Meus caros amigos...
Ajudem-me a divulgar o projeto ENCONTROS E CONEXÕES - Redescobrindo Histórias.
A primeira etapa será um curso sobre Baixada Fluminense, oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Educação de Queimados.
Um grande abraço!!!
Prof. Nilson Henrique
(21) 9216-5700
Projeto:
ENCONTROS E CONEXÕES – REDESCOBRINDO HISTÓRIAS
O projeto que ora apresentamos visa, em um sentido mais amplo, promover a integração entre comunidades escolares dos municípios de Queimados e Vassouras, uma vez que entendemos o desenvolvimento dessas duas regiões como intrinsecamente ligados, ao longo da História do Brasil.
Durante o período da descoberta do ouro nas Gerais e a conseqüente exploração deste minério a partir de fins do século XVII, muitas transformações se operaram no Brasil. Com o deslocamento da capital da colônia do nordeste açucareiro para o Rio de Janeiro (porto principal para o escoamento da produção que descia da serra), estabeleceu-se um contínuo intercâmbio social, político e econômico entre as regiões da Baixada Fluminense (onde hoje se encontra o município de Queimados) e a região do Vale do Paraíba Fluminense (onde hoje se encontra o município de Vassouras). Pelos inúmeros caminhos fluviais ou terrestres que cortavam essas regiões, desciam a produção aurífera e subiam os gêneros agrícolas de que a região das Minas Gerais precisava para sustentar-se, uma vez que a “febre do ouro” inibiu o desenvolvimento agropecuário da região.
Com o declínio do ouro e a chegada e rápida expansão no café ao Vale do Paraíba, essas relações continuaram dinâmicas, pois os já citados caminhos foram mantidos como vias de escoamento da produção cafeeira até o porto do Rio de Janeiro. A importância dessas regiões era tão grande que, em 1833, foi criada a Vila de Igoassu, da qual a atual cidade de Queimados fazia parte, e Vassouras foi também elevada à categoria de vila, suplantando Paty do Alferes. Por toda Baixada Fluminense espalhavam-se portos fluviais, valorizando as terras por onde passavam estes rios.
Com a inauguração da Estrada de Ferro D. Pedro II, encurtando o caminho entre o pé da serra e a capital, a dinâmica de ocupação territorial sofreu significativa mudança: os portos fluviais e caminhos terrestres foram rapidamente abandonados. O trem, símbolo de modernidade, significava eficiência, rapidez e maior economia no transporte do café. Assim, enquanto as regiões cortadas pelos rios agonizavam em abandono, tornando-se celeiro de epidemias, as regiões situadas ao longo da linha férrea experimentavam grande crescimento populacional. Nesse contexto, Queimados, que a princípio era a estação final da ferrovia, começou a crescer em importância, dentro da Vila de Iguassu, passando a conquistar, paulatinamente, importância para a economia desse período.
Assim sendo, em um sentido mais específico, nossa proposta é o resgate da História Local e a valorização da comunidade queimadense como construtora permanente dessa História. Por meio desse projeto, a partir da conscientização dos docentes que atuam na região, pretende-se propagar essa ideia entre os alunos, permitindo que os mesmos se sintam agentes da História, conhecendo, reconhecendo e criando laços identitários com o seu local de origem. Essa iniciativa visa à aproximação entre a comunidade escolar e a disciplina História, tanto do ponto de vista acadêmico como popular, despertando a consciência do ser e do agir no mundo no qual estamos inseridos.
Dessa forma, o projeto que pretendemos desenvolver propõe uma ação sistemática nessa direção. Com ações de formação e incentivo à pesquisa junto a professores e alunos da rede pública de Queimados que será desenvolvida a partir do seguinte plano de ação:
1ª etapa: Um curso sobre a História da Queimados e da Baixada Fluminense oferecido aos professores da rede pública municipal, com aulas aos sábados, num total de cinco encontros consecutivos. Nesses encontros, seriam ainda debatidas, as principais questões concernentes à História e Geografia Locais e à preservação do patrimônio histórico material e imaterial. No quinto e último encontro, seria realizada uma visita aos sítios históricos relevantes, segundo os tópicos abordados na formação em sala de aula.
2ª etapa: Após participarem da formação continuada, os professores, junto aos seus alunos, passarão a proceder à coleta de dados e fontes acerca da História Local e a produção de ensaios sobre aspectos dessa história. Para a execução dessa etapa, os grupos continuarão sendo supervisionados e orientados por professores/pesquisadores da equipe dinamizadora do projeto.
3ª etapa: Orientando-nos pela premissa de que outros municípios integram a mesma noção de História Coletiva e tecem (como outrora teceram) importantes relações com a região de Queimados, propomos nessa etapa, um intercâmbio entre a equipe de professores e alunos de Queimados e alunos e professores da cidade de Vassouras. A justificativa para tal escolha está ligada à inauguração da ferrovia, em 1858, que tinha como principal objetivo, escoar rapidamente o café que era produzido no Vale do Paraíba Fluminense. A abertura dessa ferrovia modificou fundamentalmente a dinâmica socioeconômica e política das regiões por ela cortadas e, de tal forma, consideramos pertinente pesquisar e analisar as histórias que podem ser resgatadas e que testemunhem essas relações.
4ª etapa: Todas as etapas de consecução do projeto serão devidamente registradas pelos participantes que, dessa forma, se sentirão envolvidos diretamente com a prática sistemática da pesquisa e das ações acadêmicas. Além disso, trata-se de uma oportunidade única de resgatar e valorizar experiências pessoais de pesquisadores e pesquisados, ambos atores da História Local. Portanto, os resultados obtidos ao longo das etapas do projeto serão expostos por ocasião do II Seminário de Memória e Patrimônio Histórico de Queimados, a ser realizado em 2012, cuja primeira edição contou com a participação de professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa, assim como um considerável número de participantes-ouvintes, interessados no tema.
Assim sendo, o objetivo desse projeto é despertar nos professores e alunos das duas cidades, o interesse por disciplinas consideradas críticas, como História e Geografia, na medida em que eles poderão resgatar o passado de sua cidade de uma maneira lúdica e divertida e se sentirem atuantes na construção da História.
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CLARINDO
Amigos do Patrimônio Cultural
(21) 9765-6038
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**Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente HISTÓRIA DO BRASIL. Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.
Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
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