Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Documento da SBPC pedirá ao governo federal proteção aos saberes tradicionais

Documento da SBPC pedirá ao governo federal proteção aos saberes tradicionais

Fonte:(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Agência Brasil)

Foto: Antonio Cruz/AbrFoto: Antonio Cruz/AbrO governo federal receberá da comunidade científica um documento reivindicando proteção aos saberes tradicionais. A ação foi confirmada pela presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, na sexta-feira (27), durante o encerramento da 64ª Reunião Anual da entidade.

"Tenho insistido na proteção dos saberes tradicionais. Na eventualidade de gerar um produto, uma inovação, deve haver um retorno para aquele que tem o saber. O conhecimento foi conservado por comunidades e hoje ainda não existe uma proteção clara", afirmou.

O encontro da maior entidade representante da comunidade científica, realizado em São Luis (MA), contou com a participação popular. De acordo com a presidente, a reunião anual de 2012 foi uma das que mais teve debate. "Houve uma participação significativa da comunidade. Muitas vezes temos uma grande palestra e a plateia parece morta. Este ano, tivemos um envolvimento muito forte do público."

Um dos temas com maior destaque na reunião foi o conflito entre a comunidade quilombola e a instalação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Segundo a organização do evento, 25 mil pessoas de 700 cidades de todos os Estados circularam diariamente pelo evento. Cerca de 190 trabalhos foram apresentados por estudantes do ensino médio ou profissionalizante.

As duas próximas reuniões da SBPC já estão marcadas. Em 2013, o encontro acontecerá na segunda quinzena de julho no Recife (PE).  Em 2014, a reunião será na cidade de Rio Branco (AC).

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.