Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

terça-feira, 5 de abril de 2011

** Espaço para o debate historiográfico

 
Espaço para o debate historiográfico
Alunos de pós-graduação em História Social e
Econômica da USP lançam a revista eletrônica  
Angelus Novus (reprodução)

Espaço para o debate historiográfico

5/4/2011

Agência FAPESP – Está na internet a primeira edição da Angelus Novus, publicação produzida pelos alunos de pós-graduação do curso de História Social e Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo.
A revista eletrônica de periodicidade semestral tem como objetivo principal divulgar a produção científica dos estudantes da pós-graduação do Departamento de História da FFLCH.
De acordo com o professor Thiago Lima Nicodemo, membro do conselho editorial da revista, a proposta da publicação é promover o debate teórico e historiográfico em diversas áreas e linhas de pesquisa.
"Os Programas de Pós-Graduação em História Econômica e Social da USP são juntos os mais produtivos e significativos programas de pós-graduação em história no Brasil, mas nunca tiveram uma revista discente que os representasse. Nossa intenção não é apenas a divulgação da produção interna dos programas, mas, sobretudo, a promoção de um debate da comunidade acadêmica da USP com o quadro diversificado e incipiente da produção nacional", afirmou.
A primeira edição conta com artigos de diversos colaboradores da área, reflexões, documentos e resenhas dos livros Carnaval em Branco e Negro: Carnaval Popular Paulistano: 1914-1988, da antropóloga Olga Rodrigues de Moraes von Simson, professora da Universidade Estadual de Campinas, e A dança dos deuses: futebol, sociedade, cultura, do historiador Hilário Franco Jr.
Angelus Novus: www.usp.br/ran


 
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.