Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Chamada de Artigos Revista Brasileira de História - O Protagonismo Indígena na Historia.


A Anpuh-Brasil e a Revista Brasileira de História convidam você a mandar uma colaboração inédita, resultante de pesquisa original.

Classificada como A1 no Qualis Capes, a RBH em 2016 adotou a submissão em rede e diminui o tempo existente entre recepção, avaliação e publicação de artigos. Além disto adotou a modalidade da publicação avançada, “ahead of print”. Também adotou a periodicidade quadrimestral e ratificou sua posição favorável ao conteúdo aberto da produção científica.
Admitida na Scielo em 1998, a RBH está indexada na Scopus, Isi Web of Science, DOAJ e Redalyc.
Igual a 2016, a meta de 2017 é de 25 artigos, mas pode ser um pouco mais, a depender da qualidade das colaborações recebidas. Portanto, não deixe de apresentar um manuscrito inédito.
Além da demanda aberta, estão previstos dois dossiês: (1) O protagonismo indígena na história (até 2 de maio de 2017) e (2) Centenário 1917: Grande Guerra, greve e revolução (até 27 de junho de 2017).
Normas para submissão:

All manuscripts should be sent through the on line submission system:
Todos los textos deben ser enviados por el sistema de sumisión en línea:


 

O Protagonismo Indígena na Historia


Organização: Maria Leônia Chaves de Resende (UFSJ)


O foco desse dossiê da Revista Brasileira de História atende ao imperativo de se repensar o protagonismo indígena, ao colocar  o agenciamento dos sujeitos individuais ou coletivos em múltiplos cenários e diferentes dinâmicas, no curso da historia. Essas releituras evocam a atuação dos povos indígenas como epicentro da análise para a compreensão, explicação e construção de outras narrativas, que expressam formas criativas de resistência, constituição de novas identidades, campos de saberes nativos, ressignificação dos discursos, organização de movimentos, entre outros tópicas que vicejam na América Latina e Caribe.


As colaborações devem ser enviadas até 2 de maio de 2017, seguindo as orientações gerais e as normas de formatação


 Chamada de Artigos RBH - O Protagonismo Indígena na Historia.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.