Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

domingo, 11 de março de 2012

** Livro analisa danças populares brasileiras


Marianna Monteiro, professora do curso de Arte-Teatro do Instituto de Artes da Unesp, investiga os processos formativos das danças populares brasileiras (Wikimedia)
 

Livro analisa danças populares brasileiras

09/03/2012
Fonte: Agência FAPESPO livro Dança popular: espetáculo e devoção, lançado nesta quinta-feira (08/03), faz uma reflexão sobre a importância das danças populares na sociedade brasileira.
A obra de Marianna Monteiro, professora do curso de Arte-Teatro do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), teve apoio da FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Publicações.
A partir de diversos referenciais históricos, a autora investiga os processos formativos das danças populares brasileiras e propõe um novo olhar, tanto no que diz respeito às suas características, como em relação à oposição entre cultura erudita e popular.
A pesquisa de Monteiro procurou compreender o universo da dança sem ater-se ao protótipo europeu da dança teatral, que, segundo ela, se adapta mal às danças populares brasileiras. Ao voltar-se para a dança na América portuguesa, nos séculos 17 e 18, a autora revela que modelos europeus mais antigos estão na base das danças populares atuais.
No livro, as expressões cênicas populares deixam de ser vistas como resquícios de fenômenos primitivos ou arcaicos. Monteiro compila dados históricos e antropológicos sobre dois grandes conjuntos de manifestações populares: os congos e os bois-bumbás, interpretando-os no interior dos processos ideológicos que acompanharam a constituição e o fortalecimento do Estado moderno português.
Monteiro é pesquisadora do Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama-Napedra e integrante da Associação Cultural Cachuera!, para a qual produz material documental em vídeo sobre dança popular. Em 1998, recebeu o prêmio APCA de melhor pesquisa em dança por Noverre: cartas sobre a dança, natureza e artifício no balé de ação, um estudo sobre a reforma da dança no século 18 na França, publicada posteriormente pela Edusp.
Conheça nosso perfil no Faceboock
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com 

** Biblioteca Digital Memória da Cnen: acesso livre na internet

 Fonte: JC e-mail 4452, de 09 de Março de 2012.  

Biblioteca Digital Memória da Cnen: acesso livre na internet


A Biblioteca abrange todos os tipos de documentos produzidos desde a década de 50, como artigos de periódicos e conferências, teses e dissertações, relatórios e normas técnicas.
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) desenvolveu e disponibilizou na internet a "Biblioteca Digital Memória da Cnen", que reúne a literatura produzida por seus servidores, tanto na área nuclear como fora dela, com foco na preservação do conhecimento institucional. O mecanismo de busca de conteúdo do site permite ao internauta encontrar textos de autores ou assuntos específicos.
O site começou a ser produzido há alguns anos e vem sendo continuamente ampliado e aprimorado. Inicialmente, foi disponibilizado apenas internamente para permitir ajustes necessários. Nesta semana, foi liberado para acesso público no endereço http://memoria.cnen.gov.br. Além das publicações dos servidores, há várias outras informações disponibilizadas. Entre elas, uma cronologia dos principais acontecimentos da energia nuclear, no Brasil e no mundo, o que permite situar a instituição, seu desenvolvimento e suas atividades no contexto histórico.
O site inclui ainda a legislação do setor nuclear. Leis, decretos, portarias, normas, outros atos legais e demais documentos podem ser pesquisados em sistema de busca próprio. A legislação está classificada por ano de publicação, número do ato legal, assunto, entre outros critérios.
Uma área destinada a informações organizacionais da Cnen traz o perfil da instituição e de suas principais unidades. Os presidentes, tanto o atual, como os que o antecederam, são apresentados com fotografia e breve currículo. Relatórios anuais com informações detalhadas das atividades desenvolvidas estão publicados, abrangendo desde a criação da Comissão, em 1956, até o ano de 2010. Também estão relacionados os diferentes órgãos do Governo Federal aos quais a Cnen já esteve subordinada e as composições de sua Comissão Deliberativa ao longo dos anos.
A Biblioteca, além de contribuir para a preservação do conhecimento institucional, tem também importância para a história da Ciência e Tecnologia do País, na medida em que documenta parte relevante do desenvolvimento da energia nuclear no Brasil.
(Ascom da Cnen) 





__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com


  

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.