Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

GEHB ** Seminário Internacional Exílio e Migrações Forçadas no século XX - América Latina e Europa

 

 
SEMINÁRIO INTERNACIONAL - EXÍLIO E MIGRAÇÕES FORÇADAS NO SÉCULO XX - AMÉRICA LATINA E EUROPA
Data: 13/05/2010 Horário: 9:00hs às 18:00hs
Local: Dia 13 e 14: ECA - Dia 15: Memorial da Resistência
Endereço: ECA - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443. Cidade Universitária. São Paulo/SP. - Memorial da Resistência (Estação Pinacoteca). Largo General Osório, 66, Luz.
Informações: INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES: exilio@usp.br LEER/USP: (11) 3091-8598
PROGRAMAÇÃO


13 de maio, quinta-feira
Local: Auditório "Freitas Nobre". Prédio do Jornalismo. ECA - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443. Cidade Universitária. São Paulo/SP.
9:00h - Inscrições e entrega do material

9:30h - SESSÃO DE ABERTURA
10:00h - CONFERÊNCIA INAUGURAL Prof. Dr. Mario Sznajder (Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel) - A política de exílio na América Latina.
Intervalo
14:00h às 17:00h - SESSÃO 1: EXÍLIO E LITERATURA Coordenadora: Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo (PROIN/USP; Universidade Municipal de São Caetano do Sul-USCS)
Palestrantes:

Profª. Drª. Maria José de Queiroz (UFMG, Brasil) - O exílio: do paraíso ao inferno, caminhos de dentro e de fora.
Profª. Drª. Lyslei Nascimento (UFMG, Brasil) - Cidades e textos invisíveis: Meir Kucinski ou um escritor ídiche no Brasil.
Debate

Coffee Break

Prof. Julián Axat (HIJOS, Argentina) - O HIJO e o Arquivo: Recuperação de documentos literários perdidos e silenciados desde a busca dos filhos de desaparecidos na Argentina.
Profª. Drª. Maria Luiza Tucci Carneiro (PROIN/USP e LEER/USP; Brasil) - A metamorfose do êxodo: narrativas dos refugiados judeus "apátridas".
Debate
18:00h - Concerto do Coral USP, regência de Paula Christina Monteiro - O Velho e o Novo Mundo.
Apresentação: Prof. Dr. Pádua Fernandes (Uninove; PROIN-USP, Brasil)


14 de maio, sexta-feira

9:30h às 12h - SESSÃO 2: EXÍLIO E MIGRAÇÕES FORÇADAS: AMÉRICA LATINA E EUROPA Coordenador: Profº. Dr. Sedi Hirano (LEER/USP e DS; FFLCH/USP, Brasil)
Prof. Dr. Carlos Leone (Universidade Nova de Lisboa, Portugal) - Uma perspectiva comparada dos exilados europeus e sul-americanos.
Prof. Dr. Xosé Manoel Núñez Seixas (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha) - Exilados e emigrantes: Uma reflexão sobre as fronteiras entre o exílio e a emigração através do caso galego (1936-60).
Coffee Break

Prof. Dr. Daniel Aarão Reis Filho (Universidade Federal Fluminense, Brasil): - As esquerdas e a descoberta da democracia e dos valores democráticos: dos anos 1970 aos dias atuais.
Prof. Dr. José Carlos Sebe Bom Meihy (Departamento de História, FFLCH/USP, Brasil) - Rebeldes, clandestinos, revolucionários.
Debate

Intervalo

14:00h às 17:30h - SESSÃO 3: ANISTIA e EXÍLIO Coordenador da Mesa: Carlos Eduardo de Abreu Boucault (Uninove; PROIN/USP; Unesp, Brasil)
Dr. Airton Soares (ex-deputado federal pelo MDB e fundador do PT, Brasil) - A participação dos setores democráticos da sociedade civil e das organizações de resistência à ditadura na luta pela anistia.
Prof. Dr. Carlos Eduardo de Abreu Boucault (Uninove; PROIN/USP; Unesp, Brasil) - Lei de Anistia no contexto das situações de exilados e da política das emigrações forçadas.
Coffee Break

Profª. Drª. Deisy Ventura (IRI-USP, Brasil) - A dimensão regional da justiça de transição: o caso do Cone Sul?
Profª. Fernanda Rocha Lourenço Levy (Uninove, Brasil) - Lei da Anistia: uma ausência declarada.
Prof. Dr. Pádua Fernandes (Uninove, PROIN/USP, Brasil) - Segurança nacional, exílio e anistia na visão da ditadura militar brasileira.
Debate

15 de maio, sábado

Local: Memorial da Resistência (Estação Pinacoteca). Largo General Osório, 66, Luz. Fone: (11) 3335-4990.
10h às 11h: Visita guiada ao Memorial da Resistência, antigo prédio do DEOPS/SP.

11h às 13h: SESSÃO 4: Anfiteatro Estação Pinacoteca

- Vozes dos exilados e refugiados: testemunhos.

http://memoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=299&sid=37

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

GEHB ** Enc: Abertas inscrições para trabalho em Congresso Internacional - RJ

 
CONVIDAMOS OS PESQUISADORES  INTERESSADOS, A ENVIAREM TRABALHO SOBRE A TEMATICA DE NOSSO SIMPÓSIO: "CIDADANIA, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELIGIÇÃO" - PROPOSTO NO
II CONGRESSO INTERNACIONAL DO NUCLEO DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS - SISTEMAS DE PODER, PLURICULTURALIDADE E INTEGRAÇÃO.
O EVENTO ACONTECERÁ ENTRE OS DIAS 20 E 24 DE SETEMBRO DE 2010 - NA UERJ
A FICHA DE INSCRIÇÃO ENCONTRA-SE NO SITE DO EVENTO E PODE SER ENCAMINHADA, JUNTO COM O RESUMO (ATÉ 15 LINHAS), TANTO PARA A COORDENAÇÃO QUANTO PARA O E-MAIL DO COORDENADOR (ABAIXO)
ESTAREMOS RECEBENDO OS RESUMOS ATÉ 20 DE JULHO.

SEGUNDO A COORDENAÇÃO DO EVENTO: Somente poderão apresentar comunicações


Professores e alunos de Pós-graduação.
Alunos de Iniciação Científica, com pesquisa em curso financiada pela Universidade ou Órgãos de Fomento, com a participação do professor  orientador, poderão  apresentar os resultados de seus trabalhos.
       Alunos de graduação só poderão participar como ouvinte e receberão o  Certificado de Ouvinte.


SEGUE, ABAIXO, O RESUMO DO SIMPÓSIO.
MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO:  http://www.congresso.nucleasuerj.com.br/


SOCIOLOGIA



SOC 1- CIDADANIA, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELIGIÃO


Local:

Coordenadores: Prof. Dr. João Marcus Figueiredo Assis Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Profa. Dra. Denise dos Santos Rodrigues - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

E-mail: jmfassis@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e jmfassis@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

EMENTA:

Este Simpósio visa congregar pesquisadores de diversas áreas de conhecimento que voltem seus interesses para os estudos sobre processos e práticas sociais de construção de cidadania, assim como de redes de mútua ajuda, socialização de conhecimentos e informações. Interessam, sobretudo abordagens que relacionem tais práticas ao universo religioso, entendendo que este se constrói em íntima relação com as necessidades e projetos sociais, sendo, portanto, em vários aspectos, indissociáveis. Se enquadram, nesse sentido, trabalhos que abordem teórica e/ou empiricamente temáticas como comunitarismo, associativismo, formas de organização e mobilização social, política e religiosa em perspectiva, além de movimentos reivindicatórios e processos de socialização alternativa pela via do sagrado.  Contempla, ainda, abordagens psico-sociais de construções identitárias e subjetividades sociais e religiosas.

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.