Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

domingo, 26 de dezembro de 2010

** Revista História em Reflexão publica oitava edição com o dossiê 'História e Mídias'

 

Revista História em Reflexão publica oitava edição com o dossiê 'História e Mídias'


Os acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em História da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) publicaram a VIII Edição da Revista Eletrônica História em Reflexão (REHR), com o dossiê "História e Mídias".

A escolha do dossiê ocorreu por causa da crescente produção na historiografia brasileira, envolvendo o uso das mídias, seja como objeto ou fonte de investigação histórica. A revista espera colaborar com as discussões entre os profissionais de História e áreas afins, que se utilizam ou fazem das mídias seu objeto de estudo. Além disso, para escolha do dossiê, foi tomada como referência a influência das mídias no cotidiano das sociedades.

Desta forma, os realizadores da revista entendem as mídias como portadoras de discursos ideológicos, as quais carregam uma carga simbólica significativa, e que, conforme estudos do historiador francês Roger Chartier (2002), procuram fazer a "leitura", ou "representar o mundo" de acordo com os interesses de pessoas e grupos as quais estão envolvidas.

Com a preocupação de ser um espaço em que pesquisadores e estudantes dos mais variados níveis possam ter a oportunidade de divulgar os resultados dos seus trabalhos, a Revista História em Reflexão tem recebido artigos, resenhas e resumos de diversas regiões e Instituições de Ensino Superior do Brasil. A significativa quantidade de trabalhos recebidos atesta o reconhecimento e a credibilidade conquistados em seus mais de quatro anos de existência.

O esforço coletivo dos editores discentes, alunos do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFGD), dos membros do Conselho Editorial e do Consultivo tem se configurado como basilar para a sustentação e desenvolvimento da Revista.

Os realizadores da revista convidam a todos para que leiam e divulguem os trabalhos da VIII Edição da Revista História em Reflexão. O atalho para acessar a Revista na sessão de Periódicos da UFGD é: http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/issue/view/43

Os editores responsáveis são Fabiano Coelho, Cássio Knapp, Camila Cremonese, Daniele Reiter Chedid e Fernanda Chaves de Andrade.

Fonte: Assessoria UFGD 24/12/2010
HTML clipboard
Clique aqui para cadastrar-se no Grupo de Estudos da História do Brasil
Conheça nosso perfil no Faceboock
Follow grupohistoriabr on Twitter Inscrever RSS do Grupo de Estudos da História do Brasil Visite o Blog do GEHB


__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.