Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

** Kaiowá, mestre em história

 
Maria Lima
Profa. adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul(UFMS/CPTL)
Curso de Licenciatura em História
Docente de Prática de Ensino e Estágio Obrigatório
Campus II - F: (67) 3509.3783 - Cidade de Três Lagoas/MS



AMANHÃ: Professor Kaiowá será o primeiro mestre em História na UFGD e no Brasil

Neste ano, pela primeira vez desde sua criação, o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) terá a defesa de uma dissertação de mestrado produzida por um indígena. Trata-se do trabalho "Jakaira Reko Nheypyrũ Marangatu Mborahéi: origem e fundamentos do canto ritual Jerosy Puku entre os Kaiowá de Panambi, Panambizinho e Sucuri'y, Mato Grosso do Sul", resultado de estudos realizados entre 2009 e 2011 pelo Prof. Izaque João, da etnia Kaiowá, residente na aldeia Panambi, em Douradina, onde atua como docente.

A dissertação foi elaborada sob a orientação do Prof. Dr. Jorge Eremites de Oliveira, que também é o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFGD.

A defesa pública da dissertação de mestrado ocorrerá na aldeia Panambi, no município de Douradina, no dia 25 de agosto de 2011, a partir das 7h30. Esta também é outra novidade na instituição, haja vista que a defesa não se dará dentro da academia, mas em uma comunidade indígena onde grande parte das pesquisas foi realizada.

Farão parte da banca de defesa o orientador e os professores doutores Antônio Hilário Aguilera Urquiza, da UFMS, e Levi Marques Pereira, da UFGD. Como suplente, a banca contará ainda com a participação do Prof. Dr. Antônio Dari Ramos, que atualmente coordena o curso de Licenciatura Indígena "Teko Arandu" na universidade.

Ao ser aprovado na banca de defesa, o Prof. Izaque João se tornará o primeiro indígena da etnia Kaiowá a receber o título de "Mestre em História" no país, um marco não apenas na história dos povos indígenas, mas também para a UFGD, instituição que a cada dia avança no sentido ampliar e consolidar seus cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

O Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas, da UFGD, criado em 1998, é um dos poucos programas da área que possui, no âmbito do território nacional, uma linha de pesquisa intitulada História Indígena. Desde as primeiras turmas, dezenas dissertações de mestrado foram defendidas sobre a temática e no momento algumas teses de doutorado estão em andamento sobre a história dos povos indígenas nas Américas.



Raúl Ortiz Contreras
PPGAS/IFCH/Unicamp





__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.