Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

sábado, 6 de agosto de 2011

** Lançamento do livro "Imagens da Clausura na ditadura de 1964: informação, memória e história"

 
convite para o lançamento do livro "Imagens da Clausura na ditadura de 1964: informação, memória e história", organizado pela Profa. Dra. Icéia Thiesen (UNIRIO) e que reúne o resultado de pesquisas sobre a luta política e a  experiência prisional durante a ditadura militar iniciada em 1964. Haverá uma mesa-redonda debatendo o tema, conforme descrito no convite.


Onde? Arquivo Nacional
Quando? 16 de agosto, às 14h



--


Fabrício Augusto Souza Gomes

E-mail   I   Twitter   I   Facebook   I   Blog   I   Lattes



__._,_.___


Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    ** BUROCRACIA E SOCIEDADE NO BRASIL COLONIAL


    São Paulo, sábado, 06 de agosto de 2011 

    CRÍTICA HISTÓRIA

    Livro pioneiro do historiador Schwartz ganha nova edição

    Estudo de 1973 aponta as contradições da burocracia no Brasil colonial

    RONALDO VAINFAS
    ESPECIAL PARA A FOLHA

    "Burocracia e Sociedade no Brasil Colonial" é livro datado de 1973, na versão inglesa, e traduzido para o português em 1979.
    Integra a vasta obra do historiador Stuart B. Schwartz, especialista na história ibero-americana, em particular a luso-brasileira. 
    Entre seus livros encontram-se "Segredos Internos" (1988) -obra sobre a economia e a sociedade escravistas na Bahia colonial- e o recente "Cada um na Sua Lei" (2009), sobre a tolerância religiosa no mundo ibérico. 
    O livro em causa permanece incrivelmente atual após 40 anos. Diria mesmo que se rejuvenesceu, pois, nos anos 70, os estudos sobre o período colonial no Brasil privilegiavam as interpretações gerais de tipo socioeconômico. 
    Na vanguarda das discussões destacava-se a polêmica que opunha a teoria dos modos de produção coloniais (Ciro Cardoso, Jacob Gorender) à do antigo sistema colonial (Fernando Novais). 
    O foco do debate residia em definir o caráter da economia colonial escravista: se integrava um "sistema" cuja lógica era determinada pelo capitalismo comercial europeu ou se possuía uma dinâmica própria, parcialmente autônoma em relação ao exclusivo mercantil metropolitano. 
    Os estudos vinculados a instituições de governo eram escassos, não raro associados a uma história tradicional.

    PROBLEMA INSTIGANTE
    Schwartz foi ousado ao lançar seu "Burocracia e Sociedade" naquele contexto, um estudo monográfico sobre o Tribunal da Relação da Bahia -órgão máximo do aparelho judiciário colonial-entre 1609 e 1751. 
    Desde o início o livro teve boa recepção entre os especialistas, pois o autor imprimiu abordagem muito original ao tema.
    Longe de apenas reconstituir a máquina judiciária colonial, Schwartz pôs em causa um problema instigante: o de como uma instituição régia incumbida de arbitrar as disputas e os delitos no foro judicial pôde se adaptar à sociedade colonial. 
    Uma sociedade baseada na escravidão e naquilo que Gilberto Freyre chamou de "privatismo senhorial", como sistema de poder, face à debilidade das instituições estatais.
    O livro de Schwartz foi pioneiro no estudo de uma questão que, somente a partir dos anos 1990, passou a interessar aos pesquisadores.
    Em sua tese central, o autor demonstra o "abrasileiramento da burocracia" por meio dos enlaces familiares entre os desembargadores e as elites baianas, comprovando a mescla entre o exercício da alta magistratura e os interesses privados, não obstante os conflitos de praxe.
    Estudos mais recentes sobre as instituições de governo na colônia têm realçado a descentralização do poder metropolitano, inspirados no modelo de Antônio Hespanha: um Estado polissinodal vigente no próprio reino. 
    O livro de Schwartz não embarca nessa viagem. Ainda bem. 
    Aposta na centralização, embora matize essa tendência, ao reconstituir a fusão entre as elites burocráticas e coloniais -prova cabal da mistura entre o público e o privado nas raízes do Brasil.
    RONALDO VAINFAS é professor de história moderna da UFF.

    BUROCRACIA E SOCIEDADE NO BRASIL COLONIAL
    AUTOR Stuart B. Schwartz
    EDITORA Companhia das Letras
    TRADUÇÃO Berilo Vargas
    QUANTO R$ 59,50 (416 págs.)
    AVALIAÇÃO ótimo

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
          **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                          Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
       
      Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

      Arquivo do blog

      Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.