Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

domingo, 7 de julho de 2013

Revista de História chega a edição de número 168 - USP


Com mais de 60 anos, publicação do 
Departamento de História da USP 
traz artigos relacionados à história 
indígena e colonial do Brasil
 

Revista de História chega a edição de número 168

04/07/2013
Fonte: Agência FAPESP – Com o apoio financeiro dos programas de pós-graduação do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e do programa de apoio às publicações periódicas científicas da Universidade de São Paulo (USP) a Revista de História chega a sua edição de número 168.
A publicação semestral especializada em História tem o objetivo de divulgar artigos e estimular as discussões acadêmicas na área das ciências humanas em geral.
O novo exemplar traz dois conjuntos de textos. A primeira parte é composta pelo dossiê O Atlântico Equatorial: sociabilidade e poder nas fronteiras da América portuguesa, que conta com artigos escritos por especialistas em história indígena, administração colonial, movimentos migratórios e atividade missionária cristã.
A segunda parte traz artigos que propõem o surgimento de debates das áreas por meio da análise crítica documental, como diários de viagens e cartas jesuíticas, por exemplo. Os artigos abordam a importância das fontes para a compreensão da história social, econômica e científica do Brasil entre os séculos XVI e XX.
A revista traz ainda uma resenha do livro Liberalismo y poder. Latinoamérica en el siglo XIX, organizado por Ivan Jaksic e Eduardo Posada Carbó, e outra do livro Free at last! The impact of freed slaves on the roman empire , editado por Sinclair Bell e Teresa Rambsy.
A versão impressa da revista pode ser comprada nas livrarias da editora da USP (EDUSP) e da Humanitas (FFLCH/USP).
Atividade nos últimos dias:

        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:
    http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com


    Arquivo do blog

    Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.