Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Acervo Digital da Revista "VEJA".

A Revista "VEJA" colocou todo seu acervo de 40 anos, na internet (gratuitamente não se sabe até quando?). Trata-se de uma boa fonte para consultas de referência ou até mesmo de pesquisa para historiadores.

        
   Para acessar clique na imagem abaixo.


Revista VEJA Acervo Digital 

** Questão racial nas Américas

 
Questão racial nas Américas
Do USP Online

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove, nos dias 24 e 25, o seminário internacional Lugares, Margens e Relações: Raça, cor e Mestiçagem na experiência Afro-Americana. O evento pretende ser o primeiro momento para o estabelecimento de uma rede internacional de pesquisadores, que se constitua como um espaço de discussão de experiências históricas relacionadas ao tema nas Américas.
No dia 24 serão apresentados os temas "A herança africana e a questão das cores e raças", às 9h30, e "Muitas mestiçagens, diversas realidades", às 15 horas. Já no dia 25, às 9h30 será discutido o tema "Abolicionismos, nações e raças", e às 15h30 o tema "Discussão sobre a formação da rede, cooperação e pesquisa".
As apresentações serão ministradas em português, inglês e espanhol. Não haverá tradução simultânea. O evento ocorre na sala 8 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Professor Lucano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo). É gratuito e não é necessária inscrição prévia.
Mais informações: (11) 5574-0399, ramal 232
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

** História do Brasil revisitada

 
História do Brasil revisitada
Fonte: Revista História Viva



Inaugurado como parte das comemorações do centenário da Independência, Museu Histórico Nacional reabre depois de sete anos de obras de renovação, com acervo reorganizado

por Graziella Beting*

Ricardo Bhering / MHN / DIvulgação
Em galeria com teto pintado por Carlos Oswald (1882-1971), projeção eletrônica narra a trajetória do MHN
Parte do local que abriga hoje o Museu Histórico Nacional foi uma das primeiras fortificações erguidas pelos portugueses no Rio de Janeiro. Em 1603, eles construíram o Forte de São Tiago de Misericórdia para proteger um dos primeiros ancoradouros da cidade, na ponta do Calabouço. Hoje, o mar não chega mais até ali e o forte, que ao longo dos séculos serviu de local de armazenamento e fabricação de armas e até de quartel, desde a década de 1920 passou a abrigar um dos principais acervos museográficos do país.

Desde 2003, o Museu Histórico Nacional vem passando por obras de restauro e recuperação para apresentar ao público um novo circuito de exposições, que abrange toda a história brasileira, da pré-história ao século XXI. Depois de sete anos, as ações de conservação foram finalmente concluídas.

Entre as novidades estão peças do acervo do próprio museu que há muitos anos estavam fora de exposição e trabalhos contemporâneos – como uma obra em 3D do artista plástico Carlos Vergara que propõe uma releitura contemporânea da missões jesuíticas de São Miguel das Missões, ou o altar de Oxalá, criado por Emanoel Araújo, artista plástico e diretor do Museu Afro Brasil de São Paulo.


MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. onde: Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, Rio de Janeiro, RJ. quando: De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 18h. quanto: Entrada a R$ 6,00. Gratuita para crianças até 5 anos, alunos e professores de escolas públicas e aos domingos. contato: Tel. (21) 2550-9220. site: www.museuhistoriconacional.com.br

*Graziella Beting é jornalista e tradutora

©2007-2008 Duetto Editorial. Todos os direitos reservados.

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.