Apresentação
A Revista Eletrônica de História do Brasil (REHB) foi criada em 1997 pelo professor Galba Di Mambro, junto ao Departamento de História e ao Arquivo Histórico da UFJF.
Tendo sido a primeira revista de História em suporte exclusivamente virtual no Brasil, a REHB esteve ligada até o primeiro semestre de 2003 ao projeto ClioNet. Neste período, foram publicados nove fascículos, consolidando um perfil editorial voltado para a divulgação da produção historiográfica relativa ao Brasil, oriunda dos principais centros de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.
Em sua nova fase foram implementadas mudanças significativas no layout e no suporte técnico da REHB, além da recomposição do Conselho Editorial e Consultivo, com vistas a proporcionar ao público acadêmico e geral um material de ensino e pesquisa em História cada vez mais acessível e de melhor qualidade. Destaca-se a criação da seção "Jovens Pesquisadores" que permite a divulgação de pesquisas empíricas realizadas no âmbito da iniciação científica.
Normas de Publicação
Natureza das colaborações
A Revista publicará artigos, resenhas, notícias e outras matérias sobre História do Brasil, arquivos e fontes de interesse para a pesquisa em História do Brasil. Publicará, também, artigos de natureza teórico-metodológica.
Serão aceitos textos para publicação nos seguintes idiomas: português, espanhol, francês, inglês e italiano.
Os artigos deverão ser inéditos e aprovados pelo Conselho Editorial. Em casos especiais serão aceitos artigos para republicação.
Normas para publicação
As colaborações para a Revista Eletrônica de História do Brasil devem seguir as seguintes especificações:
1. Os trabalhos a serem submetidos para publicação devem ser digitados em Word 7.0 (ou superior) e enviados em dois arquivos separados. Um deve conter o artigo com título, notas e imagens; o outro deve conter o resumo (de no máximo 7 linhas) em português e Inglês, com três palavras-chave nestes dois idiomas.
2. Os artigos deverão ter de 15 a 25 páginas em A4, digitadas em Times New Roman 12, com espaço 1,5, com margens de 2,0 cm.
3. As notas devem vir no final do texto e devem conter todas as referências bibliográficas, pois não incluirá bibliografia.
4. As imagens devem ser gravadas nas extensões TIF ou JPG com resolução de 300 DPI.
5. As Resenhas poderão ter no máximo 5 páginas.
6. Abaixo do nome do(a) autor(a) deve constar suas referências institucionais e qualificação.
7. As referências bibliográficas devem seguir a seguinte normatização:
SOBRENOME, Nome. Título do Livro em Itálico: subtítulo. Tradução, edição, Cidade: Editora, ano, página.
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: Título da obra em itálico. Tradução, edição, Cidade: Editora, ano, pp.
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fascículo, pp, ano.
Encaminhamento dos originais
O material para publicação na Revista deverá ser encaminhado via e-mail para os seguintes endereços: rehb.ufjf@gmail.com, carlamca@uol.com.br em arquivo anexado à mensagem de encaminhamento que conterá a identificação e endereços comum e eletrônico do remetente.
O material também poderá ser enviado em arquivo de dados gravado em disquete ou CD-ROM e postado no Correio para o endereço convencional do Arquivo Histórico da UFJF aos cuidados do "Conselho Diretor da REHB".
Arquivo Histórico da UFJF
Avenida Rio Branco, 3460 – Fundos – Centro
36025-020 – Juiz de Fora – MG
Tel. (32) 3215-7213
Revista Eletrônica de História do Brasil – REHB – UFJF
__._,_.___
**Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente HISTÓRIA DO BRASIL. Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.
Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com
Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.