Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

História, Ciências, Saúde - Manguinhos lança blog e páginas no Facebook e no Twitter




História, Ciências, Saúde - Manguinhos lança blog e páginas no Facebook e no Twitter
Objetivo é ampliar o número de leitores e abrir espaço de discussão dos artigos publicados. Novos espaços de comunicação da revista científica da Casa de Oswaldo Cruz (COC) terão também versões em inglês

A partir de 6 de junho, História, Ciências, Saúde - Manguinhos vai lançar mão das redes sociais para difundir seu conteúdo por novas fronteiras. No mesmo dia em que estreia uma página no Facebook e um perfil no Twitter, a revista lança seu blog. Estas páginas vão ampliar o alcance e as possibilidades de leitura dos textos publicados, agregando-lhes diferentes abordagens e pontos de vista, por exemplo através de entrevistas com os autores e da troca de ideias com os leitores.

Com linguagem mais leve, seus novos espaços de comunicação pretendem atrair pesquisadores, estudantes, professores, jornalistas e muitos outros interessados na história das ciências e da saúde. Além de fortalecer a presença em regiões de língua portuguesa e espanhola, HCS-Manguinhos quer aumentar sua visibilidade internacional. Para isso, tanto os perfis nas redes sociais quanto o blog terão versão em inglês em breve.

"Tais braços online estimularão o acesso aos artigos, aumentarão seu impacto, inclusive nos indexadores internacionais. A produção de conteúdos na revista será dinamizada por sua capacidade maior de atrair colaboradores e como feedback das informações postas em circulação nas redes sociais. A maior interação com leitores e outros 'pares' há de gerar novos conhecimentos", afirma o editor científico da revista, Jaime Benchimol, em texto publicado no blog.

Um dos principais ganhos trazidos pelas novas ferramentas de comunicação em rede é o encurtamento do tempo que os artigos levam para chegar a pesquisadores de outros países e continentes, comenta a editora executiva de HCS-Manguinhos, Roberta Cardoso Cerqueira. "Nossa principal meta é induzir citação de artigos, atrair mais leitores que citem a revista e dêem maior amplitude a nosso trabalho", acrescenta ela.

A nova investida da revista no mundo virtual tem o respaldo da Scielo, biblioteca digital que abriga uma coleção de periódicos científicos de primeira grandeza do Brasil, da América Latina e da Península Ibérica. A Scielo tem incentivado essas publicações a ingressarem nas redes sociais, de forma a ampliar os acessos a seus conteúdos.

"A notável qualidade da pesquisa original que publica História, Ciências, Saúde - Manguinhosconstitui uma fonte excepcional de conteúdos para tradução, transferência, adaptação e divulgação no blog; e a partir do blog para as diferentes instâncias de redes sociais. (...) Vemos a iniciativa como pioneira e com todas as condições e perspectivas de sucesso e, principalmente, como exemplo a ser seguido pelos outros periódicos Scielo", afirma o Coordenador do Programa Scielo/Fapesp, Abel Packer, em entrevista concedida ao blog.

Serviço:

(Ascom Museu da Vida / Fiocruz)

__._,_.___

Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:
    http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

    Arquivo do blog

    Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.

    Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!