Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

segunda-feira, 25 de março de 2013

convite-Simpósio Temático

 


Olá,
Gostaria de divulgar o Seminário Temático abaixo, que será realizado no XVII Simpósio Nacional da História.
Atenciosamente,
Paulo Terra.

119. O governo da cidade: práticas políticas e culturais no Brasil Império e na Primeira República

Coordenadores: JULIANA TEIXEIRA SOUZA (Doutor(a) - UFRN), PAULO CRUZ TERRA (Doutor(a) - Universidade Federal Fluminense)

Resumo: O propósito deste Simpósio Temático é congregar pesquisadores que têm refletido a respeito do poder municipal durante o Império e a Primeira República no Brasil, tendo em comum algumas preocupações fundamentais. Por um lado, discutir a configuração do poder local, considerando não apenas a estruturação interna do legislativo ou executivo municipal, como também as alianças e conflitos com outras instâncias do poder, notadamente o governo central e provincial/estadual. Por outro lado, analisar a atuação do governo municipal na regulação da vida social, controlando e disciplinando a força de trabalho e os usos dos espaços urbanos, sem deixar de perceber a municipalidade como um espaço de demanda e disputa, sujeito a pressões e ao enfrentamento de oposição por parte de diferentes grupos, incluindo os populares. Entre os temas abordados por esses estudos destacam-se as configurações políticas no âmbito municipal, o ordenamento dos espaços urbanos, as relações de trabalho, o exercício da cidadania, assim como a participação e exclusão de diferentes grupos sociais nos processos decisórios, ao longo do século XIX e no início do século XX. A proposta desse Simpósio Temático é propiciar o diálogo e o debate entre os historiadores que trabalham com essas questões, de modo a revisar o debate historiográfico, aprofundar as reflexões teórico-metodológicas e confrontar diferentes perspectivas de análise com relação ao governo da cidade e às práticas políticas e culturais sobre as quais incidiam as ações dos agentes da municipalidade.
Justificativa: Os estudos realizados a partir da década de 1990, no campo da História Social da Cultura e do Trabalho, têm recorrido à documentação produzida no âmbito municipal com o objetivo de reconstituir diferentes aspectos do cotidiano da cidade. Ao abordar os conflitos em torno de questões como moradia, saúde, lazer, cidadania e relações de trabalho, esses estudos têm enfatizado que as práticas políticas e culturais dos trabalhadores pobres da cidade estiveram longe de se resumir às pretensões civilizatórias e modernizadoras das elites locais. Nesse mesmo período, os pesquisadores da História Política que se dedicaram à análise do poder municipal, tanto na esfera legislativa como executiva, têm apontado que o governo municipal não pode ser entendido como um bloco monolítico, por estar permeado por conflitos e debates internos e enfrentar duros embates com outras instâncias de poder. Os estudos tradicionais sobre o Estado consagraram as câmaras municipais como órgãos político-administrativos anulados pela subordinação aos poderes central e regional. Mas nesses trabalhos mais recentes, essas instituições aparecem como dotadas de uma dinâmica e interesses políticos específicos, além de deterem alguma margem de autonomia no governo da cidade, sendo capazes de influir decisivamente nas políticas de saúde pública, ordenamento do espaço urbano e organização da economia local. Nesse sentido, prevalece a percepção das municipalidades como um espaço de disputa e demanda, em que pesam não apenas a força política e econômica, como também a capacidade de pressão e mobilização da população. Trata-se, no entanto, de estudos dispersos, produzidos em diferentes departamentos e cursos de pós-graduação no país, dificultando a sistematização dos resultados desse grande esforço de renovação historiográfica. Em função disso, o objetivo desse Simpósio Temático é justamente propiciar um espaço de diálogo e debate que permita se repensar ou consolidar as perspectivas de análise que têm sido propostas para os estudos sobre as câmaras municipais no Brasil Império e Primeira República.

         
.




__._,_.___

Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    Arquivo do blog

    Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.