Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

GEHB ** SEMINÁRIO “MULHERES NA CARREIRA MILITAR”

 
SEMINÁRIO "MULHERES NA CARREIRA MILITAR":

Nos dias 10 e 11 de novembro, a partir das 14h, a Marinha do Brasil e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, realizam o Seminário "Mulheres na Carreira Militar", no Salão Nobre do IHGB. O evento é parte das comemorações dos 30 anos da mulher militar e conta com o apoio do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB).

Dentro da programação, o Vice-Almirante Armando de Senna Bittencourt, diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, a professora Ismênia de Lima Martins (UFF), a professora Maria Celina D'Araujo (PUC-RJ) e outros pesquisadores discutem temas como Características do processo decisório sobre o ingresso da mulher militar na Marinha do Brasil, As mulheres e a luta pela profissionalização nas primeiras décadas do século XX, O histórico da participação da mulher junto às forças armadas e o pioneirismo da Marinha, Mulher Militar na Marinha do Brasil: Percepção da Práxis Feminina e suas Implicações para a Gestão de Pessoas Incluindo Gênero e Cultura Organizacional e Contribuições para a construção de uma agenda de gênero nas Forças Armadas.

O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), fica situado à Av. Augusto Severo, 8, Glória, Rio de Janeiro – RJ
Outras informações: (21) 2104-6722
Inscrições limitadas: www.dphdm.mar.mil.br
* Serão conferidos Certificados de Participação aos presentes nos dois dias do seminário.











__._,_.___


1 de 1 foto(s)
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

GEHB ** Para Divulgação

 
Meus caros

Gostaríamos de divulgar a XII Semana de Educação: "Filosofia e Educação-Contrapontos" e o III Simpósio de Pesquisa na Pós-Graduação em Educação na UEL que serão  realizados simultaneamente no câmpus da Universidade Estadual de Londrina nos dias 03, 04 e 05 de Novembro próximo. Certificado: 40h.

Grata por sua atenção,

Leoni (Coordenadora do evento) 




* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Leoni Maria Padilha Henning
Docente - Filosofia e Educação
Universidade Estadual de Londrina
Fone Comericial: (43) 3371-4071
                          ou   3371-4338
leoni.henning@yahoo.com


XII SEMANA DA EDUCAÇÃO
Filosofia e Educação: Contrapontos

III Simpósio de Pesquisa de Pós-Graduação em Educação na UEL


CHAMADA DE TRABALHOS

Prazo de envio do trabalho: 20 de setembro de 2010

O Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina estará realizando nos dias 03, 04 e 05 de Novembro de 2010 a XII Semana de Educação. Neste ano, a organização do evento estará a cargo da Área de Filosofia e Educação e terá como tema “Filosofia e Educação: Contrapontos”. Teremos nos três dias conferências, mesas-redondas e apresentações de trabalho, cujas atividades serão distribuídas nos três períodos de cada dia. Teremos ainda “lançamento de livros”, para o qual solicitamos a manifestação dos interessados até o prazo de dez dias antes do início do evento.

A Programação completa estará sendo divulgada, muito em breve, em razão de que alguns dos convidados ainda não se manifestaram quanto à sua efetiva participação. Mas, podemos adiantar que teremos como conferencista de Abertura o conhecido e respeitável professor Antonio Joaquim Severino (USP). Algumas presenças já foram confirmadas como: professora Nadja Hermann (PUCRS) que abordará o tema “Hermenêutica e Educação”; professor Edgard Assis Carvalho (PUCSP), “Complexidade e Educação”; Iraquitan Caminha de Oliveira (UFPA), “Fenomenologia e Educação”; Gustavo Biscaia de Lacerda (UFPR), “Positivismo e Educação”; dentre outros.

Quanto aos trabalhos a serem apresentados nas sessões de Comunicações, os mesmos devem ser elaborados segundo a escolha de um dos Eixos e em conformidade com as Normas definidas pela Comissão Organizadora do evento. Cada uma das salas em que tais apresentações serão realizadas fornecerá data show, caso haja o interesse por parte do autor do trabalho em fazer uso do mesmo.

EIXOS TEMÁTICOS:

  1. Pesquisa: questões sobre leitura e escrita

  2. Filosofia e teorias pedagógicas

  3. Doutrinas filosóficas e educação

  4. Filosofia na educação básica

  5. Pesquisa filosófica em educação

  6. Pesquisa em educação na contemporaneidade

  7. Filosofia e formação de professores

  8. Valores e educação

  9. Epistemologia e educação

  10. Filosofia e educação no Brasil

  11. Questões filosófico-educacionais atuais

  12. Impacto da pesquisa na educação escolar
__._,_.___



 | Adicionar um novo tópico
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.