Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

** LeÁfrica/IH/UFRJ - Convida para mais uma sessão do EncontrÁfrica: Palestra com o Prof. Dr. José Maciel Honrado Morais

O Laboratório de Estudos Africanos (LEÁFRICA) e o Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) do Instituto de História da UFRJ convidam para mais uma sessão do EncontrÁfrica, com a palestra:

 

 
“O TRABALHO FORÇADO NA ÁFRICA COLONIAL PORTUGUESA: AS MODALIDADES DOMINANTES”
 
com o Prof. Dr. José Maciel Honrado Morais Santos
Centro de Estudos Africanos da
Universidade do Porto (Portugal)

 
Data: 27 de outubro de 2011, quinta-feira - 18h
Local: Instituto de História da UFRJ
Largo de São Francisco nº1 – Centro
Rio de Janeiro, RJ, sala 113. Térreo
 
 
Prof. Dr. José Honrado Maciel Morais Santos é professor auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e membro do Departamento de História. Membro do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (C. E. A. U. P.), integrando a Direção (vice-presidente) e do Instituto de História Contemporânea (I. H. P.) da Faculdade de Letras do Porto. Possui vasta produção acadêmica, e seus últimos trabalhos são: « 1954, un faux-départ du pan-arabisme au Caire ? – l’Egypte vue par la diplomatie portugaise ». Africana Studia, nº 12, 1º sem. 2009; A compra dos “contratados” para S. Tomé – A fase do mercado livre (1880-1903) in CEAUP, “Trabalho Forçado Africano – o caminho de ida”, Porto, Ed. Humus, 2009, pp. 85-157; “Portugal e as colónias italianas – 1947-1948” – Actas da Jornada em Estudos Italianos em honra de Giuseppe Mea, Porto, Ed. Sombra pela cintura, 2009; e “A rendibilidade do trabalho escravo e o efeito “tempo” – uma hipótese de explicação” Africana Studia nº 14 – 1º semestre 2010, pp. 121-139 – 2010.
 
Confere-se certificado de ouvinte.

Cordialmente, 
Prof. Dr. Silvio de Almeida Carvalho Filho 
Profa. Dra. Mônica de Lima e Souza