Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

domingo, 30 de setembro de 2012

Debate, homenagem e Círculo de Leitura







Debate: As esquerdas e o antissemitismo
As relações entre os movimentos/partidos de esquerda e os judeus sempre foram, historicamente, complexas. Houve momentos de grande aproximação e entusiasmo, outros de rancor e desencanto. Nas últimas décadas, as oscilações dos acontecimentos políticos no Oriente Médio trouxeram novos elementos a essas relações, resultando, com preocupante frequência, em episódios de sectarismo e/ou antissemitismo.
Nós, da ASA – Associação Scholem Aleichem de Cultura e Recreação, achamos fundamental criar pontes para dialogar com representantes do pensamento e da práxis de esquerda. Sem fugir de temas delicados, identificando aliados na luta contra o preconceito e com o compromisso de isolar os antissemitas e seus simpatizantes. Por isso, estamos organizando uma série de debates para entender as posições de pensadores e militantes sobre o antissemitismo. Sempre com mesas formadas por um intelectual e um representante de partido político de esquerda.
        Para inaugurar a série, os debatedores serão Luis Edmundo Moraes (doutor em História pelo Centro dePesquisas sobre o Antissemitismo, da Universidade de Berlim; professor de História da UFRRJ; coordenador do Núcleo de Estudos da Política, da UFRRJ) e Eduardo Gonçalves Serra (doutor em Engenharia Oceânica pela COPPE/UFRJ; professor adjunto da Escola Politécnica da UFRJ; membro do Comitê Central do PCB – Partido Comunista Brasileiro).
Dia 30 de setembro, domingo, às 18 horas, na sala de vídeo da ASA (rua São Clemente, 155). Entrada franca.
Venha e participe deste importante diálogo democrático.

Coral canta na ALERJ
        Por iniciativa do deputado Paulo Ramos, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro presta, no dia 2 de outubro, uma homenagem a Maurício Grabois, por ocasião do 100º aniversário de seu nascimento.
        Filho de judeus russos que emigraram para o Brasil em 1905, Maurício foi deputado constituinte em 1946 pela legenda do PCB. Dedicou a vida inteira às causas progressistas. Foi assassinado na região do Araguaia, no Natal de 1973, onde participava de um movimento guerrilheiro contra a ditadura militar brasileira.
        Convidado pela família, o Coral da ASA terá a honra de participar da homenagem, interpretando três canções.



Convidada especial no Círculo de Leitura
        O próximo Círculo de Leitura da ASA será no dia 2 de outubro, terça-feira, às 15:30 horas, na sala de vídeo. Desta vez, teremos a ilustre presença de Isabel Lustosa. Doutora em Ciência política e pesquisadora titular da Fundação Casa de Rui Barbosa, Isabel escreveu muitos livros. Um deles, "História do Brasil explicada aos meus filhos" (editora Agir, 2007), será comentado pela autora.
        Venha participar deste encontro. Entrada franca.



__._,_.___

Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:
    http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    Arquivo do blog

    Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.