Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

terça-feira, 13 de abril de 2010

 
Convite para apresentação de trabalho no Simpósio Temático
Coordenação: Cezar Honorato (PPGH-UFF e PPGSS-UERJ)
Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos no XIV Encontro Regional de História – ANPUH-Rio "Memória e Patrimônio", a realizar-se entre os dias 19 e 23 de julho de 2010 na UNIRIO.

Inscrição para apresentação de trabalhos: até o dia 07/05/2010 no site
http://www.rj.anpuh.org/

Simpósio História e Urbanização: rediscutindo o espaço urbano


Resumo O Simpósio Temático História e Urbanização: rediscutindo o espaço urbano pretende ser um local de discussão sobre o espaço urbano. Com o objetivo de refletir sobre questões teóricas e metodológicas referentes à questão urbana, retomando a produção historiográfica do final dos anos 1980, este Simpósio convida pesquisadores a revisitar o tema considerando a cidade como parte da equação na construção do conhecimento.
Pretende-se abrir espaço para que se discuta a cidade como elemento constituinte da identidade, refletindo sobre seus usos e suas transformações e permanências.  Aqui, a relação cidade e cotidiano é de grande importância. Perceber a cidade como o espaço onde a vida é vivida – onde a repetição, a reprodução de valores as mudanças ocorrem – mostra que a cidade se transforma constantemente. Assim, a cidade está imbuída de permanência e mudança, refletindo a capacidade da sociedade de adotar novas soluções e usos diferentes do espaço, onde a cidade criativa emerge do cotidiano.
Partindo da constatação de que os diferentes grupos sociais que compõem o Rio de Janeiro no início do século XX formavam espaços onde reproduziam seus territórios de origem – tal como ocorreu na Praça XI – perceber as redes de sociabilidade refletidas no espaço da cidade constitui uma análise importante para a compreensão do processo de constituição do território urbano do Rio de Janeiro ao longo dos últimos cem anos.
 Trata-se de entender o território a partir de sua dimensão humanizada, pois o mesmo está relacionado com a existência humana, sendo esta escrita no tempo e no espaço. Assim, percebe-se a cidade como fruto da relação que os indivíduos constroem entre si num determinado tempo e espaço. Aqui o espaço urbano será constituído de um território, de relações sociais e de um tempo preciso, cuja dinâmica e contradições serão objetos de análise.
Propõe-se com este Simpósio refletir como as relações entre território, relações sociais e tempo se apresentam na elaboração da infra-estrutura urbana e como se refletem nas contradições sociais oriundas deste processo. Estas reflexões também permitem a discussão sobre os principais desafios sociais vivenciados na atualidade, com ênfase nas questões da favelização, violência, transporte e saúde.







__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com
    .

    __,_._,___
     
    Caros colegas,

    Estão abertas até o próximo dia 23 de abril as inscrições de comunicações para apresentação nos Simpósios Temáticos que comporão a programação do 3º Encontro Internacional de História Colonial, a ser realizado entre 4 e 7 de setembro deste ano no campus da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife.
    Para maiores informações sobre os STs, normas de formatação dos trabalhos, pagamento de inscrições, programação de conferências e mesas-redondas, acessem o sítio eletrônico do evento na URL http://www.eihc2010.com.br/


    --
    Att,
    Comissão Organizadora
    3º Encontro Internacional de História Colonial
    "Cultura, Poderes e Sociabilidades no Mundo Atlântico (séculos XV a XVIII)"




    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
          **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                          Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
       
      Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

      Arquivo do blog

      Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.