Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

GEHB ** XI Congresso Luso Afro Brasileiro - Chamada para GTs - Divulgar

 
XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
Diversidades e (Des)Igualdades
    Universidade Federal da Bahia
    Centro de Estudos Afro-Orientais
Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo 2 de Julho – CEP 40.066-180 – Salvador-BA
e-mail  conlab@ufba.br home page http://www.conlab.ufba.br/
 
 INSCRIÇÕES DE GRUPOS DE TRABALHO
Data Limite: 15/07/2010
(Última prorrogação)
 
A cidade de Salvador foi escolhida para abrigar, pela primeira vez, o Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, nos dias 12, 13, 14 e 15 de dezembro deste ano. O evento, que está em sua décima primeira edição, tem como tema as "Diversidades e (Des)Igualdades". Sua organização está a cargo de um comitê composto de pesquisadores de todas as universidades públicas da Bahia, com a coordenação do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia.
 
Especialistas em ciências sociais e humanidades de diversos países estarão reunidos para debater a diversidade e a complexidade de sociedades diferenciadas, nos mais variados aspectos, como é o caso dos países de língua portuguesa.
 
Convidamos grupos de dois a quatro pesquisadores doutores, oriundos de, pelo menos, duas instituições diferentes (e, de preferência, de países diferentes) para apresentarem propostas de Grupos de Trabalhos dentro dos seguintes eixos temáticos.
 
EIXOS TEMÁTICOS
 
1- Identidades, Poder e Política no mundo luso-afro-brasileiro.
2- Economias solidárias e sustentabilidade.
3- Religiões e Religiosidades: identidades e diversidades
4- Processos educativos e diversidades culturais.
5- Direitos e Cidadanias: inclusão, exclusão políticas públicas.
6- Sociabilidades plurais – intersecções de gênero, classe, família, raça/etnia.
7- Corpo, Saúde e Sexualidades.
8- Culturas, Sociabilidades Urbanas e Pluralismos Culturais.
9- Patrimônios culturais: Poder e Memória.
10- Territorialidades e Identidades: Migrações, deslocamentos, globalização e diversidade cultural.
11- Campo/cidade: uso de recursos ambientais, gestões e diversidade cultural.
12- Trabalho e diversidade cultural
13- Linguagens, Literaturas e Artes: diferenças e diversidades
14- Ciências e Tecnologias
15- Comunicação (em meios tradicionais e novos meios), diversidade e desigualdade
16- Relações Internacionais, Estado e Pluralidade Cultural: Conexões
 
As inscrições devem ser feitas online através da home page do evento http://www.conlab.ufba.br
 
Data limite: 15/07/2010
 
Após a aprovação dos Gt's serão reabertas as inscrições individuais.
 
Obs. A proposta de GT deve ser enviada em nome de apenas um dos componentes. Os outros componentes deverão ter seus nomes citados no corpo do resumo. 
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

GEHB ** Chamada II Simpósio Nacional em História da UNIOESTE 2010. [1 Anexo]

 
II SIMPÓSIO NACIONAL EM HISTÓRIA TRABALHO, CULTURA E PODER:
“O Ofício do Historiador”
De 31 de Agosto a 03 de Setembro de 2010 – UNIOESTE Campus de Marechal Cândido Rondon

Francisco de Goya, Fuzilamentos de 3 de maio em Madri (1814) – Museu do Prado, Madri
1. Apresentação
2. Inscrição de Comunicações
3. Proposição de Mini-Curso
4. Programação
5. Comissão Organizadora
6. Cronograma, Forma de Pagamento e Contatos
7. Promoção e Apoios
1. Apresentação
O II Simpósio Nacional em História – Trabalho, Cultura e Poder: “O Ofício do Historiador” / 2010 consiste na continuidade dos simpósios de história da Unioeste, inspirado especialmente no IX Simpósio em História / I Simpósio Nacional em História: Trabalho, Cultura e Poder / 2008. Na presente edição, porém, mantivemos somente a nomenclatura nacional do evento, prosseguindo com a periodicidade bienal. Além da temática permanente "Trabalho, Cultura e Poder", esta edição do simpósio propõe discutir ainda o tema do trabalho e do fazer do historiador, propondo refletir o campo da teoria da história. O objetivo deste simpósio nacional é realizar debates em torno de tais temáticas, viabilizando o intercâmbio de pesquisas e reflexões, criando oportunidades para a apresentação de trabalhos de investigação e práticas de ensino, publicando e divulgando os trabalhos apresentados. A temática "Trabalho, Cultura e Poder" permite articular discussões sobre as diversas práticas sociais historicamente construídas e as diferentes relações sociais e sua historicidade, apreendendo-se as relações entre história e poder de forma ampla, presentes nas diversas dimensões da vida social, política, cultural e econômica, bem como as múltiplas práticas de contestação, subordinação ou consenso à ordem social. Nas relações entre história e práticas sociais, abrem-se possibilidades de compreender os processos sociais vividos e construídos por sujeitos, indivíduos e coletivos, em meio a tensões e conflitos, historicamente experimentados e reelaborados. Este II Simpósio Nacional em História – Trabalho, Cultura e Poder: "O Ofício do Historiador" é voltado aos estudantes, pesquisadores e profissionais da área de História e áreas afins, aos professores e acadêmicos de instituições de ensino do Brasil e da América Latina.
2. Inscrição de Comunicações
As comunicações deverão ser inscritas junto aos Simpósios Temáticos. Assim, a inscrição deverá indicar o Simpósio Temático da comunicação, dentre os cinco listados a seguir:
ST. Cultura. Compreende estudos das práticas culturais entendidas como espaços de vivência de relações sociais, de poder e de construção de sentidos, em suas diferentes formas de expressão. Ocupa-se da reflexão acerca de processos coletivos de construção de identidades – classe, gênero, étnicas, nacionais, regionais, dentre outras, além de problematizar questões com base em diferentes formas e interpretações de linguagens. Propõe-se ainda a investigar a constituição de espaços e territórios, a partir das experiências dos sujeitos sociais.
ST. Trabalho. Abarca processos históricos transcorridos no Brasil e na América Latina na contemporaneidade, no que se refere às diversas práticas dos sujeitos, coletivos e individuais, em suas diversas articulações com o social, na produção e transformação das relações de trabalho e das instituições. Apresentam-se como temas de interesse os movimentos constituídos pelos trabalhadores, as organizações partidárias e sindicais, as práticas cotidianas dos trabalhadores, no campo e na cidade, as construções de sentidos e significados por e sobre estes sujeitos, enquanto uma prática social, na historiografia e nas memórias.
ST. Poder. Reúne estudos das práticas sociais relacionadas ao Poder, abarcando aspectos diversos das relações estabelecidas entre os agentes sociais e no âmbito das mais variadas organizações e corporações da sociedade civil. Visa discutir a construção de hegemonias no âmbito da sociedade civil e da sociedade política e as disputas em torno do poder, abrangendo esferas diversas, como a gestação e a afirmação, a crítica e a contraposição de projetos sociais, as elaborações intelectuais e as políticas partidárias, a
organização dos diferentes grupos e classe sociais, a constituição de aparelhos privados de hegemonia, o gerenciamento e a disseminação de ideologias e projetos sociais.
ST. História Intelectual. Fruto de uma realidade sócio-cultural específica, o intelectual, no sentido amplo do termo, encontra-se intimamente ligado a seu contexto histórico. Somente a particularidade desse contexto poderá revelar a singularidade desse intelectual. Este simpósio tem por objetivo também discutir pressupostos teóricos e metodológicos da e para a história intelectual e a história dos intelectuais. Assim, objetiva-se entender a posição assumida por atores e autores, que em diversas épocas da história, de alguma forma, interferiam no contexto que viviam e circulavam.
ST. História e Gênero. Analisar historicamente a construção social das identidades feminina e masculina e a forma de relação social que se estabelece entre mulheres, entre homens e entre mulheres e homens. O debate vincula-se a questões que permeiam gênero e sua trajetória histórica – debate historiográfico – acerca da construção da categoria, bem como a reflexão sobre a desnaturalização dos papéis femininos e masculinos, social e historicamente construídos. Promover a análise dos pressupostos teóricos e metodológicos usados para a construção da história das relações de gênero. Também propomos a análise da história da família e das mulheres no Brasil.
As comunicações deverão especificar os seguintes elementos: Proponente; Instituição a que se vincula; Título, Resumo (a ser publicado, com mínimo de 10 e máximo 15 de linhas, fonte Times New Roman 11, espaço simples, em arquivo do Word, contendo Objeto da Pesquisa; Problematização, Fontes e Metodologia e Conclusões); O resumo pode ser enviado por e-mail (o recebimento será acusado pela Comissão Organizadora).
Cada comunicação pode ter, no máximo, dois autores, desde que seja apresentado conjuntamente por ambos. O orientador não deve ser considerado como co-autor. É imprescindível que a apresentação do trabalho seja feita pelo(s) próprio(s) autor(es).
Estudante de graduação poderá apresentar trabalho nas seguintes condições: 1) Trabalho de Conclusão de Curso ou monografia em vias de conclusão, identificando o orientador e com anuência deste; 2) Trabalho de Iniciação Científica em desenvolvimento, ou concluído há, no máximo, um ano, identificando o orientador; 3) Quando vinculado a projeto de pesquisa, como discente colaborador, identificando o projeto a que se vincula a comunicação e com anuência do coordenador do projeto. Não serão aceitas comunicações que não atendam os requisitos acima relacionados.
O texto final deverá ser enviado para o e-mail do evento (iisimposionacionalhistoria@yahoo.com.br) até 03/09/2010, contendo de 8 a 12 páginas, espaço 1,5, fonte Times New Roman 12, em arquivo do Word, notas e indicações bibliográficas de rodapé, sem bibliografia final. O trabalho será publicado no sítio eletrônico do evento e nos Anais em DVD-ROM.
3. Proposição de Mini-Curso
Os mini-cursos terão carga horária de 4 (quatro) horas/aula, com temática ligada à área do Simpósio, voltando-se, no que se refere à abordagem e constituição do programa, para a formação de estudantes e de profissionais que atuem no Ensino Fundamental e Médio. O (s) proponente(s) deverá(ão) ter, no mínimo Mestrado. Não serão aceitas propostas com mais de dois proponentes. A proposta deve conter: Ementa, Objetivos, Programa, Metodologia e Bibliografia (20 a 30 linhas, Times New Roman 11, espaço simples, arquivo do Word). Os ministrantes dos mini-cursos não serão financiados pela organização do evento.
4. Programação
TERÇA-FEIRA, dia 31/08/2010.
8:00-9:30 – Inscrição e Credenciamento
9:30-11:30 – Conferência de Abertura: “O Ofício do Historiador” – Prof. Dr. Luis Fernando Cerri (UEPG)
13:30-15:30 – Simpósios Temáticos
15:30-17:30 – Mesa Redonda : “Terra, Poder e Fronteiras”
Prof. Dr. Paulo José Koling (UNIOESTE)
Prof. Dr. Adelar Heinsfeld (UPF)
Prof. Dr. Márcio Both (UNIOESTE)
19:30 – Mesa Redonda: “Estado e Poder”
Profa. Dra. Sônia Regina Mendonça (UFF)
Prof. Dr. Edmundo Fernandes Dias (UNICAMP),
Profª. Drª. Maria Letícia Corrêa (UERJ)
Prof. Dr. Gelsom Rozentino (UERJ)
QUARTA-FEIRA, 01/09/2010.
8:00-12:00 – Mesa redonda: “Intelectuais, trajetórias e poder”
Prof. Dr. Marcos L. Ehrhardt (UNIOESTE)
Prof. Dra. Débora E. Andrade (UNIOESTE)
Prof. Dra. Márcia R. Carneiro (UFF)
Prof. Dr. Fábio Ruela de Oliveira (UNIOESTE).
13:30-15:30 – Mini-cursos.
16:00-18:00 – Simpósios Temáticos
19:00-20:00 – Lançamento de Livros.
20:00 – Conferência: “Um Crítico da Cultura e Teórico da História: Siegfried Kracauer” – Prof. Dr. Carlos Eduardo Jordão Machado (UNESP- Assis/SP)
QUINTA-FEIRA, dia 02/09/2010.
8:00 -12:00 – Mesa redonda: “Cultura e fronteiras e a interdisciplinaridade”
Prof. Dr. Geraldo Augusto Pinto (UNIOESTE /Foz do Iguaçu)
Prof. Dr. Tarcíso Vanderlinde (UNIOESTE) Prof. Dr. Valdir Gregory (UNIOESTE)
14:00- 18:00 – Simpósios Temáticos
19:30 – Mesa Redonda: “As hidrelétricas e a cidade: memórias e conflitos socioambientais.”
Prof. Dr. Marcos Montysuma (UFSC)
Prof. Ms. Cezar Karpinski (UFSC)
Prof. Dr. Robson Laverdi (UNIOESTE)
Profª. Drª. Geni Rosa Duarte (UNIOESTE)
SEXTA-FEIRA, dia 03/09/2010.
8:00-12:00 – Mesa Redonda: “Trabalhadores em Indústrias no Oeste do Paraná”
Prof. Dr. Antônio de Paula Bosi (UNIOESTE)
Prof. Dr. Marcelo Carvalhal (UNIOESTE)
13:30-15:30 – Mini-Cursos
16:00-18:00 – Simpósios Temáticos
19:30 – Conferência de Encerramento: "Clio e seus artífices: Cultura Historiográfica Contemporânea." Prof. Dr. Astor Antonio Diehl (UPF)
5. Comissão Organizadora
Prof. Dr. Fábio Ruela de Oliveira (Coordenador); Prof. Ms. Alexandre Blankl Batista; Prof. Dr. Antonio de Pádua Bosi; Profª. Drª. Aparecida Darc de Souza; Profa. Ms. Carla Cristina Nacke Conradi; Profª. Drª. Carla Luciana Souza da Silva; Prof. Dr. Davi Félix Schreiner; Profª. Drª. Débora El-Jaick de Andrade; Profª. Drª. Geni Rosa Duarte; Prof. Dr. Gilberto Grassi Calil; Profª. Drª. Ivonete Pereira; Prof. Ms. Luis Fernando Guimarães Zen, Prof. Ms. Marcos Alexandre Smaniotto; Prof. Dr. Marcos Nestor Stein; Prof. Dr. Marcos Luís Ehrhardt; Profa. Ms. Maria José Castelano; Prof. Dr. Paulo José Koling; Prof. Dr. Robson Laverdi; Profª. Drª. Sarah Iurkiv Gomes Tibes Ribeiro; Prof. Dr. Vagner José Moreira; Prof. Dr. Valdir Gregory. Funcionária: Fabíola Carla M. de S. Lunardelli. Acadêmicos: Daniele Brocardo, Diná Schmidt, Douglas Voks, Fagner Guglielmi, Kleyne Lance, Marcos Oliveira, Poliane Brunetto, Rosana Déa Gonsalves, Renata Aparecida Ribeiro.
6. Cronograma, Taxa de Inscrições e Contatos
Cronograma
Proposição de Comunicações e Mini-Cursos: de 08/07/2010 a 10/08/2010.
Prazo limite de pagamento para inscrições de comunicações: 10/08/2010.
Entrega do texto final: 03/09/2010 (por e-mail)
Inscrição de ouvinte: 26/07/2008 a 31/08/2010.
Divulgação dos aceites das comunicações: 20/08/2010.
Taxas de Inscrições
*Graduandos – ( ) ouvintes e mini-curso: R$ 10,00.
( ) com apresentação de trabalho e mini-curso: R$20,00.
*Professores do Ensino Superior, do Ensino Fundamental e Médio (Professores PDE), pós-graduandos e demais participantes; ouvintes ou com apresentação de trabalho e mini-cursos: R$ 20,00.
Banco Itaú – Agência 2967 – C/C Nº 05315-4 Fundecamp
A ficha de inscrição, em anexo, poderá ser preenchida e remetida por e-mail, mas é indispensável informar os dados do pagamento (data, valor e número do protocolo) e apresentar o comprovante original do pagamento no momento do credenciamento.
Contatos: E-mail: iisimposionacionalhistoria@yahoo.com.br – Fone: (45) 3284-7863
Informações: http://www.unioeste.br/ [Unioeste Eventos]
7. Promoção e Apoios
Promoção: Colegiado do Curso de História; Programa de Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais.
Apoios: CNPq / Fundação Araucária / Caixa Econômica Federal / UNIOESTE – Campus de Marechal Cândido Rondon / Pró Reitoria de Extensão / Pró Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa / Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras (CCHEL) / Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná (CEPEDAL) / FUNDECAMP / Laboratório de Ensino de História (LEH) / Centro Acadêmico Zumbi dos Palmares.

AGRADECEMOS SE ESTA CHAMADA FOR DIVULGADA E
ENCAMINHADA A POSSÍVEIS INTERESSADOS.
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.