Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

SIMPÓSIO NACIONAL EM HISTÓRIA TRABALHO, CULTURA E PODER


III SIMPÓSIO NACIONAL EM HISTÓRIA TRABALHO, CULTURA E PODER:
"Memórias, movimentos sociais e hidroelétricas"
De 25 a 28 de Setembro de 2012 - UNIOESTE Campus de Marechal Cândido Rondon

1. Apresentação
2. Inscrição de Comunicações
3. Proposição de Mini-Curso
4. Programação
5. Comissão Organizadora
6. Cronograma, Forma de Pagamento e Contatos
7. Promoção e Apoios

1. Apresentação
O III Simpósio Nacional em História, Trabalho, Cultura e Poder: Memórias, movimentos sociais e hidroelétricas é um evento promovido pelo Colegiado do Curso de História e pelo do Programa de Pós- Graduação em História (Mestrado) da UNIOESTE, Câmpus Marechal Cândido Rondon/PR. Conta com o apoio do Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná – CEPEDAL, do Laboratório de Ensino de História – LEH, do Centro Acadêmico Zumbi dos Palmares e do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras (CCHEL). O objetivo principal é a realização de debates em torno do eixo temático Memórias, movimentos sociais e hidroelétricas, viabilizando o intercâmbio interinstitucional entre pesquisadores, docentes e acadêmicos de IES estaduais do Paraná, de demais estados e federais, de Universidades Comunitárias e Privadas, de Centros e Institutos de Pesquisa e de professores dos demais níveis de ensino. A partir da organização das atividades do evento (Conferências, Mesas-Redondas, Sessões de Comunicações e Oficinas) possibilitar-se-á o debate e a apresentação de pesquisas temáticas (trabalho, cultura e poder) que tratam das memórias e dos movimentos sociais vinculados às experiências passadas e atuais de populações envolvidas com construções de hidroelétricas (projetos governamentais), bem como às questões relacionadas ao ensino de História. No contexto da passagem dos 30 anos de formação do lago da hidroelétrica da Itaipu Binacional (1982-2012), o Curso de Graduação de História e o Programa de Pós-Graduação em História optaram por tematizar as hidrelétricas no intuito de recuperar as experiências vividas na região Oeste do Paraná e atualizar a problemática dos impactos socioeconômicos, culturais, migratórios, deslocamentos de populações e povos atingidos, ambientais e da política energética.  Os resultados da Terceira Edição do evento serão publicados e divulgados nas formas de Cadernos de Resumos impressos e Anais Eletrônicos em DVD-room (contendo os textos completos). Este Simpósio tem caráter nacional e está voltado aos estudantes, pesquisadores e profissionais da área de História e de áreas afins. O evento será realizado nas dependências da UNIOESTE, Câmpus Marechal Cândido Rondon, no período de 25 a 28 de setembro de 2012.

2. Inscrição de Comunicações
As comunicações deverão ser inscritas junto aos Simpósios Temáticos. Assim, a inscrição deverá indicar o Simpósio Temático da comunicação, dentre os cinco listados a seguir:
ST. Cultura. Compreende estudos das práticas culturais entendidas como espaços de vivência de relações sociais, de poder e de construção de sentidos, em suas diferentes formas de expressão. Ocupa-se da reflexão acerca de processos coletivos de construção de identidades – classe, gênero, étnicas, nacionais, regionais, dentre outras, além de problematizar questões com base em diferentes formas e interpretações de linguagens. Propõe-se ainda a investigar a constituição de espaços e territórios, a partir das experiências dos sujeitos sociais.
ST. Trabalho. Abarca processos históricos transcorridos no Brasil e na América Latina na contemporaneidade, no que se refere às diversas práticas dos sujeitos, coletivos e individuais, em suas diversas articulações com o social, na produção e transformação das relações de trabalho e das instituições. Apresentam-se como temas de interesse os movimentos constituídos pelos trabalhadores, as organizações partidárias e sindicais, as práticas cotidianas dos trabalhadores, no campo e na cidade, as construções de sentidos e significados por e sobre estes sujeitos, enquanto uma prática social, na historiografia e nas memórias.
ST. Poder. Reúne estudos das práticas sociais relacionadas ao Poder, abarcando aspectos diversos das relações estabelecidas entre os agentes sociais e no âmbito das mais variadas organizações e corporações da sociedade civil. Visa discutir a construção de hegemonias no âmbito da sociedade civil e da sociedade política e as disputas em torno do poder, abrangendo esferas diversas, como a gestação e a afirmação, a crítica e a contraposição de projetos sociais, as elaborações intelectuais e as políticas partidárias, a organização dos diferentes grupos e classe sociais, a constituição de aparelhos privados de hegemonia, o gerenciamento e a disseminação de ideologias e projetos sociais.
ST. História Intelectual. Fruto de uma realidade sócio-cultural específica, o intelectual, no sentido amplo do termo, encontra-se intimamente ligado a seu contexto histórico. Somente a particularidade desse contexto poderá revelar a singularidade desse intelectual. Este simpósio tem por objetivo também discutir pressupostos teóricos e metodológicos da e para a história intelectual e a história dos intelectuais. Assim, objetiva-se entender a posição assumida por atores e autores, que em diversas épocas da história, de alguma forma, interferiam no contexto que viviam e circulavam.
ST. História Gênero, corporalidade e sexualidade. Analisar historicamente a construção social das identidades feminina e masculina e a forma de relação social que se estabelece entre mulheres, entre homens e entre mulheres e homens, bem como as suas sexualidades e corporalidades. O debate vincula-se a questões que permeiam gênero, corporalidade, sexualidade e sua trajetória histórica – debate historiográfico – acerca da construção da categoria gênero e dos conceitos de sexualidade e corporalidade, bem como a reflexão sobre a desnaturalização das identidades femininas e masculinas, social e historicamente construídos. Promover a análise dos pressupostos teóricos e metodológicos usados para a construção da história das relações de gênero. Também propomos a análise da história da família e das mulheres no Brasil.
ST. História, Fronteiras e migrações. Contempla estudos das identidades e fronteiras culturais na dinâmica sociocultural de fronteira. A pluralidade, a intersubjetividade e a ambiguidade das identidades que caracterizaram as situações de contato são observadas em base a referência histórico-geográfica do espaço da formação social rio-platense, com ênfase na região de tríplice fronteira Brasil – Argentina – Paraguai. Este simpósio temático reúne ainda estudos e pesquisas do conjunto das formas de organização social e de condutas coletivas voltadas para o cultural, o político e o econômico, resultantes da produção social do espaço na região oeste do Paraná. Nesta dimensão os estudos que visam construir um referencial multidisciplinar de elementos teórico-práticos para a compreensão da complexidade regional bem como a difusão das experiências socioeconômicas e culturais historicamente produzidas no espaço social do Oeste do Paraná também são contemplados.
As comunicações deverão especificar os seguintes elementos: Proponente; Instituição a que se vincula; Título, Resumo (a ser publicado, com mínimo de 10 e máximo 15 de linhas, fonte Times New Roman 11, espaço simples, em arquivo do Word, contendo Objeto da Pesquisa; Problematização, Fontes e Metodologia e Conclusões); O resumo pode ser enviado por e-mail (o recebimento será acusado pela Comissão Organizadora).
Cada comunicação pode ter, no máximo, três autores, desde que seja apresentado conjuntamente por ambos. O orientador não deve ser considerado como co-autor. É imprescindível que a apresentação do trabalho seja feita pelo(s) próprio(s) autor(es).
Estudante de graduação poderá apresentar trabalho nas seguintes condições: 1) Trabalho de Conclusão de Curso ou monografia em vias de conclusão, identificando o orientador e com anuência deste; 2) Trabalho de Iniciação Científica em desenvolvimento, ou concluído há, no máximo, um ano, identificando o orientador; 3) Quando vinculado a projeto de pesquisa, como discente colaborador, identificando o projeto a que se vincula a comunicação e com anuência do coordenador do projeto. Não serão aceitas comunicações que não atendam os requisitos acima relacionados.
O texto final deverá ser enviado para o e-mail do evento (iiisimposionacionalhistoria@yahoo.com.br) até 28/09/2010, contendo de 8 a 12 páginas, espaço 1,5, fonte Times New Roman 12, em arquivo do Word, notas e indicações bibliográficas de rodapé, sem bibliografia final. O trabalho será publicado no sítio eletrônico do evento e nos Anais em DVD-ROM.

3. Proposição de Mini-Curso
Os mini-cursos terão carga horária de 4 (quatro) horas/aula, com temática ligada à área do Simpósio, voltando-se, no que se refere à abordagem e constituição do programa, para a formação de estudantes e de profissionais que atuem no Ensino Fundamental e Médio. O (s) proponente(s) deverá(ão) ter, no mínimo Mestrado. Não serão aceitas propostas com mais de dois proponentes. A proposta deve conter: Ementa, Objetivos, Programa, Metodologia e Bibliografia (20 a 30 linhas, Times New Roman 11, espaço simples, arquivo do Word). Os ministrantes dos mini-cursos não serão financiados pela organização do evento.

4. Programação
TERÇA-FEIRA, dia 25/09/2012.
18:00 – 19:30 – Inscrição e Credenciamento
19:30 – Mesa Redonda
QUARTA-FEIRA, dia 26/09/2012.
8:00 – Conferência de abertura
13:30 - Simpósios Temáticos
19h30 – Mesa Redonda
QUINTA-FEIRA, 27/09/2012.
8:00 – Simpósios Temáticos
13:30 – Mesa Redonda
19:30 – Mini-curso
SEXTA-FEIRA, 28/09/2012.
8:00 – Mesa Redonda
13:30 - Simpósios Temáticos
19h30 – Conferência de Encerramento.

5. Comissão Organizadora
Prof. Dr. Nilceu Jacob Deitos (Coordenador); Prof. Dr. Antonio de Pádua Bosi; Profª. Drª. Aparecida Darc de Souza; Profa. Ms. Carla Cristina Nacke Conradi; Profª. Drª. Carla Luciana Souza da Silva; Prof. Ms. Danilo Ferreira da Fonseca; Prof. Dr. Davi Félix Schreiner; Profª. Ms. Édina Rautenberg; Prof. Dr. Fábio Ruela; Profª. Drª. Geni Rosa Duarte; Prof. Dr. Gilberto Grassi Calil; Profª. Drª. Ivonete Pereira; Prof. Ms. Luis Fernando Guimarães Zen; Prof. Dr. Márcio Antônio Both da Silva; Prof. Dr. Marcos Luís Ehrhardt; Prof. Dr. Marcos Nestor Stein; Prof. Ms. Marcos Vinicius Ribeiro; Profª. Ms. Maria José Castelano; Prof.ª Méri Frotscher Kramer; Prof. Ms. Osnir Pereira Barbosa;Prof. Dr. Paulo José Koling; Prof. Dr. Rinaldo José Varussa; Prof. Dr. Robson Laverdi; Profª. Drª. Sarah Iurkiv Gomes Tibes Ribeiro; Profª Selma Martins Duarte; Profª. Drª. Sheille Soares de Freitas; Profª. Drª. Terezinha Corrêa Lindino; Prof. Dr. Vagner José Moreira; Prof. Dr. Valdir Gregory. Acadêmicos: Daniele Brocardo; Kellin Caroline Schöne; Shaieny Philippsen Cardoso; Jeniffer Balen Sanches; Vânia Inocêncio; Marília Lauther; Luana Milani Pradela; Marcos da Silva de Oliveira; Guilherme Dotti Grando; Lúcio Fellini Tazinaffo; Mayara Regina Fagundes.



6. Cronograma, Taxa de Inscrições e Contatos
Cronograma
Proposição de Comunicações e Mini-Cursos: de 02/07/2012 a 02/09/2012.
Prazo limite de pagamento para inscrições de comunicações: 03/09/2012.
Entrega do texto final: 28/09/2012 (por e-mail)
Inscrição de ouvinte: 02/07/2012 a 25/09/2012.
Divulgação dos aceites das comunicações: 14/09/2012.

Taxas de Inscrições
*Graduandos – (  ) ouvintes e mini-curso: R$ 10,00.
                         (  ) com apresentação de trabalho e mini-curso: R$20,00.
*Professores do Ensino Superior, do Ensino Fundamental e Médio (Professores PDE), pós-graduandos e demais participantes; ouvintes ou com apresentação de trabalho e mini-cursos: R$ 20,00.
Banco Itaú – Agência 2967 – C/C Nº 05315-4  Fundecamp
A ficha de inscrição, em anexo, poderá ser preenchida e remetida por e-mail, mas é indispensável informar os dados do pagamento (data, valor e número do protocolo) e apresentar o comprovante original do pagamento no momento do credenciamento.

 Contatos: E-mail: iiisimposionacionalhistoria@yahoo.com.br – Fone: (45) 3284-7863
Informações: http://www.unioeste.br/ [Unioeste Eventos]

7. Promoção e Apoios
Promoção: Colegiado do Curso de História; Programa de Pós-Graduação em História: Poder e Práticas Sociais.
Apoios: CNPq / Fundação Araucária / Caixa Econômica Federal / UNIOESTE – Campus de Marechal Cândido Rondon / Pró Reitoria de Extensão / Pró Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa / Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras (CCHEL) / Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná (CEPEDAL) / FUNDECAMP / Laboratório de Ensino de História (LEH) / Centro Acadêmico Zumbi dos Palmares.
AGRADECEMOS SE ESTA CHAMADA FOR DIVULGADA E
ENCAMINHADA A POSSÍVEIS INTERESSADOS.


__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.