Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

** [Carta O BERRO] RIBEIRÃO EM CENA ESTRÉIA NOVO ESPETÁCULO NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURITIBA. Grupo encenará texto inédito de Izaías Almada: "PAI" . entre 29 de março e 10 de abril

 
Carta O Berro..........................................................repassem


RIBEIRÃO EM CENA ESTRÉIA NOVO ESPETÁCULO NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURITIBA
Grupo encenará texto inédito de Izaías Almada

Pelo terceiro ano consecutivo a Cia. Ribeirão Em Cena foi qualificada para participar do Festival Internacional de Curitiba que em sua vigésima edição será realizado na capital paranaense entre 29 de março e 10 de abril.
Considerado o mais importante evento teatral da América Latina, o Festival de Curitiba consolidou-se como uma imensa vitrine para artistas e companhias de teatro do Brasil e do exterior. Um espaço para todas as artes que mantém o pé firme no teatro, mas reúne dança, circo, improviso, teatro físico e até gastronomia. Promovendo o encontro de uma enorme diversidade artística e humana na cidade, abrange propostas tradicionais e também aquelas que propõem desafios ao público traçando novos caminhos para a arte.

"Pai", espetáculo que representa Ribeirão Preto no evento, tem a direção do encenador Gilson Filho e texto de Izaías Almada. O elenco reúne Neuza Maria, atriz com trinta anos de carreira e Mariana Casula da nova geração de atrizes formadas nas oficinas da Ribeirão Em Cena. Conta ainda com a participação especial do ator Julio Avanci e Gracyela Gitirana.
O enredo é sobre a história de uma família que descobre o corpo do pai, desaparecido político na época da ditadura militar brasileira. A ação se passa em São Paulo, 1991, ano que se descobriram centenas de ossadas numa parte clandestina do Cemitério de Perus, muitas delas de prisioneiros da ditadura. A história, contudo, se faz no dia-a-dia. Um simples telefonema desperta emoções e lembranças, causando uma transformação na relação de mãe e filha, revelando sentimentos reprimidos de uma para com a outra.

Por se tratar de um tema intimamente ligado à nossa história mais recente, e ao mesmo tempo expor as conseqüências dos fatos históricos na vida privada dos cidadãos, a peça traz à tona a discussão sobre o relacionamento familiar e a consciência social. Trata também das conseqüências do autoritarismo e da arbitrariedade de um governo sobre os destinos de um povo.
Izaías Almada, o autor, é mineiro de Belo Horizonte. Veio para São Paulo em 1965, onde, depois de cursar a Escola de Arte Dramática, tornou-se assistente de encenação de Augusto Boal, no musical Opinião. Nessa época dirigiu algumas peças e participou como ator do espetáculo Arena Conta Zumbi, além de trabalhar como jornalista na Folha de São Paulo. Foi preso em 1969, como militante da Vanguarda Popular Revolucionária. Em 1995, recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de jornalismo com a peça para teatro "Uma Questão de Imagem" e escreveu os romances "A metade arrancada de mim" e "Clarão da América".
Em Curitiba, "Pai" cumprirá temporada de quatro apresentações no Teatro Solar do Barão entre os dias seis e nove de abril.
O elenco viaja com o patrocínio de Bebidas Ipiranga, Independance Veículos-Citroem , UsinaMoreno, Pálpebras Brasil e apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Ribeirão Preto.
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.