Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

domingo, 25 de abril de 2010

 


BOLETIM TEMA LIVRE – 02
Difusor acadêmico e cultural
Periodicidade: Mensal
Nº 02 – Niterói, abril de 2010.
 
 
1.     Apresentação
 
É com grande satisfação e orgulho que chegamos à segunda edição do Boletim Tema Livre, seja pelo êxito do primeiro número junto às comunidades acadêmica e artística, seja pelo prazer de informar ao nosso público ao redor do globo sobre acontecimentos concernentes a essas searas.
Seguindo com o nosso propósito, trazemos dados concernentes a concursos em oito universidades brasileiras situadas em seis estados diferentes, além de informações sobre prêmios acadêmicos no Brasil e na Argentina, e oportunidade de bolsa no Uruguai.
Além disto, nesta segunda edição, apresentamos sugestões de leituras e de eventos acadêmicos e culturais que estão a ocorrer, durante o mês de abril, no Brasil, em Portugal e no México.
Também nesta edição apresentamos o projeto "Tema Livre nas novas Redes Sociais", que visa ser um meio de maior aproximação e interação público-publicação e, ainda, de oferecer novos canais para a participação e expressão dos nossos leitores.
Por fim, não podemos deixar de registrar o nosso agradecimento ao estimado público, que acolheu com significativa receptividade a este nascente projeto, o do Boletim Tema Livre, seja enviando sugestões de informações para publicarmos, seja com mensagens de encorajamento.
 
 
2.      a) Concursos: Universidades
 
Na seção "Bolsas, concursos e oportunidades" a Revista Tema Livre informa sobre concursos em oito universidades brasileiras, em seis diferentes estados, em quatro regiões do país:
 
Rio de Janeiro
- UFF
Niterói, Campos dos Goytacazes, Macaé e Angra
Concursos para diversas áreas: História, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Turismo, Administração, Contábeis, Cinema e Vídeo, Geografia, Educação, Economia, etc
 
- UFRRJ: Vários campi.
Diversas disciplinas:
História da América Colonial, História Política e Econômica do século XX, Filosofia Medieval, Didática e Ensino de História, Didática e Ensino de Ciências Sociais, Didática e Ensino de Letras, Didática e Ensino de Filosofia, Didática e Ensino de Belas Artes, Didática e Ensino de Geografia, Relações Internacionais, Sociologia, Comunicação Social, Psicologia, Letras, Geografia, Turismo e Meio Ambiente, etc
 
- USS
História
 
 
Rio Grande do Sul
- UFPEL: História e Antropologia, Letras, Geografia, Economia, Artes Visuais, Música e Artes Cênicas, Administração e Turismo, etc
 
 
Rio Grande do Norte
- UFRN: Vários campi
Diveras áreas: Educação, Serviço Social, Letras, Contábeis, Administração, etc
 
 
Paraíba
- UFPB: 98 vagas
Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Mídias Digitais, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Economia, Geociências, Ciências Sociais Aplicadas (Administração), etc
 
 
Bahia
- UFRB: 81 vagas
Várias áreas: História, Museologia, Serviço Social, Letras, Políticas Públicas, Física, Matemática, etc
 
 
Pará
- UFPA: 185 vagas
Várias áreas: História, Geografia, Letras, Educação, Serviço Social, etc
 
b)     E, ainda, continuam abertos
- ENTRE 1 E 30 DE ABRIL DE 2010, ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA 2° PRÊMIO TESE DE DOUTORAMENTO ANPUH.
- "CONCURSO DE MONOGRAFIAS DE HISTÓRIA DO PARANÁ"
 
c)     ARGENTINA
Tercer Concurso de Tesis de Postgrado en Historia Económica Argentina (AAHE)

d)    URUGUAI
Beca FLTA para Docentes Uruguayos
(Programa Fulbright Foreign Language Teaching Assistant Program)
 
Para maiores informações concernentes a esta lista de oportunidades e, ainda, a outras chances profissionais, acesse:
 
 
3.     Livros
 
Sugestões de leitura:
BARROS, José D'Assunção. A Construção Social da Cor. Petrópolis: Vozes, 2009.
Lançado recentemente, o livro procura discutir no âmbito da História e das Ciências Sociais algumas das questões mais instigantes e polêmicas de nossa época, como a formação das desigualdades sociais no Brasil, as questões étnicas, a hierarquização e democratização das diferenças, e, sobretudo, a História da formação da sociedade brasileira a partir de uma sociedade que se gestou durante o escravismo colonial. A obra aborda o período que vai desde a formação do Escravismo Colonial até a Abolição da Escravatura, e segue depois analisando alguns dos desdobramentos contemporâneos (período da República) relativos às desigualdades e lutas contra as desigualdades que haviam sido gestadas no período escravocrata.
- A obra pode ser adquirida nas livrarias ou pedida através do site da Editora Vozes (http://www.editoravozes.com.br/), ou encomendada à editora pelo e-mail vozes62@uol.com.br
- Sobre o autor: José D'Assunção Barros é Historiador e Professor de História, com Doutorado pela Universidade Federal Fluminense. A partir de 2009, tornou-se professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
 
Classica Digitalia:
Série Varia:
- JESUS, Carlos A. Martins de; FERREIRA, Luísa de Nazaré (Orgs.) FESTEA - Tema Clássico. Dez anos de um festival de teatro (1999-2008) Coimbra: Classica Digitalia/CECH, 2010.
PVP: 20euros


Série Ensaios:
- LEÃO, Delfim F; FERREIRA, José Ribeiro; FIALHO, Maria do Céu. Cidadania e Paideia na Grécia antiga. Coimbra: Classica Digitalia/CECH, 2010
Hiperligação: https://bdigital.sib.uc.pt/classicadigitalia/handle/123456789/33
PVP:11euros

Os organizadores da Classica Digitalia ainda noticiam que:
"Apraz-nos ainda informar que foi adicionada à biblioteca digital uma função que permite adquirir os volumes impressos directamente através da Imprensa da Universidade de Coimbra (ver campo "Como comprar um livro impresso/How to buy a printed volume").
Em breve, esperamos iniciar  igualmente a distribuição no Brasil e nos Estados Unidos da América."


4.     Eventos acadêmicos de ABRIL
 
Rio de Janeiro:
O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, em colaboração com a Escola de Comunicação e com o curso de Direção Teatral da supracitada instituição, convida para o início da mostra "A Cena do Cinema", que  pretende discutir as relações entre cinema, teatro e performance em filmes brasileiros contemporâneos, talvez como alternativas à hegemonia da tradição da telenovela e de um teatro naturalista. 
Entre os convidados estarão David França Mendes, Susana Ribeiro, Kiko Goifman, Jean-Claude Bernardet, Mario Bortolotto, José Eduardo Belmonte, entre outros. No dia 6 de abril, às 19 h., no Salão Moniz de Aragão do FCC será exibido "A Falta que nos Move" (100 min.), seguido de um debate com a diretora Christiane Jatahy, e os atores Marina Vianna e Pedro Brício.
Para qualquer dúvida sobre a localização, consultar: www.forum.ufrj.br
 
São Paulo:
A Revista Almanack Braziliense (www.almanack.usp.br) convida para a mesa-redonda "A guerra de raças e a constituição na América Bolivariana (Nova Granada e Venezuela, século XIX)", a realizar-se no dia 13/04/2010, às 17h00m, na sala 08 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais da USP. O evento contará com a exposição do Prof. Dr. Clément Thibaud (Universidade de Nantes/França) e os comentários do Prof. Dr. João Paulo Garrido Pimenta (Universidade de São Paulo/Brasil) e do Prof. Dr. Marco Antônio Silveira (Universidade Federal de Ouro Preto/Brasil). Uma primeira versão do texto do Prof. Clément Thibaud, que será debatido na mesa-redonda, está disponível no site do Instituto de Estudos Brasileiros (www.ieb.usp.br). Os três textos debatidos na mesa-redonda, em sua versão definitiva, serão publicados em novembro de 2010 na seção "Fórum" da Revista Almanack Braziliense N.12. O debate poderá ser acompanhado em tempo real através do site www.iptv.usp.br. Basta selecionar "transmissões", em seguida, "ao vivo", e escolher o evento "12º Fórum–Revista Almanack Braziliense". Ao longo do evento, estaremos recebendo perguntas para os participantes da mesa através do e-mail almanack@usp.br
Na ocasião, será realizada uma homenagem ao Prof. István Jancsó.
 
 
 
 
5.     EVENTOS CULTURAIS
 
a)    FOTOGRAFIA
PORTUGAL
O MAEDS junta-se às comemorações do Dia Mundial da Fotografia Pinhole
 
Dia 24 de Abril 2010 (14:00h-17h30m)
Inscrições e informações:
Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS)
Av. Luisa Todi nº 162, 2900-451, Setúbal, Portugal.
Tels. 265239365/265534029 Fax: 265527678
www.maedseventosactividades.blogspot.com
Inscrições até ao dia 17 de Abril
 
 
            BRASIL
Portugal: Um Outro Olhar – Património Mundial em Perspectiva
A exposição, uma iniciativa do Turismo de Portugal, com apoio da Embaixada de Portugal no Brasil, do Instituto Camões e da Biblioteca Nacional de Brasília, foi inaugurada esta segunda-feira pelo Embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro.
As 40 fotografias são da autoria do fotógrafo português António Sá, feitas em parceria com o National Geografic Channel e o Turismo de Portugal. A exposição já esteve em Lisboa, no Mosteiro dos Jerónimos, e em Londres, no Armazém Harrods.
A exposição pode ser visita de 21/4 a 5/5
Biblioteca Nacional de Brasília
Entrada é gratuita.
 
b)    HISTÓRIA DA GRAVURA NA EAV PARQUE LAGE
 
Exposição que apresenta a história da gravura na EAV Parque Lage com obras do acervo da escola, que foi recentemente restaurado e catalogado. Serão exibidos trabalhos de artistas como Anna Bella Geiger, Luiz Ernesto, Malu Fatorelli, Suzana Queiroga, Cildo Meireles, Beatriz Milhazes, Arthur Barrio, entre outros.
Curadoria George Kornis.
Galerias 1, 2 e EAV
O Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
A Exposição acontece de segunda a quinta, das 9h às 22h, e de sexta a domingo, das 10h às 17h.
Até 24 de maio
 
 
c)     CICLO CULTURAL PORTUGUÊS NA UNAM (MÉXICO): Cinema, Literatura, Música, etc
Ubicación: Circuito interior s/n, Ciudad Universitaria Del. Coyoacán C.P. 04510 México D.F.
Horarios de atención: Lunes a Viernes de 9:00 a 14:00 y de 16:00 a 18:00 hrs.
Centro de Enseñanza de Lenguas Extranjeras – CELE
Tel: 56-22-06-50
De 7 a 30 de abril de 2010
 
 
d)    ANITA MALFATTI - 120 ANOS DE NASCIMENTO
Mostra que celebra uma das mais consagradas artistas brasileiras da história e que relata e ilustra a história das artes plásticas no país, do final do século XIX até meados do século XX.
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
SCES, Trecho 02, lote 22, 70200-002 - Brasília
De terça a domingo, das 9h às 21h.
Tel: +55 (61) 3310-7087
 Até 25 de abril
 
 
e)     MENAS: O CERTO DO ERRADO, O ERRADO DO CERTO

De acordo com a norma culta do português brasileiro, "menas" é palavra incorreta, entretanto, está na fala de muitos brasileiros. Adquiriu tamanha notoriedade que foi, agora, alçada à categoria de título de exposição. MENAS defende a ideia de que há mais maneiras de analisar a linguagem do que a velha dicotomia do certo ou errado. MENAS propõe uma discussão que desafia nossas certezas, diluindo parte das fronteiras entre o culto e o popular. Experimente uma nova percepção do português brasileiro.
Museu da Língua Portuguesa
Parque da Luz s/n, São Paulo, SP
De terça a domingo, das 10h às 17h
Tel.: +55 (11) 3326 0775
Até 27/6
 
 
 
6.     Redes Sociais
 
A Revista Tema Livre atua, desde 2002, na internet, sendo um espaço qualificado, que objetiva agregar de forma positiva à vida intelectual dos navegantes da web, bem como contribuir, gratuitamente, com conteúdo de qualidade ao espaço virtual.


A partir desta proposta, a Revista Tema Livre estende sua missão à web 2.0, às mídias sociais, estando presente no Orkut, no Twitter e no FaceBook, agregando, ainda, o objetivo de, através das redes sociais, aproximar-se mais do público leitor.
 
As redes sociais aqui apresentadas são locais voltados para a discussão de temas relacionados à História, à cultura e à arte, envolvendo, também, questões da atualidade, visando a troca de informações e experiências concernentes às vidas acadêmica e profissional.

Assim sendo, convidamos todos aqueles interessados na área de História, e nas Ciências Humanas de uma maneira geral, além dos aficionados pelas Artes, a participarem deste projeto. Vamos compartilhar o conhecimento.
 
 
 
 
7.     Convite à comunidade acadêmica
 
7.1)            A REVISTA TEMA LIVRE está aceitando artigos para suas próximas edições. Para maiores detalhes, ver:
 
7.2)            Os organizadores/realizadores interessados em anunciar seus eventos acadêmicos (Simpósios, lançamento de livros, defesas de teses...) e culturais (Mostras, exposições...) de forma inteiramente gratuita no Boletim Tema Livre, favor enviar os respectivos dados para eventual publicação: boletim@revistatemalivre.com
 
 
 
O envio do anúncio não significa a obrigatoriedade da publicação do mesmo no Boletim Tema Livre. Por fim, os eventos que forem publicados no Boletim Tema Livre são de inteira responsabilidade dos realizadores dos eventos, sendo o Boletim Tema Livre mero veículo informativo e difusor acadêmico e cultural.

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com
 
Conferência Eurydice

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com
.

__,_._,___
 
Caros colegas:
Encontra-se publicado o v. 18, n. 35, da Revista de Sociologia e Política.
Desejamos a todos uma boa leitura.
Cordialmente,

Gustavo Biscaia de Lacerda
Editor-executivo
Revista de Sociologia e Política
http://www.scielo.br/rsocp
http://www.ser.ufpr.br/rsp
*   *   *
SciELO - Scientific  Electronic Library Online
 
números disponiblesvol.17 número34 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de  periódicos   RSS


Revista de Sociologia e Política
versão impressa ISSN 0104-4478

Sumário
Rev. Sociol. Polit. vol.18 no.35 Curitiba fev. 2010
Editorial
Lacerda, Gustavo Biscaia de

        · texto em português
 Artigos
·  O contratualismo como método: política, direito e neocontratualismo
Chiappin, J. R. N.; Leister, Carolina

·  Desenho institucional e accountability: pressupostos normativos dateoria minimalista
Maria, João Francisco Araújo

·  Associativismo transnacional: uma propostaanalítico-conceitual
Ballestrin, Luciana

·  A política africana do brasil no pós-guerra fria
Ribeiro, Cláudio Oliveira

·  Construção do estado, esfera política e profissionalização do jornalismo no Brasil
Petrarca, Fernanda Rios

·  A revista civilização brasileira: projeto editorial e resistência cultural (1965-1968)
Czajka, Rodrigo

·  A militarização da segurança pública: um entrave para a democracia brasileira
Nóbrega Júnior, José Maria Pereira da

·  Determinantes políticos do déficit fiscal nos estados brasileiros (1987-1997)
Batista, Cristiane; Simpson, Ximena

·  A agenda da reforma dos benefícios tributários das famílias e das empresas com saúde: entre o particular e o geral
Andreazzi, Maria de Fátima Siliansky de; Bursztyn, Ivani; Holguin, Tássia; Sicsú, Bernardo; Tura, Luiz Fernando Rangel

·  Já não se fazem mais máquinas políticas como antigamente: competição vertical e mudança eleitoral nos estados brasileiros
Borges, André

·  O agronegócio e o problema do trabalho infantil
Marin, Joel Orlando Bevilaqua

·  Espaço urbano e criminalidade violenta: análise da distribuição espacial dos homicídios no município de Cascavel/PR
Ramão, Fernanda Pamplona; Wadi, Yonissa Marmitt



"Cansamo-nos de agir
 E até de pensar cansamos;
 Só não cansamos de amar
 E nem de dizer que amamos"

(Teixeira Mendes, a partir de Augusto Comte)

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com
 
 AMIGOS
  Importante: Temos o direito ao registro de nossa HISTÓRIA!!! Um direito que nos vem sendo negado. Será que estamos vivendo numa democracia? Pensem nisto e assinem o manifesto da OAB-RJ pela abertura dos arquivos da ditadura. Entrem no site abaixo.
                        http://www.oab-rj.org.br/forms/assinaturas.jsp
               




__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.