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quinta-feira, 22 de julho de 2010

GEHB ** I SIHELE - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA

 





I SIHELE - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA
"A constituição do campo da história da alfabetização no Brasil"


 






I SIHELE - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA
“A constituição do campo da história da alfabetização no Brasil”
 
DATA: 08, 09 e 10 de setembro de 2010
LOCAL: FFC - Unesp – Marília – Anfiteatro I
PROMOÇÃO: Gphellb – Grupo de Pesquisa História do ensino de língua e literatura no Brasil
COORDENAÇÃO GERAL:
Maria do Rosário Longo Mortatti e Rosane Michelli de Castro
APRESENTAÇÃO

No Brasil, especialmente em decorrência da consolidação de programas de pós-graduação em Educação, desde as últimas décadas do século XX vêm conquistando espaço e prestígio acadêmico-científicos tanto pesquisas em história da educação quanto pesquisas com abordagem histórica, desenvolvidas em outros campos e especialidades da área de Educação e que enfocam temas e objetos correlatos a essa área. Como avaliam Marta Carvalho, Dermeval Saviani e Diana Vidal (2006)[1], essas pesquisas se beneficiam de contribuições de diferentes vertentes da “[...] historiografia educacional estrangeira — especialmente a francesa, a espanhola e a portuguesa — [que] forneceu cânones e linhas de pesquisa que, já consolidadas nesses países, evidenciaram-se férteis e potencialmente capazes de promover um maior intercâmbio entre os pesquisadores da área.”. Ao mesmo tempo, essas pesquisas vêm também contribuindo para relevante acúmulo de conhecimentos responsáveis pela consolidação, no Brasil, da história da educação como campo de conhecimento assim como de um conjunto de pesquisadores, instituições e grupos de pesquisa responsáveis pela proposição, discussão e avanços da produção nesse campo.

Acompanhando esses processos, constata-se, ainda, a partir das duas últimas décadas do século XX, a tendência a se ampliarem e se diversificarem perspectivas e enfoques relativas ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita em língua materna, especialmente no que se refere à alfabetização, conforme já apontava Soares (1985;1989)[2]. Dentre essas perspectivas e enfoques e dialogando também com pesquisas desenvolvidas por pesquisadores europeus, norte-americanos e latino-americanos, desde esse período vêm-se intensificando estudos e pesquisas acadêmico-científicos produzidos por brasileiros, com abordagem histórica de diferentes aspectos (didáticos, linguísticos, psicológicos, sociológicos, antropológicos, culturais, políticos) desse processo de ensino e aprendizagem iniciais da leitura e escrita.

Como resultado desse movimento e do significativo acúmulo de conhecimentos sobre o tema, nesta primeira década do século XXI constata-se a tendência à história da alfabetização se constituir como campo de conhecimento específico e autônomo, por meio da crescente definição de objetos de estudo, fontes documentais, vertentes teóricas e abordagens metodológicas. Tal tendência, porém, vem-se explicitando sem prejuízo das possibilidades de estudos e pesquisas necessariamente interdisciplinares, a fim de se explorarem diferentes aspectos envolvidos na complexidade e na multifacetação da alfabetização.

Por esses motivos e a fim de contribuir tanto para a compreensão das principais características dos estudos e pesquisas sobre ensino da leitura e escrita desenvolvidos nos últimos trinta anos quanto para a reflexão sobre as possibilidades de avanços nesse campo, no contexto dos desafios políticos, sociais, culturais e educacionais deste momento histórico, propomos a realização do evento intitulado “Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita” (SIHELE), como um evento científico, com periodicidade bianual, a congregar pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados a grupos ou  a  núcleos de pesquisa envolvidos com essa temática.

E, para a 1ª. edição desse evento — I SIHELE — , propomos o tema “A constituição do campo da história da alfabetização no Brasil”, de acordo com os objetivos e a programação apresentados a seguir. 

Para a consecução dos objetivos do I SIHELE e considerando as inevitáveis limitações de tempo e espaço para contemplar, nesta 1ª. edição do evento, a participação de todos os pesquisadores e grupos/núcleos de pesquisa estrangeiros e brasileiros, que têm contribuído diretamente para a constituição do campo de conhecimento em questão, optamos por:

· convidar, como conferencista de abertura, a professora e pesquisadora francesa, Dra. Anne-Marie Chartier, que apresentará um balanço dos 30 anos de pesquisas sobre o tema, para as quais, assim como para a formação de pesquisadores brasileiros, sua contribuição tem sido decisiva;

· convidar, como expositores e mediadores em mesas-redondas, pesquisadores brasileiros vinculados a grupos e núcleos de pesquisa de diferentes instituições e estados do país, para apresentar sínteses dos resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito dos grupos e núcleos que representam assim como questões para o debate e propostas para apreciação na plenária final do evento; e

·
propiciar a participação de pesquisadores, professores universitários, alunos de pós-graduação, alunos de graduação, professores da Educação Básica e outros profissionais da área, como ouvintes ou com apresentação de trabalhos, em sessões de comunicação oral, com participação de coordenador e relator, responsáveis por sintetizar resultados dos trabalhos apresentados assim como questões para o debate e propostas para apreciação na plenária final do evento

Optamos, ainda, por:
· homenagear a professora e pesquisadora brasileira, Dra. Magda Becker Soares, Convidada de Honra do I SIHELE, pela decisiva contribuição de sua obra e de sua atuação profissional, tanto para a proposição pioneira da necessidade de estudos com abordagem histórica da alfabetização no Brasil quanto para a formação de gerações de professores e pesquisadores brasileiros;

· criar e outorgar o prêmio “Magda Soares”, aos melhores trabalhos apresentados no evento; e

· homenagear o professor e pesquisador português, Rogério Fernandes (in memoriam), por sua também decisiva e pioneira contribuição para a formação de pesquisadores brasileiros, por meio de intercâmbio institucional.
 
OBJETIVOS DO I SIHELE

· Promover a avaliação diagnóstica e prospectiva relativamente ao campo da história da alfabetização no Brasil;

·  compreender as principais características de objetos de estudo, fontes documentais, vertentes teóricas e abordagens metodológicas, no âmbito da produção acadêmico-científica brasileira sobre o tema;

·
discutir os principais problemas e perspectivas observáveis nessa produção acadêmico-científica brasileira, sua relação com os desafios políticos, sociais, culturais e educacionais deste momento histórico e sua relação com a produção acadêmico-científica internacional;

·
propor caminhos  e ações para  o avanço desse campo de conhecimento;

·
propiciar o intercâmbio, por meio de estabelecimento de ações de articulação e colaboração sistemáticas, de grupos e núcleos de pesquisa brasileiros e estrangeiros envolvidos com o tema;

· propor tema e problema específicos para a organização do II SIHELE;

· contribuir para a criação da Sociedade Brasileira de Alfabetização, no diálogo com entidades congêneres em âmbito nacional e internacional; e


· encaminhar organização de publicação de livro sobre o tema “A constituição do campo da história da alfabetização no Brasil”, contendo artigos resultantes das pesquisas  apresentadas e das discussões ocorridas no I SIHELE.

 


[1] CARVALHO, M; SAVIANI, D.; VIDAL, D.. Sociedade Brasileira de História da Educação: constituição, organização e realizações. 2006. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/ Consulta em: 26/04/2010.
[2] SOARES, M.. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 52, p. 19-24, 1985; ______. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: INEP/PREDUC, 1989.



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Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
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