Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Revista Doc on-line n. 22.

Minhas caras, meus caros,  

É com grande satisfação que anunciamos a publicação do número 22 da Doc On-line. Revista digital de cinema documentário com o tema Sonoridades do documentário”. Vejam, abaixo, o sumário deste número.

Aproveitamos para convidá-los(as) a navegar pelas suas diversas seções através do endereço: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc

Também estamos recebendo material para o próximo número da revista, cujo tema é "Documentário no feminino", até o dia 15 de dezembro.

Aguardamos sua contribuição!

Cordialmente,

Os editores
Manuela Penafria e Marcius Freire


DOC 22
SONORIDADES DO DOCUMENTÁRIO | Sonoridades del documental | Documentary sonoroties | Sonorités du documentaire
Setembro 2017


Índice

EDITORIAL
Editorial | Editor’s note | Éditorial
Sonoridades do documentário
Marcius Freire & Manuela Penafria

DOSSIER TEMÁTICO
Dossier temático | Thematic dossier | Dossier Thématique
Som direto: quatro aspectos da tomada sonora da voz no cinema
documentário
Renan Paiva Chaves

Jogo de cena: um outro olhar sobre a entrevista no documentário
Carlos Pernisa Júnior & Helena Oliveira Teixeira de Carvalho

Bezerra da Silva, Cartola & Velha Guarda da Portela: um mergulho
no documentário brasileiro contemporâneo sobre samba
Guilherme Carréra Campos Leal

Vozes da guerra, cantos de amor: um documentário-balada sobre
meninos soldados
Miguel Alfonso Bouhaben, Sandra Straccialano Coelho
& Guilherme Maia

Os efeitos de sentido do som no cinema documental e o contrato
de veridicção
Alexandre Provin Sbabo

Antoine Bonfanti e a escuta do mundo em documentários não controlados
Sérgio Puccini

Contra-archivos: estrategias de apropiación de imágenes y sonidos
de perpretadores
Mariano Veliz

A fala no documentário O fim e o princípio (2005) de Eduardo Coutinho
Fernando Andacht & Débora Regina Opolski

Puras palabras. Sobre algunos de los usos de los testimonios en los
documentales argentinos que evocan el pasado reciente
Gustavo Aprea

Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem
de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade
brasileira
Luíza Beatriz A. M. Alvim

Met Dieric Bouts: investigaciones en torno al contrapunto cinematográfico
Santiago Rubín de Celis Pastor

Eduardo Coutinho et la création d’un « espace sonore » dans le
documentaire
Gustavo Coura Guimarães

ARTIGOS
Artículos | Articles | Articles
O (ir)representável da História: o cinema e o arquivo do Holocausto
Miguel Mesquita Duarte

O arquivo e a morte no documentário brasileiro contemporâneo:
A paixão de JL e Elena
Gabriel Malinowski

O cinema como errância – os deslocamentos como objetos: o documentário
aforístico de Llorenç Soler
Rafael Tassi Teixeira

Metáforas en el cine – un recorrido por las representaciones del
documental argentino sobre la crisis de 2001
Teresa Álvarez Martín-Nieto

El botón de nácar e a repressão na América Latina
Moisés Carlos Ferreira

LEITURAS
Lecturas | Readings | Comptes Rendus
O documentário contemporâneo e os limites da realidade
Jennifer Jane Serra

ANÁLISE E CRÍTICA
Análisis y crítica de películas | Analysis and film review |
Analyse et critique de films
A queima: vozes e ruídos na construção de um mito
Ester Maria Silva Rosendo

La deconstrucción de las imágenes del Libertador en: Bolívar sinfonía
tropikal (1980), de Diego Rísquez
Rafael Arreaza Scrocchi

A escritura sonora e o processo de construção do documentário
Jards (2012), de Eryk Rocha
Cristiane da Silveira Lima

Entrevista | Interview | Entretien
Entrevista con Diego Rísquez: Descifrando el film Bolívar sinfonía
tropikal (1980)
Rafael Arreaza Scrocchi

A sonoridade do documentário Jards (2012), de Eryk Rocha. Entrevista
com o sound designer Edson Secco
Cristiane da Silveira Lima

Entrevista com Ana Rieper: documentários musicais como um território
de afetos
Guilherme Sarmiento & Lucas Ravazzano

DISSERTAÇÕES E TESES
Disertaciones y Tesis | Theses | Thèses
Agenciamentos estéticos e políticos no audiovisual contemporâneo:
imagens de arquivo na obra de Harun Farocki
Jamer Guterres de Mello

O documentário autobiográfico: o cinema de Cambridge e a obra
de Ross McElwee
Gabriel Kitofi Tonelo

O corpo feminista e animado: as representações dos gêneros nos
filmes de animação feministas da década de 1970 de Monique
Renault
Fernanda Resende Serradourada

O cinema investigativo de Errol Morris e suas táticas de construção
fílmica em um cinema social
Dayane de Andrade

Documentário radical ou a ficção como colaboração: invenção,
disjunção e cinema compartilhado. Devir e cosmovisão em
As hipermulheres
Philipi Emmanuel Lustosa Bandeira

Vídeos instantâneos nas redes sociais: momentos da vida real e o
efêmero da comunicação pessoal
Maira Tomyama Toledo

Cinema direto na Paraíba: a consolidação de um estilo na representação
do real
Leandro Cunha de Souza

Identidade social e a representação da epilepsia no cinema
Fernanda Sayuri Gutiyama

Cinema Queerité: gêneros e identidades minoritárias no documentário
Paris is burning
Ademir Silveira Corrêa

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.