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sexta-feira, 8 de abril de 2011

** I Simpósio Nacional de Musicologia e III Encontro de Musicologia Histórica

 
             Prezados colegas,
             Lembro, atendendo a pedidos, que o I Simpósio Nacional de Musicologia e o III Encontro de Musicologia Histórica, a serem realizados  no próximo mês em Pirenópolis (GO), estão recebendo até hoje o resumo para a apresentação de comunicações durante o evento promovido pela Universidade Federal de Goiás e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seguem todas as informações transmitidas pelos organizadores, bem como a programação preliminar estabelecida.
              Abraços.
              Adalberto Paranhos
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I SIMPÓSIO NACIONAL DE MUSICOLOGIA
Escola de Música e Artes Cênicas da UFG
III ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA
Centro de Estudos de Musicologia e Educação Musical da UFRJ
Pirenópolis, GO – 11 a 13 de maio de 2011
Realização: Programa de Pós-Graduação em Música da EMAC-UFG/ Núcleo de Estudos
Musicológicos da EMAC/UFG e Centro de Estudos de Musicologia e Educação Musical da UFRJ
Local: Pirenópolis, GO – Auditório da UEG e Theatro de Pyrenópolis
Informações sobre inscrições para ouvintes em breve no site www.musica.ufg.br
E-mail para submissões: musicologiapirenopolis2011@gmail.com
DATAS IMPORTANTES
Período de submissão de resumos: 28 mar a 08 abr 2011
Divulgação dos resumos aceitos: 22 abr 2011
Data para envio da versão final do trabalho completo para os anais: 05 mai 2011
Divulgação dos horários das comunicações: 07 mai 2011
EXPEDIENTE:
Comissão Organizadora:
Dra. Ana Guiomar Rêgo Souza (UFG) - Presidente
Dra. Vanda Freire (UFRJ) - Presidente
Dra. Harlei Elbert (UFRJ)
Dra. Magda de Miranda Clímaco (UFG)
Ms. Maria Lúcia Mascarenhas Roriz (UFG)
Ms. Flávia Maria Cruvinel (UFG)
Ms. Othaniel Pereira de Alcântara Júnior (UFG)
Ms. Silvana Rodrigues Andrade (UFG)
Comissão Científica:
Dra. Sônia Ray (UFG) - Presidente
Dr. Anselmo Guerra de Almeida (UFG)
Dr. Flávio de Carvalho (UFU)
Dr. Marcelo Fagerlande (UFRJ)
Dra. Fernanda Albernaz do Nascimento (UFG)
Dr. Werner Aguiar (UFG)
Comissão Artística:
Ms. Consuelo Quireze Rosa (UFG) - Presidente
Dr. Ângelo Dias (UFG)
Dr. Carlos Henrique Costa (UFG)
Ms. Davi Castelo (UFG)
Dra. Marília Álvares (UFG)
Ms. Matheus Bertone da Silva (UFG)
Ms. Rosi Cândida Martins (UFG)
Dra. Urânia A. S.Maia de Oliveira (UFG)
Ms. Vanessa Bertoline (UFG)
NORMAS PARA ENVIO DOS RESUMOS
CHAMADA DE TRABALHOS
Período de submissão de resumos: 28 mar a 08 abr 2011
Divulgação dos resumos aceitos: 22 abr 2011
Data para envio da versão final do trabalho completo para os anais: 05 mai 2011
Divulgação dos horários das comunicações: 07 mai 2011
I - Informações gerais:
1. Os resumos devem ser enviados para uma das temáticas abaixo:
A- Novos Caminhos para a Pesquisa em Música e História
B- Música, Cultura e Sociedade na Visão do Musicólogo Contemporâneo
C- Abordagens Contemporâneas do Trabalho Musicológico com Arquivos e Edições
D- Musicologia e Performance Musical: práticas e abordagens musicais em diferentes contextos
E- Música em Goiás (Séc. XVIII a início do XX)
2. Somente serão consideradas propostas que abordem uma das temáticas acima.
3. O texto deve ser inédito (não publicado, não em processo de publicação, não apresentado em
outros eventos).
4. A língua oficial do evento é o português, porém serão aceitos também trabalhos em espanhol e
inglês.
5. Os arquivos não devem ultrapassar a dimensão de 10 MB.
6. A aprovação dos trabalhos é de inteira responsabilidade do Conselho Científico, ouvidos o
Conselho Executivo e os consultores ad-hoc.
7. Autores e co-autores devem se isncrever no evento até a data da submissão final do trabalho
(05 mai 2011) a fim de que sua participação seja incluida na programação e seu trabalho
incluído nos anais;
II – Submissão do resumo
1. A proposta deve trazer no alto da página as seguintes informações:
(fonte Times New Romam tamanho 10, espaço simples, justificado à esquerda)
Nome
e-mail
telefones
Instituição de origem (se alguma)
Atuação profissional
Temática escolhida
2 – Normas para submissão do Resumo (300-500 palavras + referências)
1. Título
2. Palavras-chave (até 5)
3. Contextualização do problema e justificativa
4. Objetivos da proposta
5. Fundamentação Teórico-Metodológica utilizada
6. Principais conclusões (ou resultados seguidos das principais conclusões)
7. Referências (apenas aquelas citadas no corpo do resumo)
8. Pede-se para se omitir auto-citações no corpo do texto e nas referências na versão de
submissão para garantir avaliação em caráter anônimo. (as mesmas devem ser revistas e
inseridas após aprovação)
3. As propostas devem ser enviadas exclusivamente pelo e-mail:
musicologiapirenopolis2011@gmail.com
III – Avaliação dos Resumos (Ficha do parecerista)
Título do Resumo avaliado:
Avaliador: Telefone: ( )
Pelo menos dois pareceristas avaliarão cada submissão e pontuarão cada item abaixo de 1 a 5, sendo:
1= insatisfatório; 2= razoável; 3= satisfatório; 4= muito bom e 5=excelente.
Pontuação de corte = 12 Pontos
1. Importância da proposta (item de desempate, caso necessário) = pontuação do item ( )
Questões a serem avaliadas neste item: se o texto é atual; se o assunto é relevante; se o texto traz
contribuição para o avanço do conhecimento na área de músicologia; se há relação com a temática escolhida.
2. Título, palavras-chave e resumo = pontuação do item ( )
Questões a serem avaliadas neste item: se o Título (e/ou subtítulo) é claro e explicita os objetivos do texto;
se as palavras-chave são indicadores adequados; se o resumo apresenta com clareza cada parte solicitada;
3. Conteúdo = pontuação do item ( )
Questões a serem avaliadas neste item: se existe clareza na exposição e argumentação das idéias; se os
objetivos estão coerentes com as conclusões (ou resultados);
4. Referências = pontuação do item ( )
Questões a serem avaliadas neste item: se as referências estão inseridas no final e citadas no resumo; Se as
citações são adequadas; se seguem as normas divulgadas na chamada do evento.
PONTUAÇÃO FINAL ( )
Comentário suscinto (obrigatório para pontuação igual ou inferior a 11):
O texto que obtiver 11 pontos ou menos estará recusado. Assim, justificamos a obrigatoriedade de um
comentário para sustentar a decisão do parecerista.
OBS: Trabalhos aprovados com pontuação igual ou superior a 12 pontos poderão ter comentários no parecer
indicando (se houver) problemas e/ou considerações observados pelo parecerista durante a
avaliação.Trabalhos com um aceite e uma recusa serão enviados a um terceiro parecerista para desempate.
IV– Corpo do trabalho Final (versão completa após aprovação)
O trabalho deve seguir as etapas e recomendações descritas abaixo:
1. Quanto à formatação, a submissão deverá ser apresentada com o título (Times New Roman
14, negrito centralizado), nome do autor (Times New Roman 12, itálico, alinhamento à direita), um
resumo do trabalho com cerca de 6 linhas (Times New Roman 10, espaço simples, justificado) e até cinco
palavras-chave (Times New Roman 10), seguido de sua tradução conforme explicado no item 2. O
texto deve ser escrito em fonte Times New Roman tamanho 12, alinhamento justificado, sem
indexação, espaço 1,5 e recuo de primeira linha de parágrafo de 2 cm. Caso o artigo se subdivida
em seções, os títulos das mesmas deverão ser em negrito, fonte Times New Roman 12. A página
deve ser configurada em tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm,
2. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados no início do texto na língua
utilizada no artigo. Para os trabalhos em português ou espanhol, após estes itens deve-se incluir a
tradução dos mesmos em inglês; para os trabalhos em inglês, estes itens devem ser traduzidos para
o português.
3. A submissão deverá ter até 8 páginas (incluindo título, resumo, palavras-chave e respectivas
traduções, notas, referências, ilustrações, exemplos musicais, figuras, tabelas, etc.). OBS:
Ilustrações, exemplos musicais, figuras e tabelas não devem ultrapassar o espaço equivalente a 25%
do texto final. Textos que excedam o tamanho máximo de 8 páginas não serão aceitos pelo
Conselho Científico para avaliação.
4. Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser inseridos no texto como
figura, em gradações de preto (formato .tif ou .jpg em 300 dpi, lembrando que o arquivo máximo
não deve ultrapassar 10 MB), numerados e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa de no
máximo 3 linhas quando necessário (Times New Roman 10, espaço simples, inserida sob a ilustração). As
iniciais dos nomes das notas musicais deverão vir sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi etc.). Para
símbolos específicos como sustenido, bemol e bequadro poderá ser utilizada a fonte BACH. Você
pode fazer o download da fonte na seguinte URL: http://www.mu.qub.ac.uk/tomita/bachfont
5. As notas de rodapé devem ser incluídas apenas para informações complementares e comentários,
em fonte tamanho 10 com espaçamento simples.
6. Citações com até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto (entre aspas, Times New
Roman 12). As citações com mais de três linhas devem vir separadas como parágrafo e com recuo
de 4 cm à esquerda (sem aspas, fonte Times New Roman tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado).
7. Para a formatação das citações e referências, vide o modelo disponível usa do na Revista Música
Hodie (site: www.musicahodie.mus.br)
9. As normas de editoração que não estiverem previstas acima devem estar de acordo com as
normas vigentes da ABNT.
V -PROGRAMAÇÃO
(sujeita a pequenas alterações)
QUARTA, 11 maio 2011:
09h00min - ABERTURA
10h00min – MESA Redonda: "Diálogos entre Razão e Sensibilidade: novos caminhos para a
pesquisa em Música e História"
Dr. Paulo Castagna (UNESP)
Dra. Thereza Negrão (UnB)
Mediadora: Dra. Vanda Freire
12h00 - Almoço
14h00 – MESA Redonda: Música, Cultura e Sociedade
Dr. Antônio Augusto (UFRJ
Dra. Magda de Miranda Clímaco (UFG)
Mediadora: Dra. Fernanda Albernaz do Nascimento (UFG)
16h30 às 18h30 - COMUNICAÇÕES
20h00 –"A Loteria do Diabo" – Comédia Mágica em Três Atos. Theatro de Pyrenópolis
QUINTA, 12 maio 2011:
08h00 - COMUNICAÇÕES
10h00 - MESA Redonda: "Teatro Musical no Brasil"
Dra. Vanda Bellard Freire (UFRJ) – Mágicas no Brasil e em Portugal, sucesso de
bilheteria: "A Loteria do Diabo"
Ms. Maria Lúcia Mascarenhas Roriz (UFG) - Óperas do Judeu em Pirenópolis
Mediadora: Dra. Glacy Antunes de Oliveira (UFG)
12h00 – Almoço
14h00 – MESA Redonda: "O Trabalho Musicológico com Arquivos e Edições: abordagens
contemporâneas".
Dr. Adeilton Bairral (CBM)
Dra. Beatriz Duarte P. de Magalhães Castro (UnB)
Mediadora: Dra. Márcia Taborda (UFRJ)
16h00 às 18h00 - COMUNICAÇÕES
20h00 – Recital: "Música Sacra em Goiás" - Matriz Nossa Senhora do Rosário
SEXTA, 13 maio 2011:
08h00 – COMUNICAÇÕES
10h00 - MESA Redonda: "Música em Goiás (Séc. XVIII a início do XX)"
Dr. Ângelo Dias (UFG)
Dra. Ana Guiomar Rêgo Souza (UFG)
Dr. Marshal Gaioso (IFG)
Mediador: Dr. Flávio Carvalho (UFU)
12h30 – Almoço
14h00 – MESA Redonda: "Músicas e práticas musicais em diferentes espaços sociais"
Dr. Adalberto Paranhos (UFU)
Dr. Avelino Romeiro (UNIRIO)
Mediadora: Dra. Harlei Elbert (UFRJ)
16h30 às 18h30 – MESA Redonda: "Musicologia e Performance"
Dra. Glacy Antunes de Oliveira (UFG)
Dra. Sônia Ray (UFG)
Dra. Lilliana Margareta Bizibeche (Universidade de Évora)
Mediador: Ms. Davi Castelo (UFG)
20h30 – Recital: "Arias de Antônio José da Silva – o Judeu" Theatro de Pyrenópolis
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Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
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