Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

segunda-feira, 20 de março de 2017

E-BOOK DITADURAS REVISITADAS.

CLIQUE NA IMAGEN PARA BAIXAR O LIVRO.
Ebook Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais.

Prezados,

Gostaríamos de divulgar a publicação do e-book Ditaduras Revisitadas: cartografias, memórias e representações audiovisuais (ISBN:  987-989-8859-01-3, Faro, Portugal : CIAC/universidade do Algarve, 1ª. edição, dezembro 2016)editado pelos pesquisadores Denize Araujo (Universidade Tuiuti do Paraná – UTP),  Eduardo Morettin (Universidade de São Paulo - USP) e Vitor Reia-Baptista (Universidade do Algarve- UAlg -Portugal).
 A publicação é resultado de uma parceria de pesquisa entre o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade Aberta de Lisboa e Universidade do Algarve, o Grupo de Pesquisa Comunicação, Imagem e Contemporaneidade (CIC – gpcic.net) da Universidade Tuiuti do Paraná, e o Grupo de Pesquisa História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação (HA – www. historiaeaudiovisual.weebly. com) da Universidade de São Paulo. 
 Ditaduras revisitadas está dividido em três partes: “Representações e leituras”, “Cartografias e lugares de memória” e “Resistências e enfrentamentos”. Conceitos como memória, história e subjetividades, dentre outros, perpassam a discussão teórica empreendida pelos 48 autores nacionais e estrangeiros, pertencentes a diversas instituições de ensino superior do Brasil e do exterior, em um movimento que mobiliza diferentes meios, como cinema, televisão, imprensa, fotografia, sites, e similares.
 Ao final, temos os testemunhos, alguns deles inéditos, dos diretores dos filmes analisados, como Florestano Vancini, Germán Scelso, Jonathan Perel, José Pedro Charlo e Aldo Garay, Lúcia Murat,  Luís Filipe Rocha, Luiz Alberto Sanz, Mari Corrêa, Miguel Littín e Tata Amaral.
Seguem os links:

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.