Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Encontro de pesquisa em História (Ephis) - 2016

banner-ephis


Encontro de pesquisa em História (Ephis) é uma iniciativa discente do departamento de História da UFMG. Desde a sua primeira edição, em 2012, o evento procura promover o intercâmbio e diálogo entre os pesquisadores de História do país, a fim de se estabelecer enquanto espaço de debate, interlocução, reflexão e problematização dos que se dedicam a pesquisa histórica. Desta forma, o evento mantém em 2016 a proposta de ser um encontro organizado por e para estudantes, a fim de que jovens pesquisadores possam realizar trocas de experiências e compartilhar inquietações, no intuito de contribuir para suas respectivas pesquisas, dentro de um campo de trabalho que por vezes se mostra tão solitário.
Com a expectativa de gerar discussões que coloquem em diálogo a produção historiográfica com temáticas que, por elas mesmas, geram debates e anseios diversos no meio intelectual, a quinta edição do Ephis tem como tema Brasil em perspectiva: passado e presente. Pensar o Brasil em suas várias temporalidades e como a pesquisa histórica se coloca frente as mesmas se mostra como uma tentativa de perceber os impasses, os dilemas, as permanências e descontinuidades que permearam o processo histórico brasileiro.
O propósito dessa escolha não é outro além de abrir um leque amplo de debates que, ao mesmo tempo, sejam rigorosos em matéria de análise histórica e propositivos para se pensar a realidade contemporânea sem, no entanto, direcionar de maneira demasiada os debates com uma definição prévia específica. Privilegia-se, então, o lugar de onde partem os problemas analisados por nós, professores e/ou historiadores, de onde produzimos análises a respeito de temáticas diversas. Entendemos ainda que essa escolha não servirá para pensar somente realidades brasileiras isoladas do mundo, visto que cada vez mais, em quaisquer recortes temáticos e temporais abordados pela historiografia, pensar “Brasil” e “Mundo” não são mais operações distintas. Essa operação analítica nos auxilia na construção de um conhecimento histórico que nos oferece possíveis respostas para problemáticas brasileiras atuais, colocando em diálogo com outras perspectivas, linguagens e lugares de enunciação.
Desta maneira, temáticas relacionadas a questões de gênero, matrizes educacionais brasileiras, transições políticas, a relação do Brasil com os países vizinhos e demais territórios, bem como as diversidades racial e religiosa e o uso e produção da ciência, dialogarão transversalmente com o eixo temático aqui proposto e servirão para nortear os debates do V Ephis.
Assim, o V Ephis se propõe a contribuir para colocar em diálogo várias produções de conhecimento histórico, pensadas enquanto mecanismos para conectar o hoje e o ontem, o passado e o presente, produzindo olhares críticos para o Brasil, levando-se em conta múltiplos espaços, temporalidades e narrativas, seguindo sua missão de se apresentar como um ambiente democrático e horizontal.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.