Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

terça-feira, 24 de maio de 2011

** OS POSITIVISTAS ORTODOXOS CONTRA A GUERRA DO PARAGUAI

 



Dívida e Troféus:
Os Positivistas Ortodoxos contra a Guerra do Paraguai
Conferência
Dr. Mário Maestri
Domingo, 5 de julho, às 10:00
Templo Positivista de Porto Alegre
Av. João Pessoa, n° 1058


Raimundo Teixeira Mendes, vice-diretor do Apostolado Positivista no Brasil, apresentou, em 1892, crítica sistemática à intervenção do Império no Uruguai e no Paraguai [1864-70]. Por anos, os positivistas ortodoxos denunciaram aquela guerra e a escravidão negra como os pecados maiores do Imperador e das elites imperiais. Em expiação à agressão dos direitos dos povos, exigiram o perdão da dívida e a devolução dos troféus de guerra. Em sentido contrário, intelectuais como Lindolfo Collor, Gustavo Barroso, Câmara Cascudo reafirmaram as boas razões imperiais naquele confronto. A historiografia brasileira calou sobre essa primeira revisão sistemática das representações nacional-patrióticas sobre o grande conflito latino-americano.

Mário Maestri, 62 anos, rio-grandense, é doutor em História pela UCL, Bélgica, e professor do Programa de Pós-Graduação em História da UPF. Investiga atualmente a historiografia e história da Guerra do Paraguai.  Seu artigo "Os positivista ortodoxos e a Guerra do Paraguai" [Revista Brasileira de História Militar - www.historiamilitar.com.br] foi escrito a partir do acervo bibliográfico e documental da Templo Positivista de Porto Alegre. E-mail: maestri@via-rs.net 



__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.