Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

** Biblioteca Fazendo História debate o tema no dia 16 de novembro

 

Candomblé: tradição e resistência
Biblioteca Fazendo História debate o tema no dia 16 de novembro


Os brasileiros estão acostumados a termos como axé, afoxé e babalorixá. Mas nem todo mundo sabe que a origem deles está no candomblé nagô, divulgado por Pierre Verger, Roger Bastide e Nina Rodrigues. A religiosidade africana assumiu diversas formas no país e, apesar de ainda estar envolta por certo mistério, vem ganhando força com novos filmes, livros e pesquisas. O Biblioteca Fazendo História de novembro debaterá o tema "Candomblé: tradição e resistência" com Yvonne Maggie, professora da UFRJ, e Juliana Barreto Farias, jornalista e historiadora. O assunto foi destaque no Especial Candomblé, publicado na edição de novembro da RHBN.
O evento será transmitido ao vivo pelo Instituto Embratel: www.institutoembratel.org.br e pelo Twitter da revista: http://twitter.com/rhbn. 

Dia 16 de novembro, às 16h, Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional. R. México, s/nº. Entrada franca. Conferimos certificados de participação.

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!