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segunda-feira, 30 de agosto de 2010

GEHB ** PROCESSO DE SELEÇÃO DO PPE - MESTRADO EM EDUCAÇÃO - História e Historiografia da Educação

 



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PROCESSO DE SELEÇÃO DO PPE - MESTRADO EM EDUCAÇÃO
TURMA 2011



LINHAS DE PESQUISA e GRUPOS DE SELEÇÃO:








* EMISSÃO DE BOLETO BANCÁRIO - TAXA DE INSCRIÇÃO

NÃO HÁ INDICAÇÃO DE BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA ESCRITA



APRESENTAÇÃO

O Mestrado em Educação foi implantado na UEM em 1990 por iniciativa de um grupo de professores do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e com uma única área de concentração: Fundamentos da Educação. O Curso foi criado em convênio com a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como o primeiro Curso de Mestrado do interior do Paraná.

No período compreendido entre 1997 e 1999, um grupo de professores do Mestrado, em conjunto com professores do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), organizou um novo projeto para o curso, o qual passou a denominar-se Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) e a contar com duas áreas de concentração: Fundamentos da Educação (FDE) e Aprendizagem e Ação Docente (AAD).

Algumas reformulações foram efetuadas ao longo do tempo, mantendo-se como norte o pressuposto de que a educação contempla os processos de produção e transmissão de conhecimentos e saberes construídos socialmente e vinculados às formas de trabalho. Assim, as pesquisas realizadas no PPE abrangem as teorias e concepções que fundamentam a educação escolar e não escolar, a estrutura e organização do sistema escolar, as políticas educacionais e os processos de ensino e  aprendizagem. Esses aspectos são tratados em suas manifestações históricas com a finalidade de propor ações para a educação.

Em 2006, em busca de maior organicidade e integração entre as pesquisas desenvolvidas, a estrutura do curso, bem como a elaboração da proposta do doutorado, o PPE assumiu uma nova configuração. Atualmente o Programa apresenta uma área de concentração denominada Educação e três linhas de Pesquisa, cujas ementas e respectivas vagas são apresentadas abaixo:


Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores

A linha de pesquisa abrange investigações sobre os processos de ensino, aprendizagem, desenvolvimento e formação de professores no âmbito da educação escolar. Para tanto, a educação é compreendida em suas relações com o contexto histórico, social, cultural e político que orienta as concepções e práticas pedagógicas na contemporaneidade.

Total de Vagas no MESTRADO: 22 (vinte e duas)



História e Historiografia da Educação

A linha de pesquisa compreende as investigações sobre as teorias e metodologias da educação, da Pedagogia e das instituições educativas, historicamente determinadas. Nesse sentido, a Educação abrange os processos de produção e transmissão de saberes construídos socialmente e relacionados às formas de trabalho. A sistematização e a crítica desta relação constituem os núcleos investigativos da História e Historiografia da Educação, apreendidas pela utilização de fontes primárias, fontes secundárias, autores clássicos e teorias de base. A análise das temáticas investigadas são também objetos da própria historiografia da educação.

Total de Vagas no MESTRADO: 20 (vinte)



Políticas e Gestão em Educação

A linha de pesquisa tem como campo de investigação os processos de mudança no Estado e nas políticas educacionais num contexto de reestruturação dos processos produtivos e de globalização das economias. Nas políticas educacionais a ênfase é no planejamento educacional e escolar, a organização do tempo escolar, as políticas de educação inclusiva, questões de gestão, organização e avaliação de sistemas e unidades educativas em todos os níveis de ensino, currículo e culturas escolares, movimentos sociais e organizativos dos trabalhadores, escola e construção da cidadania, trabalho e educação e política de formação do profissional da educação.

Total de Vagas no MESTRADO: 6 (seis)
 


LINHA DE PESQUISA: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES


GRUPO DE SELEÇÃO 1

Profª. Dra. Maria Terezinha Bellanda Galuch - (01 Vaga)
Doutora em Educação - PUC/SP - 2004
Grupo de Pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Conteúdo Escolar.

- Conteúdo Escolar e Processo Formativo;
- Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Histórico-Cultural;
- Educação Escolar e Desenvolvimento Humano.


Profª. Dra. Marta Sueli de Faria Sforni - (01 Vaga)
Doutora em Educação - USP/SP - 2003
Grupo de Pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Conteúdo Escolar.

- Aprendizagem Conceitual;
- Educação Escolar na Perspectiva Histórico-Cultural;
- Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento.


Profª. Dra. Nerli Nonato Ribeiro Mori - (03 Vagas)
Doutora em Psicologia Escolar do Desenvolvimento Humano - USP/SP - 1995
Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento, Aprendizagem e Educação.

- Educação e Diversidade;
- Leitura e Escrita.


GRUPO DE SELEÇÃO 2

Profª. Dra. Analete Regina Schelbauer - (02 Vagas)
Doutora em Educação - USP/SP - 2003
Grupo de Pesquisa: Formação de Professores

- Formação de Professores: Instituições Escolares e Idéias Pedagógicas;
- Ensino de Leitura e Escrita: História e Memória das Práticas Escolares e do Pensamento Educacional;
- Escola Pública Primária: História das Instituições Escolares e da Organização Pedagógica.


Prof. Dr. João Luiz Gasparin - (03 Vagas)
Doutor em Educação - PUC/SP - 1992
Grupo de Pesquisa: Formação de Professores.

- Didática: Fundamentos e Prática Escolar;
- Multiculturalismo e Formação de Professores;
- Processo de Ensino-Aprendizagem na Perspectiva Histórico-Crítica.


Profª. Dra. Regina Taam - (01 Vaga)
Doutora em Educação - UFF - 2000
Grupo de Pesquisa: O Idoso e o Processo de Envelhecimento.  

- Elaboração de Conteúdos Curriculares Sobre o Idoso e o Processo de Envelhecimento;
- Educação e Saúde de Pessoas Idosas;
- Educação: Velhice e Preconceito.


GRUPO DE SELEÇÃO 3

Profª. Dra. Geiva Carolina Calsa - (02 Vagas)
Doutora em Educação - UNICAMP - 2002
Grupo de Pesquisa: Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura.

- Educação, Mídia e Estudos Culturais;
- Currículo e Formação de Conceitos e Procedimentos;
- Processos Individuais, Sociais e Culturais de Aprendizagem.


Profª. Dra. Olinda Teruko Kajihara - (01 Vaga)
Doutora em Psicologia Escolar do Desenvolvimento Humano - USP/SP - 1998
Grupo de Pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Avaliação Escolar.

- Avaliação Escolar e Ensino de Alunos com Respiração Oral Decorrente de Obstrução Nasal;
- Avaliação Escolar de Alunos com Problemas e Distúrbios de Aprendizagem  Decorrentes de Fatores Orgânicos;
- O Processo de Aprendizagem de Alunos com Dificuldades Escolares Decorrentes de Fatores Orgânicos.


Profª. Dra. Teresa Kazuko Teruya - (02 Vagas)
Doutora em Educação - UNESP/Marília - 2000
Grupo de Pesquisa: Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura.

- Educação, Mídia e Estudos Culturais;
- Mídias na Educação e na Formação de Professores.


GRUPO DE SELEÇÃO 4

Profª. Dra. Eliane Rose Maio Braga - (01 Vaga)
Doutora em Educação - UNESP/Araraquara - 2008
Grupo de Pesquisa: Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Diversidade Sexual

- Gênero e Sexualidade;
- Educação Sexual Escolar e Diversidade Sexual;
- Violência de Gênero.


Profª. Dra. Marta Chaves - (01 Vaga)
Doutora em Educação - UFPR - 2008
Grupo de Pesquisa: Psicologia Histórico-Cultural e Educação

- Psicologia Histórico-Cultural, Intervenção Pedagógica e Educação Infantil;
- Aspectos Históricos e Metodológicos da Educação Infantil;
- Formação de Professores e Intervenção Pedagógica na Educação Infantil.


Profª. Dra. Rosângela Célia Faustino - (01 Vaga)
Doutora em Educação - UFSC - 2006
Grupo de Pesquisa: Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações. 

- Formação de Professores, Alfabetização e Cultura;
- Bilingüismo e Letramento em Comunidades Indígenas do Paraná;
- Política de Diversidade Cultural, do Multiculturalismo e da Interculturalidade na Educação.


Profª. Dra. Verônica Regina Müller - (03 Vagas)
Doutora em Educação - Universidade de Barcelona - 1996
Grupo de Pesquisa: Infância, Adolescência e Juventude.

- História de Crianças e Infância;
- Culturas da Infância, Adolescência e Juventude;
- Direitos Infanto-Juvenis. 

 

LINHA DE PESQUISA: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO


GRUPO DE SELEÇÃO 5

 Prof. Dr. José Joaquim Pereira Melo - (03 Vagas)
Doutor em História - UNESP/Assis - 1998
Grupo de Pesquisa: Transformação Social e Educação na Antiguidade e Medievalidade.
  
- A Educação na Antiguidade Clássica;
- A Organização do Pensamento Cristão;
- Pensamento Educacional na América: o Alvorecer da Modernidade.
  

Prof. Dr. Luiz Hermenegildo Fabiano - (01 Vaga)
Doutor em Educação - UFSCar - 1990
Grupo de Pesquisa: Transformação Social e Educação nas Épocas Moderna e Contemporânea.
  
- Educação, Mídia e Subjetividade;
- Industria Cultural e Formação na Contemporaneidade;
- Estética, Mídia e Banalização Cultural;
- Experiência Formativa e Sociedade de Massas;
- Teoria Crítica e Formação de Professores.


Profª. Dra. Maria Luisa Furlan Costa - (01 Vaga)
Doutora em Educação - UNESP/Araraquara- 2010
Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologias Educacionais.
 
- Educação a Distância;
- Educação Superior no Brasil;
- Tecnologias Educacionais e Formação de Professores no Brasil.
 

Profª. Dra. Terezinha Oliveira - (03 Vagas)
Doutora em História - UNESP/Assis - 1997
Grupo de Pesquisa: Transformação Social e Educação na Antiguidade e Medievalidade.
 
- História e Instituições Educacionais na Idade Média;
- Arte, Imagem e Cultura: da Baixa Idade Média à Revolução Francesa;
- Instituições e Educação na Idade Média e na Modernidade.
  

GRUPO DE SELEÇÃO 6

Prof. Dr. Célio Juvenal Costa - (03 Vagas)
Doutor em Educação - UNIMEP - 2004
Grupo de Pesquisa: Educação, História e Cultura: Brasil, Séculos XVI, XVII e XVIII.
 
- Companhia de Jesus na História do Brasil e de Portugal;
- História, Educação, Filosofia e Cultura no Período Moderno em Portugal e no Brasil;
- Instituições e Educação no Brasil Colonial.


Prof. Dr. Cézar de Alencar Arnaut de Toledo - (03 Vagas)
Doutor em Educação - UNICAMP - 1996
Grupo de Pesquisa: Política, Religião e Educação nos Tempos Modernos.

- História e Historiografia das Instituições Educativas;
- História e Historiografia das Ideias Pedagógicas;
- Filosofia e Educação;
- Religião e Educação.


Profª. Dra. Marcília Rosa Periotto - (01 Vaga)
Doutora em História - UNICAMP - 2001
Grupo de Pesquisa: História e Educação nos Séculos XIX e XX

- Educação e Imprensa.


GRUPO DE SELEÇÃO 7
  
Profª. Dra. Ednéia Regina Rossi - (01 Vaga)
Doutora em História - UNESP/Assis - 2003
Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, Instituições e Cultura Escolar.

- História e Memória das Instituições Escolares no Brasil ;
- História da Cultura Escolar no Brasil República;
- Identidades Culturais, Etnicidades e História da Educação Escolar.


Profª. Dra. Elaine Rodrigues - (01 Vaga)
Doutora em História - UNESP/Assis - 2002
Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, Instituições e Cultura Escolar.

- História e Historiografia da Educação no Brasil - Segunda Metade do Século XX: Abordagens, Conceitos e Metodologias;
- Investigações sobre o Campo Disciplinar em História da Educação: Cultura Escolar, Instituições Educativas, Infância, Imprensa Pedagógica e Produção Discente;
- Ensino e Pesquisa em História da Educação no Paraná.


Profª. Dra. Fátima Maria Neves - (01 Vaga)
Doutora em História - UNESP/Assis - 2003
Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, Instituições e Cultura Escolar.

- A Pesquisa e o Ensino de História da Educação no Brasil: Fontes, Objetos, Métodos e Recursos Midiáticos;
- História da Educação Brasileira (Colônia e Império);
- História, Cinema e Educação. 


Profª. Dra. Maria Cristina Gomes Machado - (02 Vagas)
Doutora em Educação - UNICAMP - 1999
Grupo de Pesquisa em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares.

- Intelectuais e Educação nos Séculos XIX e XX;
- História da Educação Pública: Imprensa e Legislação;
- História das Instituições Escolares no Brasil.

 

LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS E GESTÃO EM EDUCAÇÃO


GRUPO DE SELEÇÃO 8
  
Profª. Dra. Amélia Kimiko Noma - (01 vaga)
Doutora em História - PUC/SP - 1998
Grupo de Pesquisa: História, Estado e Educação.

- Políticas Educacionais Públicas no Brasil;
- Políticas Públicas e Gestão da Educação;
- Estado, Agências Internacionais e Políticas Educacionais;
- Trabalho, Estado e Educação.


Profª. Dra. Ângela Mara de Barros Lara - (01 vaga)
Doutora em Educação - UNESP/Marília - 2000
Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Infância.

- História da Infância e da Educação Infantil na América Latina: Séculos XIX e XX;
- Legislação e Políticas Públicas;
- Políticas Públicas para a Infância.


Profª. Dra. Elma Júlia Gonçalves de Carvalho - (01 vaga)
Doutora em Educação - UNIMEP - 2005
Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais  e Ensino Superior.

- Política Educacional;
- Gestão Educacional;
- Gestão Escolar.


Profª. Dra. Irizelda Martins de Souza e Silva - (01 vaga)
Doutora em Educação - UNIMEP 2001
Grupo de Pesquisa em Política Pública e Gestão Educacional.

- Estado, Política e Formação de Professores;
- Política e Gestão da Educação Rural/Campo;
- Política Pública e Gestão da Educação no Brasil.


Profª. Dra. Maria Aparecida Cecílio - (01 vaga)
Doutora em Educação - UNESP 2002
Grupo de Pesquisa:  Política Pública e Gestão Educacional

- Políticas Públicas;
- Educação do Campo-Rurak;
- Trabalho Precoce.


Prof. Dr. Mário Luiz Neves de Azevedo - (01 vaga)
Doutor em Educação - USP/SP 2001
Grupo de Pesquisa em Política Educacional e Ensino Superior

- Políticas Públicas e Educação Superior;
- Internacionalização e Transnacionalização da Educação Superior;
- Educação Superior e Integração Política e Econômica;
- Educação Superior na América Latina e na Europa.


ESTRUTURA CURRICULAR
  
O currículo do Mestrado em Educação é constituído de 32 créditos assim distribuídos: 8 créditos em disciplinas obrigatórias; 12 créditos em disciplinas eletivas; 2 créditos em Estágio de Docência e 10 créditos em elaboração e defesa pública de dissertação.

PÚBLICO ALVO

As inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, estarão abertas a graduados em cursos reconhecidos pelo MEC, quando obtidos no Brasil, ou revalidados por instituição brasileira, no caso de candidatos graduados no exterior (Conforme art. 48 da Lei n. 9394/1996).

O processo de seleção compreenderá duas fases:
I - Prova escrita, de caráter eliminatório (nota mínima para aprovação: 7,00), que consistirá na análise crítica de um texto ou em dissertação sobre um tema a ser sorteado no início da avaliação escrita.
II - Entrevista sobre o projeto de dissertação e o Currículo Lattes/CNPq do candidato.

A prova escrita é eliminatória - somente os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,00 (sete vírgula zero zero) poderão participar da entrevista.

Universidade Estadual de Maringá -- Programa de Pós-Graduação em Educação -- Mestrado e Doutorado
Av. Colombo, 5.790 - Bloco I-12 - Sala 11 - Maringá - Paraná - CEP: 87.020-900Fone: (44) 3011-4853 / 3041-5076


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Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
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