Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

GEHB ** Após 30 anos, uma pista sobre o atentado à OAB

 
Após 30 anos, uma pista sobre o atentado à OAB. Na fase final da ditadura, agentes do DOI-Codi envolvidos no crime teriam participado também do ataque no Riocentro   Trinta anos depois do atentado a bomba na OAB, que matou a secretária Lyda Monteiro, militares ligados ao setor de informações do Exército trazem novos indícios sobre o elo entre este episódio e o ataque no Riocentro, em 1981. Um grupo de agentes do DOI-Codi no Rio teria participado das duas ações, revela Chico Otavio. Entre eles, o sargento Guilherme do Rosário, que morreu ao explodir a bomba no Riocentro, e um sargento identificado como "agente Guarani" — o hoje segundo-tenente Magno Motta. O único processado pelo caso foi absolvido, e ninguém jamais foi punido pelo atentado.
A irmandade
Depois do atentado na OAB, o SNI agiu ostensivamente para atrapalhar as inv estigações do caso pela PF. E, quando a ditadura definhava, agentes do órgão, no Rio, insatisfeitos, migraram para a Irmandade Santa Cruz dos Militares — que ajudava a garantir verba para projetos do grupo. (O Globo)

Tyrone Andrade de Mello
Historiador i email: tyrone.mello@uol.com.br
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.