Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Abertas inscrições para III Seminário Internacional de História e Historiografia

Fonte UFMT - Publicado em Notícias | 06/07/2012
Estão abertas, até o dia 3 de agosto, as inscrições de trabalhos em simpósio temático e de painéis de Iniciação Científica (pôsteres) para o III Seminário Internacional de História e Historiografia, que será realizado no período de 1 a 3 de outubro, em Fortaleza (Ceara). Esta nova versão do seminário, com periodicidade bienal, é a primeira atividade do convênio acadêmico estabelecido, em novembro de 2011, entre as Universidades Federais do Ceará (UFC), Pernambuco (UFPE), Pará (UFPA) e Mato Grosso (UFMT).
O convênio permitirá o trânsito de professores e alunos entre os Programas, estendendo-se aos acordos internacionais firmados pelos Programas de Pós-graduação em História (PPGHis) dessas universidades. Nesta terceira edição, participam da programação as universidades de Coimbra, Toulouse e Barcelona, que possuem convênios com o Programa de Pós-graduação em História da UFC.
O III Seminário História e Historiografia se constitui em um importante eixo de ação e ponto de partida para a formação de uma rede de investigação e produção do conhecimento histórico compreendendo as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Seu caráter itinerante possibilitará a divulgação do conhecimento produzido e promoverá o incremento da qualidade da produção científica, inserindo-se assim no processo de internacionalização do conhecimento.
Ao suscitar o debate acadêmico no campo historiográfico potencializado pelos diálogos e o estabelecimento de balanços sobre as novas abordagens e tendências da investigação dos historiadores, o Seminário contribui para a renovação da historiografia das regiões compreendidas ao mesmo tempo em que incentiva a consolidação de grupos de pesquisas institucionais e a participação dos professores da educação básica.
Confira a programação do evento.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8493, pelo endereços eletrônicos gerapesquisa@gmail.com e infoiiisihh@ufc.br e no site do seminário.
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:
http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

__,_._,___

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.