Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

sábado, 20 de novembro de 2010

** Newsletter CPDOC, 17/11/2010

 

Newsletter CPDOC
17 de novembro de 2010   

  Nesta edição:
  1. Lançamento do livro "Azeredo da Silveira: um depoimento", na FGV
  2. Cineclube FGV exibe "Terra deu, terra come", de Rodrigo Siqueira
  3. Seminário: "Impacto das Instituições sobre a Performance Econômica: o caso do setor elétrico"
  4. Professor do CPDOC é eleito Coordenador Nacional de Grupo de Trabalho da ANPUH
  5. Projeto do CPDOC e da Direito-Rio é recomendado pelo Edital Capes / CNJ 2010
  6. Professora Elena Lazarou participa em Atenas da Conferência "Euro-Mediterranean Developments and the Role of Greece"





1. Lançamento do livro "Azeredo da Silveira: um depoimento"

sobe

A Editora FGV e o Centro de Relações Internacionais – CPDOC/FGV têm o prazer de convidar para o lançamento do livro "Azeredo da Silveira: um depoimento". O evento acontece dia 18 de novembro, quinta-feira, às 17h, no foyer do 12º andar do Edifício sede da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro. Este livro, organizado por Matias Spektor, traz um depoimento inédito de Azeredo da Silveira, concedido ao CPDOC entre 1979 e 1982. Durante sua gestão como ministro das Relações Exteriores do governo Geisel, o Brasil assistiu a uma reorientação da política externa e a manobras diplomáticas ousadas. O evento de lançamento contará com um breve debate seguido de coquetel.

Lançamento: Azeredo da Silveira: um depoimento. De Matias Spektor
Data: 18 de novembro (quinta-feira)
Horário: 17h
Local: Fundação Getulio Vargas
Praia de Botafogo, 190. Foyer do 12º andar.




2. Cineclube FGV: "Terra deu, terra come", de Rodrigo Siqueira

sobe

O Cineclube FGV convida para a exibição de Terra deu, terra come, eleito melhor documentário brasileiro na edição de 2010 do festival É Tudo Verdade. O filme, de Rodrigo Siqueira, retrata, através do personagem de Pedro Alexina, o sertão mineiro, seus mistérios e seus encantamentos. Pedro é um dos últimos conhecedores dos vissungos, as cantigas em dialeto banguela cantadas durante os rituais fúnebres da região, que eram muito comuns nos séculos 18 e 19. Garimpeiro de muita sorte, ele já encontrou diamantes de tesouros enterrados pelos antigos escravos, na região de Diamantina. Mas o primeiro diamante, que encontrou há 70 anos, foi enterrado pelo tio em local desconhecido. Para reencontrar o diamante, Pedro precisa invocar a alma do tio, João dos Santos. Durante um funeral, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos.
Após a exibição do filme haverá debate com o diretor Rodrigo Siqueira e com Luciana Heymann, professora do CPDOC/FGV.

Filme: TERRA DEU, TERRA COME, de Rodrigo Siqueira (2010, 1h28')
Data: 26 de novembro (sexta-feira)
Horário: 16h
Local: Fundação Getulio Vargas
Praia de Botafogo, 190. Auditório 1027 (10º andar)

A entrada é gratuita e não é preciso fazer reserva. A FGV não permite o acesso de pessoas com shorts ou bermudas nem com sandálias tipo havaiana.




3. O Impacto das Instituições sobre a Performance Econômica: o caso do setor elétrico

sobe

O FGV Opinião, Núcleo de Pesquisa Social Aplicada do CPDOC/FGV convida a todos para assistirem ao Seminário Impacto das Instituições sobre a Performance Econômica, que acontecerá no dia 6 de dezembro de 2010 às 14 horas. A ênfase do Seminário será nas instituições brasileiras, com o objetivo de entender o papel desempenhado por elas na previsibilidade das normas e regras e no direito dos consumidores das concessionárias de serviços de utilidade pública, com destaque para o setor elétrico.
Mais informações em: http://cpdoc.fgv.br/fgvopiniao/eventos/06122010

Seminário: Impacto das Instituições sobre a Performance Econômica: o caso do setor elétrico
Data: 6 de dezembro (segunda-feira)
Horário: a partir de 13h30 (recepção)
Local: Fundação Getulio Vargas
Praia de Botafogo, 190. Auditório 1014 (10º andar)




4. Professor do CPDOC é eleito Coordenador Nacional de Grupo de Trabalho da ANPUH

sobe

Paulo Fontes, do CPDOC, foi escolhido, no final de outubro em evento realizado na UFSC em Florianópolis, o novo Coordenador Nacional do GT Mundos do Trabalho da Associação Nacional de História - ANPUH. O Grupo de Trabalho reúne pesquisadores da área de História Social do trabalho de todo país e é um dos maiores da ANPUH. O mandato do coordenador é de dois anos e entre suas atribuições está a organização do II Seminário Internacional "Mundos do trabalho: Histórias do trabalho no Sul Global" (em conjunto com a VI Jornada Nacional de História do trabalho), que deverá ocorrer em 2012 no CPDOC/FGV.




5. Projeto do CPDOC e da Direito-Rio é recomendado pelo Edital Capes / CNJ 2010

sobe

"Construindo um Judiciário Responsivo: uma Análise da Atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e das suas Relações com os demais Poderes da República", projeto proposto pelo CPDOC em parceria com a Direito-Rio, foi contemplado pelo edital Capes / CNJ de 2010. O professor Mário Grynszpan é o coordenador geral do projeto, cuja execução, no CPDOC, fica a cargo de Christiane Jalles de Paula, auxiliada ainda por Ângela de Castro Gomes e Ludmila Ribeiro. A coordenação na Direito-Rio cabe ao professor Sérgio Guerra, e colaboram ainda os professores Leila Mariano, Pablo Cerdeira e Tânia Rangel. A parceria entre a Capes e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apóia propostas que tenham o potencial de estimular pesquisas científicas em áreas de interesse do Poder Judiciário nas universidades brasileiras, e visa a fomentar a criação de linhas de pesquisas e redes de discussão nessas áreas.




6. Professora Elena Lazarou participa em Atenas da Conferência "Euro-Mediterranean Developments and the Role of Greece"

sobe

Em 15 de novembro, Elena Lazarou, professora do CPDOC e pesquisadora do Centro de Relações Internacionais da FGV, participa da conferência internacional "Euro-Mediterranean Developments and the Role of Greece", no Ministério das Relações Exteriores da Grécia, em Atenas. A conferência está sendo organizada pelo Hellenic Center for Europan Studies, pela Comissão Européia e pela Universidade da Grécia. A apresentação da professora versará sobre a promoção do regionalismo como um desafio para a política externa da União Européia no século XXI. Mais informações em http://www.fgv.br/cpdoc/ri.
Dúvidas ou informações, escreva para faleconosco.cpdoc@fgv.br.
CPDOC/FGV
Praia de Botafogo, 190, 14° Andar - Botafogo  •  Rio de Janeiro  •  22253-900  • 
Tel.:(21) 3799.5676  •  Fax: (21) 3799.5679  •  e-mail: faleconosco.cpdoc@fgv.br  • 
Internet: http://www.fgv.br/cpdoc



 
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     

    Arquivo do blog

    Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.