Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

A força do choro: estilo musical genuinamente carioca passa por fase de revitalização

Débora Motta

Os instrumentos típicos do choro caracterizam a
sonoridade 
delicada e 'chorosa' do gênero musical
(Foto: Divulgação/Wikipédia)

AGÊNCIA FAPERJ - A delicadeza dos sons emitidos pela confluência entre instrumentos como o cavaquinho, o violão (de seis e sete cordas), o bandolim, a flauta e o pandeiro caracteriza o choro. Considerado um gênero musical que retrata o espírito tipicamente carioca, ele vem ganhando mais destaque no cenário musical da cidade desde os anos 1970. O movimento de revitalização desse estilo, chamado afetivamente de chorinho, é o tema do projeto de pesquisa desenvolvido na Universidade Federal Fluminense (UFF) pela historiadora Luiza Mara Braga Martins. O estudo foi contemplado no programa de Apoio ao Pós-Doutorado no Estado do Rio de Janeiro, da FAPERJ, como um desdobramento do projeto Identidades do Rio, apoiado anteriormente pelo edital Pensa Rio – ambos sob a orientação da historiadora Hebe Mattos, coordenadora do Laboratório de História Oral e Imagem na universidade (Labhoi/UFF).
Considerado como o primeiro estilo musical urbano a expressar a identidade brasileira, o choro se popularizou nos salões e quintais dos subúrbios cariocas a partir de 1870, originando-se da fusão de ritmos europeus com ritmos afro-brasileiros e um jeito “choroso” de tocar. Nesse período, destacavam-se os talentos do flautista Joaquim Calado (1848-1880), que compôs o clássico Flor Amorosa; do músico Henrique Alves de Mesquita, autor do primeiro tango brasileiro,Ali-Babá; e da primeira maestrina do Brasil, a pianista e compositora Chiquinha Gonzaga.
Nas primeiras décadas do século XX, houve um período áureo do choro, com representantes de primeiro quilate do gênero musical, entre eles Pixinguinha, que lançou a primeira gravação de Carinhoso em 1928; Jacob do Bandolim, autor de Noites Cariocas, entre muitos outros choros; e Ernesto Nazareth. Essa geração de chorões organizava-se em conjuntos, os chamados regionais, que introduziram a percussão nas composições. Depois dessa fase, o choro passou por anos de esquecimento. A chegada da bossa nova no mainstream acelerou esse processo.
“Os anos 1950 e 1960 foram marcados pela bossa. O melhor instrumentista de choro não combinava com o minimalismo exigido pelo novo jeito de tocar. Os chorões não tinham mais espaço na mídia, especialmente na rádio”, conta Luiza. “Mas o choro nunca morreu. Nessa época, ele se recluiu para as varandas e os quintais de músicos que continuavam fiéis ao estilo”, completou.
Esse período de ostracismo se estendeu até 1970, considerada a década do renascimento do choro para as grandes plateias. “Nos anos 1970, vários movimentos deram início a uma revitalização desse gênero musical. O espetáculo Sarau, que estreou em 1973, foi estrelado por Paulinho da Viola e pelo conjunto Época de Ouro, e produzido pelo jornalista Sérgio Cabral. Além disso, surgiram novos grupos no Rio, como Os Carioquinhas, com os grandes violonistas Raphael Rabello e Maurício Carrilho, além da cavaquinista Luciana Rabello, e o Camerata Carioca, em que a formação já citada era acrescida pelo maestro Radamés Gnattali e por Joel Nascimento, no bandolim. Algumas gravadoras abriram espaço e produziram discos do gênero. Surgiram ainda os concursos de conjuntos no Rio de Janeiro e o Festival Nacional do Choro da TV Bandeirantes”, contextualizou Luiza.
Por esse motivo, a historiadora escolheu a década de 1970 como marco inicial da pesquisa, que acompanha o desenrolar desse movimento até hoje. Contribuindo para formar um acervo da produção contemporânea do choro no Labhoi/UFF, ela vem entrevistando diversos músicos que atualmente se dedicam ao estilo na cidade. “É importante que exista um acervo que resguarde a memória do que hoje se produz musicalmente. A história oral é uma rica fonte de pesquisa. Daqui a alguns anos, um historiador poderá saber que em 2015 estava se fazendo música de grande qualidade no Rio, mas que encontrava pouco espaço na mídia. O choro ainda é desconhecido do grande público, é praticamente como se não existisse nos meios de comunicação de massa”, ressaltou Luiza.
 O flautista Joaquim Calado, um dos músicos
 que ajudaram a construir a história do choro
              (Foto: Divulgação/Wikipédia)

A partir desses relatos, ela vai costurando o panorama do choro contemporâneo no Rio. “Escutar esse tipo de música dá um sentimento de pertencimento à cidade. O choro está ligado à cidadania musical do Rio, cidade tradicionalmente formadora de sons”, justificou. Ao final do trabalho, que deve se estender ao longo de 2015, os vídeos serão armazenados no storage do Labhoi, onde ficarão disponíveis para consultas de pesquisadores e interessados no tema. 



Luiza destaca que, hoje, o grande centro difusor da cultura do choro é a Escola Portátil de Música, que funciona aos sábados nas dependências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). A previsão é de que, ainda este ano, a escola ganhe um espaço na Rua da Carioca, que será denominado Casa do Choro. “Além de oferecer educação musical nos diversos instrumentos, em canto e em canto coral, a Escola Portátil tem o mérito de formar novas plateias, que apreciam esse gênero musical”. 


Pensando na importância de fazer esse registro cultural, ela vem coletando depoimentos em vídeos de alguns dos músicos mais atuantes do choro, e também do samba, atuais. Por enquanto, foram 17 entrevistas filmadas. Entre os entrevistados, estão representantes da geração que hoje está na ativa, como os já citados Maurício Carrilho e Luciana Rabello, o bandolinista Rodrigo Lessa, o flautista e saxofonista tenor Eduardo Neves, o cavaquinista Eduardo Galotti e o pandeirista Pedro Miranda, o percussionista Marco Basílio, neto de Ernesto dos Santos, mais conhecido como Donga – uma das lendas da música brasileira, que entrou para a história em 1917, ao realizar a primeira gravação de um samba no Brasil, a música Pelo telefone; o ator e cantor Marcelo Viana, neto de Pixinguinha; os bandolinistas Pedro Amorim e Pedro Aragão; o cavaquinista Jaime Vignoli, os integrantes do grupo Pixin Bodega, o violonista Pedro Holanda, o flautista e comunicólogo Eduardo Granja Coutinho; entre outros nomes.

Para ela, a cultura popular é viva, mas políticas de fomento são sempre bem-vindas. “É preciso criar políticas direcionadas de incentivo governamental para que os músicos de choro possam se inserir no mercado de trabalho. A Lei Rouanet muitas vezes patrocina artistas que já estão na mídia e que não precisam dela. Seria importante ter um enfoque específico para apoiar a cultura popular da cidade, incluindo o choro”, destacou Luiza. “E que o choro seja eleito como patrimônio imaterial da humanidade, como o samba já é”, defendeu.
Uma cronologia do choro disponível na internet
Uma linha do tempo criada por Luiza conta toda a história da formação do choro, desde a sua gênese no século XIX, passando pelos principais marcos de sua produção, e se estendendo até hoje. Com vídeos, ilustrações e informações, o material é uma fonte de pesquisa disponível no site: www.pensario.uff.br . Esse trabalho foi realizado no escopo do projeto Identidades do Rio, coordenado pela historiadora Hebe Mattos. “O samba e o choro têm um lugar estratégico para pensar a história social e cultural do Rio e do País. Os relatos dos próprios músicos, sobre como eles se relacionam com a música e com as raízes do que eles fazem, contribuem para termos um olhar sobre o Rio de Janeiro e pensarmos sobre o papel da música na construção da própria imagem da cidade”, explica Hebe.
A coordenadora do Labhoi lembrou que o espaço agrega pesquisas que têm como base fontes alternativas às fontes escritas preservadas nos arquivos, tradicionalmente usadas pelos profissionais da área para pensar as relações da história. Assim, o Labhoi prestigia a história oral, com destaque para testemunhos e fontes audiovisuais. “No 'Identidades do Rio', contemplado pelo edital Pensa Rio da FAPERJ, conseguimos agregar uma rede de pesquisadores formada por historiadores, antropólogos e educadores de cinco programas de pós-graduação de universidades fluminenses e produzir um repositório de informações para serem utilizadas por outros pesquisadores, mas numa linguagem acessível ao público em geral”, contou Hebe.
A rede de pesquisas tem a participação dos programas de pós-graduação PPGH/UFF, PPGHS/Uerj, PPHPBC/CPDOC-FGV, PPGH/UFRRJ e PPGH/UniRio, além do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, do Museu de História e Arte do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por meio do Pontão da Cultura do Jongo e do Caxambu. 
Além do estudo sobre o choro, o site reúne dados de pesquisas sobre a identidade do estado do Rio de Janeiro a partir de alguns eixos históricos, geográficos e patrimoniais: o litoral e as baixadas litorâneas, de ocupação antiga relacionada ao período colonial, com construções coloniais, aldeias indígenas e antigas cidades; o Vale do Rio Paraíba, povoado já no período monárquico com a expansão do café, que se tornaria a principal riqueza de exportação do jovem país; e, por fim, as migrações internacionais e internas entre as várias regiões do estado, a Baixada Fluminense e a cidade do Rio, especialmente no século XX. Também apresenta links para bibliotecas e plataformas digitais que disponibilizam conhecimento sobre esses temas na Internet. Enfim, trata-se de um espaço interessante para refletir sobre a memória cultural e social do Rio de Janeiro.

__._,_.___
Responder através da web através de email Adicionar um novo tópico Mensagens neste tópico (1)
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Arqshoah colhe depoimentos de sobreviventes do Holocausto

AGÊNCIA USP - Um novo projeto está sendo desenvolvido pelo Arquivo Virtual sobre Holocausto (Arqshoah). Os pesquisadores buscam judeus sobreviventes da perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial para a gravação de depoimentos que expressem estas trajetórias de vida. A iniciativa é realizada sob a coordenação da professora Maria Luiza Tucci Carneiro, do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER), do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e que desde 2006 é a coordenadora e idealizadora do Arqshoah.

Pesquisadores buscam judeus sobreviventes da perseguição nazista
Segundo a professora Maria Luiza, após a gravação em vídeo, os testemunhos serão transcritos na íntegra pela equipe do Arqshoah e, posteriormente, transcriados para futura publicação no site do projeto. Os fatos históricos narrados pelos sobreviventes serão complementados por meio de um trabalho de pesquisa iconográfica e análise documental.
A equipe do Arqshoah pretende anexar, junto ao texto que narra a história de vida do sobrevivente, um conjunto de documentos históricos que complementam o relato do sobrevivente. Grande parte desse material pertence aos próprios sobreviventes, como passaportes, cartas trocadas com parentes e familiares que conseguiram emigrar para outros países da Europa ou das Américas, além de objetos que os próprios sobreviventes guardaram ao longo dos anos e que ilustram suas trajetórias.
Esses testemunhos somam informações aos documentos que vêm sendo coletados ao longo dos anos pela professora Maria Luiza, e que hoje fazem parte do acervo do Arqshoah: cópias de documentos obtidos no Arquivo Histórico do Itamaraty do Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, Fundo DEOPS/São Paulo, Museu Judaico de Bruxelas, dentre outros acervos. O resultado desse trabalho está sendo disponibilizado no site Arqshoah e também publicado na coletânea Vozes do Holocausto.
“Atualmente temos cerca de 150 depoimentos já coletados”, informa a professora Maria Luiza. Um outra vertente do projeto é incentivar esses mesmos sobreviventes a escreverem suas memórias para publicação na Coleção Testemunhos, série de livros que contam, de uma forma mais autoral, a trajetória daqueles que sobreviveram ao Holocausto e ao antissemitismo propagado pela Alemanha nazista e países colaboracionistas.
Financiamento
O projeto tem duração de seis meses e recursos do Instituto Samuel Klein em parceria com a Claims Conference e a União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (UNIBES). Duas equipes de história oral, comandadas pela socióloga Raquel Mizhari e a historiadora Sarita Mucinic Sarue, ambas pesquisadoras do Arqshoah, estão encarrregadas de registrar os depoimentos em vídeos e digitalizar os documentos oferecidos pelos sobreviventes. De acordo com Maria Luiza, uma das formas de encontrar participantes em potencial é por meio de sugestões oferecidas por associações judaicas, amigos e parentes dos sobreviventes, assim como pelas redes sociais.
Para a professora, o projeto é uma maneira de investir contra o aparecimento de grupos que negam o Holocausto e propagam o ódio contra as minorias étnicas como os judeus, negros, ciganos e homossexuais. “Os sobreviventes têm a oportunidade de relatarem o que viveram, sendo que ainda há fatos desconhecidos, não apenas sobre suas próprias vidas, mas sobre a própria história do Holocausto e do nazismo. Além disso, existem outras vozes que se identificam com estes relatos; histórias de vida que se cruzam e que, muitas vezes, se complementam”, diz.
A professora explica que, de comum acordo com o Instituto Samuel Klein e UNIBES/Claims, parte do material será disponibilizado gratuitamente para as escolas, museus e arquivos brasileiros no formato de 10 DVDs acompanhados de livretos contendo as histórias de vidas dos sobreviventes.
Travessias
A professora coordena um outro projeto denominado Travessias: narrativas e representações dos sobreviventes do Holocausto. A iniciativa visa reunir material de intelectuais e artistas que fugiram do nazismo e se refugiaram no Brasil, como Otto Maria Carpeax (jornalista e crítico literário), Alice Brill (fotógrafa), László Zinner (escultor e desenhista), Árpád Szenes (pintor), Maria Helena da Silva (pintora), Felicja Blumental (pianista) e Paulo Ronai (tradutor), entre outros.
O projeto envolve uma equipe de pesquisadores internacionais: Beatriz de Las Heras e Antonio de Las Heras, ambos da Universidade Carlos III (Madrid); a historiadora Marlen Eckl, formada na Universidade de Viena (Áustria); Domingo Lilon, da Universidade de Pecs, na Hungria e Elda Evangelina Gonzalez Martinez, do CSIC/Madrid. Do Brasil, participam: Lucius de Mello, Silvia Lerner, Sarita Sarue, Nanci do Nascimento Souza, Laís Cardillo, Laura Lemmi di Natali e Rachel Mizrahi. Indicada pelo Arquivo Nacional está a historiadora Claudia Beatriz Heynemann.
Neste projeto serão estudados as trajetórias que os judeus perseguidos durante a Segunda Guerra seguiram, a partir de determinados pontos de fuga (Alemanha, Áustria, Hungria, Polônia, Romênia, etc), passando por países de trânsito (Portugal, França, Espanha, Marrocos e Xangai) até chegar aos países de acolhimento e/ou de refúgio (Estados Unidos, Brasil, México, Argentina, Colômbia, Palestina/Israel, Xangai e França).
Foto: Wikimedia Commons
Mais informações: email malutucci@gmail.com, com a professora Maria Luiza Tucci Carneiro, ou (11) 3091-8598, email leer@usp.br, no LEER


__._,_.___

Enviado por: GRUPO DE ESTUDOS DA HISTORIA DO BRASIL - GEHB

Responder através da web através de email Adicionar um novo tópico Mensagens neste tópico (1)
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com
Yahoo! Grupos

Doc on-line n. 17

Meus caros, minhas caras,
É com grande satisfação que anunciamos a publicação do número 17 da Doc On-line. Revista digital de cinema documentário com o tema “Documentário e televisão”. Vejam, abaixo, o sumário deste número.

Aproveitamos para convidá-los(as) a navegar pelas suas diversas seções através do endereço: http://www.doc.ubi.pt


Também estamos recebendo material para o próximo número da revista, cujo tema é "Interatividade e Documentário", até o dia 31 de maio.

Aguardamos sua contribuição!

Cordialmente,

Os editores
Manuela Penafria e Marcius Freire





Estimados amigos y amigas,


Nos complace en anunciar la publicación de la 17ª edición de la Doc On-line - Revista Digital de Cine Documental, cuyo tema es: "Television y documental". Vean abajo el índice de este número.


Les invitamos a navegar a través de sus diferentes secciones en el siguiente sitio web
http://www.doc.ubi.pt


La Revista también está recibiendo material para su próximo número y el tema es: "Interactividad y documental". La fecha límite de entrega es el 31 de mayo.



¡Esperamos su contribución!



Atentamente,



Los Editores
Manuela Penafria y Marcius Freire





Dear Friends

We are pleased to announce the publication of the 17th edition of the Doc Online - Digital Magazine on Documentary Cinema under the theme: “Documentary and Television”.
Find below the Table of Contents of this issue.


We invite you to navigate through its various sections in the website http://www.doc.ubi.pt

DOC Online is now receiving material for its next issue. The deadline is May 31st and the theme is: "Interactivity and Documentary".

We await your contribution!


Sincerely,

The Editors
Manuela Penafria and Marcius Freire




Chers amis,

C'est avec grande satisfaction que nous annonçons la publication du numéro 17 de Doc On-line. Revue électronique de cinéma documentaire dont le thème est "Documentaire et Télévision". Référez-vous ci-dessous au sommaire de ce numéro.

Nous profitons de cette occasion pour vous inviter à naviguer dans les différentes parties qui composent notre revue en empruntant l'adresse suivante :http://www.doc.ubi.pt

Par ailleurs, nous recevons dès maintenant, et ce jusqu'au 31 mai, les textes destinés à la prochaine édition et dont le thème est "Interactivité et documentaire".

Nous attendons votre contribution.


Bien à vous, 



Manuela Penafria et Marcius Freire

Editeurs
Si vous ne voulez plus recevoir des messages sur la Doc, envoyez un message texte “Désinscrire”.

N. 17 (03/2015)
|DOCUMENTÁRIO E TELEVISÃO | Documental y televisión | Documentary and Television | Documentaire et télévision |
 

EDITORIAL 

Editorial | Editor's note | Éditorial



---> Marcius Freire, Manuela Penafria



DOSSIER TEMÁTICO 

Dossier temático | Thematic dossier | Dossier thématique



---> Gustavo Souza



---> Miguel Alfonso Bouhaben



---> Rafael Valles



---> Elina Adduci Spina



ARTIGOS 

Artículos | Articles | Articles



---> Bertrand Lira



---> Lior Zylberman



---> Rafael Mc Namara; Natalia Taccetta



---> Sandra Coelho



LEITURAS 

Lecturas | Readings | Comptes rendues

---> Lauren Sperling



ANÁLISE E CRÍTICA DE FILMES 

Análisis y crítica de películas | Analysis and film review | Analyse et critique de films



---> Ricardo Ferreira Freitas; Ana Teresa Gotardo



---> Bárbara Abrantes 



---> Anna Beatriz Lisbôa de Vasconcelos


ENTREVISTA 

Entrevista | Interview | Entretien



---> Paola Prestes



---> Ana Catarina Pereira; Bruno Medeiros, Fernando Cabral; Miguel Mota Pires


DISSERTAÇÕES E TESES 

Disertaciones y tesis | Theses | Thèses



---> André Bonotto


---> Carla Conceição da Silva Paiva


---> Gabriel de Barcelos Sotomaior


---> Isabel Anderson Ferreira da Silva


---> Bianca Salles Dantas


---> Cássia Takahashi Hosni


---> Luciana Giannini Canton


---> Pablo da Cunha


---> Priscyla Bettim


---> Viviana Echávez Molina


VERSÃO INTEGRAL (pdf)

Versión integral (pdf)
| Full version (pdf) | Versión intégrale (pdf)


__._,_.___

Enviado por: Marcius Freire

Responder através da web através de email Adicionar um novo tópico Mensagens neste tópico (1)
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Yahoo! Grupos

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.