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quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Documentos dizem que Roberto Marinho (Rede Globo) foi principal articulador da Ditadura.

Fonte JUSBRASIL Publicado por Wagner Francesco 


Em telegrama ao Departamento de Estado norte-americano, embaixador Lincoln Gordon relata interlocução do dono da Globo com cérebros do golpe em decisões sobre sucessão e endurecimento do regime
Documentos dizem que Roberto Marinho Rede Globo foi principal articulador da Ditadura Militar
No dia 14 de agosto do 1965, ano seguinte ao golpe, o então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Lincoln Gordon, enviou a seus superiores um telegrama então classificado como altamente confidencial – agora já aberto a consulta pública. A correspondência narra encontro mantido na embaixada entre Gordon e Roberto Marinho, o então dono das Organizações Globo. A conversa era sobre a sucessão golpista.
Segundo relato do embaixador, Marinho estava “trabalhando silenciosamente” junto a um grupo composto, entre outras lideranças, pelo general Ernesto Geisel, chefe da Casa Militar; o general Golbery do Couto e Silva, chefe do Serviço Nacional de Informação (SNI); Luis Vianna, chefe da Casa Civil, pela prorrogação ou renovação do mandato do ditador Castelo Branco.
No início de julho de 1965, a pedido do grupo, Roberto Marinho teve um encontro com Castelo para persuadi-lo a prorrogar ou renovar o mandato. O general mostrou-se resistente à ideia, de acordo com Gordon.
No encontro, o dono da Globo também sondou a disposição de trazer o então embaixador em Washington, Juracy Magalhães, para ser ministro da Justiça. Castelo, aceitou a indicação, que acabou acontecendo depois das eleições para governador em outubro. O objetivo era ter Magalhães por perto como alternativa a suceder o ditador, e para endurecer o regime, já que o ministro Milton Campos era considerado dócil demais para a pasta, como descreve o telegrama. De fato, Magalhães foi para a Justiça, apertou a censura aos meios de comunicação e pediu a cabeça de jornalistas de esquerda aos donos de jornais.
No dia 31 de julho do mesmo ano houve um novo encontro. Roberto Marinho explica que, se Castelo Branco restaurasse eleições diretas para sua sucessão, os políticos com mais chances seriam os da oposição. E novamente age para persuadir o general-presidente a prorrogar seu mandato ou reeleger-se sem o risco do voto direto. Marinho disse ter saído satisfeito do encontro, pois o ditador foi mais receptivo. Na conversa, o dono da Globo também disse que o grupo que frequentava defendia um emenda constitucional para permitir a reeleição de Castelo com voto indireto, já que a composição do Congresso não oferecia riscos. Debateu também as pretensões do general Costa e Silva à sucessão.
Lincoln Gordon escreveu ainda ao Departamento de Estado de seu país que o sigilo da fonte era essencial, ou seja, era para manter segredo sobre o interlocutor tanto do embaixador quanto do general: Roberto Marinho.
Documentos dizem que Roberto Marinho Rede Globo foi principal articulador da Ditadura Militar
Documentos dizem que Roberto Marinho Rede Globo foi principal articulador da Ditadura Militar
O histórico de apoio das Organizações Globo à ditadura não dá margens para surpresas. A diferença, agora, é confirmação documental.
Fonte: MPortal
Wagner Francesco
teólogo e acadêmico de Direito.
Nascido no interior da Bahia, Conceição do Coité, formado em teologia e estudante das Ciências Jurídicas. Pesquiso nas áreas da Teologia da Libertação e as obras do Karl Marx e Jacques Lacan aplicadas ao Direito. Página no Facebook: https://www.facebook.com/escritor.wagnerfrancesco

Artigo "Problemas de ensino e pesquisa de métodos e teorias: reflexões sobre três oposições"

Gustavo Biscaia de Lacerda
24 de fev 01h33min
A revista Ius Gentium, do grupo Uninter (Curitiba), publicou um texto de minha autoria, intitulado "Problemas de ensino e pesquisa de métodos e teorias: reflexões sobre três oposições".


O texto pode ser lido aqui.



O resumo do artigo é este:


A presente comunicação pretende refletir a respeito do ensino e da pesquisa de métodos e teorias em Ciência Política e RI (Relações Internacionais), a partir de nossa experiência pessoal em tais áreas. Para isso, o texto organiza-se em função de três oposições usuais: (1) Ciência Política versus Relações Internacionais; (2) métodos qualitativos versus métodos quantitativos; (3) teoria "empírica" versus teoria "normativa". A comunicação não será um "relato de caso", mas a discussão de alguns problemas de ensino e pesquisa de métodos e teorias recorrentes. No que se refere à primeira oposição, afirmamos a autonomia de cada área mas consideramos que RI é uma especialização teórico-metodológica da Ciência Política. Sobre a segunda oposição, entendemos que deve ocorrer um pluralismo metodológico, com vistas à complementaridade entre as metodologias, em vez da separação entre elas, resultando em "duas culturas" diferentes. Sobre a terceira oposição, vamos na direção contrária das críticas correntes a alguns desenvolvimentos do comportamentalismo e defendemos que a teoria política "empírica" deve ser levada tão a sério quanto a teoria "normativa".


Palavras-chave: Ensino de Ciência Política; Ensino de RI; Métodos de pesquisa; Métodos qualitativos; Métodos quantitativos; Teoria Política empírica; Teoria Política normativa. 



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NOTA PÚBLICA DA ANPUH/BRASIL

NOTA PÚBLICA DA ANPUH/BRASIL
A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA - (ANPUH/BRASIL) vem, publicamente, se solidarizar com o movimento grevista dos professores das Universidades e das Escolas Públicas do Estado do Paraná. Como é de conhecimento público, os grevistas acusam o Governo do Estado do Paraná de tomar decisões que violam direitos trabalhistas dos servidores públicos da educação e dificultam as atividades de docentes e pesquisadores das 7 universidades estaduais, tais como: 1) a elaboração de projeto de lei para confiscar o Fundo da Agência Paraná Previdência (instituição previdenciária dos servidores públicos do Estado do Paraná); 2) a imposição de um projeto de autonomia universitária, sem o amplo debate com a comunidade científica e universitária do Estado; 3) o não pagamento de direitos trabalhistas com base sólida na legislação social e na constituição brasileira, como o 1/3 de férias e os quinquênios dos servidores da Educação Básica e do Ensino Superior; 4) o não repasse de custeio para manutenção das atividades acadêmicas e de ensino nas universidades estaduais do Paraná. Além disso, teme-se que as medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Educação e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior venham a desestruturar a escola pública e a tornar desinteressante a carreira docente, o que seria enorme prejuízo para a qualidade do ensino público.
São Paulo, 24 de Fevereiro de 2015
DIRETORIA NACIONAL DA ANPUH/BRASIL

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Nota de repúdio ao PL nº 3282/2014 DA ALERJ

A Associação Nacional de História e a Associação Nacional de História Seção Rio de Janeiro encaminham, através deste ofício, a Nota de Repúdio ao Projeto de Lei nº 3282/2014 da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que determina critério para a concessão de bolsas da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ.
O doumento pode ser acessado clicando aqui.

Att,
Secretaria da Anpuh-Rio



ANPUH-RJ - Associação Nacional de História - Seção Rio de Janeiro

Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura - Aproximações com Memória e História Oral.


Caros colegas,

Entre 27 e 30 de abril, acontecerá o Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura - Aproximações com Memória e História Oral, que está sendo organizado pelos PPGs em Comunicação da USCS, UMESP e UNIP, pela Universidad de Colima (México) e pela Fundação Pró-Memória de S. Caetano do Sul.
Seis GTs estão com inscrições abertas para apresentação de trabalhos até o fim de fevereiro.


Para as mesas principais, além dos docentes das universidades organizadoras locais, teremos os seguintes convidados:
Profa. Dra. Karla Y. Covarrubias (CUIS, Universidad de Colima – México)
Profa. Dra. Ana Uribe (CUIS, Universidad de Colima – México, responsável pela Representación de la Universidad de Colima em Los Angeles-EUA)
Prof. Dr. Jorge A. González (CEIICH-Labcomplex – UNAM – México)
Prof. Dr. José Amozurrutia (CEIICH-LabComplex – UNAM – México)
Profa. Dra. Rosa Cabecinhas (CECS - Universidade do Minho – Portugal)
Prof. Dr. Manuel Fernández Sande (Universidad Complutense de Madrid – Espanha)
Profa. Dra. Ana Paula Goulart Ribeiro (PPG em Comunicação e Cultura – UFRJ)
Profa. Dra. Irene de Araújo Machado (PPG em Meios e Processos Audiovisuais – USP)



Coordenação geral: Profa. Dra. Priscila Ferreira Perazzo (PPGCOM-USCS)


Vejam a programação e a chamada de trabalhos em: http://simposiocomunicaca.wix.com/memoriaehistoriaoral



Abs
Herom Vargas
PPGCOM - USCS


 

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Seminários Neddate - "Sociedade e Educação: novos desafios e luta da classe trabalhadora"

Divulgando a pedido da Drª. Zuleide Simas




Zuleide S. Silveira
Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento de Fundamentos Pedagógicos
Neddate - Núcelo de Dados e Documentação em Trabalho e Educação
http://www.neddate.uff.br/

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