Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

XXIX Simpósio Nacional de História 2017 - Contra os Preconceitos: História e Democracia.

Entre 24 e 28 de julho de 2017, na cidade de Brasília, será realizado o XXIX Simpósio Nacional de História. O evento que acontece a cada dois anos, constitui-se na principal reunião acadêmica da área. Sua diversificada programação atrai pesquisadores em diferentes estágios da carreira, professores de todos os níveis de ensino e estudantes de História de graduação e pós-graduação.
A Universidade de Brasília (UnB) que sediará o Simpósio e, as demais instituições de Brasília que se dispuseram a colaborar na sua organização, estão empenhadas em organizar, com esmero, esse evento de alta importância acadêmica e de grande potencial de intercâmbio de pesquisas e experiências profissionais diversificadas. 
Contra os Preconceitos: História e Democracia é a temática do evento, que, sem dúvida, apresenta relevância histórica impar e grande atualidade face à complexa realidade do mundo contemporâneo. De fato, o tempo presente, no Brasil e em diferentes países do mundo, tem se caracterizado por peculiar conquista e afirmação de novos e plurais direitos, mas também é marcado por forte expansão de diferentes formas de fundamentalismos e  expressão de preconceitos.  
Aos historiadores cabe tarefa de especial relevância, refletir sobre os processos de conquistas desses direitos e, ao mesmo tempo, sobre os motivos e diferentes formas de reação contra elas.  Esse campo, orientado por preconceitos e visões de mundo conservadoras, merece atenção especial, pois constitui manifestação histórica que precisa ser compreendida em sua dimensão temporal e espacial. 
Para os profissionais e estudantes que fazem dos simpósios da ANPUH espaços privilegiados de interlocução de ideias, serão oferecidos diferentes tipos de atividades como, Conferências proferidas por reconhecidos historiadores nacionais e internacionais; Diálogos Contemporâneos; Minicursos e Simpósios Temáticos.
Convidamos todos a visitarem o site do Simpósio e a contribuírem para que a temática do evento seja analisada, com profundidade, nas diferentes formas de atividades oferecidas que conformam a organização dos simpósios nacionais da ANPUH.

XXIX Simpósio Nacional de História 2017 - Contra os Preconceitos: História e Democracia.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.