Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

GEHB ** Crimes políticos, FLIP e patrimônios destombados

 
Os historiadores José Murilo e Marcos Bretas serão os palestrantes do debate de agosto na Biblioteca Nacional sobre crimes políticos, tema do dossiê de capa da edição de agosto da Revista de História. O evento ocorre no dia 17 e terá transmissão ao vivo pelo Twitter.

Balaio de Histórias

Localizado no bairro do Bonfim (Pirenópolis/GO), o Ponto de Cultura Quintal da Aldeia será a sede do primeiro evento do Balaio de Histórias, no dia 14 de agosto. O projeto é realizado pela Revista de História da Biblioteca Nacional com apoio do Ministério da Cultura. Além de um debate com o historiador William de Souza sobre a Festa do Divino Espírito Santo, a programação inclui ainda um workshop com professores da rede pública de ensino sobre como utilizar a Revista de História da Biblioteca Nacional em salas de aula e uma apresentação artística de lundu e catira, ao final do dia. Confira as informações completas no Balaio de Histórias: balaio.rhbn.com.br .

Observatório

Gilberto Freyre na FLIP
Na abertura do evento em Paraty, mesa com Ricardo Benzaquen, Edson Nery e Moacyr Scliar apresentou a obra de Gilberto Freyre ao público. E as homenagens continuaram ao longo do evento, mostrando que o autor não se resume ao clássico "Casa-grande e senzala". Confira este debate com Alberto da Costa e Silva, Maria Lúcia Pallares-Burke e Angela Alonso aqui e leia também sobre a primeira mesa aqui.

A origem e o destino dos livros
Peter Burke e Robert Darnton, especialistas na história da leitura e da mídia, falaram na FLIP sobre o fim do livro impresso e rebateram as críticas à qualidade da Wikipedia. [ leia mais ]

Nazismo hoje
Passeata em homenagem a líder nazista é proibida em São Paulo, após denúncia no Ministério Público. Brasil já foi maior sede do Partido Nazista fora da Alemanha. [ leia mais ]

Ex-patrimônio
No Rio e em São Paulo, prefeituras esbarram no tombamento de prédios durante a execução de obras para 2014. Às vezes, a solução é simplesmente destombar o patrimônio. [ leia mais ]

De volta a 67
Documentário aborda a final do conturbado III festival de música de 67 e, com as apresentações na íntegra e gravações remasterizadas, transforma a sala de cinema no teatro Record. [ leia mais ]

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

GEHB ** BOLETIM TEMA LIVRE: Agosto de 2010

 




BOLETIM TEMA LIVRE – 06
Difusor acadêmico e cultural
Nº 06 – Agosto de 2010
 
1.      a) Concursos: Universidades
 
Na seção "Bolsas, concursos e oportunidades" a Revista Tema Livre informa sobre concursos na UFRRJ, na UFMG, na UFRGS e na UFG.
 
Rio de Janeiro
- UFRRJ
História da América – Assistente (Titulação necessária: Mestrado)
Didática e Ensino de Letras: Habilitação em Português e Literatura
Geografia/Geografia, Turismo e Meio Ambiente
Política e Organização da Educação
(Dentre outras áreas)
 
Minas Gerais
- UFMG
1) História Econômica (1 vaga)
2) História do Pensamento Econômico e Economia Política (1 vaga)
3) Economia Internacional e Instituições (1 vaga)
 
Rio Grande do Sul
- UFRGS
História da África
 
Goiás
- UFG
História Moderna e Contemporânea (1 vaga)
 
- Mais informações em:
 
2) Eventos
 
a)      Acadêmicos
 
"Jean-Yves Mollier, conferências no Brasil"
Lançamento do livro: "O dinheiro e as letras - História do capitalismo
editorial"
, Edição Edusp.
 
Jean-Yves Mollier, um dos maiores historiadores do mundo do livro na
atualidade, professor da Universidade de Versailles, virá ao Brasil para fazer conferências sobre as relações entre autores e editores e para lançar a edição brasileira de sua obra "O dinheiro e as letras, história do capitalismo editorial", que está saindo pela Edusp.
Dados do evento:
 
- Rio de Janeiro
Data: 10/8/10, terça-feira
Horário: 10h30
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Auditório 91 - 9º andar – Rua São Francisco Xavier, 524 - Pavilhão João Lyra Filho

- São Paulo
Data: 12/8/10, quinta-feira
Horário: 10h00
Local: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Auditório
Ferdinand Braudel - Cidade Universitária – USP

- Curitiba
Data: 13/8/10, sexta-feira
Horário: 14h00
Local: Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) - Curitiba - Sala 2, Bloco C - Programa de Pós Graduação em Comunicação e Linguagens

Entrada franca
 
- VIII Encontro Regional da ANPUH-ES
O evento ocorrerá na UFES e está com inscrições abertas
Mais informações em: http://www.cchn.ufes.br/anpuhes
 
- XII Encontro regional de História da ANPUH-PR
O evento ocorrerá na UFES e está com inscrições abertas
Mais informações em: http://www.eventosanpuhpr.com/
 
- XX Ciclo de Debates em História Antiga
O evento ocorrerá na UFRJ e está com inscrições abertas
Mais informações em: http://www.xxciclodedebates.kit.net/
 
b)     Culturais
 
Emoção e Poesia: O Cinema de Yasujiro Ozu
Retrospectiva completa de Yasujiro Ozu, aclamado como um dos diretores mais importantes da história do cinema. Ozu era considerado o cineasta mais japonês do cinema, até pelos próprios nipônicos, que o achavam "japonês" demais para o gosto ocidental – o que talvez explique a descoberta tardia deste excepcional cineasta no ocidente somente na década de 1960.
Curadoria: Ardnt Roskens e Tatiana Leite.
De 27 de julho a 22 de agosto de 2010.
De terça a domingo, das 10h às 21h
CCBB: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3808-2007
Classificação indicativa: Livre
 
Fotografia: Palestra com Chico Nascimento
Aluno da SFF (Sociedade Fluminense de Fotografia) em 1964, e, em 1968, já um profissional reconhecido, tornou-se o coordenador e professor do curso da citada instituição. Como expositor, participou de quase todos os salões do mundo, tais como os da França, Argentina, África do Sul, Angola, Chile, Escócia, Irlanda, EUA, Hungria, Tchecoslováquia, Itália, e as Bienais de Zagreb e Zadar, somando grande número de premiações. Foi o primeiro professor de fotografia da UFF, criou o laboratório P&B do SESC-Niterói, onde também deu aulas.
Mudou-se para Paris em 1973, onde teve seu próprio estúdio de andar inteiro no Boulevard Beaumarchais, 63, trabalhando em várias áreas da fotografia. Hoje, Chico Nascimento está radicado em Vigo, Espanha, onde continua dedicando-se à fotografia.

Tema - Chico pensa em voz alta
Data: 10/08/2010 - terça-feira às 19:30h na sede da SFF
Entrada Franca
Sociedade Fluminense de Fotografia
Rua Dr. Celestino, 115 - Niterói - RJ.
Telefone: 2620-1848
Site: www.sff.com.br
 
Mostra Documentários do Brasil
De 01 a 24 de agosto de 2010
Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro
Rua 03, esquina com Rua 09, nº 1016, Galeria Ouro, Centro - Goiânia - Goiás
4) Pós-Graduação
- UFF (Universidade Federal Fluminense)
Estão abertas as inscrições para o Curso de Pós-Graduação lato sensu em História do Rio de Janeiro.
Período de inscrição: 19-07-2010 até 20-09-2010
Mais informações pelos telefones 2629-2932 ou 2629-2927
 
- UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
Se encontram abertas as inscrições para o exame de seleção de ingresso no curso de Mestrado em História, a partir do dia 02 de agosto de 2010 até o dia 15 de outubro de 2010.
 
- UFRJ/PPGHIS (Universidade Federal do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em História Social)
Mestrado e Doutorado: Já estão disponíveis os editais da seleção de 2011
 
5) Redes Sociais
 
A Revista Tema Livre atua, desde 2002, na internet, sendo um espaço qualificado, que objetiva agregar de forma positiva à vida intelectual dos navegantes da web, bem como contribuir, gratuitamente, com conteúdo de qualidade ao espaço virtual.


A partir desta proposta, a Revista Tema Livre estende sua missão à web 2.0, às mídias sociais, estando presente no Orkut, no Twitter e no FaceBook, agregando, ainda, o objetivo de, através das redes sociais, aproximar-se mais do público leitor.
 
As redes sociais aqui apresentadas são locais voltados para a discussão de temas relacionados à História, à cultura e à arte, envolvendo, também, questões da atualidade, visando a troca de informações e experiências concernentes às vidas acadêmica e profissional.


Assim sendo, convidamos todos aqueles interessados na área de História, e nas Ciências Humanas de uma maneira geral, além dos aficionados pelas Artes, a participarem deste projeto. Vamos compartilhar o conhecimento.
 
6.     Convite à comunidade acadêmica
           Os organizadores/realizadores interessados em anunciar seus eventos acadêmicos (Simpósios, lançamento de livros, defesas de teses...) e culturais (Mostras, exposições...) de forma inteiramente gratuita no Boletim Tema Livre, favor enviar os respectivos dados para eventual publicação: boletim@revistatemalivre.com
 
 
 
O envio do anúncio não significa a obrigatoriedade da publicação do mesmo no Boletim Tema Livre. Por fim, os eventos que forem publicados no Boletim Tema Livre são de inteira responsabilidade dos realizadores dos eventos, sendo o Boletim Tema Livre mero veículo informativo e difusor acadêmico e cultural.
 

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
  

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.