finalidade de propor ações para a educação.

Em 2006, em busca de maior organicidade e integração entre as pesquisas desenvolvidas, a estrutura do curso, bem como a elaboração da proposta do doutorado, o PPE assumiu uma nova configuração. Atualmente o Programa apresenta uma área de concentração denominada Educação e três linhas de Pesquisa, cujas ementas e respectivas vagas são apresentadas abaixo:


Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores

A linha de pesquisa abrange investigações sobre os processos de ensino, aprendizagem, desenvolvimento e formação de professores no âmbito da educação escolar. Para tanto, a educação é compreendida em suas relações com o contexto histórico, social, cultural e político que orienta as concepções e práticas pedagógicas na contemporaneidade.

Total de Vagas no MESTRADO: 22 (vinte e duas)



História e Historiografia da Educação

A linha de pesquisa compreende as investigações sobre as teorias e metodologias da educação, da Pedagogia e das instituições educativas, historicamente determinadas. Nesse sentido, a Educação abrange os processos de produção e transmissão de saberes construídos socialmente e relacionados às formas de trabalho. A sistematização e a crítica desta relação constituem os núcleos investigativos da História e Historiografia da Educação, apreendidas pela utilização de fontes primárias, fontes secundárias, autores clássicos e teorias de base. A análise das temáticas investigadas são também objetos da própria historiografia da educação.

Total de Vagas no MESTRADO: 20 (vinte)



Políticas e Gestão em Educação

A linha de pesquisa tem como campo de investigação os processos de mudança no Estado e nas políticas educacionais num contexto de reestruturação dos processos produtivos e de globalização das economias. Nas políticas educacionais a ênfase é no planejamento educacional e escolar, a organização do tempo escolar, as políticas de educação inclusiva, questões de gestão, organização e avaliação de sistemas e unidades educativas em todos os níveis de ensino, currículo e culturas escolares, movimentos sociais e organizativos dos trabalhadores, escola e construção da cidadania, trabalho e educação e política de formação do profissional da educação.

Total de Vagas no MESTRADO: 6 (seis)
 


LINHA DE PESQUISA: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES


GRUPO DE SELEÇÃO 1

Profª. Dra. Maria Terezinha Bellanda Galuch - (01 Vaga)
Doutora em Educação - PUC/SP - 2004
Grupo de Pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Conteúdo Escolar.

- Conteúdo Escolar e Processo Formativo;
- Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Histórico-Cultural;
- Educação Escolar e Desenvolvimento Humano.


Profª. Dra. Marta Sueli de Faria Sforni - (01 Vaga)
Doutora em Educação - USP/SP - 2003
Grupo de Pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Conteúdo Escolar.

- Aprendizagem Conceitual;
- Educação Escolar na Perspectiva Histórico-Cultural;
- Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento.


Profª. Dra. Nerli Nonato Ribeiro Mori - (03 Vagas)
Doutora em Psicologia Escolar do Desenvolvimento Humano - USP/SP - 1995
Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento, Aprendizagem e Educação.

- Educação e Diversidade;
- Leitura e Escrita.


GRUPO DE SELEÇÃO 2

Profª. Dra. Analete Regina Schelbauer - (02 Vagas)
Doutora em Educação - USP/SP - 2003
Grupo de Pesquisa: Formação de Professores

- Formação de Professores: Instituições Escolares e Idéias Pedagógicas;
- Ensino de Leitura e Escrita: História e Memória das Práticas Escolares e do Pensamento Educacional;
- Escola Pública Primária: História das Instituições Escolares e da Organização Pedagógica.


Prof. Dr. João Luiz Gasparin - (03 Vagas)
Doutor em Educação - PUC/SP - 1992
Grupo de Pesquisa: Formação de Professores.

- Didática: Fundamentos e Prática Escolar;
- Multiculturalismo e Formação de Professores;
- Processo de Ensino-Aprendizagem na Perspectiva Histórico-Crítica.


Profª. Dra. Regina Taam - (01 Vaga)
Doutora em Educação - UFF - 2000
Grupo de Pesquisa: O Idoso e o Processo de Envelhecimento.  

- Elaboração de Conteúdos Curriculares Sobre o Idoso e o Processo de Envelhecimento;
- Educação e Saúde de Pessoas Idosas;
- Educação: Velhice e Preconceito.


GRUPO DE SELEÇÃO 3

Profª. Dra. Geiva Carolina Calsa - (02 Vagas)
Doutora em Educação - UNICAMP - 2002
Grupo de Pesquisa: Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura.

- Educação, Mídia e Estudos Culturais;
- Currículo e Formação de Conceitos e Procedimentos;
- Processos Individuais, Sociais e Culturais de Aprendizagem.


Profª. Dra. Olinda Teruko Kajihara - (01 Vaga)
Doutora em Psicologia Escolar do Desenvolvimento Humano - USP/SP - 1998
Grupo de Pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Avaliação Escolar.

- Avaliação Escolar e Ensino de Alunos com Respiração Oral Decorrente de Obstrução Nasal;
- Avaliação Escolar de Alunos com Problemas e Distúrbios de Aprendizagem  Decorrentes de Fatores Orgânicos;
- O Processo de Aprendizagem de Alunos com Dificuldades Escolares Decorrentes de Fatores Orgânicos.


Profª. Dra. Teresa Kazuko Teruya - (02 Vagas)
Doutora em Educação - UNESP/Marília - 2000
Grupo de Pesquisa: Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura.

- Educação, Mídia e Estudos Culturais;
- Mídias na Educação e na Formação de Professores.


GRUPO DE SELEÇÃO 4

Profª. Dra. Eliane Rose Maio Braga - (01 Vaga)
Doutora em Educação - UNESP/Araraquara - 2008
Grupo de Pesquisa: Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Diversidade Sexual

- Gênero e Sexualidade;
- Educação Sexual Escolar e Diversidade Sexual;
- Violência de Gênero.


Profª. Dra. Marta Chaves - (01 Vaga)
Doutora em Educação - UFPR - 2008
Grupo de Pesquisa: Psicologia Histórico-Cultural e Educação

- Psicologia Histórico-Cultural, Intervenção Pedagógica e Educação Infantil;
- Aspectos Históricos e Metodológicos da Educação Infantil;
- Formação de Professores e Intervenção Pedagógica na Educação Infantil.


Profª. Dra. Rosângela Célia Faustino - (01 Vaga)
Doutora em Educação - UFSC - 2006
Grupo de Pesquisa: Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações. 

- Formação de Professores, Alfabetização e Cultura;
- Bilingüismo e Letramento em Comunidades Indígenas do Paraná;
- Política de Diversidade Cultural, do Multiculturalismo e da Interculturalidade na Educação.


Profª. Dra. Verônica Regina Müller - (03 Vagas)
Doutora em Educação - Universidade de Barcelona - 1996
Grupo de Pesquisa: Infância, Adolescência e Juventude.

- História de Crianças e Infância;
- Culturas da Infância, Adolescência e Juventude;
- Direitos Infanto-Juvenis. 

 

LINHA DE PESQUISA: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO


GRUPO DE SELEÇÃO 5

 Prof. Dr. José Joaquim Pereira Melo - (03 Vagas)
Doutor em História - UNESP/Assis - 1998
Grupo de Pesquisa: Transformação Social e Educação na Antiguidade e Medievalidade.
  
- A Educação na Antiguidade Clássica;
- A Organização do Pensamento Cristão;
- Pensamento Educacional na América: o Alvorecer da Modernidade.
  

Prof. Dr. Luiz Hermenegildo Fabiano - (01 Vaga)
Doutor em Educação - UFSCar - 1990
Grupo de Pesquisa: Transformação Social e Educação nas Épocas Moderna e Contemporânea.
  
- Educação, Mídia e Subjetividade;
- Industria Cultural e Formação na Contemporaneidade;
- Estética, Mídia e Banalização Cultural;
- Experiência Formativa e Sociedade de Massas;
- Teoria Crítica e Formação de Professores.


Profª. Dra. Maria Luisa Furlan Costa - (01 Vaga)
Doutora em Educação - UNESP/Araraquara- 2010
Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologias Educacionais.
 
- Educação a Distância;
- Educação Superior no Brasil;
- Tecnologias Educacionais e Formação de Professores no Brasil.
 

Profª. Dra. Terezinha Oliveira - (03 Vagas)
Doutora em História - UNESP/Assis - 1997
Grupo de Pesquisa: Transformação Social e Educação na Antiguidade e Medievalidade.
 
- História e Instituições Educacionais na Idade Média;
- Arte, Imagem e Cultura: da Baixa Idade Média à Revolução Francesa;
- Instituições e Educação na Idade Média e na Modernidade.
  

GRUPO DE SELEÇÃO 6

Prof. Dr. Célio Juvenal Costa - (03 Vagas)
Doutor em Educação - UNIMEP - 2004
Grupo de Pesquisa: Educação, História e Cultura: Brasil, Séculos XVI, XVII e XVIII.
 
- Companhia de Jesus na História do Brasil e de Portugal;
- História, Educação, Filosofia e Cultura no Período Moderno em Portugal e no Brasil;
- Instituições e Educação no Brasil Colonial.


Prof. Dr. Cézar de Alencar Arnaut de Toledo - (03 Vagas)
Doutor em Educação - UNICAMP - 1996
Grupo de Pesquisa: Política, Religião e Educação nos Tempos Modernos.

- História e Historiografia das Instituições Educativas;
- História e Historiografia das Ideias Pedagógicas;
- Filosofia e Educação;
- Religião e Educação.


Profª. Dra. Marcília Rosa Periotto - (01 Vaga)
Doutora em História - UNICAMP - 2001
Grupo de Pesquisa: História e Educação nos Séculos XIX e XX

- Educação e Imprensa.


GRUPO DE SELEÇÃO 7
  
Profª. Dra. Ednéia Regina Rossi - (01 Vaga)
Doutora em História - UNESP/Assis - 2003
Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, Instituições e Cultura Escolar.

- História e Memória das Instituições Escolares no Brasil ;
- História da Cultura Escolar no Brasil República;
- Identidades Culturais, Etnicidades e História da Educação Escolar.


Profª. Dra. Elaine Rodrigues - (01 Vaga)
Doutora em História - UNESP/Assis - 2002
Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, Instituições e Cultura Escolar.

- História e Historiografia da Educação no Brasil - Segunda Metade do Século XX: Abordagens, Conceitos e Metodologias;
- Investigações sobre o Campo Disciplinar em História da Educação: Cultura Escolar, Instituições Educativas, Infância, Imprensa Pedagógica e Produção Discente;
- Ensino e Pesquisa em História da Educação no Paraná.


Profª. Dra. Fátima Maria Neves - (01 Vaga)
Doutora em História - UNESP/Assis - 2003
Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, Instituições e Cultura Escolar.

- A Pesquisa e o Ensino de História da Educação no Brasil: Fontes, Objetos, Métodos e Recursos Midiáticos;
- História da Educação Brasileira (Colônia e Império);
- História, Cinema e Educação. 


Profª. Dra. Maria Cristina Gomes Machado - (02 Vagas)
Doutora em Educação - UNICAMP - 1999
Grupo de Pesquisa em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares.

- Intelectuais e Educação nos Séculos XIX e XX;
- História da Educação Pública: Imprensa e Legislação;
- História das Instituições Escolares no Brasil.

 

LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS E GESTÃO EM EDUCAÇÃO


GRUPO DE SELEÇÃO 8
  
Profª. Dra. Amélia Kimiko Noma - (01 vaga)
Doutora em História - PUC/SP - 1998
Grupo de Pesquisa: História, Estado e Educação.

- Políticas Educacionais Públicas no Brasil;
- Políticas Públicas e Gestão da Educação;
- Estado, Agências Internacionais e Políticas Educacionais;
- Trabalho, Estado e Educação.


Profª. Dra. Ângela Mara de Barros Lara - (01 vaga)
Doutora em Educação - UNESP/Marília - 2000
Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Infância.

- História da Infância e da Educação Infantil na América Latina: Séculos XIX e XX;
- Legislação e Políticas Públicas;
- Políticas Públicas para a Infância.


Profª. Dra. Elma Júlia Gonçalves de Carvalho - (01 vaga)
Doutora em Educação - UNIMEP - 2005
Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais  e Ensino Superior.

- Política Educacional;
- Gestão Educacional;
- Gestão Escolar.


Profª. Dra. Irizelda Martins de Souza e Silva - (01 vaga)
Doutora em Educação - UNIMEP 2001
Grupo de Pesquisa em Política Pública e Gestão Educacional.

- Estado, Política e Formação de Professores;
- Política e Gestão da Educação Rural/Campo;
- Política Pública e Gestão da Educação no Brasil.


Profª. Dra. Maria Aparecida Cecílio - (01 vaga)
Doutora em Educação - UNESP 2002
Grupo de Pesquisa:  Política Pública e Gestão Educacional

- Políticas Públicas;
- Educação do Campo-Rurak;
- Trabalho Precoce.


Prof. Dr. Mário Luiz Neves de Azevedo - (01 vaga)
Doutor em Educação - USP/SP 2001
Grupo de Pesquisa em Política Educacional e Ensino Superior

- Políticas Públicas e Educação Superior;
- Internacionalização e Transnacionalização da Educação Superior;
- Educação Superior e Integração Política e Econômica;
- Educação Superior na América Latina e na Europa.


ESTRUTURA CURRICULAR
  
O currículo do Mestrado em Educação é constituído de 32 créditos assim distribuídos: 8 créditos em disciplinas obrigatórias; 12 créditos em disciplinas eletivas; 2 créditos em Estágio de Docência e 10 créditos em elaboração e defesa pública de dissertação.

PÚBLICO ALVO

As inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, estarão abertas a graduados em cursos reconhecidos pelo MEC, quando obtidos no Brasil, ou revalidados por instituição brasileira, no caso de candidatos graduados no exterior (Conforme art. 48 da Lei n. 9394/1996).

O processo de seleção compreenderá duas fases:
I - Prova escrita, de caráter eliminatório (nota mínima para aprovação: 7,00), que consistirá na análise crítica de um texto ou em dissertação sobre um tema a ser sorteado no início da avaliação escrita.
II - Entrevista sobre o projeto de dissertação e o Currículo Lattes/CNPq do candidato.

A prova escrita é eliminatória - somente os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,00 (sete vírgula zero zero) poderão participar da entrevista.

Universidade Estadual de Maringá -- Programa de Pós-Graduação em Educação -- Mestrado e Doutorado
Av. Colombo, 5.790 - Bloco I-12 - Sala 11 - Maringá - Paraná - CEP: 87.020-900Fone: (44) 3011-4853 / 3041-5076


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GEHB ** Livros: “Brasil: uma história”, de Eduardo Bueno

 
Livros: "Brasil: uma história", de Eduardo Bueno, é lançado pela Editora LeYa Brasil   "Brasil: uma história – cinco séculos de um país em construção" é o novo lançamento da editora LeYa Brasil, escrito pelo jornalista Eduardo Bueno. O autor, que despertou um novo interesse na História do Brasil, retirando da disciplina o caráter exclusivamente acadêmico, volta à cena com uma obra definitiva. São quase 500 páginas ricamente ilustradas que abrangem desde o período pré-descobrimento até o governo do presidente Lula.

Eduardo Bueno tornou-se conhecido do grande público ao produzir best sellers no antes árido terreno da história do Brasil. É autor da coleção Terra Brasilis, um inegável sucesso editorial: foram mais de 500 mil exemplares vendidos e a proeza de manter quatro títulos simultaneamente nas listas dos mais vendidos durante várias semanas. Bueno levou a His tória do B rasil da grade escolar para lugares absolutamente inéditos, como as conversas informais e os programas de televisão de grande audiência.


Tamanha popularidade não excluiu a excelência e o reconhecimento: mesmo com uma penetração massiva e popular, Eduardo Bueno conquistou o respeito de seus pares, de políticos de todas as vertentes ideológicas e também de acadêmicos renomados – o autor recebeu do historiador inglês Erick Hobsbawm a seguinte dedicatória: "De um historiador para outro".


É esse escritor que nos apresenta agora "Brasil: uma história", editado pela primeira vez em 2001. Essa edição, revista, ampliada e rediagramada, traz novos capítulos, além de imagens inéditas e impactantes. Eduardo Bueno aprimora o estilo ágil e coloquial que cativou milhares de leitores, narrando tanto fatos conhecidos da história brasileira quanto oferecendo novas luzes sobre episódios antes obscuros. Estão retratados aco ntecimentos da história recente como a redemocratização, o primeiro impeachment presidencial, e os governos de Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva.


Em "Brasil: uma história – cinco séculos de um país em construção" Bueno permanece coerente com a perspectiva de que a História é algo vivo, pulsante e dinâmico – e que, portanto, deve ser tratada e contada da mesma forma. Dessa forma, mantém-se fiel à máxima "um povo que não conhece a sua História está condenado a repeti-la".


"Tornei-me um pouco menos ignorante em relação à História do Brasil graças aos livros de Bueno. Viajei bastante com ele". Walter Salles Jr., cineasta


"O Brasil estava precisando de livros de história g ostosos de ler. Achei fascinante". Fernanda Torres, atriz


"Ao ler, me senti cumprindo uma obrigação – de saber das minhas raízes – com o maior prazer". Marília Gabriela, jornalista e atriz


"Uma das artes mais difíceis é a de escrever bem, de modo claro e sintético, mantendo-se fiel aos acontecimentos. Pois é isso que Eduardo Bueno consegue em uma síntese de séculos de nossa história. Não há melhor introdução para um público não especializado que queira ter uma noção da História do Brasil." Fernando Henrique Cardoso, sociólogo, ex-presidente do Brasil

"Milhares de leitores descobriram o Brasil lendo Eduardo Bueno". Joaquim Romero Magalhães, emérito historiador português

Ficha Técnica:

Título: Brasil: uma história – cinco séculos de um país em construção
Autor: Eduardo Bueno
Formato: 21 X 25 cm
Brochura
Nº de páginas: 480
Preço: R$ 69,90

Tyrone Andrade de Mello
Historiador
tyrone.mello@uol.com.br

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GEHB ** Após 30 anos, uma pista sobre o atentado à OAB

 
Após 30 anos, uma pista sobre o atentado à OAB. Na fase final da ditadura, agentes do DOI-Codi envolvidos no crime teriam participado também do ataque no Riocentro   Trinta anos depois do atentado a bomba na OAB, que matou a secretária Lyda Monteiro, militares ligados ao setor de informações do Exército trazem novos indícios sobre o elo entre este episódio e o ataque no Riocentro, em 1981. Um grupo de agentes do DOI-Codi no Rio teria participado das duas ações, revela Chico Otavio. Entre eles, o sargento Guilherme do Rosário, que morreu ao explodir a bomba no Riocentro, e um sargento identificado como "agente Guarani" — o hoje segundo-tenente Magno Motta. O único processado pelo caso foi absolvido, e ninguém jamais foi punido pelo atentado.
A irmandade
Depois do atentado na OAB, o SNI agiu ostensivamente para atrapalhar as inv estigações do caso pela PF. E, quando a ditadura definhava, agentes do órgão, no Rio, insatisfeitos, migraram para a Irmandade Santa Cruz dos Militares — que ajudava a garantir verba para projetos do grupo. (O Globo)

Tyrone Andrade de Mello
Historiador i email: tyrone.mello@uol.com.br
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