Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

** I Simpósio Nacional de Musicologia e III Encontro de Musicologia Histórica

 
             Prezados colegas,
             Lembro, atendendo a pedidos, que o I Simpósio Nacional de Musicologia e o III Encontro de Musicologia Histórica, a serem realizados  no próximo mês em Pirenópolis (GO), estão recebendo até hoje o resumo para a apresentação de comunicações durante o evento promovido pela Universidade Federal de Goiás e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seguem todas as informações transmitidas pelos organizadores, bem como a programação preliminar estabelecida.
              Abraços.
              Adalberto Paranhos
_____________________________________________________________________________________________________________
        
I SIMPÓSIO NACIONAL DE MUSICOLOGIA
Escola de Música e Artes Cênicas da UFG
III ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA
Centro de Estudos de Musicologia e Educação Musical da UFRJ
Pirenópolis, GO – 11 a 13 de maio de 2011
Realização: Programa de Pós-Graduação em Música da EMAC-UFG/ Núcleo de Estudos
Musicológicos da EMAC/UFG e Centro de Estudos de Musicologia e Educação Musical da UFRJ
Local: Pirenópolis, GO – Auditório da UEG e Theatro de Pyrenópolis
Informações sobre inscrições para ouvintes em breve no site www.musica.ufg.br
E-mail para submissões: musicologiapirenopolis2011@gmail.com
DATAS IMPORTANTES
Período de submissão de resumos: 28 mar a 08 abr 2011
Divulgação dos resumos aceitos: 22 abr 2011
Data para envio da versão final do trabalho completo para os anais: 05 mai 2011
Divulgação dos horários das comunicações: 07 mai 2011
EXPEDIENTE:
Comissão Organizadora:
Dra. Ana Guiomar Rêgo Souza (UFG) - Presidente
Dra. Vanda Freire (UFRJ) - Presidente
Dra. Harlei Elbert (UFRJ)
Dra. Magda de Miranda Clímaco (UFG)
Ms. Maria Lúcia Mascarenhas Roriz (UFG)
Ms. Flávia Maria Cruvinel (UFG)
Ms. Othaniel Pereira de Alcântara Júnior (UFG)
Ms. Silvana Rodrigues Andrade (UFG)
Comissão Científica:
Dra. Sônia Ray (UFG) - Presidente
Dr. Anselmo Guerra de Almeida (UFG)
Dr. Flávio de Carvalho (UFU)
Dr. Marcelo Fagerlande (UFRJ)
Dra. Fernanda Albernaz do Nascimento (UFG)
Dr. Werner Aguiar (UFG)
Comissão Artística:
Ms. Consuelo Quireze Rosa (UFG) - Presidente
Dr. Ângelo Dias (UFG)
Dr. Carlos Henrique Costa (UFG)
Ms. Davi Castelo (UFG)
Dra. Marília Álvares (UFG)
Ms. Matheus Bertone da Silva (UFG)
Ms. Rosi Cândida Martins (UFG)
Dra. Urânia A. S.Maia de Oliveira (UFG)
Ms. Vanessa Bertoline (UFG)
NORMAS PARA ENVIO DOS RESUMOS
CHAMADA DE TRABALHOS
Período de submissão de resumos: 28 mar a 08 abr 2011
Divulgação dos resumos aceitos: 22 abr 2011
Data para envio da versão final do trabalho completo para os anais: 05 mai 2011
Divulgação dos horários das comunicações: 07 mai 2011
I - Informações gerais:
1. Os resumos devem ser enviados para uma das temáticas abaixo:
A- Novos Caminhos para a Pesquisa em Música e História
B- Música, Cultura e Sociedade na Visão do Musicólogo Contemporâneo
C- Abordagens Contemporâneas do Trabalho Musicológico com Arquivos e Edições
D- Musicologia e Performance Musical: práticas e abordagens musicais em diferentes contextos
E- Música em Goiás (Séc. XVIII a início do XX)
2. Somente serão consideradas propostas que abordem uma das temáticas acima.
3. O texto deve ser inédito (não publicado, não em processo de publicação, não apresentado em
outros eventos).
4. A língua oficial do evento é o português, porém serão aceitos também trabalhos em espanhol e
inglês.
5. Os arquivos não devem ultrapassar a dimensão de 10 MB.
6. A aprovação dos trabalhos é de inteira responsabilidade do Conselho Científico, ouvidos o
Conselho Executivo e os consultores ad-hoc.
7. Autores e co-autores devem se isncrever no evento até a data da submissão final do trabalho
(05 mai 2011) a fim de que sua participação seja incluida na programação e seu trabalho
incluído nos anais;
II – Submissão do resumo
1. A proposta deve trazer no alto da página as seguintes informações:
(fonte Times New Romam tamanho 10, espaço simples, justificado à esquerda)
Nome
e-mail
telefones
Instituição de origem (se alguma)
Atuação profissional
Temática escolhida
2 – Normas para submissão do Resumo (300-500 palavras + referências)
1. Título
2. Palavras-chave (até 5)
3. Contextualização do problema e justificativa
4. Objetivos da proposta
5. Fundamentação Teórico-Metodológica utilizada
6. Principais conclusões (ou resultados seguidos das principais conclusões)
7. Referências (apenas aquelas citadas no corpo do resumo)
8. Pede-se para se omitir auto-citações no corpo do texto e nas referências na versão de
submissão para garantir avaliação em caráter anônimo. (as mesmas devem ser revistas e
inseridas após aprovação)
3. As propostas devem ser enviadas exclusivamente pelo e-mail:
musicologiapirenopolis2011@gmail.com
III – Avaliação dos Resumos (Ficha do parecerista)
Título do Resumo avaliado:
Avaliador: Telefone: ( )
Pelo menos dois pareceristas avaliarão cada submissão e pontuarão cada item abaixo de 1 a 5, sendo:
1= insatisfatório; 2= razoável; 3= satisfatório; 4= muito bom e 5=excelente.
Pontuação de corte = 12 Pontos
1. Importância da proposta (item de desempate, caso necessário) = pontuação do item ( )
Questões a serem avaliadas neste item: se o texto é atual; se o assunto é relevante; se o texto traz
contribuição para o avanço do conhecimento na área de músicologia; se há relação com a temática escolhida.
2. Título, palavras-chave e resumo = pontuação do item ( )
Questões a serem avaliadas neste item: se o Título (e/ou subtítulo) é claro e explicita os objetivos do texto;
se as palavras-chave são indicadores adequados; se o resumo apresenta com clareza cada parte solicitada;
3. Conteúdo = pontuação do item ( )
Questões a serem avaliadas neste item: se existe clareza na exposição e argumentação das idéias; se os
objetivos estão coerentes com as conclusões (ou resultados);
4. Referências = pontuação do item ( )
Questões a serem avaliadas neste item: se as referências estão inseridas no final e citadas no resumo; Se as
citações são adequadas; se seguem as normas divulgadas na chamada do evento.
PONTUAÇÃO FINAL ( )
Comentário suscinto (obrigatório para pontuação igual ou inferior a 11):
O texto que obtiver 11 pontos ou menos estará recusado. Assim, justificamos a obrigatoriedade de um
comentário para sustentar a decisão do parecerista.
OBS: Trabalhos aprovados com pontuação igual ou superior a 12 pontos poderão ter comentários no parecer
indicando (se houver) problemas e/ou considerações observados pelo parecerista durante a
avaliação.Trabalhos com um aceite e uma recusa serão enviados a um terceiro parecerista para desempate.
IV– Corpo do trabalho Final (versão completa após aprovação)
O trabalho deve seguir as etapas e recomendações descritas abaixo:
1. Quanto à formatação, a submissão deverá ser apresentada com o título (Times New Roman
14, negrito centralizado), nome do autor (Times New Roman 12, itálico, alinhamento à direita), um
resumo do trabalho com cerca de 6 linhas (Times New Roman 10, espaço simples, justificado) e até cinco
palavras-chave (Times New Roman 10), seguido de sua tradução conforme explicado no item 2. O
texto deve ser escrito em fonte Times New Roman tamanho 12, alinhamento justificado, sem
indexação, espaço 1,5 e recuo de primeira linha de parágrafo de 2 cm. Caso o artigo se subdivida
em seções, os títulos das mesmas deverão ser em negrito, fonte Times New Roman 12. A página
deve ser configurada em tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm,
2. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados no início do texto na língua
utilizada no artigo. Para os trabalhos em português ou espanhol, após estes itens deve-se incluir a
tradução dos mesmos em inglês; para os trabalhos em inglês, estes itens devem ser traduzidos para
o português.
3. A submissão deverá ter até 8 páginas (incluindo título, resumo, palavras-chave e respectivas
traduções, notas, referências, ilustrações, exemplos musicais, figuras, tabelas, etc.). OBS:
Ilustrações, exemplos musicais, figuras e tabelas não devem ultrapassar o espaço equivalente a 25%
do texto final. Textos que excedam o tamanho máximo de 8 páginas não serão aceitos pelo
Conselho Científico para avaliação.
4. Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser inseridos no texto como
figura, em gradações de preto (formato .tif ou .jpg em 300 dpi, lembrando que o arquivo máximo
não deve ultrapassar 10 MB), numerados e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa de no
máximo 3 linhas quando necessário (Times New Roman 10, espaço simples, inserida sob a ilustração). As
iniciais dos nomes das notas musicais deverão vir sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi etc.). Para
símbolos específicos como sustenido, bemol e bequadro poderá ser utilizada a fonte BACH. Você
pode fazer o download da fonte na seguinte URL: http://www.mu.qub.ac.uk/tomita/bachfont
5. As notas de rodapé devem ser incluídas apenas para informações complementares e comentários,
em fonte tamanho 10 com espaçamento simples.
6. Citações com até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto (entre aspas, Times New
Roman 12). As citações com mais de três linhas devem vir separadas como parágrafo e com recuo
de 4 cm à esquerda (sem aspas, fonte Times New Roman tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado).
7. Para a formatação das citações e referências, vide o modelo disponível usa do na Revista Música
Hodie (site: www.musicahodie.mus.br)
9. As normas de editoração que não estiverem previstas acima devem estar de acordo com as
normas vigentes da ABNT.
V -PROGRAMAÇÃO
(sujeita a pequenas alterações)
QUARTA, 11 maio 2011:
09h00min - ABERTURA
10h00min – MESA Redonda: "Diálogos entre Razão e Sensibilidade: novos caminhos para a
pesquisa em Música e História"
Dr. Paulo Castagna (UNESP)
Dra. Thereza Negrão (UnB)
Mediadora: Dra. Vanda Freire
12h00 - Almoço
14h00 – MESA Redonda: Música, Cultura e Sociedade
Dr. Antônio Augusto (UFRJ
Dra. Magda de Miranda Clímaco (UFG)
Mediadora: Dra. Fernanda Albernaz do Nascimento (UFG)
16h30 às 18h30 - COMUNICAÇÕES
20h00 –"A Loteria do Diabo" – Comédia Mágica em Três Atos. Theatro de Pyrenópolis
QUINTA, 12 maio 2011:
08h00 - COMUNICAÇÕES
10h00 - MESA Redonda: "Teatro Musical no Brasil"
Dra. Vanda Bellard Freire (UFRJ) – Mágicas no Brasil e em Portugal, sucesso de
bilheteria: "A Loteria do Diabo"
Ms. Maria Lúcia Mascarenhas Roriz (UFG) - Óperas do Judeu em Pirenópolis
Mediadora: Dra. Glacy Antunes de Oliveira (UFG)
12h00 – Almoço
14h00 – MESA Redonda: "O Trabalho Musicológico com Arquivos e Edições: abordagens
contemporâneas".
Dr. Adeilton Bairral (CBM)
Dra. Beatriz Duarte P. de Magalhães Castro (UnB)
Mediadora: Dra. Márcia Taborda (UFRJ)
16h00 às 18h00 - COMUNICAÇÕES
20h00 – Recital: "Música Sacra em Goiás" - Matriz Nossa Senhora do Rosário
SEXTA, 13 maio 2011:
08h00 – COMUNICAÇÕES
10h00 - MESA Redonda: "Música em Goiás (Séc. XVIII a início do XX)"
Dr. Ângelo Dias (UFG)
Dra. Ana Guiomar Rêgo Souza (UFG)
Dr. Marshal Gaioso (IFG)
Mediador: Dr. Flávio Carvalho (UFU)
12h30 – Almoço
14h00 – MESA Redonda: "Músicas e práticas musicais em diferentes espaços sociais"
Dr. Adalberto Paranhos (UFU)
Dr. Avelino Romeiro (UNIRIO)
Mediadora: Dra. Harlei Elbert (UFRJ)
16h30 às 18h30 – MESA Redonda: "Musicologia e Performance"
Dra. Glacy Antunes de Oliveira (UFG)
Dra. Sônia Ray (UFG)
Dra. Lilliana Margareta Bizibeche (Universidade de Évora)
Mediador: Ms. Davi Castelo (UFG)
20h30 – Recital: "Arias de Antônio José da Silva – o Judeu" Theatro de Pyrenópolis
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Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

** DUAS VAGAS PARA HISTORIADORES NO CONCURSO DA MARINHA DO BRASIL [1 Anexo]

 

Prezados
Há duas vagas para historiadores no concurso para o quadro técnico do Corpo Auxiliar da Marinha do Brasil
Vejam edital em anexo.
abs
Miguel

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Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

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** Palestra "Exército Brasileiro: a Estratégia Braço Forte e o Sistema Integrado de Vigilância de Fronteiras"

 
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Prezados,

Peço, por gentileza, auxílio na divulgação do evento abaixo (haverá transmissão pela internet atravé do site do iptv.usp.br).



Grato,




PALESTRA:
"Exército Brasileiro: a Estratégia Braço Forte e o Sistema Integrado de Vigilância de Fronteiras"
General-de-Divisão Eduardo Dias da Costa Villas Bôas

11 de abril, segunda-feira, das 11h às 12h30

LOCAL:
Universidade de São Paulo (USP)
Auditório do Depto. de Engenharia de Produção da POLI-USP, sala D2-015 - térreo
Av. Prof. Almeida Prado, Travessa 2, 128

Não há necessidade de inscrições
















--
José Miguel Arias Neto
Secretário ABED



--
José Miguel Arias Neto
Secretário ABED

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** Convite Conferência

 




                                                          
                                                          

  Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO

 

Niterói, 05 de abril de 2011.

 

         Ilmo (a)  Sr. (a)

                O Grupo de Pesquisa "História e Imigração Fluminense", vinculado à Linha de Pesquisa "Ideologia e Política" do Programa de Mestrado em História da  UNIVERSO, tem a honra de convidar V.Sa. a participar da palestra com Ilmo Professor Ruy Gonzalo Farías, doutor em História pela Universidade de Santiago de Compostela, e professor da Universidad Nacional General Sarmiento que abordará o tema: "A Imigração Espanhola na Argentina ", a ser realizada no dia 14 de abril de 2011 às 10h na Sala do NPJ -  Rua Marechal Deodoro, 217 Bloco A – Niterói.
         Contamos com sua presença. 



Prof. Jorge Prata de Sousa
Coordenador do Mestrado em História




 

 


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quarta-feira, 6 de abril de 2011

** Haiti, árabes e os ratos cariocas

 


 

Primavera dos povos árabes

Os professores Francisco Carlos Teixeira (UFRJ), Michel Gherman (UFRJ) e Murilo Sebe Ben Meihy (PUC-Rio) participaram de um debate no Rio de Janeiro sobre os rumos das revoltas no Oriente Médio e Norte da África. Os três ficaram impressionados com a surpresa das nações do Ocidente com o movimento árabe e enxergam uma novidade nesses levantes.  [ leia mais ]

Brasil e Haiti

Ninguém gosta de ter seu país invadido por forças estrangeiras. Por isso, perguntamos a brasileiros e haitianos: como eles nos enxergam? Desde 2004, nossas tropas chefiam a missão de paz da ONU responsável por estabilizar o país que sofreu com ditaduras e, ano passado, com um terremoto que arrasou a ilha no Caribe. [ leia mais ]

Compra-se ratos

A medida sanitária de Oswaldo Cruz para combater a peste bubônica é tema de um artigo da edição de abril da 'Revista de História da Biblioteca Nacional'. Mas o assunto também deu nome para a música de Casemiro da Rocha e Claudino Costa, e serviu de mote para o curta em animação 'Rattus rattus'. [ leia mais ]

Brasilianas na internet

A formação de bibliotecas digitais, com acervos a respeito do Brasil, representa um importante passo na democratização da cultura. É o que explica o professor Renato Venâncio em sua coluna "Acervo digital".  [ leia mais ]
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** História e Cultura Afro-Brasileira- Curso a Distância - 40 horas

 
Gpec - Educação a distância
 Pouco a pouco.....transformando a educação
Associada a ABED
(Associação Brasileira de Educação a Distância)


Formação Continuada
História e Cultura Afro-Brasileira– 40 horas

9039-historia-cultura-afro-brasi.jpg


Autora e Professora: Maria José Caldas


  
Inscrições Abertas
Início em 11 de Abril


   
DESCRIÇÃO
PROGRAMA DE CURSO


A lei 10639/03 estabelece:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA decreta e sanciona a seguinte Lei:
"Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileira.

OBJETIVOS

O objetivo do curso é trazer subsídios para a formação da diversidade cultural.
O curso visa aperfeiçoar o desempenho docente em sala de aula e a todos os interessados através de ensino-aprendizado e conhecimentos específicos da história e cultura afro-brasileira.

PÚBLICO

Graduados e Graduandos em História ou em outras áreas das ciências humanas; pesquisadores, pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, estudantes de história, pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação e todos os interessados em conhecer a História e Cultura Afro-Brasileira.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil. A presença dos africanos no Brasil, as heranças africanas, a resistência negra. Arte Africana, Quilombos.


METODOLOGIA

A metodologia do curso compreende estudo dirigido e debates através de textos, artigos em revistas e jornais; discussões de temas atuais e relevantes;



Módulo I

Contexto e discussão da lei 10639/03
História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas

Módulo II

Escravidão
A presença dos africanos no Brasil, as heranças africanas,
Cultura Africana e Cultura Afro-brasileira
 A cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional

Módulo III

Diáspora negra
O negro e movimentos sociais e formas de Cidadania nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil

Módulo IV

A música afro-brasileira como representação da cultura 
Resistência negra, Arte Africana, Quilombos.
CARGA HORÁRIA E HORÁRIO DO CURSO
A carga horária estimada para esse curso é de 40 horas/aula, divididas entre estudos e interação online e pesquisas offline. O horário de estudos é estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade.
REQUISITOS NECESSÁRIOS
Ter certa disciplina e motivação (essenciais para estudar a distância).
Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet, fazer download de arquivos e enviar e-mail. Temos também fóruns de discussão e chats  dentro do curso onde estas ferramentas serão muito utilizadas.
Não há encontros presenciais, assim o curso permite que todos estudem em seus dias e horários mais convenientes.
Todos os inscritos terão acesso ao vídeo do Manual do Aluno, de fácil entendimento, para conhecer  e utilizar todas as ferramentas disponíveis na plataforma de ensino a distância da GPEC.

SUPORTE TÉCNICO
Disponibilizamos um suporte técnico por e-mail, telefone e por  skype para auxiliar os inscritos na navegação.
COORDENAÇÃO E TUTORIA
Professora e Autora Maria Jose Silva Caldas Fagundes
Graduação Lincenciatura Plena em História, Universidade Bandeirantes - UNIBAN - 2008 Aspirante a Bolsa de Pós Graduação de Mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. É professora On-line no site Vestibular. Resenhista, revisora, editora e colaboradora do site Profissão Mestre e Revista Museu.
Coordenação de Apoio -  Patricia Limaverde Nascimento
Mestre em Educação:Currículo pela PUC-SP, Bióloga (CRBio1 61128/01-D), possui 14 anos de experiência em coordenação e direção pedagógica. Foi orientanda de Maria Cândida Moraes e desenvolve projetos de assessoria pedagógica em escolas particulares e públicas. Trabalha na formação de professores da rede privada e pública sempre voltada para as inovações em didática e abordagens curriculares. Já apresentou seus trabalhos de educação transdisciplinar em diferentes estados no Brasil e também na Espanha, em Barcelona. Autora de 3 coleções de livros didáticos de educação infantil e co-autora de 4 coleções de livros didáticos de ensino fundamental. Já ministrou cursos sobre Transdisciplinaridade, Trabalho com Projetos em sala de aula, além de cursos nas áreas de matemática e semiótica aplicada no currículo de educação infantil e de ensino fundamental. Recebeu, em maio de 2006, o prêmio de Melhor Experiência em Educação Humanitária no Congresso Latino-Americano de Educação Humanitária realizado no Memorial da América Latina em São Paulo.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
 O curso possui uma série de atividades avaliativas propostas como:
1.     Realização de atividades interativas de acompanhamento;
2.     Reflexão das leituras complementares e vídeos indicados;
3.     Atividades de auto-avaliação da unidade didática;
4.     Participação nas listas e no fórum de discussão (A avaliação dessa participação será feita em função do conteúdo e da relevância das mensagens).

O resultado das avaliações será expresso em porcentagem, em escala de 0 a 100%. Os alunos que conquistarem 75% das metas do curso, obterão a certificação. Todas as atividades serão realizadas on-line.
Após conquistar 75% das metas do curso, o participante receberá por e-mail seu certificado digital, registrado internamente pela GPEC e enviado por e-mail. O participante poderá imprimir seu certificado na sua própria impressora. Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura digitalizada do(a) professor(a) do curso, dados da GPEC (CNPJ, endereço), e o código de registro do certificado.
Caso o participante queira solicitar um certificado impresso, este será enviado por correio, mediante pagamento de uma taxa de impressão e postagem.
Este certificado será impresso em papel especial, terá todos os itens do certificado digital  e mais outros itens como: conteúdo programático, carimbo da Gpec , selo de autenticidade e selo da ABED.



Os cursos online oferecidos pela Gpec  estão classificados como cursos de atualização, aprimoramento, qualificação profissional e pessoal sob a perspectiva de Educação Continuada.

Os certificados tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, respeitando a carga horária descrita.

Base legal: Lei de Cursos Livres, nº. 9394/96 art. 67 e 87, inciso III e Parecer nº. 64/2004 - CEDF.

Valor

Este curso possui um investimento total de R$ 65,00 ( Sessenta e cinco Reais)

Formas de Inscrição e Pagamento

Temos três opções de inscrição e pagamento:
1- Parcelado no cartão de crédito  (Cartão VISA - MASTER, Dinners, Hipercard, Aura e American Express)
2- À vista através de pagamento on-line ou Boleto Bancário 
O pagamento é realizado através do PagSeguro, que aceita cartões de crédito, débito automático em conta ou boleto bancário. Esse tipo de pagamento é totalmente seguro, garantido pela UOL.
Para se inscrever, acesse nosso site: www.gpeconline.com.br e localize o curso em nossa página.
Você encontrará um banner do Pag Seguro. Clique no banner : Pagar com Pag Seguro . Abrirá uma janela de formulário.
Após digitar o Cep, clique em ok, pois automaticamente aparecerá o seu endereço e as opções de pagamento para realizar a sua inscrição. 
A sua inscrição será efetivada e  você receberá por e-mail as instruções de acesso  para ingressar na área deste curso.

Os seus dados serão mantidos em sigilo absoluto e não ficarão à disposição da Gpec, apenas da PagSeguro.
 O pagamento realizado pelo PagSeguro é rápido, simples e super-seguro. Assim que efetuar o pagamento você receberá o comprovante da ordem de serviço por e-mail.
3 - Envio por e-mail de Boleto Bancário da Caixa Econômica em até duas vezes sem juros com seus dados para pagamento
(para esta opção, você deverá enviar por e-mail: Nome completo, Endereço completo, CEP e CPF).
Este boleto permite efetuar o pagamento em qualquer agência bancária  e em casas lotéricas.
Qualquer dúvida ou maiores esclarecimentos envie um e-mail para: gpec@gpeconline.com.br

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Atividade nos últimos dias:
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terça-feira, 5 de abril de 2011

** SEMANA DE HISTÓRIA - UNICENTRO/Guarapuava

 
XIX Semana de História da UNICENTRO/Guarapuava

http://eventos.unicentro.br/semanadehistoria2011/


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** Debate sobre os 100 anos de Nelson W. Sodré - Unifesp 12 de Abril - 14.00

 
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Debate sobre os 100 anos de Nelson W. Sodré - 12 de abril, 14.00: UNIFESP - Anfiteatro Moacyr Álvaro, no prédio de Ciências Biomédicas, rua Botucatu, 862. Vila Mariana.


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José Miguel Arias Neto
Secretário ABED


Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
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** Espaço para o debate historiográfico

 
Espaço para o debate historiográfico
Alunos de pós-graduação em História Social e
Econômica da USP lançam a revista eletrônica  
Angelus Novus (reprodução)

Espaço para o debate historiográfico

5/4/2011

Agência FAPESP – Está na internet a primeira edição da Angelus Novus, publicação produzida pelos alunos de pós-graduação do curso de História Social e Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo.
A revista eletrônica de periodicidade semestral tem como objetivo principal divulgar a produção científica dos estudantes da pós-graduação do Departamento de História da FFLCH.
De acordo com o professor Thiago Lima Nicodemo, membro do conselho editorial da revista, a proposta da publicação é promover o debate teórico e historiográfico em diversas áreas e linhas de pesquisa.
"Os Programas de Pós-Graduação em História Econômica e Social da USP são juntos os mais produtivos e significativos programas de pós-graduação em história no Brasil, mas nunca tiveram uma revista discente que os representasse. Nossa intenção não é apenas a divulgação da produção interna dos programas, mas, sobretudo, a promoção de um debate da comunidade acadêmica da USP com o quadro diversificado e incipiente da produção nacional", afirmou.
A primeira edição conta com artigos de diversos colaboradores da área, reflexões, documentos e resenhas dos livros Carnaval em Branco e Negro: Carnaval Popular Paulistano: 1914-1988, da antropóloga Olga Rodrigues de Moraes von Simson, professora da Universidade Estadual de Campinas, e A dança dos deuses: futebol, sociedade, cultura, do historiador Hilário Franco Jr.
Angelus Novus: www.usp.br/ran


 
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** Novela do SBT s/ ditadura militar estréia hoje

 
Estréia hoje no SBT, às 22:15h, a novela "Amor e Revolução" que
retratará a ditadura militar no Brasil, fato inédito na história das
telenovelas brasileiras.

O início da novela acontece após 47 anos do golpe que modificou

profundamente a trajetória política do Brasil. A trama pretende
retratar as décadas de 60 e 70, e promete cenas fortes, como pode ser
checado no trailer - eu diria, bem impactante, que pode ser visto em
http://www.youtube.com/watch?v=8jIGzXzvZvg

Acho que vale a pena conferir...realmente, pelo trailer, tá

prometendo...

Segundo o Blog por Simas, "para exibir ao final de cada capítulo, a

emissora gravou depoimentos de militantes de esquerda como José Dirceu
e Luiz Carlos Prestes Filho (a presidente Dilma Rousseff recusou o
convite). Mas nenhum militar ou apoiador do regime aceitou até agora
gravar seu depoimento, segundo o autor Tiago Santiago (o mesmo da
novela "Os Mutantes"). "Tentamos falar com Delfim Neto, Jarbas
Passarinho, Nilton Cruz e outros, mas ninguém aceitou", conta.

Santiago recebeu um e-mail da mulher do coronel Carlos Alberto

Brilhante Ustra, comandante do DOI-Codi (órgão de repressão à luta
armada) de 1970 a 1974, criticando a proposta da novela. O autor
convidou Ustra a depor, mas o coronel recusou, alegando ter medo de
ter seu discurso alterado na edição. O próximo passo é oferecer a
Ustra e outros ex-militares a possibilidade de ver e aprovar seus
depoimentos editados antes de ir ao ar.

"O espaço do depoimento na novela não é só da esquerda, está aberto a

todos os segmentos da sociedade. Quem se sentir prejudicado, pode nos
procurar que terá o mesmo espaço para responder", disse na coletiva o
diretor Reynaldo Boury. "Amor e Revolução", que estreia no dia 5 de
abril, contará a história de amor entre Maria Paixão (Graziella
Schmitt), uma líder do movimento estudantil, e José Guerra (Cláudio
Lins), um capitão do Exército que discorda dos rumos da ditadura. O
elenco reúne ex-estrelas da Globo como Lúcia Veríssimo, Isadora
Ribeiro, Luciana Vendramini, Jayme Periard e Cláudio Cavalcanti.

Em 1995, Santiago ofereceu a sinopse à Globo que recusou – três anos

antes, a emissora tinha exibido a minissérie "Anos Rebeldes". "Essa
seria a minha próxima novela na Record, mas acabei vindo para o SBT e
o projeto deu certo aqui", diz Santiago. Ao contrário de sua novela
anterior, "Uma Rosa com Amor", que estreou com 100 capítulos gravados,
"Amor e Revolução" tem até agora só 40 capítulos escritos e 24
gravados. Com isso, o SBT vai fazer pela primeira vez as pesquisas de
opinião com espectadores –para saber, por exemplo, se o público está
achando muito violentas as cenas de tortura. "Mas como é o horário das
22h15, acho que podemos apostar em algumas cenas mais fortes", diz o
autor."

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